A confirmação do título do jogo, “Assassin’s Creed Unity”, correu o mundo todo no formato de um teaser liberado pela própria Ubisoft. Na mesma velocidade que a notícia foi se propagando, novos questionamentos, provocações e briguinhas “istas” foram se formando, deixando até o grande anúncio em segundo plano devido a contínua polêmica envolvendo a Nintendo e as demais third parties: de um lado os Nintendistas inconformados com a publisher francesa “fazendo igual a EA” (empresa que deixou de lançar jogos para o Wii U) e do outro “istas” aproveitando da situação para fazer chacota do tema.
Estaria a Ubisoft errada? Fãs mais “entusiasmados” bradam aos quatro cantos a traição cometida pela empresa, quase como se tivesse sido uma facada nas costas da Big N! Outros juram baixar o jogo pirata e jogarem em seus PCs, ao invés de comprar a versão original, numa clara tentativa de “vingança”. Tem até aqueles que “não-ligam-porque-é-um-jogo-que-não-gosta-mesmo-e-não-fará-falta-para-a-biblioteca-do-Wii-U”. Mas fará falta sim!!!
Não, a Ubisoft não tem culpa alguma do que está acontecendo, apesar da decisão ter partido dela. Acontece que nenhuma empresa (e isso inclui a Nintendo) é boazinha a ponto de sacrificar seus lucros para satisfazer seus queridos fãs. It’s all about the money, baby! E infelizmente nesse quesito o console de nova geração da Nintendo anda desapontando. Basta ver o gráfico abaixo que mostra as vendas do último “AC” em todos os consoles:
Viram como o Wii U está
Mas e aí... de quem é a culpa? Dos consumidores da Nintendo, que não cumprem com sua obrigação de comprar jogos third parties no Wii U? NÃO! Já vi inclusive sites “importantes” sobre games escrevendo sobre isso e é RIDÍCULO! Consumidor nenhum tem obrigação com empresa ou marca, ele compra o que achar melhor para ele!
O fato de jogos de outras publishers não venderem bem em consoles da Big N não vem de hoje e inúmeros fatores podem contribuir para isso: a Nintendo é uma softhouse extremamente forte e essa concorrência (que só tem em seus consoles, claro), dificulta um pouco a venda dos demais jogos das third parties. A própria relação Nintendo x outras empresas não anda muito amigável (e isso vem de anos) e a nossa querida japonesa aparenta não fazer muita questão de mudar isso. Os gamers, ao decorrer dos anos, começaram a se acostumar com a ideia de que certo tipo de jogo é encontrado mais facilmente nos demais consoles. As outras empresas, Sony e Microsoft, que não possuem tantos jogos first assim, apoiam muito mais a chegada de jogos third em suas plataformas... enfim, se for parar para analisar, o buraco é muito mais embaixo do que se imagina e o que também, convenhamos, realmente não nos interessa!
Mas aí é que chega no segundo ponto desse post, também baseado numa notícia que saiu recentemente nesse “mundão Web”: um portal aí anunciou que “Titanfall”, grande exclusivo da Microsoft (e distribuído pela EA), estaria vindo para o Wii U, portado de uma versão para Xbox 360 que ainda seria lançada!
Não sei a quantas andam esse rumor totalmente estapafúrdio mundo afora, mas no Brasil diversos sites reproduziram a notícia, ainda que alertando ser muita estranha toda essa história. O problema é que na fonte original tem bem pequeninho no final da notícia escrito “April Fools’” (Dia da Mentira) e por aqui no Brasil, ninguém mencionou isso. Qual o resultado? Novas discussões istas começaram por causa dessa besteira! Seria para trollar? Seria para conseguir mais visualizações? Ninguém sabe! Fato é que os sites que propagaram esse rumor sem avisar do “pequeno detalhe” da fonte original foram, no mínimo, nonsense!
E por quê você está tocando nesse assunto que não tem nada a ver com o primeiro,T-ROK? Aí é que você se engana caro leitor que fez essa pergunta. As duas notícias tem sim uma certa ligação!
Atualmente as pessoas estão preocupadas com a quantidade de vendas dos consoles, a quantidade de vendas dos jogos, a quantidade de pixels que tem na tela, a determinação exata dos FPS, a definição HD ou Full HD de um jogo, se tal jogo vai ser lançado ou não, qual o impacto isso resultará... E NÃO JOGAM! Sim, meu caro leitor, os gamers de hoje estão tão preocupados com DETALHES que deixam o principal, que é desfrutar do jogo, em segundo plano! E detalhe: muitas vezes compram uma ideia pré estabelecida por um grande site ou grande empresa, não vão verificar a veracidade do que leu e já saem divulgando para todos os lados, ao invés de quê? “Perder” seu tempo jogando! Isso que eu nem citei a “horda” de gamers-zumbi que compram consoles e títulos apenas por comprar, por “orgulho a marca” ou por ostentação... E QUE TAMBÉM NÃO JOGAM!
Na sincera opinião desse que vos escreve: um jogo do porte de “Assassin’s Creed” não sair para o Wii U é realmente uma notícia nada animadora, mas não sou eu quem devo me preocupar com isso, muito menos tentar achar a culpa ou o culpado de toda essa história! Deixa a Nintendo e a Ubisoft se entenderem, eu tenho é que como consumidor, CONSUMIR, ou seja, jogar os títulos que tenho em mãos! O Wii U ficará sem esse jogo, mas outros virão, não só para ele como para todas as demais plataformas e cabe a nós consumidores apenas decidir o que vamos jogar e aonde, mais nada!
Sério, a neura com esses pormenores de vendas e ismo barato com empresas é tão grande que as vezes você se pega pensando como eles... e nessas horas é bom pegar o joystick, chacoalhar bem a cabeça e voltar a concentrar no que é mais importante dessa indústria que todos nós amamos: os jogos propriamente ditos!
Então, deixem de paranoia com questões econômicas, mercadológicas e “fanboysse” ao extremo e VÃO JOGAR, que é de fato, o mais importante no mundo dos games!