logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! NotíciaBGS 2018Nolan Bushnell

Nolan Bushnell virá novamente para a Brasil Game Show em 2018

Fundador da Atari fará a sua segunda visita ao evento, em um ano em que chegou a perder uma premiação devido a acusações de assédio no passado.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 06/06/2018 às 07:39:22   tagarelices 0

Fundador da Atari fará a sua segunda visita ao evento, em um ano em que chegou a perder uma premiação devido a acusações de assédio no passado.


Parece que Nolan Bushnell gostou mesmo do Brasil. Após ter se apresentado durante a BGS e Campus Party MG em 2017, o fundador da Atari virá mais uma vez, para a edição 2018 da Brasil Game Show, conforme divulgado ontem (05) pela organização do evento. Como de costume, ele falará sobre a sua carreira e distribuirá autógrafos para os fãs, além de participar como jurado em um concurso de cosplay.

“Na Brasil Game Show de 2017 pude perceber o quanto os brasileiros são apaixonados pelos videogames e fiquei muito feliz com a calorosa recepção. Tive a oportunidade de encontrar muitos fãs, tirar fotos e dar autógrafos. Foi um evento incrível e estou muito feliz por retornar”, disse Nolan, que também gravou uma mensagem para o público da BGS:


O caso da GDC e as acusações de assédio

No começo do ano Nolan sofreu o impacto do movimento #MeeToo, após o anúncio de que a GDC iria premiá-lo como "Pioneiro da Indústria" em 2018. Várias mulheres ligadas a área se posicionaram contra a entrega do prêmio devido aos casos de assédio atribuídos ao ex-CEO da Atari, ao menos neste momento, assumindo que o ato seria uma afronta ao movimento, que ganhou força nas redes sociais ao dar voz para várias pessoas que sofreram algum tipo de abuso por parte de figuras importantes. Até então o movimento estava focado em maior parte na indústria do cinema, mas isso não impediu que o mesmo chegasse até os jogos.

"Enquanto outras indústrias estão se distanciando de comportamentos abusivos e sexistas de homens poderosos, a GDC está dando um prêmio de pioneiro para um deles", disse Gillian Smith, professora do Instituto Politécnico de Worcester.

Após a pressão do movimento, a organização da GDC resolveu não mais premiar Nolan Bushnell, não indicando mais ninguém como "pioneiro" em 2018:

O comitê do GDC Choice Awards [...] decidiu que não entregará o Prêmio de Pioneiro no evento deste ano, seguindo as opiniões dadas pela comunidade. A organização acredita que as escolhas dos premiados devem refletir nos valores atuais da indústria de games e vai dedicar a premiação deste ano para honrar os pioneiros e vozes não escutadas do passado.

Apesar de tudo, Nolan parabenizou a organização do evento pela decisão e pediu desculpas a quem tenha sido incomodado por suas atitudes no passado:

"Eu admiro a GDC por assegurar que a instituição reflita o que é correto, especialmente em relação a como as pessoas devem ser tratadas no ambiente de trabalho. E se isso significa que um prêmio é o preço pessoal que eu tenho que pagar para que a indústria seja mais consciente e sensitiva a esses problemas, eu admiro isso também. Se as minhas ações, ou as ações de qualquer pessoa que tenha trabalhado comigo, tenha ofendido ou causado dano a qualquer pessoa nas nossas empresas, eu peço desculpas sem ressalvas."

Os casos registrados

Ao contrário do que ocorre em muitos casos do tipo, o comportamento de Nolan no passado não é nenhuma novidade, e já foi inclusive registrado e confirmado por várias pessoas, inclusive pelo próprio empresário.

No livro The Ultimate History of Video Games: From Pong to Pokemon and Beyond, o criador do Pong, Al Alcorn, relata que durante uma reunião feita na banheira da casa de Nolan, o mesmo solicitou alguns documentos a sua secretária, e quando ela chegou, foi convidada a entrar na banheira com eles.

Já em entrevista dada ao San Francisco Chronicle no ano de 1983, Nolan diz que "Algumas moças se sentem confortáveis comigo, outras não. Acho que a aura de poder e dinheiro é muito intimidante para um grande número de meninas."

Outro comportamento do tipo foi relatado no artigo “Sex, Drugs, And Video Games”, publicado pela Playboy em 2012, em que é dito que Nolan costumava dar nomes de mulheres aos projetos internos da Atari, como por exemplo Pong, que recebeu o codinome Darlene, mesmo nome de uma funcionária da empresa que segundo ele "possuía a cintura mais fina".

---

A Brasil Game Show irá ocorrer entre 10 a 14 de Outubro de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo - SP. Os ingressos podem ser adquiridos no site do evento.



Leia também



Seja o primeiro a tagarelar!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base