logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Notícia

Projeto de lei pode proibir jogos que "profanem símbolos religiosos"

Proposta do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) vem em paralelo às discussões sobre apresentações artísticas diversas nas últimas semanas.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 04/10/2017 às 15:28:09   tagarelices 9

Proposta do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) vem em paralelo às discussões sobre apresentações artísticas diversas nas últimas semanas.


Foi feita ontem na Câmara dos Deputados uma proposta de lei do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que visa proibir conteúdos audiovisuais, tais quais como filmes, séries, programas de TV, shows, jogos eletrônicos e RPGs de mesa, que contenham conteúdo que "profanem símbolos religiosos". A proposta também exige que em apresentações públicas, a classificação indicativa seja afixada de maneira visível e de fácil acesso.

O PL 8615/2017, que pode ser lido na íntegra aqui, propõe mudanças no artigo 74 da lei 8069, de 1990. O trecho específico relacionado a jogos diz, "Não será permitido que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público, tais como as circenses, teatrais e shows musicais, profanem símbolos sagrados". Apesar de parecer óbvio que Marcos Feliciano visa defender símbolos cristãos, dado que o deputado faz parte da chamada bancada evangélica, o texto não especifica quais seriam esses símbolos e nem o que seria considerado profanação.

Far Cry 5 - Santa Seia
Far Cry 5 é um jogo que tem sido atacado por diversas pessoas nos Estados Unidos, por trazer como tema o fanatismo religioso cristão levado ao extremo. A imagem acima, onde o grupo antagonista do jogo faz uma reencenação da Santa Ceia de Leonardo da Vinci, em que o líder se coloca no lugar de Jesus e seus capangas armados como os apóstolos, provavelmente pode ser enquadrada como a "profanação religiosa" sugerida no texto da proposta do deputado.

A justificativa para a proposta vem de encontro aos acontecimentos em torno da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, promovida pelo banco Santander e cancelada após ataques do MBL. Segundo Feliciano, a exposição "atentou aos princípios éticos, morais e religiosos de toda a sociedade no momento em que desrespeitou símbolos sagrados (arte profana)" e "expôs “obras” que retrataram a apologia à pedofilia e ao crime contra os animais (zoofilia)".

A polêmica em torno da exposição Queermuseu trouxe uma série de ataques a diversas apresentações e exposições, como a peça O Evangelo Segundo Jesus, Rainha do Céu, que também teve apresentações canceladas em diversos locais do país, por trazer Jesus como uma mulher trans. O próprio deputado Marcos Feliciano tentou censurar uma exposição sobre o golpe militar no Brasil, no Museu da República de Brasília, mês passado. Esses assuntos podem parecer distantes dos videogames, mas é preciso lembrar que enquanto manifestações artísticas, eles podem ser afetados diretamente por esse tipo de movimento.

Se aprovada, a proposta não impedirá por completo que os jogadores tenham acesso a jogos que eventualmente sejam enquadrados na lei, uma vez que não é difícil acessar as versões estrangeiras das lojas online dos consoles ou importar os jogos, mas com certeza poderá ser um empecilho a localização de vários títulos, além de afetar diretamente serviços como o Steam.

Os interessados em acompanhar o andamento da proposta poderão fazê-lo através deste link.

Compartilhe

Pin it


Leia também...



9 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    04/10/2017 às 16:48:27   localizacao SP
    Aí ó, Feliciano é o maior retrô da atualidade, tá sempre querendo voltar aos anos 70!
    Ê laiá...
    Liberdade de expressão que se lasque.
    É de cair a argola do Sonic.

    Responda!
  • avatar de Reginaldo
    Reginaldo
    04/10/2017 às 17:14:34   localizacao Minas Gerais
    O problema não é o fanatismo religioso,o problema é que algumas pessoas exageram,ofendendo Jesus e crenças dos outros,mas cada um tem direito de escolher seu caminho seja ele bom ou mal!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      10/10/2017 às 15:41:35   localizacao Vespasiano - MG
      Ofensa a crença alheia já é crime, mas a utilização de símbolos sagrados e "divindades" em contextos diversos não, é preciso saber distinguir entre as duas coisas. É válido questionar a qualidade ou "bom tom" de algo, mas daí a proibir já é demais.
    • avatar de Um visitante
      Um visitante
      01/11/2017 às 22:53:02   localizacao Fortaleza Ceará
      O que você quer é impossível!!!

      No final, alguém vai julgar o que é ofensa religiosa ou não, logo é imposição da vontade.

      Ou existe liberdade de expressão ou não. Porém, liberdade de expressão NÃO é "Vamos todos matar aquele cara".

      Apologia ao crime nunca foi liberdade de expressão, por outro lado, nada impede outras pessoas te excluírem pelo que você falou, demiti-lo, boicotar, etc.

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    04/10/2017 às 22:52:22
    Eles deveriam proibir a corrupção, a falta de médicos em hospitais públicos, a violência que o País tem que aguentar!!!! tinha ouvido falar disso e achava que seria apenas em shows e sons de heavy metal...

    Responda!
  • avatar de Um visitante
    Um visitante
    01/11/2017 às 22:45:21   localizacao Fortaleza Ceará
    Olha, sou totalmente contra essa censura aos jogos (sim, é censura, uma vez que proibe com lei).

    Agora, a esquerda (foi a esquerda sim, nem adianta negar) foi longe demais com a peça Os Macaquinhos, depois a exposição Santander, depois o escandalo no MAM.

    Sou contra censura nos jogos, mas sou mais contra ainda sexualização de crianças (NÃO falei pedofilia) e estupro de animais.

    Essa censura pode muito bem tirar TODO o Steam do Brasil, como já aconteceu em outros países. Se você é esquerdista, a culpa é sua, seja homem e admita que errou (pelo menos isso).

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      02/11/2017 às 14:40:35   localizacao Vespasiano - MG
      Qualquer manifestação artística, seja um jogo ou uma exposição de quadros, necessita de que o observador tenha o contexto da obra para a apreciação completa. Quando você fala sobre a sexualização de crianças ou zoofilia, está retirando o acontecido do contexto, exatamente como os políticos em questão fazem. A exposição Queermuseu, por exemplo, fazia no final uma crítica justamente ao que você é contra em suas obras. Arte muitas vezes se utiliza do choque das situações para estimular o pensamento do publico, ir contra isso é justamente ir contra a própria arte, jogos inclusos.
    • avatar de Um visitante
      Um visitante
      02/11/2017 às 15:10:03   localizacao Fortaleza Ceará
      Em parte, você pode até ter razão.

      Eu estou vendo justamente o contexto maior, muito além da exposição em sí mesma.

      Você tem uma cadeia de acontecimentos em que é preciso ser muito ingênuo para acreditar que TALVEZ elas não tenham nenhum nexo.

      Exposição Santander-> Escandalo MAM-> Artistas falando merda no programa da Fátima Bernades (não que seja algo novo no programa dela).

      Pode até ser que o artista da LGBT tenha sido manipulado para fazer isso, porém (agora) o contexto maior é inegável.

      Cara, nada disso é coincidência, foi orquestrado.
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      02/11/2017 às 16:03:37   localizacao Vespasiano - MG
      Suposições sem provas é mera teoria da conspiração, além de ser calúnia.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé