Introdução
Super Street Fighter II X
Street Fighter III: Double Impact
Street Fighter III: 3rd Strike
Street Fighter Alpha 3: Saikyo Dojo
Saidera
A série Alpha (Zero no Japão) também deu as caras no Dreamcast com o último título da franquia. Pra quem não conhece a série surgiu paralela a principal e conta com muitos de seus personagens, inclusive alguns da primeira Street Fighter, além de personagens exclusivos. A principal diferença está na jogabilidade com muito mais recursos. O desenho dos personagens também tem um traço diferente, e dependendo dos lutadores que irão se enfrentar rola uma pequena apresentação (Ken e Ryu brincando é engraçado, mas nada se compara a Evil Akuma contra Evil Ryu). Alpha 3 foi o último título que saiu da série (até hoje).
O JOGO
Logo na seleção de personagens já da pra ver a diferença. Você tem a opoção de escolher entre três tipos diferentes de barras de especial (também chamadas de ISM): a barra verde (A) é a tradicional barra de especial da série, você conta com todos os recursos e especiais, mas desta vez não há o Custom Combo presente em Alpha 2; a barra azul (V) é semelhante ao antigo Custom Combo, porém ao invés de um combo devastador, sombras do seu personagem atacam e você não conta com os especiais tradicionais; a barra vermelha (X) equivale a de Super Street Fighter II X e apesar de não contar com recursos como defender no alto por exemplo, os golpes são muito mais poderosos e você tem um único especial. Essa versão para Dreamcast ainda conta com outras opções, dentre elas a possibilidade jogar com os personagens clássicos, sem nenhuma barra de especial.
O jogo em si não é tão diferente, principalmente para quem já jogou algum outro título da série Alpha, talvez a principal mudana seja a divisão das barras mesmo. Novos personagens foram implementados, alguns já conhecidos e outros novos nessa série (aliás, se não me engano, essa é a Street Fighter com mais personagens), mas diferente das versões de arcade e PSX você já começa com todos liberados (incluindo Evil Ryu, Evil Akuma, Fei Long, Dee Jay e outros que eram secretos nas outras versões), a maioria com novos golpes e especiais. Outra novidade é a barra de defesa, que fica abaixo da barra de energia, próxima ao marcador de tempo. Toda vez que o seu personagem defende algum golpe ela se esvazia (e se recupera quando não está defendendo). Se ela zerar, o seu personagem fica paralizado por alguns instantes, tempo suficiente para ganhar um combo e/ou especial, além de ficar menor. O tamanho dessa barra varia de acordo com o estilo escolhido (A, V ou X).
Modos de jogo também é o que não falta. Assim como os personagens, todos os modos já vem habilitados, incluindo o melhor modo já colocado em uma Street Fighter, o World Tour. Basicamente você vai passando por lutas com dificuldade crescente, sempre tendo particularidades como por exemplo, enfrentar vários Ryu’s, derrubar o inimigo com um especial e coisas do tipo. A cada grupo de batalhas o seu personagem sobe de nível e com o tempo você vai ganhando alguns "extras" para colocar no seu personagem, deixando-o cada vez mais forte. O mais legal de tudo é que você pode usar este personagem em outros modos, incluindo o versus. Tente imaginar Zangief barra vermelha com força no máximo aplicando o seu singelo especial...
Outro ponto que merece destaque no jogo é que o chefão final agora é M. Bison para todo mundo (ou quase, para Evil Ryu é Evil Akuma), assim como na série clássica, no entanto o especial deste Bison é diferente do especial que você pode jogar. A barra dele vem marcada como "X", mas enche sozinha e o super dele é um pouco mais forte.
PRA FECHAR
Embora eu ache Street Fighter Alpha 2 melhor do que Alpha 3, ainda sim é um excelente jogo da Capcom. A variedade de modos e personagens garante muitas horas de diversão, sozinho ou com os amigos (a versão para Dreamcast conta com um modo online, mas assim como a maioria dos jogos dele acho que não funciona mais). Graficamente e sonoramente é bem trabalhado, principalmente se levar em consideração que é um jogo da placa CPS2 (a mesma do primeiro Marvel VS Capcom). O fato do jogo já vir com todos os modos e personagens habilitados pode ser um ponto negativo para alguns, mas creio que a quantidade de personagens e modos compense isto.
NO DREAMCAST
O jogo ficou muito bem portado para o Dreamcast, com uma qualidade superior a da versão que saiu para PlayStation (que já era excelente), ficando mais próxima da versão arcade. Infelizmente os personagens continuaram um pouco pequenos, o que deixa a tela um pouco vazia, diferente de Street Fighter III por exemplo, mas nada que tire o brilho do jogo. Outro ponto que causa um certo desconforto é a falta de botões do controle do DC, já que diferente da versão do PSX, não dá para configurar os seis botões e os extras três socos e três chutes, assim como a provocação.
Enfim, embora não tenha o refinamento de Alpha 2, Alpha 3 é um jogo que tende a agradar a maioria dos jogadores por contar com mais modos e personagens. É um jogo muito bem feito e teve uma versão para DC bem fiel ao original, não podendo faltar na coleção de Street Fighter’s para Dreamcast de qualquer um. Agora deixa eu voltar a jogar...
Nota do escritor e manda-chuva desse site: Conseguir as imagens pra esse texto foi um saco, então o primeiro que me torrar a paciência falando que tal imagem não é da versão para Dreamcast ou que tem uma imagem da Alpha/Zero 2 o Zangief vai aparecer pessoalmente para mostrar os especiais dele por novos ângulos.
* Revisado em 11/10/2013 às 00:02:45
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