Atenção, aqui pode ter spoiler.
Aliás, aqui tem spoiler.
Não diga que não avisei.
A saga Silent Hill sempre foi uma das minhas favoritas. É um jogo que ultrapassou as barreiras da "comodidade" do mundo dos games, abrangendo tabus como religião, estupro e suicídio, além de realmente afetar o psicológico do jogador, sendo a melhor definição para o gênero Psychological Horror.
Mas não são apenas os tabus que o tornam um jogo especial. Seu misticismo e mitologia também foram muito bem trabalhados em seus jogos, até mesmo em seu catálogo de monstros, que nada mais são do que o reflexo dos segredos mais obscuros da mente humana, ou melhor, da mente dos personagens do jogo. Eu sempre fui fascinada com essa relação mente-monstro de Silent Hill, e é exatamente por isso que venho trazer pra vocês os meus 10 bizarros favoritos da série.
Vale ressaltar que eles não estão em ordem de preferência. E antes que me chamem de psicopata, aviso que minha "admiração" por estes monstros não são por seus feitos, mas pela sua relação com a história de cada personagem e pela forma que eles nos afetam emocionalmente no jogo.
PYRAMID HEAD
Um dos monstros mais icônicos da série, sendo tanto amado quanto odiado pelos fãs, Pyramid Head é visto pela primeira vez violentando sexualmente uma Mannequin. Apesar de ser encontrado em muitos jogos da série, é em Silent Hill 2 que ele tem seu significado realmente ligado ao enredo: ele representa o desejo não correspondido de punição e a raiva reprimida de James pela morte de sua esposa Mary. Desta forma, o monstro tem uma roupa similar aos que os antigos executores utilizavam, com capuzes e vestes cerimoniais, sendo que em Silent Hill 4: The Room é revelado que os membros da Seita de Valtiel usavam as mesmas roupas. O Pyramid Head é um atormentador do próprio James, que está em negação quanto à morte de sua esposa. Mais tarde no jogo, aparecem dois Pyramid Heads, sendo este segundo a representação da culpa de James por ter matado Eddie Dombrowski.
O fato de Pyramid Head também aparecer constantemente em ato de estupro representa a frustração sexual de James em relação à Mary enquanto ela estava doente. A Great Knife e a Great Spear fazem o papel de objeto fálico nessa representação, sendo o elmo triangular o símbolo da sensação de estar se sentindo preso àquela situação.
OLÁ, ENFERMEIRA!
Na minha opinião, as Nurses são os monstros mais representativos da série, estando presentes em praticamente todos os jogos e, em maior ou menor escala, sempre relacionados aos protagonistas, aparecendo para cada um com uma determinada característica. Mas mesmo com essas variações, todas são Nurses. Aqui vão elas:
Nurses / Puppet Nurses
São as enfermeiras do primeiro Silent Hill e são criaturas oriundas da mente de Alessa Gillespie, representando o medo e ódio que ela sentia pelas enfermeiras do Alchemilla Hospital. Apesar de não serem parte d’A Ordem, as enfermeiras participavam dos rituais com a função de fazer Alessa permanecer viva, sendo vistas pela personagem como meros marionetes dos membros da seita.
Em Silent Hill 3, as enfermeiras possuem uma aparência mais "humana", com a pele branca e o rosto encoberto por cabelos negros. Por ter relação direta com o primeiro jogo da série, as enfermeiras de SH3 também são uma manifestação da mente de Alessa e também de Lisa Garland. Além disso, o Book of Lost Memories também cita que essas enfermeiras podem ter sido enfermeiras reais que foram corrompidas pelo poder do Otherworld em vez de manifestações psicológicas.
Bubble Head Nurse
Surgidas em Silent Hill 2, essas enfermeiras possuem o rosto deformado, como se estivesse envolto em plástico ou algo do tipo. Andam se contorcendo e dando espasmos, e usando roupas curtas, enfatizando as curvas do corpo. As Bubble Head Nurses são uma manifestação da mente de James, uma expressão de seus desejos sexuais reprimidos enquanto sua esposa estava doente. O rosto fechado representa a forma pela qual ele matou sua própria esposa, através de sufocamento, com os espasmos representando os movimentos de Mary ao agonizar com a morte. Essas enfermeiras também morrem com as pernas safadinhamente abertas, o que fortalece a relação com a frustração sexual do personagem.
Faceless Nurse
Bem similar às enfermeiras de SH2 e SH3, as Enfermeiras Sem Rosto aparecem em Silent Hill Origins. A teoria diz que elas são a representação da ansiedade sexual de Travis que, por ser caminhoneiro e ter que ficar longe por muito tempo, sempre teve problemas para se relacionar. Os espasmos em sua movimentação, mais parecidos com tremores, seriam uma manifestação do nervosismo e desconforto de Travis com as mulheres, e suas vestes mais ousadas seriam uma forma de provocação à privação sexual do personagem.
As enfermeiras também aparecem no Cedar Grove Sanitarium, o hospício onde a mãe de Travis foi internada, o que também pode significar que essas enfermeiras representem esse lado traumático da vida do personagem.
Falando em hospício, em Silent Hill Homecoming, as enfermeiras aparecem em vários cenários diferentes, e não apenas em hospitais, como nos jogos anteriores. Isso pode ter ocorrido pelo fato de o personagem principal, Alex Shepherd, ter ficado hospitalizado por quatro anos em um hospital psiquiátrico após a morte do irmão, Joshua. No entanto, na mente transtornada de Alex, ele achava ser um soldado que estava internado em um hospital para vítimas de guerra. Ele acreditava que as enfermeiras se vestiam de forma sexy por ordens de seus superiores para confortar os soldados feridos, como ele descreve em seu diário:
"A comida aqui é terrível. Minha cama é dura. Só há uma coisa aqui que nos faz suportar esse lugar: as enfermeiras. Essas garotas são incríveis. Elas tem uniforme branco imaculado, com o corte logo acima do joelho, seus seios saindo das blusas. Olhe, eu não quero parecer um babaca ou algo assim, só estou dizendo que eu aprecio os militares por nos dar essa única coisa para abrilhantar nossos dias. Talvez isso seja um tipo de compensação por nos deixar presos nesse lugar. Eu não sei. Tudo que eu posso dizer é ’obrigado’."
As enfermeiras de Homecoming seriam uma representação da libido de Alex, bem como de seu período institucionalizado no hospital psiquiátrico. O feto que algumas delas carregam seria uma referência ao renascimento de Joshua e do contexto geral do jogo.
THE BUTCHER
O Butcher é um Pyramid Head sem as conotações sexuais, surgido em Silent Hill Origins, com comportamento extremamente violento, geralmente visto matando outros monstros de maneira cruel. Ele representa crueldade e sacrifício - a tendência d’A Ordem a assassinar e sacrificar humanos para o seu culto.
O envolvimento intenso do Butcher no Bad Ending do Origins também representa a raiva interior reprimida de Travis. Especula-se que ele seja o próprio Butcher, com o elmo que cobre apenas metade de sua cabeça representando sua dupla personalidade. Durante o Bad Ending, você escuta um diálogo que sugere que Travis tenha iniciado uma onda de assassinatos, e que sua mente esteja bloqueando dele mesmo estes fatos. Durante o jogo é possível encontrar várias fotos de mulheres mortas de maneiras diversas, e esse final sugere que Travis tenha cometido tais assassinatos, sendo assim, The Butcher.
O método de assassinato utilizado pelo Butcher no jogo é o de partir a vítima com seu machado a partir dos órgãos reprodutivos das mesmas, o que também representaria a raiva de Travis associada à sua sexualidade reprimida.
LYING FIGURE
Voltando ao meu jogo favorito da série, o Lying Figure é o primeiro monstro que James encontra em Silent Hill 2. De acordo com o Book of Lost Memories, o Lying Figure representa um paciente em agonia, com seus braços presos em uma camisa de força feita com sua própria pele, além de ter pernas afeminadas (parece até estar usando saltos estilo plataforma!).
Assim como a Bubble Head Nurse, essa criatura faz alusão ao tempo extensivo que James passou no hospital enquanto cuidava de sua esposa. O esforço para sair dessa "camisa de força" representa a frustração que ele sentia pela obrigação de ter que cuidar de sua esposa adoentada e por não poder "tocá-la" (if you know what I mean).
Especula-se que o design dessa criatura também faça alusão à aparência de Mary em seu estado terminal, algo que teria a ver com distorções físicas, já que ela reclamava constantemente que "parecia um monstro", o que pode ser um indício de que o Lying Figure seria uma manifestação de como ela se sentia em relação a sua aparência. Daí as pernas afeminadas (e a bundinha também).
ABSTRACT DADDY
O Pai Abstrato é uma das criaturas mais perturbadoras da saga SH. A criatura claramente ilustra uma cama com duas figuras reclinadas, cobertas por um lençol feito de pele, e é símbolo das memórias traumáticas de Angela Orosco sendo abusada sexualmente pelo pai, Thomas, quando criança. O monstro surge quando Angela mata o próprio pai em um ato de vingança.
A partir dessa boss fight, versões menores da criatura continuam a aparecer no decorrer do jogo, abrindo margem para a cogitação de que as versões menores representariam o irmão de Angela, que também teria abusado da garota. Uma outra interpretação sugere que essas versões menores seriam a manifestação da masculinidade abusiva de James, que sufocava sua esposa na cama. Talvez por isso o monstro possa ser visto tanto por ele quanto por Angela no jogo, pois eles dividiam memórias semelhantemente traumáticas.
MANNEQUIN
Acho que já deu pra perceber que Silent Hill 2 é meu favorito, não? Os Mannequins são criaturas compostas de tronco e pernas, apenas. Elas ficam completamente imóveis e ganham vida ao se aproximar, e também reagem na presença de luz. Eu não sei explicar muito bem, mas dentre tantos monstros bizarros na mitologia de Silent Hill, os Mannequins são uns dos que mais me dão arrepios.
Os Mannequins também são uma manifestação dos desejos sexuais de James (vamos fazer uma terapia, meu filho?) - as pernas seriam a parte do corpo de Mary que ele mais admirava. Seria também a representação da inocência e do desamparo sendo destruídas por uma força opressora, uma metáfora à morte de Mary pelas mãos de seu marido, representada no jogo por Pyramid Head estuprando uma Mannequin e, mais à frente no jogo, pela Tablet of "The Opressor" que ele encontra na prisão - simbolismo de James sendo prisioneiro de sua própria culpa por ter matado a esposa.
RAW SHOCK
O Raw Shock é o único monstro existente em Silent Hill: Shattered Memories e muda de aparência à medida que o jogo progride, dependendo do seu perfil psicológico, cada um tendo um simbolismo diferente para si e, ainda assim, todos tendo um único simbolismo em comum.
Para quem não conhece, Shattered Memories é uma releitura do primeiro Silent Hill, lançado para Wii e PSP, e posteriormente para PS2. É um jogo onde você não luta, você apenas foge, revivendo os eventos do primeiro jogo, ou seja, você inicia a história controlando Harry Mason logo após o acidente de carro. Se quiser saber um pouco mais sobre o jogo em si, é só clicar nesse link. O jogo é até interessante, mas pelo menos no PS2, não foi a melhor experiência do mundo.
O que você não sabe, até determinado momento do jogo, é que não é Harry que está no consultório, e sim Cheryl. Na releitura de Shattered Memories, o pai dela morreu em Silent Hill no acidente de carro 18 anos atrás (Cheryl está com 25 anos nesse jogo), mas ela nunca conseguiu superar a perda do pai. Dessa forma, ao reviver o terror de Silent Hill, é a mente de Cheryl que controla Harry, os acontecimentos ocorrem na mente dela, e os Raw Shocks são uma manifestação do subconsciente dela tentando impedir que Harry - i.e. ela mesma - descubra a triste verdade: que seu pai está morto. Por isso, os Raw Shocks atacam em bandos, sempre impedindo que você prossiga. No final do jogo, quando Cheryl finalmente começa a aceitar que seu pai está morto, os Raw Shocks são congelados e se quebram, pois não há mais necessidade de tentar fugir da verdade, ou seja, de impedir Harry de prosseguir.
Como disse ali em cima, os Raw Shocks também podem sofrer variações, dependendo do seu perfil psicológico no jogo. Daí podemos ter o Raw Shock Neutro (o da foto) que não tem significado algum; o Geométrico ou Abstrato, que representa a felicidade fraturada de Cheryl; o Atrofiado, que com sua fisionomia frágil representa a fraqueza de Harry ao confrontar Dahlia, sendo abusado verbal e fisicamente por ela; o Morto, que representa os vícios e o alcoolismo de Harry; e o Feminino, que representa a perversão de Harry pelas mulheres.
DOLLS
As Dolls são inimigos quase imóveis, surgidos em Silent Hill Downpour, que podem ser bem manipuladores a princípio, chamando a atenção de Murphy com choros e soluços, fingindo ser pessoas indefesas. Ao se aproximar, ela irá soltar um sorriso ameaçador e começará a liberar sombras que atacarão o protagonista. Na maioria das vezes você vai ter que derrotar algumas Shadows para se aproximar das Dolls e derrotá-las: as sombras são uma distração para impedi-lo de chegar ao real problema.
No contexto do jogo, as Dolls são manifestações que simbolizam a incapacidade de Murphy em lidar com a morte de seu filho, Charlie. As sombras que as Dolls liberam são exatamente a distração de Murphy, aquilo que o impede de lidar diretamente com sua perda, ou seja, representam os impulsos vingativos do protagonista contra o assassino de seu filho, Patrick Napier - Murphy acredita que só conseguirá paz quando conseguir acertar as contas com o sujeito.
Essa teoria é reforçada pelo fato de que, quando Murphy aceita o que aconteceu e se dá conta de que planejar a morte de Napier só o torna uma pessoa pior, ele consegue perdoar o assassino de seu filho e aceita a responsabilidade pelos crimes que cometeu e, consequentemente, as Dolls são destruídas e param de emitir sombras.
A aparência feminina das Dolls também fazem alusão à privação sexual de Murphy no período em que esteve na cadeia. Falando em bonecas...
SCARLET
Apesar de não ser um dos melhores Silent Hill, o Homecoming trouxe uma criatura que me deixou tão arrepiada quanto os Mannequins: Scarlet Fitch, uma criança fascinada por bonecas que foi brutalmente desmembrada pelo próprio pai para um sacrifício em nome d’A Ordem.
O ato de ter assassinado sua própria filha fez o Dr. Martin Fitch carregar grande culpa, afetando sua sanidade e fazendo com que ele se mutilasse constantemente. Scarlet aparece em forma de uma boneca bizarra muito alta, surgindo de dentro da poça de sangue de seu próprio pai após fazer com que as cicatrizes dele se abrissem. A personificação da menina dessa forma vem da maneira como seu pai a via: Fitch dizia que sua filha era "pura como porcelana". Para derrotar a criatura, Alex tem que fazer exatamente o que o pai dela fez: desmembrá-la. Quando sua "armadura" de porcelana quebra, é possível ver o coração da garota batendo rapidamente, uma alusão aos últimos momentos de sua vida.
A batalha contra Scarlet tem duas etapas. Ao fim da primeira etapa, a criatura reaparece com os membros em posições diferentes, como um aracnídeo, capaz de subir em paredes. Essa etapa da batalha tem relação direta a Joshua, representando a culpa de Alex por ter matado o irmão, que era fascinado por aranhas.
MEMORY OF ALESSA
A Memória de Alessa é um boss de SH3 que enfrentamos no mesmo carrossel em que Harry enfrenta Cybil no primeiro jogo da série. É um Doppelgänger de Heather com movimentos erráticos e que nos ataca usando as mesmas armas que temos em nosso inventário. Ela é uma impressão deixada pelo poder e mente de Alessa no Otherworld, que deseja parar o nascimento de "Deus" e evitar o sofrimento que isso causaria. Assim sendo, ela tenta matar Heather - i.e. ela mesma - para que A Ordem não possa usá-la como progenitora de "Deus" mais uma vez.
Essa teoria é confirmada pela mensagem deixada pela Memória de Alessa no chão do Carrossel, logo após derrotá-la:
"Seria melhor que ’eu’ morresse.
Afinal, não há nada a temer...
Aquela criança... aquele demônio...
Quando penso na dor interminável que ele trará quando nascer...
Eu decidi que, em vez do sofrimento e crueldade que eu suportei naquela sala doentia...
Que eu gostaria de conceder uma morte mais gentil e pacífica ’a mim mesma’.
Porque ’eu’ resisto? Eu nunca pensei que ’eu’ seria tão tola..."
EXTRA: ROBBIE THE RABBIT
Robbie aparece em tantos Silent Hill quanto o próprio Pyramid Head, mas seu significado ainda é desconhecido. Ele geralmente é representado como o brinquedo de alguma criança problemática, geralmente a que desencadeia os eventos sobrenaturais na cidade. Se ele é uma força do mal ou apenas um boneco sinistro sem significado algum, isso eu não sei. Mas que ele me dá calafrios, ah, isso dá...
Esses foram apenas alguns dos bizarros monstros de Silent Hill. Há algum monstro em particular que te dê calafrios? E qual sua impressão geral sobre a história desse jogo angustiante? Deixe seu comentário aqui embaixo!
Fontes: eu mesma e meus gameplays, Silent Hill Wiki, Silent Hill Historical Society, Silent Hill Files e Silent Hill Memories.
Compartilhe