Aposto que, pelo menos uma vez na sua vida, você já deve ter jogado um jogo e perguntado "de onde esse povo tira essas ideias..." , não é mesmo? Pois saiba que, além de jogos baseados em outras mídias, como filmes e quadrinhos, existem alguns que são inspirados (e até completamente baseados) em fatos reais! Senta na cadeira, pega uma pipoca e saca só alguns desses jogos.
Para começar com estilo, vamos com:
Fatal Frame
Sim, este tenso Survival Horror foi baseado em fatos reais, ou assim dizem. Fatal Frame é uma série de quatro jogos cuja história consiste em exorcismos, rituais xinto e fantasmas. Uma curiosidade: o nome do jogo em japonês é escrito " 零 Zero" . O kanji, geralmente lido como rei também significa fantasma.
Fatal Frame é baseado na história real da mansão Himuro, no Japão, local de um dos maiores casos de homicídio que ocorreu no país, algo que muitos japoneses não gostam de falar, sendo esse um dos fatores que levou o jogo a ter várias críticas negativas.
A família Himuro era adepta de um ritual xintoísta usado para selar o karma ruim da terra, chamado de Malice (malícia), que emergiria em uma data específica perto do final do ano em um portal interno da mansão. O nome desse ritual era Ritual de Estrangulamento e a coisa funcionava mais ou menos assim: uma donzela era escolhida ao nascer e isolada do mundo externo para ser criada para sacrifício. A Donzela do Santuário da Corda, como era chamada, não podia ter qualquer ligação com o mundo externo pois isso arruinaria o ritual. Antes do Ritual de Estrangulamento, outra donzela era escolhida para o Ritual do Demônio Cego, onde ela era amarrada e seu rosto era forçado contra uma máscara de madeira com espetos no lugar dos olhos. A relação entre os dois rituais é desconhecida, mas aparentemente necessária.
Na data certa, a Donzela do Santuário de Corda seria atada por cordas nos pulsos, tornozelos e pescoço. As cordas eram amarradas a bois, que puxavam radialmente os membros e cabeça da donzela, arrancando-os de seu corpo. Se ela já estava morta ou não durante esse processo, também é algo desconhecido (alguém conhece um xintoísta aí para tirarmos essas dúvidas?). As cordas usadas para arrancar os membros da donzela eram ensopadas em seu sangue e cruzadas no portal da Malícia (porque diabos eles tinham esse portal, afinal?). O ritual mantinha o portal fechado por aproximadamente 75 anos, quando deveria ser repetido. A tradição era passada de geração em geração da família Himuro e o chefe da família sempre participava dos rituais. E foi exatamente a tradição do ritual que trouxe a desgraça à família Himuro.
Dizem que, durante o último Ritual do Estrangulamento registrado, a donzela avistou um homem do lado de fora da mansão e se apaixonou por ele. O seu apego à esse homem manchou seu sangue e espírito e o ritual falhou miseravelmente. O chefe soube do acontecido e ficou completamente maluco, correndo pela mansão assassinando sua família, os sacerdotes e qualquer um que estivesse por lá. Talvez ele acreditasse que os estava salvando... ou não! Logo após os assassinatos, ele cometeu o harakiri. As pessoas locais nunca quiseram falar nada sobre a história e, ainda hoje, esforços são feitos para descobrir mais informações sobre a família e a tragédia, mas os registros são poucos.
Grand Theft Auto
Assaltos, tiroteios, briga de gangues, prostituição, tráfico de drogas. Infelizmente, isso tudo faz parte de nosso cotidiano em várias partes do mundo. Aí você me pergunta "mas, Suco, isso aí é evidente demais... porque que você colocou GTA aqui?"
Pequeno, vou responder: além desses fatos aleatórios e, porque não dizer, comuns, houve um outro lado mais específico. Em 2010, o rapper americano Michael "Shagg" Washington, do grupo Cypress Hill, entrou com um processo contra a Rockstar Games, alegando que a mesma usou sua imagem e sua história de vida no jogo sem pedir sua permissão.
O rapper disse que foi convidado por um “grupo de jovens desenvolvedores de videogames” para uma reunião em 2003 em um pequeno escritório de Hollywood para discutir a possibilidade de ser incluído em um jogo. Os programadores pediram a Michael detalhes sobre a “sua vida nas ruas” e os detalhes de sua própria “vida atribulada […] incluindo a forma como os adolescentes em sua turma andavam na bicicleta”. A reunião durou quase duas horas sem qualquer assinatura de contratos ou acordos verbais entre Michael e a empresa.
Quando Michael foi questionado sobre o porquê de só processar a empresa 6 anos depois do lançamento do primeiro GTA, ele afirmou que nunca tinha reparado no jogo antes e que foi alertado por alguns amigos e familiares. Ele exigiu 25% dos lucros atuais e retroativos obtidos com o jogo pela Rockstar Games, algo em torno de $250 milhões. O rapper perdeu o caso em 2012. Se a história é verdade ou não, ninguém sabe, mas sites especializados afirmam que as primeiras versões demo de GTA vinham com créditos à Michael Washington.
Silent Hill
Depois de dar uma quebra no suspense de Fatal Frame com GTA, voltamos à "Sessão Medinho" com Silent Hill. Aparentemente, tanto o jogo quanto o filme baseado na série tem inspiração direta a lugares e acontecimentos reais, além de algumas outras mídias, como livros e quadrinhos. Vamos a alguns deles!
Para começar, todas os nomes de ruas e avenidas de Silent Hill foram criadas a partir de nomes de autores, por exemplo:
• Nathan Ave. = Robert Nathan, romancista e poeta norte-americano;
• Lindsay St. = David Lindsay, romancista escocês;
• Carroll St. = Jonathan Carroll, romancista norte-americano;
• Sagan St. = Carl Sagan, dispensa apresentações;
• Koonts St. = Dean Koontz, um de meus autores favoritos.
O jogo também tem inspirações nas fantasias surreais do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, que por sua vez foi baseado no livro de mesmo nome, de Anthony Burgess, que foi baseado na história real do estupro de sua primeira esposa, Lynne, por quatro rapazes. #tenso
Claudia Wolf, personagem de Silent Hill 3 foi inspirada na personagem principal do filme Santa Sangre, que também era devota de um culto religioso meio bizarro. Dizem que o filme é baseado na história real de um serial killer mexicano, chamado Gregorio Cárdenas ou Gojo Cardinas (não se sabe o nome ao certo).
Vários aspectos de imagem e direção de Silent Hill receberam inspiração de O Exorcista, outro filme baseado em fatos reais que conta a história de um garoto de 13 anos, conhecido apenas por R.
Seu comportamento estranho começou em 1949, após a morte de uma tia. Ele começou a ouvir arranhões na parede e objetos voavam pela casa. Cadeiras e camas se moviam quando o garoto estava nelas. A família desesperada pediu ajuda à igreja católica. A primeira tentativa de exorcismo acabou em desastre. Ele rasgou o padre do ombro ao pulso com uma mola da cama. Foram necessários mais de 100 pontos no local. Palavras começaram a surgir em seu corpo e uma delas, Louis, fez a família mudar de volta para Saint Louis, acreditando haver algo lá.
Entre em cena um estudioso jesuíta que na época tinha 27 anos, Walter Halloran. Ele estudou na Universidade de Saint Louis e tratou de R. Narrando o caso, ele diz que “o garoto cuspia com precisão e acertava seu corpo a 1,5 metros… certa vez vi uma marca em seu ombro que parecia a caricatura do demônio. Eu podia ver suas mãos e não era ele que fazia… ouvimos a voz e ela falou que não ia embora até que uma certa palavra fosse dita”. Na páscoa, uma outra voz tomou o garoto e disse a palavra Dominus. Neste momento ouviu-se um tiro e o garoto ficou curado.
Outro fime que também tem relação direta com Silent Hill é, pasmem, Um Tira no Jardim de Infância. Sim, aquele com Schwarzenegger (thanks Google for that). Só que nesse caso, não é o filme que é baseado em fatos reais, mas a locação dele: o Astoria Elementary School, que existe de verdade e fica no estado de Illinois. Dá uma olhada nas cenas do filme e do primeiro jogo:
Além disso, o filme de Silent Hill buscou uma fonte real para servir de inspiração para as filmagens: a cidade de Centralia, na Pensilvânia. Olha o naipe do lugar:
Quem quiser ler uma matéria muito bacana sobre a história bizarra dessa cidade, é só clicar AQUI!
Outros jogos
Além dos jogos acima, temos ainda alguns outros jogos baseados em fatos reais, mas um pouco mais genéricos. Dentre eles, destaco os seguintes:
Série Assassin’s Creed: a ambientação do jogo acontece em épocas e acontecimentos históricos reais, mesclando ficção e realidade de uma forma sensacional e coerente, inclusive no que diz respeito aos personagens. Veja alguns dos fatos históricos dos jogos da série:
AC1 - 1191 - Terceira Cruzada - Jerusalém, Acre, Arsuf, Masyaf e Damasco;
AC2 - Sécs. 15 e 16 - Renascença Italiana;
AC Brotherhood - Séc. 16 - Renascença Italiana;
AC Revelations - Séc. 16 - Constantinopla (também revive flashbacks que se passam depois de AC1);
AC4 Black Flag - 1650 a 1726 - Era Dourada da Pirataria - Havana, Kingston e Nassau;
AC3 - Séc. 18 - Revolução Americana.
Séries Medal of Honor e Call of Duty: franquias de jogos de guerra FPS ambientadas, principalmente, na Segunda Guerra Mundial, além de alguns outros conflitos, como a Guerra Fria e o conflito no Afeganistão, iniciado em 2001.
Bom, galera, é isso aí! Agora peguem o Fatal Frame ou o Silent Hill, liguem seus videogames e Vão Jogar!
* Revisado em 18/03/2016 às 01:49:32
Compartilhe