logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! MatériaE3 2015E3Nintendo

E3 2015: O céu e o inferno da conferência da Nintendo

Uma conferência morna, que por um detalhe foi uma das maiores decepções do evento.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 17/06/2015 às 01:05:18   tagarelices 10

Uma conferência morna, que por um detalhe foi uma das maiores decepções do evento.


A Nintendo estava fazendo tudo certinho. Soltou uns dias antes o anúncio de Devil’s Third, aquele jogo ainda meio duvidoso do Itagaki, um misto de hack ’n’ slash com jogo de tiro em terceira pessoa. Fez aquele mini-direct sobre Smash Bros. no domingo para não ter que ocupar espaço do Direct oficial. Trouxe de volta o Nintendo World Championship, um campeonato bacana de seus jogos que a empresa não organizava há séculos. E então hoje era o grande dia.

Mais uma vez provando que o formato digital, aliado a uma produção descontraída e carismática, é bem melhor que executivos engravatados em cima de um palco, esse ano com Iwata, Reggie e Miyamoto representados por marionetes, a transmissão começou bem. Logo de cara, fomos agraciados finalmente com Star Fox U, ou melhor, Star Fox Zero, que a despeito do nome, não se trata de um reboot ou prequela. A grande novidade está no uso do GamePad como uma segunda câmera, sendo que a TV irá mostrar a tradicional visão em terceira pessoa, enquanto o controle fica com uma visão em primeira, além das várias transformações para as AirWings, inclusive o tanque bípede do não nascido, Star Fox 2. Ao contrário do que a maioria ficou reclamando, eu achei os gráficos bonitos, embora realmente já tenhamos visto coisas melhores no Wii U, mas o que realmente me incomodou foi o quão vazio os cenários parecem estar. O jogo foi prometido para dezembro desse ano e está sendo desenvolvido pela Platinum Games, a mesma de Wonderful 101 e Bayonetta, como já apontavam alguns rumores.


Depois tivemos o anúncio de uma parceria com a Activision no jogo Skylanders SuperCharges. A versão para Wii U, contará com dois bonecos exclusivos, um do Bowser e outro de Donkey Kong, que também funcionarão como Amiibos, bastando ativar uma pequena chave na base do boneco. O jogo sai no dia 20 de setembro.


​E se já estávamos avisados que Zelda U não daria as caras no evento, a Nintendo trouxe um novo jogo da série, desta vez para 3DS, intitulado The Legend Of Zelda: TriForce Heroes, que lembra bastante os clássicos Four Swords, com a diferença que aqui serão três personagens, e a chance de você encontrar amigos com um 3DS em comparação com amigos com um GameBoy Advance e cabo Game Link é infinitamente maior. O visual é idêntico ao Link Between Worlds e também serão possíveis partidas online e até mesmo com o computador completando a equipe, onde o objetivo é a cooperação dos personagens para resolver os mais diversos puzzles. Também há uma grande variedade de personalizações para os personagens, até mesmo uma roupa de Zelda... hum, não vai prestar. Saí ainda esse ano. Em seguida, também tivemos novamente o trailer da versão de 3DS de Hyrule Warriors, intitulado Hyrule Warriors Legends, e que já havia sido anunciado por esses dias. O jogo parece estar muito bem feito, apesar do portátil ter um hardware bem inferior ao Wii U, mas é notável que a quantidade de inimigos na tela é bem menor. Nada foi falado de ser exclusivo para o New 3DS. Previsão para o ano que vem.



​Mas foi depois disso que as coisas começaram a desandar, ou melhor, na minha opinião, desandaram de vez. Deem uma olhada primeiro:


​Pois é, um novo jogo da série Metroid Prime, porém para 3DS, com um visual mais cartunesco e baseado em missões cooperativas. Sinceramente, eu acho que como um spin-off, Metroid Prime: Federation Forces funciona perfeitamente. É só a Nintendo utilizando o nome de uma de suas franquias para criar mais um jogo divertido. E provavelmente a maioria veria desta forma também, se não fosse por um detalhe: esse foi o único Metroid anunciado nesta E3. Então todos que estavam esperando um Metroid U, ficaram completamente desapontados, e vai por mim, esse é um dos grandes motivos da conferência de mediana ter passado para péssima na cabeça de muita gente.

Mas fazer o que não é mesmo? Paciência. Então foi hora de vermos mais um pouco de Fire Emblem Fates, novo jogo da série para 3DS já anunciado antes, e previsto para o ano que vem. Depois, um pouco de Fire Emblem x Shin Megami Tensei para Wii U, ou Genei Ibun Roku #FE, como é no original em japonês. Nada de novo foi mostrado em relação a última vez que o jogo deu as caras, mas ficou claro que se você não curte animes e muito menos as músicas melosas que os acompanham, é melhor ficar longe deste título, também previsto para o ano que vem.



​Finalmente depois de muito esperar, Xenoblade Chronicles X deu as caras, ganhando uma data de lançamento no ocidente, para o longínquo, 4 de dezembro, deixando claro que será uma das apostas da Nintendo para o Natal. No meu caso eu achei até bom, assim dá para comprar com a grana do 13º.


​Atacando em dose dupla, mais um jogo da série Animal Crossing para o 3DS. Em Animal Crossing: Happy Home Designer, você vai poder libertar o seu lado decorador nesse universo de animais falantes, em um estilo semelhante a The Sims, com lançamento marcado para o dia 25 de setembro. Já em Animal Crossing: Amiibo Festival para Wii U, você poderá usar os seus Amiibos de Animal Crossing para brincar em um jogo de tabuleiro muito parecido com Mario Party. A dúvida que ficou no ar e gerou muita discussão, é se os Amiibos serão obrigatórios. Prometido para esse ano ainda.



Mais um pouco de Yoshi’s Wolly World, com lançamento marcado para o dia 16 de outubro, seguido de Yo-kai Watch, uma série já famosa para 3DS e que lembra muito Pokémon, além de gerar muito lucro para a Nintendo e Level 5.



​Inesperadamente, tivemos um crossover para 3DS no mínimo inusitado: o mundo de Mario & Luigi se encontra com o de Paper Mario em Mario & Luigi: Paper Jam. O jogo tem diversas mecânicas em conjunto que parecem serem bem divertidas e criativas, além das características dos personagens, como o fato do Mario de papel ser bem fininho, serem aproveitadas mecanicamente dentro do jogo. Mais um para o ano que vem.


​E sem ninguém ter pedido, eis que me aparece Mario Tennis: Ultra Smash no Wii U, que pelo que entendi é basicamente o mesmo Mario Tennis de sempre, só que agora com cogumelos de crescimento, que permitem porradas muito mais fortes nas bolas (hum, isso dói), dificultando a recepção do adversário. Para esse ano ainda.


​Para fechar a transmissão, mais um bocado de Super Mario Maker, aquele jogo onde poderemos bancar o desenvolvedores de jogos mirins e criar as nossas próprias fases do Mario em forma de piroca. Não havia nada de novo a mostrar, mas foi legal a homenagem aos trinta anos da série Mario, com várias pessoas tocando e cantando temas clássicos da série, até mesmo com Miyamoto no violão. Podia fazer o mesmo com Metroid, não é Nintendo? O jogo sai no dia 11 de setembro.


​E apesar de sabe-se porque diabos ter ficado de fora da transmissão, também tivemos confirmação de Fatal Frame: Maiden Of Black Water no ocidente, para este ano ainda.


​Então no final das contas foi isso, se por um lado a Nintendo foi mais pé no chão e focou em títulos mais perto de serem lançados, por outros ficou muito aquém das expectativas. Não foi uma conferência ruim como muitos estão pintando, mas depois das bombas da Sony de ontem e ausência de grandes novidades, fica realmente difícil de se empolgar. Nada foi falado sobre o NX, fora o reforço de,que informações a respeito só virão no ano que vem, mas essa escassez de grandes títulos para o Wii U acabou deixando uma pulga atrás da orelha dos jogadores. É esperar para ver.

* Revisado em 19/11/2016 às 00:49:06

outras tags: Fatal Frame: Maiden of Black Water, Hyrule Warriors, Metroid Prime: Federation Force, Star Fox Zero, Tokyo Mirage Sessions #FE, Xenoblade Chronicles X, Yoshi’s Woolly World e Nintendo Directs

Compartilhe

Pin it


Leia também...



10 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    17/06/2015 às 04:37:40   localizacao Recife-Pe
    peraí, nenhum vídeo do novo game do Elfo que reincarna, (vulgo Link ou achava que era um elfo normal) para o WiiU? penso que fora decepcionante.

    sobre o Metroid, eu não sou tão fã da Franquia, mas depois de um bom tempo sem um jogo da Samus transformar num Spin off Kawaii...não empolga mesmo. pelo que falam por aí, a Nintendo está dando uma de Capcom com Metroid (Megaman no caso) por ainda não se recuperarem do fracasso ou a recepção ruim dos fãs a "Other M". espero estarem errados, mas...

    SMT vs Fire Emblem...........................pela amor do Morgan Freeman,Judas e Sephiroth o que fizeram com Shin Megami?

    agora os protagonistas são cantores do Restart, os demônios, anjos,monstros e cruz credo do jogo são algo próximo a Digimon (a quarta versão do desenho) e vão enfrentar outros cantores de musica pop...

    quem são os Bosses Finais do jogo? Back Street Boys, New Kids on The Block ou NSync???

    parabéns Nintendo, acaba-se de emascular um, quero dizer dois dos títulos mais adultos seus.

    pelo menos reviveram Star Fox de volta.

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    18/06/2015 às 20:43:28
    bons tempos de star fox no snes!!! série metroid sou fã e star fox mais fã ainda...bons tempos! que continue a saga,,,valeu

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    19/06/2015 às 00:20:38   localizacao Vespasiano - MG
    @leandro (leon belmont) the devil summoner

    A Nintendo já havia dito que não mostraria o Zelda U na E3.

    O SMTxFE tá numa pegada bem anime mesmo, ainda mais com esse lance de cantorias. Mas do que vi na Treehouse eu gostei, parece que vai ser um bom JRPG. Ah, esse jogo está sendo feito pela Atlus mesmo ;)

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    20/06/2015 às 19:49:31   localizacao São Luís - MA
    Do a barrell roll!!!
    Tá bonito, tá bonito. Quanto aos cenários, acho que não quiseram mudar muito do que era no primeiro Star Fox, que também era meio vazio.

    Ah, eu sabia que tua decepção com a Nintendo teria que vir de algo relacionado a Metroid, huahuahua! Mas olha, não curti muito isso aí, não. Mas eu odeio cooperativo, então não sou a melhor pessoa pra opinar...

    E eu nunca joguei Xenoblade.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    20/06/2015 às 23:15:28   localizacao SP
    Cara... lá vamos nós, depois de eu descer o cacete na galera entendida, hora de ler o seu post sobre a Nintendo. Mas aposto que tem bom senso!

    Ufa, nada de anormal, que bom! huahuahua
    Comentando caso a caso, deixa eu choramingar primeiro!

    Faz tempo que a Nintendo já deixou claro pra todo mundo que o negócio dela não é esperar porra de evento nenhum pra anunciar alguma coisa. Não faz? E nego ainda não aprendeu e fica resmungando que já sabe de Xenoblade, de Star Fox, que Zelda não apareceu e que tão chateados pq não compraram a SEGA? Caraca, gente, parem com isso, a Nintendo vive no raio do mundo feliz dela e gosta de fazer as coisas do jeito dela. O Wii U não morreu, o 3DS não morreu, o Zacarias ainda é presidente e o Reggie é um gerador de memes ambulante. Tudo incontestável. NX já falaram que era algo que não substituiria nem 3DS e nem Wii U, será que já esqueceram? Povo gosta de fazer uma polêmica envolvendo Nintendo que até eu, que nem nintendista sou, me irrito! Nada superou a petição pra cancelar o Metroid Spin Off, mas enfim... vamos lá...

    - Star Fox: não curto a franquia, nada a declarar. Podem se matar;
    - Zelda: será anunciado na hora certa, relaxem e gozem os outros jogos;
    - Metroid Spin Off: é Spin Off, calma, ninguém vai morrer por causa disso, o Tio Tchula (!) já explicou que só tão usando o nome da franquia, não precisam entrar em pânico;
    - Mario & Luigi & Paper: ÉPICO PRA CARALHO! Melhor jogo da E3! CHOLEM MAIS!
    - World Championships: foda, foda e foda! Que tenha todo ano!
    - Zelda genérico 3DS: não sou chegado em Zelda, deixo vcs se matarem por este também;
    - Fire Emblem: Fatos: parece promissor! Mas claro que nego tá chorando pq já sabia da existência do jogo;
    - Fire Emblem vs SMT: gostei da mistura, vindo da Atlus é algo muito promissor! Pretendo jogar pra conhecer mais das duas franquias;
    - X: Cada vez mais animador! O que? Vc já sabia? Eu também, e daí? Vão Jogar! os outros jogos que vcs tem na fila aí e parem de ficar se descabelando por detalhes;
    - Mario Tennis: meh... tá, vai, eu gostei de jogar um jogo da série no 3DS, mas não pretendo comprar;
    - Super Piroca Maker: foda-se todas as pirocas, eu vou fazer os 4 Sonics de Mega Drive nesse jogo e pra jogar com "O ZELDA"! ahuhauhauhua
    - Fatal Frame: vou comprar fraldas e jogar
    - Animal Crossing: meh
    - Yoshi de lã/crochê: repito o seu comentário no GC, pois foi o melhor que eu li até agora: "... é o Yoshi de lã cara, não tem como resistir a um Yoshi de lã.".

    Putz eu quero o Amiibo do Yoshi de lã/crochê mais do que qualquer outro, e isso envolve Sonic e Mega Man. Até a patroa aprovou! huahuahua

    Chega, chega... parei, juro... fui!

    Adeus Nintendo, vc agora vai falir... os especialistas preveram... finalmente vou chamar todo mundo de viúva que nem sempre fizeram comigo.

    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .

    Só que não!
    CHOLA MAIS!

    Fui

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    21/06/2015 às 01:58:43   localizacao São Luís - MA

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    21/06/2015 às 16:53:19   localizacao Itu
    Agora eu compreendo a revoltas de alguns fãs, pois além de Star Fox Zero e Xenoblade Chronicles, eles não apresentaram nada excepcional.

    Eu não sou um grande fã de Metroid, mas lançá-lo apenas para 3DS foi uma baita sacanagem. Quase pude sentir a sua tristeza @Tchulanguero.

    Super Mario Maker nem deveria ser apresentado como um jogo, mas sim um bônus ou DLC do New Super Mario World.

    Poderíamos chamá-lo de Super Mario Paint 2015. hahaha!

    Genei Ibun Roku #FE é medonho, eu como um fã de Shin Megami Tensei passo longe disso, hahaha!

    De resto são coisas que poderiam ter sido apresentadas nos Nintendo Directs, já que não são nada grandioso para um E3.

    Olha, pelo visto não perdi muito nesse tempo sem internet, hahaha!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    23/06/2015 às 16:08:26   localizacao Fortaleza - CE
    @Rafael Alencar falando sobre Nintendo é o mesmo q cego em tiroteio! =P

    Mas @Xará, qual foi mesmo esse detalhe que arruinou tudo? =/

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/06/2015 às 19:27:42   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    O problema é quando se compara com Star Fox 64. Mas tem que esperar, tem desenvolvimento até o fim do ano ainda.

    Se você gosta de JRPGs complexos e gigantes, jogue Xenoblade, é excelente! Os cenários e trilha sonora desse jogos são de chorar, de tão bonitos.

    @Gamer Caduco

    Que isso Caduco, desconfiando de mim é? Hwa hwa hwa.

    Eu só acho que ela falhou um pouco por conta da proposta da E3. Gostando ou não, é um evento de hype, fora que ela se embolou muito nas declarações pós-evento. Mas não é a primeira vez que ela faz isso, depois sai um Direct novo bombástico, e tudo volta a normalidade.

    - Não gostar de Star Fox... Nintendista fajuto!
    - Zelda não é Dreamcast!
    - Pior que eu meio que tô virando tio mesmo, hwa hwa hwa;
    - Você não tinha virado fã de Zelda? Tem que comprar todos agora, até os de CD-i!
    - Putz, será que se usar o Amiibo do Sonic ele aparece no jogo? Será essa a nossa chance de jogar boas fases do Sonic depois de anos?
    - Confesso que até eu quero um Amiibo do Yoshi de lã...

    @Cyber Woo

    Cara, nem fiquei tão triste mesmo. Na hora foi foda, mas depois passou. Acho que já estou ficando velho demais para essas coisas :P

    Ah não cara, Super Mario Maker está muito bem feito e completo, vem com essa putaria de DLC não.

    Sei lá, Genei Ibun Roku #FE parece zoado, mas eu tô curtindo o que mostraram.

    @Rafael Alencar

    Metroid Prime: Federation Forces aliado a falta de um Metroid da série principal. Ou seja, o velho problema de todos criarem expectativa em cima de informação nenhuma.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    25/06/2015 às 08:43:53   localizacao Fortaleza - CE
    Ah é @Tchula, nesse caso eu poderia até dizer q a culpa foi nossa, mas considerando o fato de como uma E3 "deve" ser isso foi um grande vacilo deles mesmo. =/

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé