Sempre que rola uma discussão sobre pirataria nos jogos e afins caimos na questão de que isto acontece porque os jogos tem preços abusivos, muitos impostos coisa e tal. Eu sempre levantei a bandeira de que se ficar só reclamando e não fazer, nada irá se resolver, usando você piratas ou não.
Então eis que uns tempos atrás eu escuto falar sobre um projeto de nome Jogo Justo feito por um camarada de nome Moacyr Alves Jr., que visa a redução dos preços dos jogos no nosso país. Pra quem se interessar, clique aqui para ver o site do projeto. A ideia é ter os jogos em uma faixa de R$100,00. Aqui vocês já devem estar reclamando que ainda é um valor alto e blá, blá, blá. Eu também ainda acho um valor alto, até porque você pode comprar DVD’s de filmes a R$ 40,00 e filmes também são produções muito custosas, mas já é um excelente começo.
Só para vocês terem noção, o projeto já conseguiu apoio de várias lojas como Leitura e Saraiva e produtoras de peso como Square Enix e Blizzard. Claro que é um bom negócio para todo mundo, os jogadores aliviam o bolso, as lojas vendem mais e as produtoras finalmente poderão entrar no mercado brasileiro, ainda mais com o país tão em evidência ultimamente.
Aconselho vocês a acompanharem de perto o projeto e divulgarem o máximo possível, afinal quem mais tem a ganhar nesta história somos nós. Claro que esta não é a solução para todos os problemas, mas é o pontapé inicial que estava faltando para começar a mudança nessa bagunça que é o nosso mercado de jogos, mas ainda há muitos outros fatores, principalmente na mentalidade da galera, que só sabe reclamar ou apontar o dedo na cara dos outros da poltrona da sala.
Fica a minha dica, já fazia tempo que eu estava para falar sobre isso, mas como o tempo anda curto acabei atrasando. Então até a próxima e já sabem né...
* Revisado em 11/01/2017 às 10:38:13
Compartilhe