Pode parecer estranho para muitas pessoas, ainda mais com a existência de um console chamado Xbox One, mas antes do Xbox 360, ao lado de Dreamcast, PlayStation 2 e GameCube, existiu realmente um console chamado simplesmente Xbox. Ele era grande, feio, literalmente um PC enfiado em uma caixa preta, mas foi o embrião da Microsoft como empresa de jogos que conhecemos hoje, após o insucesso da SEGA com o Dreamcast, da qual a empresa era parceira. O Xbox 360 original era retrocompatível fisicamente com alguns jogos do console, mas muitos tinha diversos problemas e o recurso pouco fez sucesso.
Foi no console também que surgiu a famosa série Halo, assim como toda a base do sistema online dos consoles como conhecemos hoje, como um serviço. Phil Spencer apontou o seu jogo favorito da plataforma como Crimson Skies, mas outros acabaram ficando por lá também, como Jet Set Radio Future e a única versão americana oficial de Shenmue II.
Não foi dito nada a respeito da relação desta retrocompatibilidade com o programa Games with Gold. Atualmente todos os jogos de Xbox 360 que entram no programa são retrocompatíveis com o Xbox One.
Atualização
Em resposta aos jogadores no Twitter, Albert Penello, líder de marketing da divisão Xbox na Microsoft, informou que os discos originais do Xbox irão funcionar no Xbox One, assim como os títulos da plataforma comprados digitalmente no Xbox 360.
* Revisado em 11/06/2017 às 22:30:11