logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo LivrePokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire

(Ainda) Temos Que Pegar!

18 anos e 721 monstros depois, ainda tenho vontade de jogar Pokémon

autor Hugo "Somari" Couto   datahora 21/11/2014 às 08:22:07   tagarelices 9

18 anos e 721 monstros depois, ainda tenho vontade de jogar Pokémon


Antes de mais nada, quero deixar bem claro aqui: eu sou fã incondicional da série Pokémon. Essa é a minha segunda série favorita (atrás de Sonic) e um dos jogos em que mais passo o tempo jogando e um dos que mais me divirto também.

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire foram anunciados oficialmente em maio desse ano. Com um trailer ridiculamente simples (se houver algo que defina alguma coisa abaixo de "simples", me avisem).


Só isso já foi suficiente pra me fazer ir correndo pra casa de um amigo que joga Pokémon comigo, lá pelas 9 da manhã e mandar sua mãe acordá-lo dizendo que era algo urgente pra falar com ele. Voltando para casa, mostrei esse trailer pra pelo menos mais dois ou três amigos que encontrava na rua. É pessoal, Hoenn Confirmed!

Lá se vão 18 anos e a série continua do jeito que sempre foi: arrastando gente mundo afora para comprar sua nova versão, hypando a internet e figurando em primeiro lugar nas listas de top 10 de vendas do mês. Por quê?

Omega Ruby & Alpha Sapphire

O “efeito Pokémon” é complicado de se entender para quem não conhece a série ou vê o jogo de fora. Afinal, a versão do jogo que será lançado em 2014 para 3DS é essencialmente a mesma lançada em 1996 para o Game Boy. Você pega um bichinho, sai dando porrada nos outros bichinhos e ficando feliz a cada level up até esse bichinho chegar no level 100 e ser o mais porradeiro possível. Isso tudo é um saco, cansativo e repetitivo. Sim, essa é a visão de muitos amigos meus, que não jogam/gostam de Pokémon, tem da série.

Por outro lado, quem entende e quem gosta (como eu), fica feliz com cada pequena mudança em pontos e avalia até os mínimos detalhes do jogo, desde a forma como a moveset as habilidades de um personagem pode influenciar no meta game até mesmo a palheta de cores. O que isso quer dizer? Simples: o jogo é muito, muito muito muito mais complexo do que só pegar os bichim e bater nos coleguinhas. Tem toda uma questão de cálculo, esforço, dedicação e amor com os teus animaizinhos (isso, claro, quando um breeding sai perfeito).

(Originalmente eu havia escrito um mini tutorial do gameplay aqui, mas como ficou MUITO extenso, eu deixo-vos me perguntar sobre ou pesquisar um dos zilhões de tutoriais disso que se tem por aí. Então vou deixar uma imagem simplificando a captura de um Pokémon)

Matemática Pokémon
Moleza!

Por que Pokémon é tão hypado assim?

Pokémon sempre foi sinônimo de sucesso. Os haters podem hatear à vontade, mas é fato que Pokémon sempre fica no topo da lista em seu lançamento. As pessoas jogam Pokémon, trocam Pokémon, falam sobre Pokémon, vivem Pokémon. É uma febre ainda nos dias de hoje. O motivo disso é que a cada nova versão sempre vem um novo elemento de gameplay que melhora a experiência do jogador, além de claro, as batalhas serem bem emocionantes (só os que não jogam não entendem isso).
Esse ano teremos um remake, e como todo bom remake temos novidades em relação ao jogo original e os jogos anteriores da série. Pra começar, o óbvio:

Gráficos

Um olho menos experiente não consegue notar isso, mas todo jogo de Pokémon tem uma melhora gráfica significativa em relação ao seu anterior. Foi assim com Pokémon Leaf Green e Fire Red sobre Ruby e Sapphire original e o mesmo com HeartGold e SoulSilver em cima de Diamond e Pearl. Dê uma olhada que você verá que Omega Ruby e Alpha Sapphire estão bem melhores que X Y.

Comparativo Gráfico
Mudanças sutis, mudanças boas

A palheta de cores é bem parecida com a da versão original de GBA, ou seja, cores fortes e vibrantes vão marcar presença (bem melhores que as cores mais desbotadas de X Y, aliás). Vários efeitos estão melhorados e uma atenção maior foi dada para os backgrounds das batalhas.

Entretanto o maior problema que assola a versão X Y também está aqui, ao menos na demo do jogo. Quando se joga com o 3D ativado, o jogo tem uma queda de frame rate e isso incomoda demais às vezes. Talvez na versão final do jogo isso esteja arrumado (ou, quem sabe, no New 3DS com mais RAM e processamento, né?). Outra coisa que me chateou um pouco no jogo anterior e aqui continua assim: o mapa não é em 3D. Apenas as batalhas e apenas single battle. Isso é compreensível até, já que os modelos 3D são bem, bem polidinhos, detalhados, bonitos e tudo mais. Se com dois Pokémon já dá uma queda de frame rate, imaginem com quatro. É a mesma coisa que cortou algumas coisas do Smash Bros 3DS.

Músicas

As músicas do jogo continuam incríveis! Todo Pokémon tem música foda, aliás. E aqui não é diferente. Os remixes da soundtrack original de Ruby e Sapphire superaram minhas expectativas e, como vocês sabem, eu amo música de jogos. E o que eu amo mais ainda em remakes é poder sentir a evolução da série.

Vamos fazer um antes e depois básico?

Antes

Depois

Os efeitos sonoros também são os mesmos. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Eu, particularmente não considero algo ruim, mas muita gente reclama que os sons dos bichos (especialmente os antigos) parecem ruídos de modem discado. Isso vem desde o Game Boy e é a voz que os Pokémon tem, tirando o Pikachu, que agora é o único que fala seu nome como no desenho mesmo.

E o resto?

Acreditem se quiser: Pokémon tem história. Quem não joga acha que o jogo se resume em pegar os bichos e dar porrada, ou no máximo derrotar “a Equipe Rocket
daquela geração. Em partes, esse segundo está certo. A questão é que cada team tem uma meta e é essa meta que dá a narrativa do jogo.

O Team Rocket original tinha como missão dominar o mundo através dos Pokémon que roubavam. Em Pokémon Diamond/Pearl/Platinum, a missão do Team Galactic era recriar o universo através dos Pokémon que controlavam o tempo e o espaço. Em X Y, a meta era matar (sim, matar) todos que se opusessem ao Team Flare, garantir a vida eterna para seus aliados e a partir disso criar o “mundo ideal”.

Pokémons lendários
Xerneas, Zygarde e Yveltal, os lendários de Pokémon X Y - respectivamente Eirþyrni
, Níðhöggr e Hræsvelgr na mitologia nórdica
Em Ruby/Sapphire a história é o despertar de dois titãs, onde um controla a terra e outro os oceanos, a disputa entre as duas organizações criminosas para controlar essas forças, e no meio disso tudo, você. ORAS entretanto, terá elementos a mais na história, como os “primal form”, que é uma “forma inversa” das mega evolution introduzidas na versão X Y e que, por sinal, foi muito mal explicado no especial Pokémon Origins. Parece que em ORAS teremos uma explicação decente disso.

Comparação de tamanhos
Uma pequena comparação entre os lendários principais, suas primal forms e... um Pikachu.

Além disso, também teremos uma épica batalha espacial entre Deoxys e Rayquaza (alusão ao filme Pokémon Destiny Deoxys?). E, claro, mais lendários.


Temos que pegar!

Quando estávamos em Ruby/Sapphire, tínhamos 386 monstrinhos. Agora, na sexta geração do jogo, temos um total de 721 Pokémon (sendo desses dois ainda não anunciados oficialmente). Mas ao contrário do que todo mundo pensa, agora está ainda mais fácil de pegar todos. Coisas como o Friend Safari que gera um mini safari aleatório de três Pokémon pré-definidos a partir da sua lista de amigos do 3DS e a troca via Wi-Fi ajudam muito nessa missão. E ah! Você pode carregar Pokémon dos jogos anteriores para o novo, desde que você tenha os jogos antigos originais, claro (da geração 3 pra frente você pode fazer isso). Junte isso com os eventos via Wi-Fi para pegar Pokémon exclusivos e pronto! Vale lembrar que antigamente os eventos desse tipo eram restritos a alguns lugares onde haviam feiras oficiais de Pokémon, ou seja, basicamente só EUA e Japão tinham acesso a essas coisas.

Isso impacta em algo muito importante na série Pokémon, talvez o principal elemento de gameplay do jogo: o multiplayer. Há alguns Pokémon diferentes em cada versão e você vai precisar de alguém que tenha a outra versão para conseguir.

Exclusivos X Y
Pokémon exclusivos de cada versão (X Y).
Um amigo vai ser importante nessa hora, acreditem.

Você pode lutar contra um amigo, há coop de batalha em dupla, tanto contra outra dupla quanto contra a CPU, há mini games, há chat... enfim, há uma enorme gama de coisas que se dá pra fazer com um amigo em Pokémon. Isso faz o pós game ser um pós game quase que infinito.

Um elemento legal do multiplayer agora será a Secret Base, que já tinha em Ruby e Sapphire, mas agora está bem mais funcional, e dessa vez é chamada de Super Secret Base. Quem jogou antes sabe que isso é um quartinho que você pode decorar da forma que você quiser. A diferença é que agora você pode compartilhar esse seu quarto com amigos, criar "mini ginásios", mini games e tudo mais.

Secret Base
Você pode criar e decorar um quartinho...

Secret Base
... ou criar teu próprio ginásio e mandar teus amigos vir te encarar.

De resto, Pokémon é o mesmo Pokémon. Você vai andar, lutar contra vários treinadores, ganhar badges e tudo mais que faz a série ter sua identidade desde 1996. Os saudosistas vão amar visitar uma Hoenn repaginada, seja pelas músicas remixadas ou por poder rever aquele mapa que já conhecem com gráficos melhores e mais animados, ou ainda que seja pelas firulagens que a Game Freak enfiou no jogo. Algumas features usam o mesmo gráfico do Pokémon Ruby Sapphire original, por exemplo.

Pokédex
Eis a nova Pokédex. Te lembra algo?

Pokénav
A nova Pokénav também me lembra algo que eu acho que já vi antes...

Se você já jogou Ruby ou Sapphire antes, gosta da série e tem um 3DS, vale a pena pegar o jogo. Teremos mais mega Pokémon além dos de X Y, dois “novos” monstros vindo por aí e a tal Primal Form, que ainda não se sabe muito sobre e que será a narrativa do jogo. Se você nunca jogou Pokémon antes e tem vontade de conhecer a série, esse é um ótimo passo para se começar.

Portanto, vamos treinar nossos bichinhos, batalhar e andar pelo mundo e jogar com os amiguinhos. Temos que Jogar, afinal HOENN CONFIRMED!!! Mas antes, um aviso: usem roupa de banho, pois too much water.


Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire
Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire

Série: Pokémon
Jogo relacionado: Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald
Estúdios:  e
Plataforma: 3DS

outras tags: Pokémon X & Y

Compartilhe

Pin it


Leia também...



9 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    21/11/2014 às 09:21:50   localizacao Recife-Pe
    que bom que tu ainda tem motivação em jogar a série, Somari.

    eu mesmo, sou no máximo até a fase Gold/Silver. quando chegou a Ruby e Saphirre, já não tive mais saco e paciência a ficar treinando cada bicho que pego até o LV100. sem falar que cada vez que vem um novo game de pokémon, os da primeira geração que já estou mais acostumado e prefiro são cada vez mais raros de aparecer

    eles podem até aparecer claro, mas tipo, mas pela metade ou final do jogo.

    espero que o jogo seja sucesso assim como os outros da série

    Responda!
  • avatar de Sekto
    Sekto
    21/11/2014 às 18:47:24   localizacao São Luís-MA
    Só eu aqui tenho vontade de jogar tudo pro ar e dançar quando começa a batalha contra os Team Aqua/Magma?:-P Acho que sim
    Eu sou completamente perdido.
    Sempre pensava qie o desenho originou o jogo. E assisti todos que passaram na TV aberta com muito amor e carinho.
    Mas chegou a hora que cresci e não pude acompanhar mais.
    E quando dei conta já tinha surgido uma centena de Pokemons novos ( e 90% tinha um visual esquisito na minha concepção).
    E comecei a hatear, pq pra mim só valiam os primeiros (151?).
    E até hoje ainda acho que o visual dos antigos dá de 10 nos mais novos.
    Só que convicto da degradação dos monstros de bolso, eu disse:
    Vou baixar uma rom dos Pokemon de GB que era mais legal. E lá vou eu baixar a talde Crystal.
    "Droga! Tem pokemon novo aqui... Mas vou jogar assim mesmo pra passar o tempo..."
    E pronto...não apaixonei mas me acostumei com os novos.
    Atualmente estou jogando meu 4° ou 5° Pokemon e ainda não enjooei.
    Todos jogados em emulador de celular e antes de finalizar (a história principal) já dei os primeiros passos no Black de DS.
    Mas não estou satisfeito. Sinto que passou da hora de comprar um portátil, e se eu fizer isso, podem ter certeza, foi por causa de Pokemon ;)

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    24/11/2014 às 20:01:43
    @leandro Pois é, rapaz! Muita gente largou a série há anos e é até entendível. Não nego que Pokémon é uma série repetida e tal, mas acho que por n fatores o faz ser sempre muito jogado, assim como jogos de futebol e fps serem sempre parecidos e ter legiões de jogadores no mundo todo. A questão é que realmente tem que ser muito fã da série (como eu) pra ter ânimo para acompanhar e tal. E o fator social/multiplayer me motiva ainda mais, mais ainda por agora ter mais e melhores funções online. E agora a coisa não tá em "treinar até o lvl 100", como era antigamente (antes de Ruby/Sapphire, pra ser mais exato). Treinar agora é algo bem mais complexo, envolve conta e dedicação e tal. É quase como ganhar full equip e full job em algum rpg/mmo atual (pegar todas as classes e formar uma party boa o suficiente em Bravely Default, por exemplo). E quanto maior quantidade de Pokémon, maior a graça do jogo, pois cada um deles tem uma moveset, tipo e stats diferentes, que dá diversidade nas batalhas. Tem os com maiores defesas, maiores ataques, tipos de vantagem, desvantagens e tudo mais. É um belo jogo de estratégia, digamos assim. Essa é a graça de Pokémon!

    @Sekto Se tu curte a série, compre! Eu mesmo comprei meu 3DS pouco depois do anúncio do XY haha E eu vou ser sincero contigo: Black/White foram os piores da série na minha humilde opinião. Tanto que nem cheguei jogar o BW2 direito :~ Mas o ORAS vale MUITO a pena! E o meu tão logo estando disponível aqui no Brasil (quero comprar na Saraiva em São Paulo e torcer para ter evento de novo), terei o meu. Daí a gente marca uma partidinha algum dia ;)

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    24/11/2014 às 20:02:47
    @Sekto E se você gostou da OST do Ruby/Sapphire original, se prepara, pois os remixes estão assim:

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/11/2014 às 23:12:51   localizacao Vespasiano - MG
    Somari seu corno, você me enganou... escreveu sobre XY porra nenhuma! Hwa hwa hwa.

    Te falar que eu só joguei (e tenho) até justamente a terceira geração, e apesar de gostar de muita coisa no Sapphire, como as batalhas em duplas por exemplo, ele dos três é o que eu acho mais sem sal. Impressão que eu tenho é que ele é menor, nem tem nada de excepcional depois que você zera, como tinha no Gold/Silver.

    Mas fora isso é uma série que eu gosto bastante, se eu hoje tivesse um 3DS, era certeza que teria algum Pokémon.

    Agora só uma coisinha, seu tiro meio que saiu pela culatra, adiaram o lançamento aqui no Brasil, né? :P

    Valeu Suma, abraço!

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    25/11/2014 às 09:53:04
    @tchulanguero Em época de lançamento de ORAs, eu decidi escrever dobre isso :P To muito empolgado, como você já sabe UEHUAHE E pois é! Eu era pra ter ido em São Paulo comprar essa bagaça esse fim de semana, tava empolgadíssimo e resolveram adiar em cima da hora ): Eu só não decidi adiar o escrito por motivos de tempo. Bom, quando sair (e se eu for no evento, caso tenha), eu escrevo sobre

    Compre logo um 3DS! (eu sei, ainda to devendo comprar um Wii U)

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    27/11/2014 às 00:12:45   localizacao Vespasiano - MG
    @Somari

    Ah cara, eu acho foda o 3DS e toda sua biblioteca, mas meio que desisti de portáteis. Simplesmente não há mais tempo na minha vida para eles, e não animo jogar em casa.

    Responda!
  • avatar de Sekto
    Sekto
    27/11/2014 às 18:02:12   localizacao São Luís-MA
    Mas como assim sem tempo Tchula? Se a principal característica do ds é poder carregar pra qualquer canto? Vc não vai no banheiro não? :-P
    50% Do meu progresso no Pokemon foi nas caronas
    30% No Banheiro
    10% Nas folgas do expediente no serviço
    10% Em casa no sofá
    ________________________________
    Somari obrigadp pela adição. Jogava às vezes com a velocidade aumentada no emulador mas deixei de usar esse recurso justamente pelas músicas e os sons que os pokemons fazem.
    ________________________________
    E sobre o preconceito de quem vem de fora, cito o exemplo de um amigo que me via jogando Zelda e dizia que o jogo era ruim. Aí eu dizia, só quem joga entende...
    Até que um dia ele pediu pra jogar e ver como era. E pronto.
    Foi o máximo ouvir ele dizer:
    "Esse jogo é muito legal mesmo."
    O mesmo se aplica a pokémon, eu acho. Só depois de jogar e evoluir seu primeiro monsto que a pessoa deve ter o direito de falar alguma alguma coisa.

    ( E convenhamos que Pokémon é bem melhor que o Pou né?!)

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    27/11/2014 às 18:06:42   localizacao Vespasiano - MG
    @Sekto

    Em casa, ainda mais depois do Wii U, não tenho mais problemas, jogo em qualquer lugar... inclusive no banheiro! Hwa hwa hwa.

    Mas fora de casa, mais especificamente a caminho do trabalho, normalmente ou eu estou escutando música, podcast ou então lendo. Nas raras vezes que eu sinto necessidade de jogar algo, ou eu apelo pro celular ou então pro bom e velho GBA.

    É questão de perfil mesmo :)

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé