O aparelho
Ainda não se tem informações de especificações de hardware, sistema operacional ou mesmo jogos. Tudo o que sabemos até agora é que o console contará com uma saída HDMI, quatro portas USB, uma porta Ethernet e entrada para cartão SD. Também presume-se que poderá jogar com até quatro jogadores, indicados por quatro leds na parte da frente do aparelho.
O console contará com duas variantes de design: uma com a parte da frente de madeira (ou imitação) e leds brancos, fazendo alusão ao Atari 2600, e outro com toda a carcaça em plástico preto e leds vermelhos.
Público alvo?
Uma newsletter enviada pela empresa diz que "como você pode imaginar, as conexões do aparelho sugerem um hardware moderno. Isso sugere que, enquanto nós traremos jogos clássicos, também traremos jogos modernos". Isso pode significar que a Atari pretende não só trazer os clássicos numa espécie de Virtual Console, como também aproveitar as que já tem em outras plataformas e até mesmo trazer coisas novas. O que não está claro é onde eles querem se encaixar no mercado.
Obviamente o Ataribox não tem força para disputar atenção com o PlayStation 4, nem um hardware ultra poderoso como o Xbox One X e nem uma proposta diferente como o Switch. Também não tem forças para chamar a atenção dos desenvolvedores com um console surgido do nada, levando em conta que seu último hardware foi lançado há mais de 20 anos (e que foi um verdadeiro fracasso). A hipótese mais aceita é de que o Ataribox virá para brigar pelo espaço dos consoles com Android, como o Nvidia Shield. O jeito é esperar para ver.
Não está claro se é a própria Atari quem irá fabricar o console ou se será licenciado para outra empresa, como a AtGames que já fabrica o Atari Flashback. O Ataribox ainda não tem preço e nem data de lançamento anunciados.
* Revisado em 26/09/2017 às 12:45:42