Não é de hoje que esse tipo de sistema gera polêmica. Em 2015 a Valve tentou fazer algo semelhante em sua plataforma de jogos digitais com o Steam Workshop, que acabou rapidamente sendo extinto devido a rejeição dos jogadores pelo sistema. Mods são uma parte importante da cultura de jogos de computador, os quais não só modificam os mesmos algumas vezes de maneira bizarra, como também acabam servindo como atualizações não oficiais muito bem-vindas. Recentemente a própria Bethesda trouxe um pouco disso para o Xbox One e PlayStation 4 com a edição especial de Skyrim, ainda que obviamente de maneira muito mais limitada do que nos PCs.
Segundo a Bethesda, o seu sistema não visa acabar com os mods, que seguem sendo criados livremente pelos jogadores. A ideia é ter uma equipe especializada ou parceiros, que criem novos conteúdos originais para os jogos, que serão disponibilizados de forma paga para o serviço. Para evitar qualquer confusão, também não serão permitidos que mods já existentes apareçam na plataforma, que passarão por uma curadoria minuciosa da Bethesda.
Para os que quiserem comprar os mods, será necessário comprar créditos nas respectivas plataformas digitais, Live, PSN e Steam, que são transferíveis e poderão ser utilizados tanto em Fallout 4 quanto em Skyrim Special Edition. Nada ainda foi dito a respeito dos valores reais até o momento.