Lançado no final do ano passado, o NES Classic Edition ou NES-mini, foi recentemente descontinuado pela Nintendo, tendo suas últimas unidades enviadas estes mês. Trata-se de uma versão em miniatura do console clássico da Nintendo, com alguns jogos na memória rodando através de emulação e controles compatíveis do o Wiimote do Wii e Wii U. Apesar da grande procura pelo aparelho, a Nintendo teve dificuldades em manter o estoque das lojas, o que nem precisa dizer gerou uma grande procurar, e preços absurdos, no mercado paralelo.
Porém segundo fontes confiáveis do site Eurogamer, que tem realmente conseguido informações acertadas sobre a empresa, sobretudo a respeito do Nintendo Switch, um aparelho semelhante baseado no Super Nintendo está para ser lançado no final deste ano.
Embora isso não explique muito bem o motivo do NES-mini ter sido descontinuado tão rapidamente, faz muito sentido que um novo console retrô seja lançado da mesma maneira, ou talvez até mesmo uma máquina de emulação oficial com ambas as plataformas. Segunda a Nintendo, nunca foi intenção que a produção do aparelho fosse permanente, tendo sido mais um produto promocional de final de ano.
Um fato curioso sobre o hardware do NES-mini é que ele é muito mais potente do que o necessário para emular o antigo console, ultrapassando até mesmo o 3DS, atual portátil da empresa. Isso pode significar que a empresa tem pretensões de manter os mesmos componentes, o que geraria um menor custo de desenvolvimento, apenas trocando de "sabores" conforme o tempo.
O Super Nintendo foi sem dúvida um dos consoles mais adorados de todos os tempos, em uma época em que a Nintendo era a "opção" principal da grande maioria dos estúdios. Além de grandes clássicos da empresa, como The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid e Mario Kart, o aparelho também recebeu outros títulos excelentes, como MegaMan & Bass, Chrono Trigger e Top Gear, embora na possível confirmação do aparelho, apenas jogos da própria Nintendo devam ser disponibilizados oficialmente.