Na última sexta feira, a Bioware divulgou o terceiro vídeo da série oficial de gameplay de Mass Effect: Andromeda, dessa vez focado em exploração, o coração da série.
A história de Andromeda será ambientada no Aglomerado de Helius (Helius Cluster), uma porção do espaço que já conhecemos na trilogia inicial, porém iremos aprofundar a exploração nesta parte em específico. Iniciaremos o processo de exploração no mapa da galáxia da Tempest (que parece magnífico, por sinal) localizando novos planetas, luas e anomalias pelo espaço, assim como acontecia nos jogos anteriores. A grande novidade é que será possível ver todos esses itens a partir das janelas da Tempest em tempo real, ao que eu reagi "UAU"!
De acordo com o vídeo, há mais de cem planetas a descobrir, cada um com sua própria história, personagens e seus próprios desafios. O vídeo, então, mostra uma visita a um desses planetas, chamado Elaaden, habitado em sua maior parte por Krogans. Vemos um pouco de como podemos proceder upgrades no Nomad para facilitar a exploração, como saltos mais altos e fortificação defensiva.
Além disso, os mapas do jogo parecem ser realmente bem amplos, então teremos que instalar os chamados Forward Stations, que servirão de pontos de fast travel que também permitirão mudar seu equipamento e summonar o Nomad caso ele seja perdido. Eles também são pontos de segurança que permitem que o Nomad ou você se recupere de danos ambientais, como calor excessivo.
Quanto mais vasta a exploração de um planeta, maior é a coleta de dados para viabilizar moradia no local, o que é o principal objetivo dos pathfinders, permitindo que você construa postos em cada local. Para isso, é necessário alcançar, no mínimo, 40% de viabilidade para o posto, que pode ser alcançada realizando missões específicas do local, pacificando ameaças e mantendo bons relacionamentos com os nativos. E mesmo que os requerimentos de cada local não sejam atingidos para a criação dos postos, o seu pathfinder ganhará Pontos de Viabilidade, que serão utilizados para fazer upgrades no Nexus, podendo acordar da criogenia cientistas, soldados ou mercadores, que trarão consigo suas vantagens. Há ainda os vaults, cujos objetivos ainda são um mistério.
A exploração também parece ser o foco do último vídeo da Iniciativa Andromeda liberado esta semana, onde aprendemos um pouco mais sobre os sete habitats que exploraremos no jogo. O vídeo com os habitats pode ser conferido abaixo:
Mass Effect: Andromeda será lançado dia 21 de Março para PS4, Xbox One e PC.