Desenvolvido pela Supermassive Games e publicado em 2015 pela Sony Computer Entertainment, Until Dawn é um jogo de horror/suspense onde cada escolha tomada pelo jogador traz consequências que afetam o desenrolar da história, utilizando a mecânica do Efeito Borboleta (leia mais sobre em A Estranha Vida de Maxine Caulfield). Assim como jogos de mecânicas semelhantes, como Heavy Rain e Life is Strange, o jogo é uma espécie de filme interativo, onde o enredo é intenso e as ações do jogador se resumem à exploração, à interação com o ambiente e outros personagens e às tomada de decisões.
O jogo é ambientado na Colúmbia Britânica, uma das dez províncias do Canadá, país que não foi escolhido à toa¹. Dez amigos se reúnem em um chalé em uma localidade remota para passar férias, mas uma brincadeira de mal gosto resulta na morte das irmãs gêmeas Beth e Hannah. Um ano depois, os oito amigos remanescentes decidem se reencontrar onde tudo aconteceu e tentar superar a perda das irmãs, cujos paradeiros jamais foram descobertos. O que eles não imaginavam era que essa noite viria a se tornar a pior da vida deles.
É complicado dizer exatamente do que se trata a história de Until Dawn sem dar spoilers. Na minha experiência, cheguei a imaginar várias conclusões sobre o que estaria atormentando os amigos no chalé, chegando a acertar parcialmente uma das minhas teorias, mas ainda assim o mistério se manteve pelo jogo até o momento certo de ser revelado. A história do jogo também é bastante afetada pelas decisões de ações e diálogos feita pelo jogador e o sistema Efeito Borboleta de Until Dawn foi muito bem elaborado: é possível terminar o jogo com todos os personagens vivos, assim como também é possível terminar com alguns ou todos eles mortos. O que define o andar da carruagem? As suas escolhas...
O jogo é dividido em 10 episódios e é relativamente curto: eu levei 12 horas para finalizar, até porque passava muito tempo explorando os lugares, mas é possível finalizá-lo em até 9 horas de jogatina. Acompanhem meu gameplay do Episódio 3 abaixo e conheça um pouco mais sobre o jogo:
Misterioso desde o prólogo, o jogo cresce em suspense e mistério da forma adequada e mantém o jogador preso ao enredo o tempo todo, além de cada vez mais ansioso para descobrir o que realmente acontece na montanha. A trilha sonora e os efeitos sonoros do jogo são fantásticos, proporcionando junto ao gameplay momentos de tensão e sustos garantidos. Foi uma experiência muito gratificante para mim e, apesar de ter pegado emprestado, ainda pretendo comprá-lo e experimentar várias decisões diferentes, pois existem resultados diversos que afetam desde uma reação de algum personagem em relação à você quanto afetam as situações de vida ou morte dos personagens. Para quem curte esse tipo de game, é uma excelente pedida!
Agora, Vão jogar!
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¹ (Possível spoiler) O Canadá foi escolhido devido a um caso de assassinato datado de 1879, o caso do índio Swift Runner, que resultou na primeira execução legal na forca no país. A história do caso, que pode trazer spoilers sobre a lore de Until Dawn, pode ser lida aqui.
Um jogo interessante demais, gostaria de poder jogá-lo. A ideia dele de tentar terminar com todos os personagens me lembra a duologia Obscure.
Conversando com alguns amigos, me disseram que o jogo parece não estar bem otimizado, e perceberam várias quedas de frames em algumas partes. Procede isso Angela?
Independente de qualquer problema, é um jogo que eu gostaria bastante de curtir até o final.
Until Dawn é um dos jogos que, graficamente, mais utilizam o potencial do PS4. É possível perceber quedas de framerate, sim, mas nada absurdo, nada que comprometa jogabilidade e/ou imersão do jogador.
Espero que tenha a oportunidade de joga-lo em breve, vale muito a pena. Abraços!!
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