Pokémon Snap foi um jogo que nunca me pegou, ainda que eu ame fotografia, talvez por ele me condicionar a uma movimentação "on rails" ao invés de livre, mas é inegável o quanto os jogadores tem um enorme apreço pelo título, que saiu originalmente para o Nintendo 64 em 1999.
Quando o Wii U foi lançado, uma das grandes expectativas era de que um segundo título do spin-off fosse produzido, fazendo uso das capacidades únicas do GamePad, de uma maneira muito similar ao que vimos em Fatal Frame: Maiden of Black Water. Porém o console já está de despedida, levando embora qualquer chance de tal jogo ver a luz do dia... ou quase.
A partir de hoje (5) o jogo original está disponível no Virtual Console do Wii U (US), depois de alguns meses de Japão e Europa o terem recebido, mas sem qualquer alteração em seus controles. Mesmo para os fãs do jogo isso pouco acrescenta, uma vez que já era possível jogar no console através do Virtual Console do modo Wii, tendo como único acréscimo a possibilidade de visualizar na tela do GamePad. Vale lembrar que a própria série Pokémon já abriu um precedente de adaptações de jogos antigos, com a versão da primeira geração da série principal com sistema de trocas online no Virtual Console do 3DS.
Curiosamente eu me encontro jogando Pokémon Y e parece que a série tem algum problema em utilizar mecânicas do giroscópio para fotografias dentro de seus jogos. Na sexta geração, embora não seja possível tirar fotos livremente do cenário (uma pena), em alguns pontos pode-se chamar um fotógrafo, e apesar de uma série de recursos similares a uma máquina fotográfica de verdade, a movimentação para obter um melhor ângulo é bem limitada. Aparentemente este recurso foi melhorado em Pokémon Sun & Moon, mas eu ainda não tive a oportunidade de jogar.
De qualquer forma, para quem ainda sim quer reavivar as lembranças do Nintendo 64 e jogar Pokémon Snap enquanto sonha com um novo spin-off, basta desembolsar a quantia de US$ 9,99 na eShop americana do Wii U e fazer o seu safári fotográfico pelo mundo de Pokémon.