Enfim, chegou a hora de dizer adeus: o Kinect, da Microsoft, finalmente será descontinuado, conforme confirmado por Alex Kipman em uma entrevista ao site fastcodesign.com. Isso significa que a partir de agora serão vendidos somente as unidades que estiverem em estoque.
Lançado em 2010 para o Xbox 360 sob uma fortíssima campanha de marketing, o periférico projetado sob a liderança de um brasileiro - e chamado no seu desenvolvimento de Project Natal, referente à Natal, capital do Rio Grande do Norte, tinha como premissa "transformar seu corpo em controle", com o slogan de "Jump In" (pule dentro, em tradução livre). Na prática, no entanto, o Kinect acabou não entrando tanto assim na lista de prioridades dos jogadores, com poucos títulos interessantes em seu catálogo e diversos outros tecnicamente inviáveis, que exigiam muito espaço físico no local da jogatina ou mesmo simplesmente jogos ridículos de serem jogados com movimentos (jogue Kinectimals e veja a reação dos demais).O aparelho vendeu aproximadamente 35 milhões de unidades durante sua vida, mas leve em consideração que todos os Xbox One vendidos no início de sua vida tiveram venda casada com a segunda versão do aparelho e a obrigatoriedade do uso do periférico, então é bem provável que o número real de vendas genuínas sejam bem menores.
Vá em paz, Kinect. Agora você poderá descansar ao lado de outros de seus semelhantes, como o Sega Activator e a Power Glove.