Eu sou leitor de quadrinhos há uns 15 anos e nunca entendi direito o ódio que os humanos "normais" sentem dos mutantes nas HQs dos X-Men. Eu acho que é inveja, já que os mutantes podem disparar raios dos olhos, fazer surgir garras das mãos ou comandar os ventos e tempestades. Mas o que importa é que esse ódio sustenta as histórias da equipe mutante desde 1963 e isso nos proporciona grandes aventuras nas mais variadas mídias, seja nos filmes do cinema ou nos livros, como o crossover X-Men / Star Trek. Os mutantes criados por Stan Lee e Jack Kirby também se aventuraram (e se aventuram) nos videogames e um exemplo disso é o ótimo X-Men Mutant Academy lançado para o Playstation 1...
É porrada mutante!!
Se teve um gênero que reinou nos anos 90, esse foi o de luta, e Street Fighter II foi a "cara" deste tipo de jogo. Outros chegaram a ganhar destaque e quando a série Mortal Kombat foi lançada houve certa polarização, Street Fighters de um lado e Kombatents do outro.
Outros títulos surgiram e fizeram muito sucesso, como The King of Fighters, Killer Instinct, Virtua Fighter e Tekken. O sucesso dos jogos de luta era tão grande que era comum ver em qualquer boteco de esquina uma máquina de algum Street Fighter e uma fila de moleques esperando para jogar. Mas eram tantos jogos parecidos entre si que o gênero passou a perder seu apelo junto aos fãs, uma vez que as empresas, na sua busca desenfreada por lucro, lançavam dezenas de jogos sem grandes novidades, a não ser um número maior de lutadores selecionáveis (não é, Capcom?). Basta ver Street Fighter Zero, Zero 2 e Zero 3. Quando a Capcom lançou Street Fighter III, para mim o melhor e mais equilibrado de toda a série, ele já não era mais a mesma coisa. Mas eis que a Activision lançaria X-Men Mutant Academy...
X-Men Mutant Academy é um jogo no estilo clássico que utiliza muito bem as capacidades 3D do aparelho da Sony, levando os heróis da Marvel Comics a se enfrentar em combates 1 a 1 em cenários baseados em locais conhecidos pelos leitores das HQs, como a Sala de Perigo ou aquele tronco gigante que até hoje não entendi direito o que ele faz ali (!). Apesar de poucos lutadores, 10 no total, o game traz alguns dos mais famosos mutantes da Casa das Ideias. Vamos à eles:
Ciclope:Scott Summers é o eterno líder dos X-Men. Com seu poder mutante ele pode disparar raios pelos olhos e a única maneira de controlar isso é usar seus óculos (ou visor) de quartzo-rubi. Seus golpes atingem os adversários à distância e ainda é um bom lutador próximo ao oponente. É o mais equilibrado de todos os lutadores do game.
Fênix:Jean Grey era a esposa do Ciclope nessa época e atendia pelo codinome de Fênix. Jean tem poderes telepáticos e telecinéticos, o que significa que ela pode ler pensamentos (muito útil no game ) e mover objetos com a mente.
Wolverine: O baixinho mais invocado da Marvel é "o melhor naquilo que ele faz, e o que faz não é nada bonito". Logan é o mais famoso e querido mutante da Marvel devido ao seu mau humor e suas indefectíveis garras que saltam de suas mãos. Seu esqueleto é revestido pela liga metálica conhecida como adamantium, virtualmente o metal mais resistente do planeta, o que faz que, junto ao seu poder mutante de cura, seja quase indestrutível.
Fera:Fera é o codinome do doutor Hank McCoy, um multi-habilidoso mutante que teve seu corpo revestido por uma pelagem azul devido a um experimento desastroso que buscava livrá-lo de seu poder mutante.
Gambit: O mutante de olhos negros pode energizar objetos e atirá-los nos oponentes, que explodem como bombas.
Tempestade:Ororo Monroe, devido aos seus poderes de controles climáticos, já foi chamada de deusa quando ainda vivia no Quênia, seu país de origem. Quando criança ela cometia pequenos crimes para sobreviver até que foi convidada pelo Professor Charles Xavier para fazer parte da segunda geração dos X-men.
Groxo (Toad):Groxo nunca foi um grande vilão, tendo seu destaque maior quando fazia parte da Irmandade dos Mutantes. Pelo menos no filme teve uma boa participação. Os poderes do Groxo o fazem um tipo de sapo, ele pode pular e comer moscas. Super útil. O povo só o conhece por causa do desenho X-Men Evolution que ainda passa no SBT todos os dias...
Dentes de Sabre:Victor Creed é o arqui-inimigo do Wolverine e, como ele, também tem um fator de cura mutante. Não tenho muito a escrever sobre ele, só que é a pedra no sapato do Logan há muito tempo e que, segundo algumas lembranças da época em que o Wolverine não tinha memória do seu passado, ele eram agentes secretos e parceiros...
Mística: O poder mutante de Mística permite que ela possa assumir a aparência de qualquer pessoa, pena que ela não use essa habilidade no game, pois seria uma versão feminina de Shang Tsung, de Mortal Kombat. E quando ela não está andando toda azulada por aí, ela se parece com essa mulher à esquerda da foto e atende pelo nome de Rebecca Romijn...
Magneto:Magneto é um sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz (velho, hein? Segunda Guerra?!). Seu poder mutante permite que ele controle qualquer tipo de metal. Magneto é o maior vilão do Universo Marvel, aquele que todo leitor adora odiar, pena que no jogo seja tão ágil quanto uma ameba.
E o jogo? E a P#rr@ do jogo, João?!
Ok, o jogo não é nenhum Street Fighter. Por ser um game em 3D, compara-se a Virtua Fighter e Tekken, mas ainda assim fica em desvantagem, embora não muita. Eu sei que escrevi acima que o jogo faz bom uso das capacidades do aparelho, o que pode ser notado em todo o capricho da produção. Mutant Academy é aquele jogo em que você deve jogar e jogar com cada um dos lutadores até conseguir dominá-los, pois existe uma variedade interessante de golpes, e tudo pode ser treinado na Sala de Perigo, igualzinho aos filmes. E o jogo também tem um bom conteúdo, levando em conta que é um título para PlayStation 1. No game temos os seguintes modos:
Arcade Mode: É o modo principal, onde enfrentamos cada um dos lutadores até enfrentar Magneto. Aliás, este modo bebeu da fonte do Street Fighter II, pois só podemos enfrentar os 4 chefes finais, mas não escolhe-los para lutar. Lembra-se de quando só tinham 8 lutadores disponíveis em SFII e não podíamos escolher Balrog, Vega, Sagat ou M.Bison? A diferença é que aqui dá pra desbloquear os 4 chefes sem precisar comprar outro jogo. Se fosse lançado hoje em dia teríamos que baixar alguma DLC...
Versus: Clássico modo para enfrentar seu saco de pancada amigo em disputas 1 contra 1.
Survival: Era moda na época. Aqui você escolhe um lutador e vai enfrentando luta a luta sem que sua barra de energia se recupere. Se a energia acabar você perde.
Academy Mode: Você sabe que o Professor Xavier criou os X-Men para treinar os mutantes a fim de que desenvolvam seus poderes para defender àqueles que os odeiam e blá, blá, blá. Pois bem, aqui ele aparece na capa do jogo e tem que trabalhar também. Neste modo tutorial você escolhe um lutador e treina na Sala de Perigo. É interesante, pois ajuda a dominar os golpes de cada um. Além disso, os treinos são todos dublados e o velho Charlie fala pelos cotovelos. A cada acerto ele o parabeniza, mas se você erra demais ele fica nervoso. Só faltou o cenário modificar como acontece nos quadrinhos...
Cerebro Mode: Uma coisa muito legal neste jogo é que ele premia o jogador por sua fidelidade em não trocá-lo por outro título. Além dos 4 lutadores que você desbloqueia, ainda tem uma batelada de itens desbloqueáveis, como capa de revistas antigas e clássicas, artes dos personagens, pequenas FMVs (que eram febre na época, a maioria dos jogadores babavam nesse tipo de adicional) e até trailers do primeiro filme da equipe. É muito conteúdo adicional que agrada em cheio, principalmente, aos fãs dos quadrinhos. E todo esse conteúdo extra fica disponível para ser visto e revisto a qualquer momento dentro do Cerebro Mode, que por sinal, tem muita semelhança com o Cerebro visto no filme...
O jogo sofreu a influência do filme X-Men (2000), que finalmente colocou os heróis da Marvel em uma película decente. É por isso que vemos os personagens com os uniformes alternativos baseados nos usados nos filmes. Na verdade toda estratégia focou em unir o "Universo X" ao que seria apresentado nos cinemas, tanto que a divulgação na época foi pesada. Aliás, perguntado na época sobre o porquê de não haver os uniformes conhecidos dos quadrinhos no filme, o diretor Bryan Singer disse que seria ridículo ver homens de colante azul e amarelo saltando pela tela, o que até certo ponto eu concordo...
A jogabilidade é boa e ruim. Explico. Os golpes são muito bem feitos e entram com muita facilidade, os movimentos são rápidos e o controle responde muito bem, mas existem os botões definidos para golpes especiais e contra-ataque, o que não me agrada em nada. Você pode escolher o Wolverine e ficar apertando o R1 o tempo todo que o oponente será arremessado para o alto e receberá o golpe novamente até o fim da luta..
Apesar do jogo ser um pouco desbalanceado, os golpes de cada personagem estão muito bons, destaque para os chutes de Wolverine, no melhor estilo "Matrix" ou para os golpes da Mística.
X-Men Mutant Academyé um jogo muito bom, principalmente se lembramos que todas as boas ideias já tinham sido usadas na época e o gênero já não gozava de sua popularidade quando o jogo foi lançado, e mesmo tendo jogos superiores à ele, vale a pela jogá-lo, seja você fã dos fighting games dos anos 90 ou fã dos X-Men (como eu, que jogava muito mais por isso), e vale a pena também procurar pela sequência, X-Men Mutant Academy 2, onde podemos escolher o Professor X - que luta em sua cadeira de rodas (!) - e até o Homem-Aranha, que nem é mutante. Vale lembrar que uma versão do jogo estava em produção para o Nintendo 64, mas foi cancelada por motivos que desconheço.
Então aproveite para tirar a poeira do seu velho PS1, chame um amigo e vão jogar!
só joguei esse X-men na casa do amigo do meu irmão um pouco, o desgramado usava o Ciclops direto, com aqueles lasers dele...mas podia ser pior, se usa-se o Logan então...olha, se não fosse pela mistica, o jogo nem me empolgava tanto, vai ver que fora os gráficos em 3D, já que estava acostumado com os jogos da Capcom sabe? Marvel Super Heroes, X-Men Children of Atom...mas os golpes eram maneiros e nem sabia que tinha um Mutant Academy 2 0__0
Concordo com você em um ponto crucial: eu jogava os jogos dos X-Men mais por ser fã deles do que pelo jogo ser bom!
Os jogos deles não são aquela coisa "ó, que maravilha" (exceto o Legends 2, que eu acho FODA), mas há um certo prazer em controla-los, provavelmente (e muito) pelo fato de serem mutantes com poderes especiais que nunca teremos (mas que queríamos ter).
Agora, como assim o Homem-Aranha não é mutante? Ele foi picado pela bichinha radioativa lá e isso afetou seus genes. Logo, ele é um mutante, moço! Agora, se você quis dizer que ele não é um mutante do universo dos X, aí sim, eu concordo, hehe XP
Não cheguei a jogar o Mutant Academy, mas era um jogo que sempre sentia vontade. Mas sempre surgiam outros que furavam a fila... talvez eu baixe uma ISO em breve pra emular.
Parabéns pelo escrito e obrigada por me proporcionar boas lembranças do universo dos X-Men!
Eu lembro de quando esse jogo saiu, eu não tinha um PSX, mas a maioria dos meus amigos tinham, todo mundo empolgou por ser um jogo de luta 3D dos X-Men.
Mas eu discordo de que na época os jogos de luta perderam apelo entre os fãs, aliás, eu morava nos fliperamas nesses tempos e Street Fighter Zero 3 e Marvel Vs. Capcom bombava na casa de todo mundo, apesar que das versões porcas da série VS para PSX. Felizmente tinha uma locadora com um Saturn e aquele maravilhoso cartucho de expansão, que trazia os fliperamas, literalmente, para o console... ô época boa
Quando eu conheci este jogo eu também estava acostumado aos jogos da Capcom, aí fiquei meio receoso, mas foi só por uns minutos, aí joguei muito, inclusive o segundo jogo, que tem mais personagens, como Homem-Aranha, Professor X, Forge (aquele mutante cujo poder é criar qualquer máquina,igualzinho ao professor Pardal) e até o Fanático... Dê uma chance ao jogo, pois vale a pena.
@Sucodelarangela
Ah, eu jogo qualquer coisa relacionada aos quadrinhos, até o Maskara (que veio dos quadrinhos, ok?) e Controlar um X-Men é bem como você mencionou. E Legends é muito bom...
Discordo (educadamente) sobre o Homem-Aranha. Segundo Stan Lee, criador de quase todo o universo Marvel, Mutantes são aqueles indivíduos que nascem com o "gene X", que altera sua estrutura conferindo-lhes poderes especiais. Literalmente, os mutantes são a evolução da raça humana, seguindo uma explicação Darwiniana. Por sua vez, o Homem-Aranha recebeu seus poderes ao ser picado por uma aranha irradiada, o que alterou sua estrutura, não de forma natural, o que não faz dele um evolução, mas sim, um acidente. É o mesmo que aconteceu com o Hulk (atingido pela bomba Gama), Quarteto Fantástico (expostos aos raios cósmicos) ou ao Capitão América (que foi injetado o soro do supersoldado. Consegui explicar?
@Rafa Tchulanguero Punk
Eu entendo que você discorde da perda de apelo do gênero, mas se você ver, Street Fighter vs X-Men é de 1996, Marvel vs Capcom, de 1998. Mutant Academy já é do finzinho da popularidade dos jogos de luta.
Se bem que eu, como sempre fui pobre e tinha um Snes e um PSx nessa época (2000/2001), só jogava Super Street Fighter II, Ultimate Mortal Kombat 3 e X-Men Mutant Academy,que são jogos de luta. Mas o que eu estou falando (ops, escrevendo)? Eu jogos esses games até hoje! kkkkkkkkkk
Não é Professor à toa, auhauhauha Eu entendo ponto de vista, mas no meu, tudo que sofre mutação (natural ou não) é mutante! Quanto ao Maskara, o jogo é muito massa! Me acabava no SNES!
Perfeita a tua colocação, eu entendo da mesma maneira. "Mutati Mutantis" (acho que se escreve assim). Mas o caso é que em uma entrevista o criador deles, Stan Lee, disse que já não tinha mais ideia para criar personagens. Tinha quem fora picado por aranha irradiada, raios cósmicos, bomba gama, soro especial, pacto com o diabo, quem ganhou os poderes depois de tomar um banho em produtos químicos, teve até quem construiu uma armadura cheia de armas legais para não precisar ter que ganhar seus poderes de ninguém. Aí acabaram as boas ideias. Para resolver esse problema, Stan Lee pensou: "E se eles nascessem com os poderes?" Bingo! Ele não precisaria mais se preocupar em criar origens. "Como ele conseguiu seus poderes? Ah, ele nasceu com eles. Ah, que legal".
Na verdade, essa história de mutantes é mais uma muleta, mas funciona bem...
Eu sou suspeito para falar, pois joguei muito o segundo game. Era aquela coisa: eu joguei muito Marvel Super Heroes, X-Men vs Street Fighter, X-Men Children of Atom (nome ridículo, aliás) e quando vi Mutant academy fiquei maluco, mas tinha poucos personagens. Aí, quando o segundo trouxe novos mutantes pra festa eu joguei ainda mais. Acho que não consigo dizer qual é melhor, ou qual é pior, apenas que o impacto do primeiro foi bem maior...
Eu até gostei do "X-Men Evolution, era uma animação bem feita quando assisti pela primeira vez, o lado ruim é que descaracterizou demais o Universo X. Depois disso eu não assisti "Wolverine e os X-Men". Sou fã das antigas e sempre vou achar a série antiga, que passava na TV Colosso (nossa!), muito melhor. Se bem que tem o anime também...
Vocês dois estão errados, mutantes são os indivíduos que atendem pelo nome de Sérgio Dias, Bia Mendes, Fábio Recco, Rita Lee, Arnaldo Baptista, Liminha, Zélia Duncan, Dinho Leme
E a idéia foi dos X-Men já nascerem com os poderes foi da esposa do Stan Lee.
Se a ideia dos poderes virem de nascença foi do Stan ou da mulher dele, eu não sei, só sei que foi uma boa fuga do technobabble e eu gostei. Quanto aos detalhes, vocês que são entendedores de quadrinhos, que se entendam, auahuahuahuahua
Não sabia da mulher dele. Grande falha minha. Eu abri uma entrevista na antiga Revista Wizard, ainda da Editora Globo, onde ele assume a autoria da ideia..
Tenho que trazer a cabeça de alguém em uma bandeja de prata depois de um erro deses
Eu até gostei do "X-Men Evolution, era uma animação bem feita quando assisti pela primeira vez, o lado ruim é que descaracterizou demais o Universo X. Depois disso eu não assisti "Wolverine e os X-Men". Sou fã das antigas e sempre vou achar a série antiga, que passava na TV Colosso (nossa!), muito melhor. Se bem que tem o anime também...
Acho Wolverine e os X-Men melhor que Evolution, tá eu até assisto um episódio se voltar a passar. Claro que a aquela Animação que passava na Globo e no canal Fox é mil vezes melhor. Aliás tenho o boneco do Wolvie que saiu pela estrela por aqui na época do desenho.
Olha que eu me iludia com o MK3 filho, rs. Mas o que eu gostava mesmo foi uma fita multijogos que tinha a dobradinha King of Fighters 96 ( que no Super Game Boy pegava com 2 jogadores) e Real Bout Fatal Fury Special (que tbm pegava para 2 jogadores no Super Game Boy). Rolava uns versos bacanas naqueles joguinhos, pena que fui desfazendo de todas essas coisas, devido ao desânimo de ter a boa parte da minha coleção do SNES roubada.
Eu não mencionei o de GBC porque não achei que seria relevante. Mentira, é que joguei uma vez só. Eu esqueci, de tão ruim que achei... mas, sim, é melhor do que o MK4. Aliás, falando em Mortal Kombat, você já jogou o Mortal Kombat Advance? kkkkkkk
@ Rafa Tchulanguero Punk
Eu não sabia desses episódio para assistir. Quando tiver tempo vou dar uma olhada...
@ Sucodelarangela
Concordo com você, MK4 é ruim que só. Mas eu jogava muito na época, pois queria ver todos os finais, e gostava do final do Jax...
@ Todos
Meu conhecimento do Gameboy antigo se resume aos 4 cartuchos que tenho hoje, aos Pokemons que já tive e zerei, e alguns jogos que joguei no emulador pro meu PSP, então nem vi esses jogos pro portátil...
Você precisa dar um desconto. Naquela época todo mundo estava bitolado com os jogos 3D, e a gente jogava qualquer porcaria,desde que fosse em 3 dimensões. Depois é que a gente foi percebendo que havia muita porcaria no meio disso. E era Mortal Kombat, tinha que jogar. E lembrei. Eu detestava aqueles bugs estranhos que davam no jogo quando encaixávamos alguns combos (porcos), em que o game, sem "saber" o que fazer, estourava a tela e jogava os lutadores, um para cada lado...
@ Thiago "T-ROK"
Fala, T-ROK!!!!
Cara, X-Men era muito bom, e era bem a "cara" dos jogos daquela época.
O desenho também era muito bom. E vale lembrar que na mesma época passava o desenho do Homem-Aranha, igualmente bom...
Aloko, rápida hein? Deve ser a neta do Barry Allen, rsrs.
Mas sabe? Aqui tínhamos a velha rixa "Street Fighter X Mortal Kombat". Eu sempre preferi Street Fighter, mas jogava MK pra não ficar sem jogar. Além do quê, o povo preferia Mk só por ser 3D...
PS: Eu ri muito com o "Jack Sparrow Edition" kkkkkkkk
A minha ficha de que MK é um jogo de luta mais ou menos caiu no UMK3 do SNES, então quando o 4 saiu eu estava muito mais interessado nos jogos da Capcom e SNK, além de claro, Killer Instinct 2
Acho que essa rixa era em todo canto, haha! Aqui, pelo menos entre meus amigos, MK sempre ganhou, exceto quando era época de SFA II e SFAIII, aí o turno virou!
Eu não mencionei o de GBC porque não achei que seria relevante. Mentira, é que joguei uma vez só. Eu esqueci, de tão ruim que achei... mas, sim, é melhor do que o MK4. Aliás, falando em Mortal Kombat, você já jogou o Mortal Kombat Advance? kkkkkkk
-Sim, já. Eu tenho ele no flashcard de vez em quanto tento jogar pra ver se consigo passar do primeiro boneco.
Quando apareceu o fliper do 4 até que joguei, era ainda jogável apesar dos bugs.
João, meu caro, vou ter um treco aqui! Vc falou que os Alpha/Zero não tem novidades e tal, mas eu acho a melhor série de jogos de luta que saiu, especialmente o 3 que eu sempre gostei mais entre todos jogos de luta que joguei (sem contar Pocket Fighter)... e olha que eu vivia apanhando nesse jogo (bem, isso sempre aconteceu em jogos de luta). Ufa... passou... passou... mas vamos lá! MEU DEUS A MÍSTICA É UMA DELÍCIA... err... digo... calma... não era sobre isso que eu ia falar... Sobre o jogo... sim... era sobre isso! Eu nunca joguei! huahuahuahuahu Eu nunca gostei de jogos de luta em 3D, então esse foi outro que pulei. Sinceramente, mesmo que tenha gostado muito do seu texto, acho que vou continuar fugindo deste jogo. Não tem jeito, meu negócio é 2D mesmo quando é jogo de luta. E rápido igual a uma ameba foi boa! kkkkkkk Bacana mesmo o texto! Abraço
Cara, eu gosto muito da "fase" Zero. Joguei muito nos arcades e até tenho o Street Fighter Zero para Saturn, que ficou bom demais, mas o que quis dizer é que são apenas atualizações dos mesmos jogos, com novos lutadores, mas ficou por aí. Tem até aquele modo que você vai lutando e evoluindo cada personagem, mas foi mal aplicado. Mas isso não o faz um jogo ruim. Longe disso.
Pensei a mesma coisa quando vi a Mística pela primeira vez kkkkkkkkkkkkkkkkk
2D é 2D e nunca será superado, mas este game vale a jogada, nem que seja só uma vez, kkkkkkkkkkkkkk
Pior que tá todo mundo na pindaíba, acho que essa viagem vai demorar, hwa hwa hwa.
Mas bom saber que tu honra as calças que veste, marcada uma pancadaria, no videogame, pra essa vida ainda, hwa hwa hwa. Já aviso que sou apelão: Zangief e T. Hawk na veia
O Sean é o Dan que não deu certo, vai ter Shorryuken reto lá em São Paulo, hwa hwa hwa.
E no VS. normalmente eu não tenho paciência, normalmente escolho aleatório mesmo. Se eu escolher Zangief ou T. Hawk é porque eu apelei, por isso falei deles lá em cima, rzs.
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