logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Butecada da VezHalloween

Butecada Da Vez - Nº 21: Travessuras Ou Gostosuras?

Qual o jogo ideal para jogar no Dia das Bruxas?

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 30/10/2015 às 13:19:41   tagarelices 8

Qual o jogo ideal para jogar no Dia das Bruxas?


Apesar de não ser uma data comemorativa típica do nosso país, a cada ano que passa os brasileiros tem se tornado mais adeptos da comemoração do Dia das Bruxas, com festinhas à fantasia nas escolas infantis, bares e boates com decorações temáticas e outras coisas. E para a Família Vão Jogar!, não há melhor forma de comemorar do que tacar-lhe pau naquele jogo de terror/horror (ou não) maneiro que nós mais gostamos, portanto, hoje vamos recomendar nossos jogos favoritos para vocês curtirem no Halloween! Com a palavra, os assustados:
 
Tchulanguero zumbi
TCHULANGUERO
 
Eu não sou muito bom para esse lance de lista de jogos para o Dia das Bruxas, porque nem comemoro nada relacionado a data e terror está bem longe de ser o meu gênero preferido. Mas irei fazer um esforço aqui para ver o que sai (e vocês também se esforcem para aceitar como válido, rzs).

Bom, é o Dia das Bruxas né? Então nada mais óbvio do que indicar um jogo sobre bruxas, e não tem outra coisa que venha a minha cabeça que não seja Bayonetta. O hack ’n’ slash da Platinum Games conta a história da Bruxa da Umbra Bayonetta, e sua saga em busca de seu passado esquecido em meio a uma guerra entre anjos e demônios.

Deixe me ver, tem zumbi também né? Dia das Bruxas tem zumbi né? Enfim, agora tem. E um jogo de zumbi bacaninha que tem é ZombiU. Não, deixem de lado a versão para PS4 e XOne, joguem a versão do Wii U, 99,9% da graça (a.k.a. cagaço!) daquele jogo está na interação com o GamePad, fora isso é um jogo bem chato na real.

Já que o assunto é morte, então vamos para Guacamelee, um dos indies mais legais que joguei recentemente. A saga de Juan atrás de sua amada passa pelo mundo dos mortos, típico do folclore mexicano, em meio a muitas referências ao mundo dos jogos e internet.

E depois que morre, vira fantasma, então nada melhor que chamar o Mario Verde para limpar a bagunça. Sim, Luigi’s Mansion para GameCube é o jogo. Nessa simpática aventura solo de Luigi, o objetivo é vasculhar uma mansão mal assombrada em busca do seu irmão Mario.

E para fechar, tem que ter vampiro né? Então vou mandar um que não é nenhum super clássico, mas que eu gosto bastante, Castlevania: Circle of the Moon. Primeiro jogo da série para GBA, nos moldes de Symphony Of The Night, apesar de ser um jogo para portátil não faz feio, com trilha sonora bem feita e um sistema de poderes bem interessante baseado na combinação de cartas.

Então, aproveitem (de luzes apagadas), mwa hwa hwa!

 
João Roberto zumbi
JOÃO ROBERTO

Doces ou travessuras?

O dia das bruxas está chegando e como esta é uma festa genuinamente brasileira, comemoração de longa data (sic), nada como dar minhas indicações de jogos para serem debulhados nessa noite especial. Pensando nas crianças pedindo doces fantasiadas de bruxas, monstros e zumbis, nada melhor do que começar com um clássico "chutabundas"...

Splatterhouse 2 (Mega Drive)

Splatterhouse, jogo produzido pela NAMCO, é um game em que seu personagem, chamado Rick, procura sua amada em uma mansão repleta dos monstros mais asquerosos que surgem de todos os lugares, inclusive pingando do tetos em gotas verdes e pútridas e ganhando forma humanoide. Rick usa uma máscara à lá Sexta-Feira 13 e destrói os monstros com tudo o que tem a mão, desde os próprios punhos até tacos de baseball. É o clássico porradinha estilo Final Fight. Só que muito melhor!
Um detalhe que não pode passar é que a máscara, a Terror Mask, é amaldiçoada e confere poderes especiais a Rick, que fica forte tipo Hulk e sai quebrando tudo...


Resident Evil 2 (Em algum console perto de você)

Dia das bruxas, monstros, zumbis... Como esquecer do jogo que me fez estourar tantos zumbis quanto o elenco de The Walking Dead? Resident Evil 2 dispensa apresentações e você pode brincar com várias armas, com direito a estourar zumbis com pistolas, shotguns e até na base da faca (esta é para os fortes). Além disso, há monstros babões e nojentos que caem do teto e até um crocodilo gigante (que eu nunca entendi o que está fazendo ali). Ainda há uma história água com açúcar da Claire buscando encontrar o irmão e Leon querendo "pegar" a Ada Wong. Mais mexicano do que isso, só Madrugada dos Mortos. Perfeito!


Limbo (Xbox 360, Pc, Ps3 e etc)

Tudo preto e branco. Só de olhar penso em como aquele menino é corajoso! Enfrentar aranhas gigantes, armadilhas mortais e ainda alguns pivetes que querem apenas vê-lo em pedaços (e bota pedaços nisso). Jogo simples e impressionante. Vale a pena...

Bem, estas são minhas indicações, então, deixe o Jack o’ Lantern do lado de fora, prepare os doces e Turn off the lights!

  
Kratos Vudu zumbi
KRATOS VUDU

Se o Halloween acontecesse tradicionalmente e culturalmente no Brasil assim como nos EUA e Reino Unido, com certeza esse seria um dos melhores dias do ano para mim. Não porque eu seja fã do "Dia das Bruxas", mas sim porque eu adoro terror! Tudo que envolve monstros, zumbis, espíritos, sangue, demônios, almas, serial killers, sustos, gritos e tudo mais que está inserido nesse universo eu gosto demais! O intrigante é que, como a maioria das crianças, eu tinha medo de tudo isso, mas mesmo assim ficava muito curioso para assistir filmes de terror e estranhamente gostava quanto mais assistia.

Meu primeiro jogo de videogame de terror foi Doom. Nem lembro quantas horas eu gastei jogando no meu PC com processador 486 166 MHz, mas foram muitas com certeza. Doom não chega a ser um jogo assustador, ele tá mais para brutal e sangrento, porém o Doom 3 já tem uma atmosfera mais assustadora e é um ótimo jogo para acompanhar essa noite em que os mortos podem andar na Terra.

Outro jogo perfeito é Silent Hill (o primeiro), que inclusive é um dos melhores jogos de terror que tive o prazer de experimentar. Você pode até dizer que não vai sentir medo ou não vai se assustar jogando Silent Hill, mas eu lhe garanto que alguma coisa "ruim" (ou boa) você vai sentir. Dead Space também é uma ótima escolha para jogar enquanto as criancinhas vão atrás de doces (ou travessuras). Ele não causa muito medo, mas sustos não faltam até o final, se você sobreviver.

E por fim não posso deixar de mencionar o clássico Resident Evil (o primeiro também). Apesar de toda a polêmica sobre a questão ação x terror, Resident Evil e aquela mansão épica ainda pode tranquilamente fazer pessoas mais sensíveis (medrosas) ficarem "cortando prego".

Bom, escolha seu jogo de terror preferido para este Halloween e se preocupe apenas com uma única regra: jogar de noite, sozinho, no escuro e com fones de ouvido.
 
 
Somari sinistro
SOMARI

Asas de morcego, patas de aranha, blablabla não sou bom com magias. Tudo bem, não sou bruxo também :v

Dia das Bruxas não é só dia de pedir doces (como em dia de Cosme e Damião) nem só dia de ver maratonas de filme de terror ou jogar papel higiênico no telhado da casa do vizinho. Também é dia de jogar. Jogar muito!

Banjo-Kazooie (Nintendo 64/XBLA)

J
á que é dia das Bruxas, nada melhor que começar com um jogo que tem uma como sua principal vilã, não é mesmo? A carismática bruxa Gruntilda já tem seu lugarzinho garantido não só no coração desse que vos fala, mas também aqui nessa lista. Se vocês nunca jogaram nenhum jogo da série Banjo-Kazooie, por favor, faça isso o quanto antes. Só não vale aquele Nuts & Bolts, ok?


Darkstalkers (multiplataforma)

Aproveitando a pegada sombria que a data trás, trago aqui um ótimo jogo para se fazer maratona com os amigos, juntos de uma cerveja e uns petiscos. Darkstalkers, para qualquer que seja a plataforma, sempre será um ótimo jogo, especialmente no Dia das Bruxas.


MediEvil (PS1)

Vindo direto do mundo dos mortos (literalmente), trago aqui na lista aquele personagem do PlayStation AllStar Battle Royale que você provavelmente não conhece. Sir Daniel Fortesque, foi um cavaleiro nascido por volta do ano de 1250 e, depois de miseravelmente morrer frente a uma horda de mortos-vivos, retornou de sua tumba com a missão de continua aquilo que lhe foi destinado: lutar.

É um jogo bem esquecido de PS1 que vale muito a pena ser revisto (ou descoberto, para alguns). E ah! É um jogo muito bem feito também.


Decap Attack (Mega Drive)

Imagina um morto-vivo sem cabeça sendo chamado por um cientista e uma quimera fusionada entre Frankenstein e o Corcunda de Notre Dame para derrotar um monstro meio-porco-meio-punk que dividiu uma ilha em forma de partes de um corpo humano? Pois é bem isso que acontece em Decap Attack.

No jogo você controla Chuck D. Head, que é basicamente um corpo (esporadicamente) sem cabeça por várias fases num joguinho de plataforma bem divertido (e bizarro).


Doom 3

Eu particularmente não sou muito fã de jogo de tiro, mas Doom é Doom, né? Eu recomendaria qualquer um dos que já joguei (sim, até o Doom 64), mas como recentemente tenho jogado essa versão, então entra aqui a mais assustadora para mim até então. Doom 3 (BFG Edition) é um puta jogaço que vale a pena ser jogado principalmente se você estiver munido de um headset.


Por fim, mas não menos importante...
 
Hugo (Amiga, MS-DOS, Commodore 64, TV dos anos 90)

O jogo da infância de muitas pessoas dos anos 90. O meu jogo ♥
Hugo é um troll que precisa resgatar sua família de uma bruxa chamada Afskylia (em dinamarquês) e, para isso, precisa atravessar diversos desafios para chegar ao seu objetivo.

Mais do que só um jogo para computadores, Hugo fez um sucesso tremendo na época e em muitos países, inclusive no Brasil através do canal CNT Gazeta. Foi verdadeiramente revolucionário, permitindo que você jogasse através do telefone e dando prêmios caso você vencesse o desafio. E o jogo em si é basicamente uma coletânea de minigames. Não era muito difícil, aliás. O problema mesmo era você conseguir ser atendido pelo programa na época... E eu nunca fui ):


"Não tem chororô. Este jogo acabou"

 
Sucodelarangela zumbi
SUCODELARANGELA

Bem que eu gostaria que o Halloween fosse comemorado aqui no Brasil como ocorre mundo afora, mas infelizmente, sair à noite para brincar só vai ser sinônimo de mais assalto e crimes por aí... Então, se não dá para sair por aí pirando o cabeção de tanto açúcar e dando susto na galera, a gente comemora com o que fazemos de melhor: jogando!

Eu não tenho como falar do Dia das Bruxas sem me lembrar de um jogo que eu nunca zerei, mas até hoje tenho uns cagaços: Fatal Frame. Ô, jogo maldito! Muita gente fala muito bem do segundo jogo da série, mas o primeiro tem um lugar especial no meu coração por ser baseado em fatos reais. E por mais que possa parecer estranho você enfrentar e aprisionar espíritos com uma câmera fotográfica sinistra, o charme do jogo é exatamente isso, ver os fantasmas pelas lentes da câmera.

Um outro jogo que é impossível não lembrar é Silent Hill. Não apenas o primeiro jogo, como o Vudu falou ali em cima, para mim uma boa parte da saga é muito interessante. Admito que a série teve uma queda de qualidade, mas a mitologia de Silent Hill é maravilhosa! Nenhum monstro surge do nada, sempre baseado em alguma insanidade escondida no inconsciente (ou consciente) dos protagonistas, a trilha sonora é muito foda, o clima de suspense criado pela névoa e aquele radinho maldito chiando no pé do ouvido... Nota 10. Recomendo fortemente os 3 primeiros jogos da série, além do Origins, que eu também acho super maneiro!

Vou concordar mais uma vez com o Vudu e citar Resident Evil, o primeiro. Mas dou uma digievoluída na parada e vou mesmo é com o Remake, que tem todo aquele climão de suspense do primeiro, mas com cenários muito bonitos e algumas novidades em relação à sua versão original!

Tem também o primeiro Dead Space que mistura dois universos que eu admiro muito nos games: terror/suspense e sci-fi. Esse jogo é excelente para se jogar com headset, na verdade, ouso dizer que ele foi feito para ser jogado dessa forma. Há uma série de efeitos sonoros muito bem aplicados nos jogos, sussurros e músicas que deveriam soar bobas e inocentes, mas que são muito sinistras...

Cut off their limbs!

E, por último, mas não menos importante, se você realmente quer viver momentos MUITO tensos, pegue Alien: Isolation e, literalmente, se isole, no escuro e com headset, porque esse jogo vai fazer seu coração sair pela boca. E outra recomendação para quando for encarar o Alien: jogue no hard que a coisa fica mais bonita ainda ♥

---

E o que vocês nos recomendam nesse fim de semana dos mortos? Aproveitem nossas dicas, peguem seus pacotes de doces e seu cobertor e Vão Jogar!

Compartilhe

Pin it


Leia também...



8 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    30/10/2015 às 13:46:19   localizacao Recife-Pe
    Boas recomendações, Mas nao curto o gênero terror, que segundo Otacon em MGS2: "a pessoa ter preferência a filmes /games de terror acha que tem coragem; quando está é ilusória numa situação real. "

    É Doom 3 não acho tão nesse gênero, o jogo tenta assustar nas primeiras fases... Mas já pra metade do game, você vai estar pouco se lixando para os monstros do jogo.

    Bom Halloween a todos

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    30/10/2015 às 21:27:50   localizacao São Paulo - SP
    O nome "Splatterhouse 3" te lembra alguma coisa?

    E concordo com o @Leandro (Leon Belmont) the Devil Summoner.
    Pergunta pro cara que tem que encarar busão lotado e fila de banco pra pagar conta atrasada (e ainda correndo risco de ser assaltado), se ele curte uma parada "from Hell" "dark edgy" "gore" "splatter" "censura 18 anos".
    Embora eu mesmo ache que você não vá gostar da resposta...

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    30/10/2015 às 22:09:45   localizacao São Paulo - SP
    Vocês já viram o Game Over do Banjo-Kazooie?

    Já viram como a Gruntilda fica?
    Essa "Hottilda" (como eu chamo essa versão) ainda vai merecer muita "descascada" (se é que vocês me entendem)...

    Eu até curto umas abominações ferozes saídas do Hades. Desde que seja pra chutar a buzanfa das mesmas, Kenshiro-style. Tipo "zumbi corre de mim".

    Responda!
  • Jogos de terror tem uma penca, das clássicas séries Ghost n’ Goblins e Castlevania à praticamente o que bombava nos anos 90 (FPS & survival Horror). Achei maneiro terem relembrado do programa de tv Hugo, tinha sempre o momento da bruxa que te obrigava a puxar a corda certa para libertar a família do Hugo.

    Feliz dia do Saci pra todos aí, botem sal na entrada da casa e olho de boi num copo, depois repitam "Yu Mo Gui Gwai Fai Di Zao" pra proteger a galera.

    Responda!
  • avatar de Kratos Vudu
    Kratos Vudu
    04/11/2015 às 18:00:08   localizacao Fortaleza - CE
    Tchulanguero e Sucodelarangela, os dois zumbis mais simpáticos q eu já vi! Haha!! Sensacional!

    Já não posso dizer o mesmo do Somari. Medo!

    Boo!

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    04/11/2015 às 20:50:50   localizacao Apucarana - PR
    Putz, o assunto descambou para Banjo-Kazooie...

    Perfect!!!!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    12/11/2015 às 19:39:58   localizacao SP
    Pooooooo eu desde criança pedia "doooooooce ou dinheeeeeeeiro" no Dia das Bruxas, nunca fui muito de travessuras. Em contrapartida, adoro dinheiro... ele que não gosta de mim e vive fugindo, mas não vamos fugir do assunto.
    Triste que não é data comemorativa típica aqui no nosso país, deveria de ser. Enfim...
    Muito boas as iBagens de vcs fantasiados! kkkkk
    Sobre jogo, eu ficaria com Castlevania: SotN. Falem o que quiserem, a temática dele é terror e é um dos melhores jogos de todos os tempos, embora tenha uma frente bem diferente do Castlevania clássico.
    Não é sempre que a gente assume o controle do filho do Drácula, né?
    Aliás, vale toda série, inclusive spin offs. Menos os jogos de PS2! huahuahu
    E escolhi antes de ler o texto, caso tenha repetição.
    Enfim, gostei das escolhas de vcs, ótimas lembranças: ZombiU tudo a ver, Bayonetta foi ótimo, Luigi’s Mansion estou conhecendo agora no 3DS (eu sei, outro jogo), Castlevania já falei a respeito, Splatterhouse é um clássico, Resident Evil nem se fala... Limbo é espetacular, Doom é genial, Silent Hill dá coisas (Chapatin mode), Darkstalkers é total terror e porrada e Decap Attack... aaahhh Decap Attack, como eu amo este jogo! Dead Space, Jesus me chicoteie, joguei uma hora e fiquei doido! Preciso jogar pra valer algum dia.
    Agora Hugo foi foda, hein Hugo? kkkkkkkkkkkkkkk
    Achei que seria colocado Sonic Unleashed na sua lista, Suma! Juro que achei!
    Chega!
    Vão Subir a Montanha Sem Fazer Mãnha!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    19/11/2015 às 14:18:53   localizacao Vespasiano - MG
    Finalmente lendo esse escrito e... gente, eu virei um zumbi! Hwa hwa hwa

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé