Apocalypse Now, um dos mais aclamados filmes da história do cinema, está para ganhar uma adaptação para os videogames com o apoio do diretor e roteirista Francis Ford Coppola.
No trailer, que obviamente se trata apenas de um vídeo pré-renderizado, é possível ver que todo o clima de loucura e guerra presente no filme, lançado originalmente em 1979, está mantido. Embora você vá controlar o Capitão Benjamin L. Willard em sua missão de assassinar o renegado Coronel Walter E. Kurtz durante a Guerra do Vietnã, tal como no filme, foi prometido que os jogadores terão a liberdade de agirem por conta própria, fazendo com que cada um construa a sua própria história. Outro ponto interessante é que a ideia dos desenvolvedores é expandir o universo do filme, incluindo não apenas os personagens presentes na obra original, mas também adicionando outros de modo a tornar a trama ainda mais rica.
Em termos de jogabilidade, o que teremos é um jogo com elementos de RPG, com maior foco na ação ao invés de diálogos, onde suas decisões poderão influenciar toda a sua equipe, compondo o clima de terror psicológico presente na obra original. Apesar de ser um jogo de guerra, Apocalypse Now será muito mais sobre fuga e furtividade, onde os recursos, tais como remédios, drogas, combustível e munição, serão extremamente escassos. Segundo os desenvolvedores, este foi o motivo deles terem optado pelo Kickstarter, uma vez que uma publisher tradicional provavelmente forçaria o jogo a se transformar em um jogo de tiro ou algo semelhante.
A equipe de desenvolvimento conta com vários profissionais veteranos da indústria, como Rob Auten, escritor de jogos da série Gears of War e Battlefield, Lawrence Liberty, produtor executivo de Fallout: New Vegas e The Witcher, Montgomery Markland, produtor de Wasteland 2 e Torment: Tides of Numenera, títulos com arrecadações bem sucedidas no Kickstarter, e Josh Sawyer, diretor de design da Obsidian. Reforçando o apoio de Coppola, o American Zoetrope, estúdio fundado pelo diretor juntamente com George Lucas, também está envolvido com o projeto.
Em declaração, Coppola disse: “Quarenta anos atrás, eu parti para criar um filme de arte que pudesse influenciar futuras gerações de expectadores. Hoje me junto a pessoas ousadas, uma equipe que quer fazer uma versão interativa de Apocalypse Now, na qual você é o Capitão Benjamin Williard em meio ao árduo cenário da Guerra do Vietnã. Eu tenho visto os videogames se transformarem em um meio significativo para contar histórias e eu estou muito empolgado em explorar as possibilidades de Apocalypse Now para uma nova plataforma e uma nova geração."
A meta principal é de U$ 900 mil, com lançamento previsto para 2020, porém em 2019, quando o filme irá completar 40 anos, os apoiadores da versão para PC irão receber acesso antecipado ao jogo. Versões para PlayStation 4 e Xbox One só serão lançadas caso a campanha chegue aos U$ 3 milhões.
Quem tiver interesse poderá financiar o jogo através de sua página no Kickstarter durante os próximos 28 dias. Na página você encontrará todos os detalhes sobre o desenvolvimento, além das metas de campanha e recompensas dadas aos apoiadores, com acesso ao jogo em sua versão digital a partir de U$ 35. Para os mais endinheirados (e muito), a recompensa mais alta chega para doações acima de U$ 10 mil, com direito a visitar os Arquivos da Família Coppola e ter um NPC personalizado, dentre muitas outras coisas.