Uma explicação sobre os sistemas de contas da Nintendo
Quem teve, ou ainda tem, um Wii, sabe muito bem do que eu estou falando. Tal qual qualquer console da geração passada, é possível comprar jogos digitais para ele... ou quase. Devido a uma série de restrições, somente pequenos títulos estão disponíveis, mas esse não é o ponto que eu quero abordar. Imagine que para comprar algo, além de ter que passar por um processo extremamente burocrático de compra de pontos, a única coisa que identifica que aquela compra é sua é o seu console. Se fisicamente acontecer qualquer coisa com ele ou até mesmo você resolver formatá-lo, você perde tudo. Até era possível vincular a conta do Club Nintendo, antigo programa de recompensas da empresa, mas era algo muito solto que não servia muito bem como registro do que foi comprado.
Quando o Wii U veio, ele trouxe um acréscimo que parecia a solução dos problemas: o Nintendo Network ID, uma conta que você cria no console para poder acessar o Miiverse, rede social da empresa que interage com seus jogos, poder jogar online e claro, acessar sua loja digital, a eShop. Esse sistema também veio a ser introduzido no 3DS. Só que logo ficamos sabendo que os jogos ainda estavam atrelados ao console, então ficou a dúvida: o NNID serve para alguma coisa mesmo?
O que irei falar são algumas conclusões baseadas em observações, então não considerem nada disso uma verdade absoluta, mas sim como algo altamente provável. Então não, os seus jogos não estão vinculados somente ao console, eles também estão vinculados ao seu NNID, tanto que é possível verificar o seu histórico de compras detalhadamente tanto pela eShop quanto pela internet. O grande problema na verdade é que o seu NNID é que é vinculado ao console, sendo que inclusive desvincular conta dele o mesmo não pode estar offline, sei disso por experiência própria, ao menos no Wii U. Então o grande problema se o seu console queimar e por consequência não puder mais acessá-lo, é que não há como desvincular a conta e vincular a outro console. Eu também não sei como funciona quando há jogos comprados na conta que foi movida de um console para o outro, mas eu acredito que eles fiquem indisponíveis. Isso bate com relatos de pessoas que conseguiram recuperar os seus jogos logando em outros consoles, provavelmente o contato que tem que ser feito com a Nintendo é justamente para eles desvincularem a conta do console antigo, o que também explica o motivo do processo ser meio burocrático, já que se fosse muito simples seria fácil de alguém cometer alguma fraude logando em vários consoles. Mas enfim, não é nada prático.
Conta Nintendo
Pois é, surgida recentemente, mais uma conta para se cadastrar, a Conta Nintendo é a promessa de unificar de uma vez por todas o monte de logins que acumulamos ao longo do tempo. Felizmente, essa conta pode ser criada facilmente e já aceita que coloquemos o Brasil como país de origem, mas não comemorem muito, vocês vão entender mais abaixo. E por favor, não errem a data de nascimento no cadastro, é a única informação que não pode ser modificada depois.
Nessa conta você também pode vincular redes sociais, como Facebook, Twitter, Google+ e o mais importante, o seu NNID, que deve ser do mesmo país que você indicou no perfil.
O lado bom é que ao contrário do Club Nintendo, que não permitia a troca de país, a Conta Nintendo pode ser modificada sem maiores restrições. Vamos supor que você se cadastrou no Brasil, associou um NNID também daqui, mas depois resolveu mudar tudo para o Canadá. Sem problemas, é só ir lá no perfil e mudar, o sua associação de NNID irá ficar inválida, mas basta mudar para um que seja do Canadá também. É basicamente a mesma coisa que eles fazem com a eShop do Wii U, que não existe no Brasil, mas que eles fazem vista grossa se você mudar o país nas configurações do console e comprar na eShop de outro lugar.
A grande diferença da Conta Nintendo para o NNID, é que agora ela passa a ser a sua conta em todos os serviços futuros da Nintendo, independente de você ter ou não um sistema deles. Sim, pode ir lá e se cadastrar mesmo se só tiver um PS4 ou XOne, logo vocês vão entender porque isso faz sentido. É provável que com o tempo as outras contas sejam eliminadas e essa passe ser a única.
My Nintendo
O My Nintendo é novo programa de recompensas, acessado através da Conta Nintendo. A premissa básica é bem simples: gaste uma grana com jogos e ganhe alguns brindes, descontos e mais jogos. Para isso, você tem que acumular moedas de diferentes tipos (platina e dourada), que irão funcionar como dinheiro virtual para que você compre os benefícios. Essas moedas podem ser ganhas de diversas formas, que eles apelidaram de missões, como por exemplo, acessar a eShop através do NNID vinculado ao menos uma vez por semana, vincular as contas de redes sociais, responder perguntas no aplicativo Miitomo, e claro, gastando em jogos na eShop. Aliás, moedas douradas só podem ser obtidas dessa forma. A maior parte das recompensas de jogos e DLCs exigem moedas douradas, mas algumas coisas menores podem ser conseguidas com as moedas platina, então mesmo que você não goste de gastar muito, pode conseguir alguns benefícios menores. Infelizmente o prazo para gastá-las não é muito grande, todas as moedas ganhas tem um prazo de validade de apenas seis meses.
Embora eu não tenha visto nada relacionado a jogos físicos, há uma área onde é possível entrar com códigos de pontos, que provavelmente irão passar a vir junto as caixas daqui pra frente, assim como era no Club Nintendo. Infelizmente não é possível ganhar pontos com o que já foi comprado, seja digital ou físico, mas eles mandaram um código bônus por e-mail para os membros do programa antigo.
E sim, o My Nintendo também está disponível aqui no Brasil... mas meio capenga. Primeiro, que como não temos eShop para o Wii U por aqui, nada referente ao console aparece, somente coisas para 3DS. Pelo mesmo motivo, as missões referentes ao aplicativo Miitomo não ficam disponíveis, fazendo com que ganhar pontos por aqui se torne bem mais difícil. Mas como a Conta Nintendo permite a troca de países, isso pode ser contornado sem maiores problemas, uma vez que as moedas ganhas agora ficam associadas a Conta Nintendo e não mais aos NNIDs.
Miitomo
Junto com tudo isso também tivemos a estreia do aplicativo Miitomo, o primeiro app oficial da Nintendo para celulares (Android e iOS), que é uma espécie de cruza bizzarra de chat, rede social e jogo. Apesar da maioria torcer o nariz para a ideia, o fato de utilizar o aplicativo render pontos no My Nintendo com certeza fará com que muitos acabem usando-o no cotidiano apenas com esse objetivo.
Mas nesse caso as coisas não estão muito legais para nós também, nem é possível baixar o aplicativo oficialmente aqui no Brasil, ao menos por enquanto, ou você consegue um jeito de instalar na marra (Android) ou então utiliza uma conta de outro país na Apple Store (iOS). Obviamente, sua Conta Nintendo também não pode ser daqui.
Já que o sistema está aberto a isso, eu mudei todos os meus dados para a minha conta canadense, baixei o APK (Android) e instalei o aplicativo diretamente para poder testar. De cara eu já digo que ele é bem pesado, não no sentido do meu celular ter custado rodar, mas na lentidão de carregar as coisas, aparentemente por tudo ser online, então provavelmente os servidores estão meio sobrecarregados.
Infelizmente eu não tive como fazer testes muito profundos na parte de interatividade, uma vez que só é possível adicionar pessoas pessoalmente ou alguém que seja o seu amigo no Facebook ou Twitter, o que eu particularmente achei meio furado.
Mas mesmo assim foi possível ter uma ideia de como ele funciona. Após criar o seu Mii, que pode ser importado do seu NNID ou de outro Mii qualquer com QR Code, ele se apresenta a você, como se fosse um tamagochi bizarro de você mesmo na visão feliz e dorgada da Nintendo. Aliás, é tudo cheio daquele humor meio estranho e engraçadinho da empresa. Ele fica andando de um lado para o outro e você pode interagir com ele, normalmente para responder a alguma pergunta aleatória, tipo o que você fez no último final de semana. Claro que seus amigos podem visualizar as respostas.
Essas interações podem lhe garantir moedas para serem utilizadas dentro do aplicativo e também algumas moedas platina que vão direto para o seu My Nintendo, caso você tenha associado a conta ao aplicativo. Sim, dá para usar sem nenhuma conta, mas aí se acontecer alguma coisa com o celular, você perde tudo. É aqui que existe alguma lógica em mesmo quem não tem um console Nintendo ter uma Conta Nintendo, afinal, alguns benefícios do My Nintendo são brindes para o Miitomo.
Uma das brincadeiras do aplicativo é você comprar roupas diferentes para o seu Mii com as moedas ganhas, o que inclusive lhe garante níveis de estilo, seja lá o que isso represente. E claro que algumas roupas especiais só podem ser adquiras como benefício do My Nintendo. É possível também fazer algumas montagens com o seu Mii, colocando-o em cenários e poses variadas, criando imagens que podem ser salvas no seu celular e/ou divulgadas em suas redes sociais. Além de toda a parte de interação com outras pessoas e trocas de roupa, também existem alguns mini games bem simples, nos quais você pode ganhar alguns bônus também, mas necessitam de moedas ou tickets especiais para serem jogados.
Então sim, é um aplicativo super simples e meio bobo até, voltado mais para o público adolescente. Porém o que eu achei que a grande sacada dele foi essa interatividade com o My Nintendo, fazendo com que mesmo quem não tenha muito interesse no aplicativo, acabe utilizando-o para conseguir alguns descontos em jogos de Wii U e 3DS. Provavelmente esse conceito irá se expandir para os futuros jogos e aplicativos da empresa para celulares, talvez ele consiga algo melhor que o Miiverse, que foi uma ideia muito bacana, mas que pelo processo burocrático de se acessá-los nos consoles, acabou ficando em segundo plano.
Game Store
Outro pedido de muitos também foi atendido. Agora dentro do próprio site da Nintendo existe uma seção chamada Game Store, onde você pode efetuar a compra de jogos digitais, que serão baixados automaticamente em seu console, caso esteja configurado para tal. E lembram sobre a explicação que eu dei lá em cima sobre os jogos estarem sim vinculados ao seu NNID? Pois é, ele é necessário para as compras, e caso você tenha algum saldo na eShop, ele aparece disponível perfeitamente para você.
---
Apesar do imenso atraso da Nintendo em organizar toda a sua parte digital, parece que finalmente as coisas estão entrando nos trilhos. Embora eu só vá poder dar uma opinião mais concreta futuramente, em um primeiro momento parece estar tudo muito bem organizado. Ainda que ao seu modo, a Nintendo também está seguindo a tendência de ter como principal uma plataforma de serviços que abarque todos os seus produtos ao invés de um console. Dependendo de como as coisas caminhem, pode ser que no futuro ter um console ou não da Nintendo seja apenas um mero detalhe entre os seus consumidores, embora isso não necessariamente signifique que ela abra mão da exclusividade dos seus jogos, como o tão sonhado "Mario para PC". Aliás, me pergunto qual o papel que o NX irá desempenhar nisso tudo.
A sacada de gamificar as suas aplicações para o ganho de moedas no Miiverse também é muito boa, afinal, todo mundo acaba fazendo um esforço para conseguir algum desconto, ainda que no momento as recompensas não sejam as melhores do mundo.
Também não tive notícias ainda do prometido serviço de poder colocar os saves na nuvem, mas ao que me parece já está funcionando no Japão, então deve ser questão de tempo até chegar aqui.
E vocês, o que estão achando dessa "nova" Nintendo?
* Revisado em 14/01/2017 às 00:35:02
Compartilhe