E é agora que eu perco metade dos leitores... mas eu tenho que falar.
Você tá lá acompanhando as notícias de Mario Kart 8, maluco com a parada de andar pelas paredes, voar e nadar, então eis que surge aquela típica figura soltando o seu típico comentário: "Melhor Mario Kart foi o 64!", ou então, "Depois de Mario Kart 64, nenhum mais prestou". Não se engane, não é apenas mais um troll de internet, é um representante de uma opnião quase unânime, a de que Mario Kart 64 é um dos melhores, se não o melhor Mario Kart de todos os tempos, opnião da qual eu discordo completamente! Mas antes de chegar na semente da discórdia, deixe-me falar um pouco sobre o jogo...
Mario Kart 64 é um jogo de Nintendo 64 (sério mesmo?) que sucede o primeiro jogo do famoso spin-off, Super Mario Kart (não brinca!). Como um dos jogos de lançamento do console, foi responsável por vários jovens se acotovelando em disputas insanas com karts malucos. Também foi o responsável pela demonstração emocionada de alegria do garoto doido do 64...
Como todos os jogos da época, a grande novidade era o ambiente 3D, mas como quem jogou já deve ter sacado, gastaram todos os polígonos no cenário, enquanto os personagens são aquela coisa estranha, parecendo terem sido feitos de papel e recortados com aquelas tesouras engraçadas de professora de jardim de infância, bem parecido com o que foi feito em Killer Instinct Gold.
E como não só de gráfico vive um jogo, Mario Kart 64, ou MK64 para os íntimos, aproveitava de forma excelente um grande diferencial do N64: as quatro entradas para controles. Sim, pela primeira vez foi possível jogar aquelas corridas malucas... de quatro... pessoas. Nos campeonatos eu digo que nem fazia tanta diferença assim, mas vou te dizer que o modo batalha ganhou outros ares desta vez.
As pistas também são realmente muito inspiradas, e com os ambiente 3D, os desenvolvedores puderam criar muito mais maluquices do que antes, como a incrível Yoshi Valley, uma pista cheia de atalhos, mas que você não sabe em que posição está até que a corrida termine, coisa de doido.
Os itens voltaram com tudo, e agora nada de marcas no chão, foi aqui que surgiram os famosos bloquinhos de item... inclusive aquele maldito bloquinho invertido! Quase todos eles vieram de Super Mario Kart, e que eu me lembre agora, somente a peninha foi-se embora para nunca mais voltar. Também surgiu o infame casco azul, que ainda não havia aprendido a voar, mas passava o rodo em quem encontrasse no caminho. Pra finalizar, agora a máquina também usa os itens da mesma forma que você, nada de solzinho ou cogumelo estragado, é casco vermelho na lata mesmo.
A trilha sonora é sensacional, e nesse ponto eu concordo que a série deu uma caída ao longo dos anos, desde Double Dash!! que eu acho que as músicas estão muito fraquinhas. Só é uma pena o cartucho limitar tanto a qualidade do áudio, todo mundo sabe que o som do N64 não é lá essas maravilhas.
Mas vocês não estão notando nada de errado não? Tipo, eu falei lá em cima que discordava completamente de que Mario Kart 64 é o melhor da franquia e inclusive falo logo no título do escrito que não gosto desse jogo... mas como, se eu o elogiei tanto até agora? Muito simples meus caros leitores, porque todas essas coisas boas que eu citei são jogadas na latrina pelo maior problema de MK64: a sua jogabilidade H.O.R.R.O.R.Í.V.E.L.!
Nem me venham com esse papinho de que é porque o jogo é velho ou porque o emulador está travando, eu não tenho qualquer problema com jogos velhos e acima de tudo: eu tenho um Nintendo 64, eu tenho este jogo e eu estou jogando ele para habilitar todos os troféus!
Nem sei por onde começo, se é pelo fato de todos os outros karts correrem sempre mais que o seu, ou então de ser extremamente comum você trombar no seu próprio casco verde, que você acabou de lançar em linha reta e não bateu em lugar algum ainda... já sei, vou começar pelas pistas feitas de sabão! É sério, acertar o seu kart na pista é uma tarefa hérculea, desviar de um item em cima da hora então quase impossível, você inclina o analógico para o lado, o kart dá uma viradinha... mas a porcaria continua praticamente em linha reta! E pra fazer aquelas derrapadas monstro, marca registrada da série? Agora é obrigatório pular já inclinando na direção desejada, exatamente nesta ordem. Simplesmente segurar o botão de pulo para derrapar depois? Nem pensar! Sério, alguém me fale que eu que sou um merda, que não sei jogar e que essa porquera é boa.
Outra coisa que me incomoda profundamente e me faz praguejar até a enésima geração dos desenvolvedores é o sistema de colisão, um dos mais bizarros que já vi em um jogo de corrida. Em MK64 tudo é uma arma letal, paredes, arbustos, adversários rodopiando, acreditem, todos eles irão te derrubar com se fossem um casco vermelho, te jogando para o alto e te fazendo perder no mínimo umas sete posições. Junta isso com o que eu falei aê em cima da jogabilidade e está pronta a fórmula da frustração suprema.
Eu até entendo o amor de muita gente por esse jogo, eu mesmo na época em que o N64bombou por aqui me amarrava nas jogatinas na casa dos amigos, e inocentemente achava que eu não conseguia jogar direito por conta da falta de costume com o analógico do N64, mas não dá gente, é muito mal feito mesmo, tanto que eu considero que a verdadeira evolução de Super Mario Kart é Mario Kart Super Circuit, lançado cinco anos depois e infinitamente melhor.
Não é atoa que essa foi a única geração aonde a franquia teve concorrência real, como Diddy Kong Racing, do próprio N64 e o excelente Crash Team Racing, do rival PlayStation. Depois disso, seja nos consoles de mesa ou nos portáteis, não teve mais pra ninguém.
Bem, mas no final das contas essa é apenas a minha opnião, embora tá pra nascer alguém que me convença que a jogabilidade dessa jossa presta. Então ignorem tudo o que eu disse, liguem o velho N64, pluguem aquele controle com folga gigante no analógico, espetem o infame cartucho, respirem fundo, contem até dez e vão jogar!
Pois eh, eu joguei as versõees de Snes, e de GBA, e depois joguei contigo o de Gamecube (ou foi de WII), mas sinceramente o que mais gosto e o de SNES.
Porque? Oras, é simples, acelere, taque coisas e se divirta. Sinceramente a parte do 3D é até legal, mas não e pra mim, o 3D tornou batalhas de Mario Kart um inferno rsrs.
Pra mim os dois melhores jogos de Corrida são 1 - Super Mario Kart (SNES) e 2 - Formula 1 ( Master System)... Coincidentemente os dois que jogo bem...
@tchula A única coisa q eu posso concluir de tudo q eu li é q tu não gosta tanto do jogo assim pq ele é difícil. Posso estar enganado quanto a isso, claro, mas foi a ideia q tu passou nesse escrito. Concordo plenamente com a análise e com os fatos característicos do jogo, mas dada a tua opinião sobre essas informações me levou a acreditar apenas na questão da dificuldade do jogo como maior fator pra tu não gostar tanto dele assim. ^^
Mario Kart do SNES tem uma jogabilidade inferior em relação ao sucessor, o q o torna mais difícil e ainda sim acho ele tão divertido quanto qualquer outro Mario Kart existente. Na verdade a essência desse jogo se mantém desde q foi inventado, melhorando apenas em alguns recursos técnicos q inclusive tu citou para o Mario Kart 64.
Enfim, eu concordo contigo por um ponto de vista q seria o fato de eu não "endeusar" nenhum jogo, como é o q grande parte faz com esse Mario Kart 64.
"todos eles irão te derrubar com se fossem um casco vermelho, te jogando para o alto e te fazendo perder no m."
Perder no m?
Que "m"?
Mas, enfim, essa história das derrapadas... eu não lembro de ter que pular já inclinado pra fazer, mas eu jogava no emulador. Então, não sei a sensação de jogar MK64 direto no controle do console.
Durante toda a minha vida, só joguei 3 jogos de corrida do Mario: Super Mario Kart (SNES), Mario Kart 64 e Mario Kart Wii. Então, minha opinião não deve valer muita coisa aqui, uahauhuahuah
Mas eu gostava do MK64. Porém, hoje gosto mais do Wii.
Ah, você deve ter jogado todos lá em casa, hwa hwa hwa.
Eu gosto muito da versão do SNES também, foi por ele que comecei com tudo
Mas se você parar para pensar, só os gráficos que foram para o 3D, no SMK o Mode 7 já fazia uma simulação disso também com aqueles efeitos de rotação malucos.
@kratosvudu
Cara, não foi a intenção mesmo e te dou bons motivos: eu também me amarro em SMK, e não sofro nem um pouco com ele, e acima de tudo, o meu Mario Kart favorito é Double Dash!!, que é de longe o mais infernalmente difícil de toda a série. Vou relevar o seu comentário também, já que você nunca jogou contra mim
Mas falando sério, a minha maior dificuldade com ele é justamente na jogabilidade estranha e nos bugs malucos... capotar em um arbusto não dá cara, me tira do sério
@sucodelarangela
Vixi, comi um pedaço texto, já coloquei ele de volta lá
Pois é, eu também não lembrava, aê quando peguei o cartucho pra jogar de uns tempos pra cá notei isso, tem que ser um movimento muitor coreografado, eu to acostumado com a famosa "memória muscular" durante as jogatinas.
Ah, uma pena o seu Wii não ser retrocompatível, o Double Dash!! é sensacional, e o que mais tentou inovar a série, pena que o pessoal não curtiu o lance de dois personagens por kart
Também gosto muito de CTR, na minha opnião foi o que mais chegou próximo a Mario Kart.
Um fato: Mario Kart 64 impressionou bastante quando foi lançado e fez muito sucesso na época. Considerando o ditado "a primeira impressão é a que fica" é fácil de explicar pq esse jogo é adorado e considerado por grande parte como o melhor da série. Houve algum jogo da série lançado posteriormente a esse q causou esse mesmo efeito nos jogadores? Eu particularmente acredito q não. É interessante considerar essa situação também para vários outro jogos existentes.
Eu te entendo perfeitamente @tchula e minha intenção maior é na verdade não discutir opiniões específicas sobre o jogo em si e sim só tentar explicar o pq de esse jogo ser considerado o melhor da série por um bandão de gente! ^^
Ah, mas isso é fato. A geração 32/64 bits foi muito impactante, não é atoa que o Zelda mais adorado é Ocarina Of Time, Final Fantasy VII é o preferido da negada e por aê vai. Eu não sofri tanto esse impacto, porque como só fui ter vídeogame mais velho, acabei experimentando esses jogos meio fora de ordem, muito em locadoras e na casa de amigos, então tudo pra mim era novidade. Mario Kart 64 mesmo eu só estou jogando de verdade agora, depois de tantos outros, por isso agora essa constatação sobre a jogabilidade
Tchulangero, li o post e cara...nem sei o que dizer, você não se adaptou o jogo ou algo assim? As derrapadas, são o que fazem o Kart andar mais rápido, basta segurar o R e balançar o controle para os lados, mas mantendo o Kart na pista. é dificil no começo, mas se acostuma.
e o sistema de colisão é sensível porque estão em Karts, se fosse nas versões do DS, onde se dirige até caminhões, obvio que não vai acontecer nada em bater nos oponentes.
e da versão GBA...muito dificil mesmo, até em 50cc o négocio complica.
O que posso dizer? Simplesmente não entendo. Para mim, MK64 sempre reinou supremo como o melhor MK de todos, mas isso durou até eu jogar Mario Kart Double Dash!! Sempre achei ruim a "baixa definição" do jogo, mas nem de longe me incomodava, devido a diversão. E os controles? Bem, quando tive meu primeiro N64 os controles eram perfeitos e nunca senti problema algum. Só fui me incomodar no último N64, pois o analógico mexia mais que traseiro de dançarina de Funk, e a folga parecia a do volante de um Dodge Polara. Mas nada que me fizesse praguejar...
E tanto eu gosto deste jogo que ele está fixado como um canal do meu Wii (Jack Sparrow manda lembranças) e eu sempre volto a jogá-lo. jogo mais do que o MK Wii...
Mas eu entendo, cada um tem suas preferências e gosto é igual nariz. E o importante mesmo é jogar, e emsmo não gostando deste, tem uma batelada de Mario Kart pra poder jogar...
Não é adaptação cara, eu acho a jogabilidade ruim mesmo. Tipo eu sei fazer tudo, sei derrapar, sei ganhar mais velocidade, passo os campeonatos sem muitas dificuldades... mas não é divertido, é tudo muito travado. Claro que se pegar pra jogar com os amigos é bacana demais, mas aê qualquer coisa é divertida, até Somari
Sobre os sitema de colisão, não é a questão de ser em karts, afinal Super Mario Kart e Super Circuit também só tem karts e o sistema de colisão é bem feito. Mas veja bem, algumas pistas fazem você voar, literalmente, se encostar na parede!
Sobre Super Circuit de GBA ser difícil eu também discordo, acho mais fácil que o do SNES. Mas lá faz sentido, afinal é um jogo para portátil
Valeu pela visita.
@sucodelarangela
Sim, todas as pessoas sensatas dizem o mesmo
@João Roberto
Hwa hwa hwa, olha o professor aê.
Tá vendo, eu te aloprei lá por falar mal de SMW, agora você quer se vingar? Rzs...
Double Dash!! sim é "O" Mario Kart, mesmo ele sendo insuportavelmente difícil, fora que a jogabilidade dele é perfeita, quem é MK64 pra chegar perto.
E sai pra lá com o seu casco azul, hwa hwa hwa.
@kratosvudu
Nada, achei que iria ter que moderar várias tagarelices, mas até agora nada, estou decepcionado
Nunca achei a jogabilidade de Mario Kart 64 ruim. Como já dito a versão de SNES tem uma jogabilidade bem inferior e mesmo assim é plenamente jogável. Jogo MK64 até hoje tranquilamente. Não sei se o treino na época do N64 foi tão bom, mas quando voltei ao game não senti dificuldades. Gráficos sem antialisign, personagens "de papel" e coisas assim que são geralmente criticadas eu concordo, mas a jogabilidade para mim é Ok.
Bom, alguns pontos enquanto eu recarrego a arma aqui pra atirar no jogo…
1) Vc comparou o que eu menos gosto com o que eu mais gosto: 64 com Super Circuit. Aliás, me dei conta que não li o artigo sobre o do GBA, vou ler na sequência; 2) Concordo em partes com o "não teve pra ninguém" nas gerações seguintes. Acho que vc não jogou o MK7 e o Sonic All Stars Racing Transformed ainda. Apesar de ser difícil comparar os dois por eles serem diferentes, o segundo me agradou mais, mesmo que eu tenha achado o primeiro fantástico. E joguei ambos em portáteis (3DS e Vita). Aliás, a versão do jogo do Sonic pra 3DS é um grande lixo, não recomendo. E antes que vc diga algo, não é opinião de fã, eu gostei mais da fórmula do Transformistas mesmo. Mas ainda assim o MK7 online vence o jogo do mascote rival; 3) Não acho a trilha sonora dos jogos seguintes menos brilhantes que a dos primeiros jogos, mas aí acho que entra mais uma questão de gosto.
Agora vamos ao que interessa…
Cara, eu acho que esse jogo é um dos que mais sofrem a famosa "armadilha da nostalgia". Na época esse jogo foi "ultra-revolucionário", daí ele acaba entrando praquele "Hall" irritante de jogos "intocáveis". Haja aspas… enfim… na boa, eu concordo com tudo que vc disse. Entre coisas que vc disse e outras que eu estarei dizendo: a jogabilidade é irritante, o fato de tudo ser mortal é irritante, o personagem de papel é irritante, o casco azul sempre foi irritante (esse até que no bom sentido), os fãs cegos são irritantes, ou seja… eu sou um hater desse jogo! huahuahuahua… não, sem zueira, eu definitivamente não vejo motivo pra tanta empolgação com ele, acho que ele está longe de ser o melhor jogo da série. Longe mesmo! Até a versão do Wii que nego adora criticar pra mim é melhor. Mas divertida com certeza.
OK, a pista do Yoshi era legal… só! ahuauhahuahu
O duro é que o controle era o do 64 também, eu nunca me acostumei e nunca me acostumarei com esse trambolho…
Vish, melhor parar, tô fazendo um rage comment aqui, logo menos aparece uma pá de fã de MK64 me xingando! huhuahuahuaauhuaha
Hum... Deixa eu pegar a faca estilosa, a "metranca" nervosa e a faixa na testa. O quê!? Quem disse que a faca é tua, John? Larga!! Larga!! Peraí... TOMA ESSA! E ESSA! Difícil respirar agora, hein? Quem é que não tem piedade agora?
Hã... Enfim... Continuemos.
@ Tchulanguero @ Gamer Caduco
VOCÊS ESTÃO DE BRINCADEIRA?!
Eu sempre achei essas dificuldades o charme do jogo, principalmente porque, quando você se acostuma a não esbarrar em nada, fica quase invencível. Por incrível que pareça, nunca consegui fazer o mesmo com os jogos seguintes, sempre fico na média de quem está jogando comigo, principalmente o Mario Kart DS, este sim, o mais difícil de todos.
Tá, tudo bem, a variedade dos Karts é inexistente, mas na época era compreensível, pois era uma evolução do original.
E sobre o controle. Bem, eu sempre achei o melhor controle que já coloquei as mãos, isso até segurar o controle do X-Box 360, que é quase perfeito, tudo está no lugar certo. Menos para jogos de luta, daí o controle é um lixo... Mas no controle de N64, Goldeneye 007 é perfeito, dá pra acertar uma mosca no escuro, e além disso, ele se encaixa perfeitamente nas mãos...
Ih, deixa eu parar por aqui, pois o lado negro está me dominando, kkkkkkkkkkkk
Eu prefiro a jogabilidade de SMK, não acho ela inferior não. Sobre os gráficos de papel o problema é que o N64 tinha capacidade pra ter algo mais trabalhado, mas isso nem atrapalha no final das contas.
Bem vindo ao site cara, abraço!
@Gamer Caduco
Fala Caduco... você viu a referência a sua pessoa na página inicial do site? Rzs...
Pelo que todo mundo fala esse novo jogo do Sonic é muito bom sim, mas comparar ele ao MK7 é meio injusto, acho melhor esperar o MK8 e aê sim fazer a devida comparação.
Eu acho as músicas atuais meio genéricas, salvo uma ou outra. Infelizmente pelo que eu vi de MK8, vai continuar nessa mesma levada.
A versão do Wii é ótima, trouxe mais quatro personagens para corrida e deu uma balanceada violenta no jogo, já que em Double Dash!! havia corridas que eram um calvário para ganhar, não sei porque o povo reclama tanto.
O controle do N64 eu já me acostumei, ele só fica ruim quando coloca o Rumble Pak, fica aquele treco pesado na frente, muito estranho.
Ah seu seguista, falando mal de jogo da Nintendo né? Hwa hwa hwa
Abraço!
@João Rambo Sith
Cara, eu detesto jogo que é difícil por conta de jogabilidade mal resolvida, por isso não curto MK64. Nunca joguei a versão do DS, que dizem ser melhor que a do Wii, mas se for pior que DD!! aê fudeu! Hwa hwa hwa.
E pra jogos de luta, por mais bizarro que pareça, o melhor controle que tem é o Classic Controller do Wii, aquele direcional digital é excelente.
@sucodelarangela
Será o novo "Dreamcast VS PlayStation 2" do site? Hwa hwa hwa
Eu também me diverti bastante, e brincadeiras a parte eu nem acho que o jogo é uma merda não... só tem a jogabilidade ruim, mal resolvida. Mas também me diverti muito com ele na época, mas como era sempre entre amigos, esses detalhes acabavam passando.
MK Wii tem alguns atalhos bem interessantes viu. Baixe os fantasmas dos gringos fodões e assista, eles usam e abusam dos atalhos para bater os record.
Olha, eu vou te dizer. O que eu não gosto do Mario Kart DS é que o direcional é muito pequeno, o que atrapalha um pouco controlar os carros, sorte que é macio, aí compensa.
Eu coloco o MKDS no mesmo nível do DD!! Eu acho o MKWii mais fácil. Agora, lembrando, eu tenho o problema de nunca fazer 100% de nada, e depois que fechei os campeonatos, não voltei mais a jogar e não tenho o kart F1...
Eu também acho um certo exagero seu quanto a Mario Kart 64, não vejo tantos problemas na jogabilidade até porque quando joguei MK do SNES pela primeira vez odiei depois que me acostumei com a jogabilidade me apaixonei de vez.
Pessoalmente eu acho Crash Team Racing melhor que MK 64. Acho mais fácil para dominar o jogo e tals e o estilo dele quanto as pistas não sei porque me remetem tanto a SMK do SNES...
Agora o que eu acho um dos melhores e o MK SC do GBA pegou o quer era bom do SNES e N64 e juntou. Simples.
O do Wii joguei pouco, não tenho como opinar muito. O do GC se mostrou interessante, joguei muito em uma dessas edições de eventos de anime que teve por aqui. Pena que não em sua plenitude porque foi só com dois controles.
Faz muitos anos que não coloco a mão em CTR, depois vou ver se arrumo um pra fazer uma comparação real, mas tenho a impressão que vou gostar mais dele também.
Super Circuit é muito bom, mas para um portátil, ele é bem fácil e as pistas são pequenas.
O do Wii é ótimo, bem equilibrado, já o do Cubo é o mais diferente da franquia e o que eu mais gosto
O Mickey vale a pena, mas a NW da época não foi muito piedosa e disse que era um clone do MK 64 sem carisma, mas o game é bem melhor que o MK 64. Tô pensando em pegar um N64 mais pra frente.
Eu li uma pá de comentários falando jogos similares. O único que eu consegui jogar um pouco foi o Diddy Kong Racing. Eu tenho um certo "bloqueio mental" contra jogos similares e não consigo jogá-los, pois sempre fico comparando com os MKs. Sei que é bobeira da minha parte, mas não consigo, simplesmente.
Até joguei o Crash, Mickey USA, e o melhorzinho foi a demo do Sonic transformed, que é legalzinho, mas me deu vontade de jogar Mario Kart logo...
Um que eu tinha curiosidade, mas nunca joguei, é o Motor Toon GP, da Polyphony Digital, na época, Polys, para PS1. Por aqui diziam que era bom, fora que é do mesmo pessoal que fez o Gran Turismo, mas como sempre achei que seria um MK Clone, sempre deixei passar.
Eu não lembro se cheguei a jogar MK64 (pq na época eu optei pelo PS1 por livre e expontânea pressão dos meus primos que tinham o console da Sony) mas joguei mto o jogo do Crash e amava!
Sobre a série, eu curti o Double Dash mas foi com o Mario Kart Wii que mais me diverti... o 7 eu ainda não posso falar muito pq joguei pouco e to ansioso pelo 8! É muito amor por Mario Kart! kkkkkkkkkkkk
Em toda a minha vida, devo ter jogado apenas uns 20 minutos de DKR no N64. Não me adaptei muito ao controle xD
Adoro o DKR do SNES, nunca senti vontade de jogar os outros da franquia. Quem sabe um dia, mas por enquanto, estou bem feliz com o CTR. Um jogo que levei tempo pra jogar,mas que é legal bagarai hahahaha!
Peraê, DKR ou Diddy Kong Racing no SNES... você bebeu cara? hwa hwa hwa. Eu declaradamente gosto muito dos novos jogos da franquia, e MK8 com certeza irá rolar lá em casa, mas Super Mario Kart sempre terá o seu lugar
Eu não tinha visto a referência, mas estou pirando com esse Sonic novo. Sério. Tá me parecendo bacana. Certeza que se um dia sair um bundle do Wii U com esse Sonic eu vou arrumar dinheiro pra comprar. Eu até venderia meu corpo, se valesse alguma coisa.
Comparar o MK8 com SASRT de Vita é sacanagem também! haahaha! Mas não sei, é difícil comparar os jogos, como falei antes. São bem diferentes, mas o da SEGA me viciou mais e por mais tempo. Eu tava surrando todos os amigos que compraram o jogo e jogaram comigo! kkkkk... viciei mesmo. E isso que eu achei legal, o MK é bacana que todo mundo tem chance de ganhar em qualquer condição, mas o do Sonic favorece mais quem tem mais experiência. Ou seja, são diferentes mesmo.
Mas enfim, chega... importante é que o MK64 é super valorizado! Overrated total! huahuauha
Nada, @Tchulanguero! Normalmente eu que dou a surra nos amiguinhos no Mario Kart. Último churrasco com games que levei o 3DS, ganhei os dois campeonatos que disputei! ahuahuahuahuahua Eu não sou bom, eu tenho sorte nesse jogo, sei lá pq! O Transformistas eu viciei mesmo, admito... kkkkkkkk
Se isso aí sair eu vendo até minha família pra comprar! ahuhu