A Nintendo anunciou hoje (29) que o Miiverse, rede social da empresa, encerrará suas atividades.
Um aviso dado na página principal diz que à partir de 8 de novembro (no Brasil) a rede não estará mais acessível, não só pela página web e aplicativo dos consoles, mas também pelos jogos que o utiliza. Com isso, títulos como Splatoon passarão a não mostrar mais as postagens e os desenhos feitos pelos usuários, assim como o Wara Wara Plaza do Wii U também ficará com uma cara mais vazia. A função de compartilhar videos dos replays em Mario Kart 8 e Super Smash Bros. também serão desativados, bem como o modo torneio de ambos. Já Super Mario Maker receberá uma atualização para permitir que os jogadores continuem compartilhando as suas fases. Você pode conferir a lista de todos os jogos que serão afetados e a nota sobre o encerramento do serviço. Também é possível fazer o backup de suas postagens.
O Miiverse surgiu no lançamento do Wii U com uma proposta de juntar os jogadores em comunidades, para conversar sobre os jogos e um ano depois foi portado para web e 3DS. Infelizmente, devido a uma série de limitações, como a não possibilidade de troca de friendcodes ou outra forma de contato, a implementação da rede social com a lista de amigos do console, lentidão em seu uso nos aparelhos, dentre outros, fez com que muitos usuários o abandonasse após pouco tempo de uso, mas ainda assim ele manteve relativa popularidade.
A Nintendo afirmou que não tem planos para criar uma nova rede do tipo no Switch, alegando que a tendência dos usuários é migrar para as redes sociais como Facebook, Twitter e afins. A função de compartilhamento nessas redes está disponível no console atual da empresa.
* Revisado em 07/11/2017 às 00:32:04