Rogue Galaxy (PS2)
Eu não consigo entender o motivo das pessoas idolatrarem tanto esse jogo. De fato ele é muito bonito e tem um sistema de batalha interessante. Mas a história é sem graça, e tudo o que você faz no jogo é ir do ponto A ao ponto B, passando por um zilhão de batalhas aleatórias chatas pra kct. Não vou dizer que é um jogo ruim, mas também está muito longe de ser bom. Se você sofre por não ter uma cópia, acredite em mim, não vale a pena.
Leia também: Piratas No Espaço
New Super Mario Bros. U & New Super Luigi U (Wii U)
Nunca havia jogado nada da série "New", então não sofri com nenhum sentimento de desgaste que muitos alegam ter. Não há muito o que dizer, é o bom e velho Mario 2D de sempre, apesar da jogabilidade ligeiramente diferente em relação aos antigos. Minha única grande reclamação mesmo vai para a falta de variedade nas músicas, ficou meio preguiçoso. Mas me diverti bastante, inclusive com o multiplayer, além do modo principal e desafios, mas não me animei muito ainda em me aventurar com o Luigi em suas fases infernalmente difíceis.
Leia também: New Super Mario Bros. U
God Of War II (PS2)
Por favor, alguém ensina o caminho do bar para o Kratos, porque tudo que ele precisa é chorar as pitangas no balcão e parar com essa coisa de querer matar todo mundo! Mas enfim, toda a sanguinolência está de volta, exatamente como no primeiro jogo... o que nesse caso não foi muito bom, acabei achando muito "mais do mesmo", principalmente quando falamos de jogabilidade. Porém eu confesso que dei uma animada maior com a introdução da mecânica de revide, se tivesse sido melhor explorada desde o princípio, com certeza o jogo teria outra cara.
Leia também: O Bom Da Guerra
Leia também: Deus Do Grito II
The Legend Of Zelda: The Wind Waker HD (Wii U)
Já falo de cara, eu acho ficar navegando nesse jogo um saco! No comecinho é lindo e maravilhoso, mas depois tudo o que você quer é chegar logo nos lugares que precisa. Mas é inegável o quanto esse jogo é bem feito, e até já havia me esquecido do monte de mecânicas e pequenas coisas legais que eles introduziram aqui, muitas das quais eu espero que eles resgatem no novo Zelda para Wii U. A arte também é linda e a trilha sonora excepcional, apesar do aspecto meio plástico que as vezes rola na versão HD. E se você, assim como eu, ficar meio desanimado com o jogo do meio pra frente, não desista: as batalhas finais estão entre as melhores da série, com o destaque para o monólogo do Ganon antes do gran finale.
Ouça também: Vão Escutar! #002 - Sobre Nossas Andanças Videogamísticas
Batman Arkham City: Armored Edition (Wii U)
Travadinhas por port mal feito a parte, foi muito legal jogar com o Batmão. Sair sentando o sarrafo nos bandidos, principalmente depois que se pega o jeito, é extremamente relaxante, fora as inúmeras possibilidades de cumprir as missões. A história, ao contrário do senso comum, eu achei meio sem graça e com um desfecho de merda, mas tá valendo. Curti pra caramba também jogar com a estilosa Mulher-Gato, pena ela ter poucas missões. E essa versão do Wii U faz um uso bem bacana do GamePad.
Mass Effect 3: Special Edition - Multiplayer (Wii U)
Não, eu não comecei a jogar a trilogia Mass Effect pelo último título, embora confesse que quase tenha feito isso. Porém eu joguei um bocado do modo multiplayer dele, e isso me ajudou bastante a melhorar a minha pontaria em jogos de tiro... agora ela só é ruim.
Gostei bastante por se tratar de um sistema cooperativo, apesar de na maioria das vezes não conseguir me comunicar muito bem com os gringos, seja pelo meu inglês limitado, seja por eles não curtirem muito falar no microfone mesmo. Bom para dar uma relaxada, mas vai te consumir um tempinho.
Leia também: A Essência Da Trilogia Mass Effect
Fallout 3: GOTY Edition (PC / Steam - Windows)
Apesar de no final das contas não ter jogado ele pra zerar desta vez, é sempre bom dar umas voltas por Wasteland. E é incrível como cada vez que eu jogo esse jogo, ele parece mudar completamente. É como se a cada nova partida, os detalhes fossem gerados aleatoriamente sem você perceber, tamanho é o mapa e os detalhes de cada área.
Leia também: Fallout 3 (PC)
Super Mario RPG: Legend Of The Seven Stars (SNES / Wii Virtual Console)
Falem o que quiserem, esse para mim é o melhor RPG do Super Nintendo. E sim, eu já zerei Chrono Trigger e joguei Final Fantasy VI. Ele retira toda a burocracia dos RPGs japoneses, deixando somente o que realmente é divertido, além de possuir uma ótima história, que apesar de simples é cheia de sacadas geniais.
Leia também: JRPG À Italiana
Portal (PC / Steam - Linux)
Todo mundo falava que é bom, genial e sei lá mais o que, então eu fui conferir e... putaqueopareo, que jogo foda! Como se não bastassem os puzzles extremamente criativos, não tem como não se apaixonar pela antagonista. A música no final então ficou gravada na minha cabeça para nunca mais sair.
F-Zero X (Nintendo 64 / Wii Virtual Console)
Olha, que pena que esse jogo me passou desapercebido na época, porque que jogo de corrida sensacional. A Nintendo aqui seguiu algo que é cada vez mais raro de se ver, o de sacrificar quaisquer aspectos técnicos em prol de uma jogabilidade fluída e agradável. O resultado são gráficos simples, sons mono... mas porra, essa porqueira roda a 60 qps no Nintendo 64... é lindo!
Leia também: Shigeru, Vamos Trocar Uma Ideia Sobre Um Novo F-Zero
Super Metroid (SNES / Wii U Virtual Console)
Rejogar algumas coisas antigas é sempre um risco, afinal nós por natureza sempre associamos uma série de sentimentos e lembranças aos jogos antigos, o que por vezes acaba por torná-los em nossas cabeças melhor do que eles realmente são. Mas isso não se aplica a Super Metroid, acreditem em mim, esse jogo é uma obra-prima, seja no seu design de níveis, direção de arte e principalmente, trilha sonora. Não é por menos que eu o considero o melhor jogo do Super Nintendo.
Leia também: Como Virei Fã De... Metroid
Ouça também: Vão Escutar! #002 - Sobre Nossas Andanças Videogamísticas
Zen Pinball 2 (Wii U)
Sabe quando você só quer dar uma relaxada rápida de quinze minutos no videogame, mas tudo o que você tem na sua estante vai gastar o dobro disso só para você começar de verdade? Pois bem, Zen Pinball 2 é a solução perfeita para isso. Não tem muito mistério, é um pebolim com mesas temáticos e muito bem feito, e você compra ele em um esquema bem interessante: o jogo é de graça, sendo cobrado apenas as mesas, que vem no formato de DLC a preços bem módicos. Eu particularmente só jogo a do Tesla, e inclusive o recorde nacional é meu... o que não é nada perto dos gringos. Ah, esse jogo é multiplataforma, embora as vezes com o nome um pouco diferente, não me perguntem porque.
Mario Kart 8 (Wii U)
Os problemas pessoais até que me tiraram boa parte do tempo esse ano, mas também existe uma outra boa razão para esta lista estar menor: por meses eu praticamente só joguei Mario Kart 8! É incrível como a Nintendo conseguiu acertar a mão, que pra mim é o melhor Mario Kart já feito, e que recentemente ainda por cima ganhou um DLC com novas pistas, veículos e pilotos, melhorando ainda mais o que já era excelente. Confesso que estou tentando evitar um pouco jogá-lo, caso contrário a fila nunca mais sai do lugar.
Leia também: A Nova "Dorga" Da Nintendo
Blok Drop U (Wii U)
Comprei esse jogo com uns centavos de dólar que estavam sobrando na eShop do Wii U, e que jogo divertido. É um puzzle bem simples, com poucas fases até, mas bem criativo e divertido. Não sei se já foi lançado, mas o desenvolvedor prometeu um DLC, tão barato quanto o jogo, com mais fases ainda.
Ouça também: Vão Escutar! #002 - Sobre Nossas Andanças Videogamísticas
Link’s Crossbow Training (Wii)
Sempre tive curiosidade a respeito desse jogo, mas nunca achei que o preço cobrado por ele justificasse a compra. Então esperei uma promoção e pronto, lá estava eu com a Zapper do Wii na mão. E digo que é um bom jogo, ótimo para uma jogada curta e descompromissada... mas fiz bem em esperar uma promoção, não há nada excepcional para se ver por aqui, a não ser o fato de ser uma espécie de "Shooter On Rails" de Zelda.
Space Channel 5 Special Edition (PS2)
Tem a tarde inteira para jogar alguma coisa, mas não está afim de iniciar nenhum jogo que vai consumir a sua vida? Ótimo, faça como eu, zere os dois Space Channel 5 na sequencia, é diversão garantida ou seu dinheiro de volta.
Leia também: Up, Down, Left, Right, Chu, Chu, Hey!
The Legend Of Zelda: Majora’s Mask (Nintendo 64)
Como eu disse lá em cima, tem jogos que se voltar a jogar, são decepcionantes. Outros, são atemporais e perfeitos em qualquer época. Porém existem aqueles que assim como um bom vinho, se tornam cada vez melhores com o passar do tempo. A visão que tive de Termina desta vez foi muito mais recompensadora do que da primeira, é impossível não gostar desse jogo.
Leia também: Por Detrás Da Máscara De Majora
Ouça também: Vão Escutar! #002 - Sobre Nossas Andanças Videogamísticas
Mass Effect (PC / Steam - Windows)
Apesar do inconveniente de ter de jogar no meu computador arcaico, gostei bastante de Mass Effect e acho que ele merece toda a fama que recebe. O principal para mim está na forma como você se relaciona com os outros personagens, tornando os diálogos muito mais importantes do que as partes de tiroteio... ou com o odioso Mako. E no final das contas, eu tenho que concordar com aquele filme/quadrinho francês: azul é a cor mais quente
Leia também: A Essência Da Trilogia Mass Effect
Hyrule Warriors (Wii U)
Embora no começo ninguém botasse muita fé nesse jogo, acreditando que ele fosse um simples tapa-buraco para a grade de lançamentos desse ano para o Wii U, o fato é que Hyrule Warriors saiu muito melhor que a encomenda. Apesar de ser um jogo de um nicho do nicho, a atenção dada a ele fez com que seja de longe uma das coisas mais divertidas que saíram esse ano para o console.
Leia também: Os Guerreiros De Hyrule
Nights (Sega Saturn)
Não me perguntem como, mas sem mais nem menos o meu Saturn voltou a salvar, então volta e meia eu pego ele para jogar um pouco de Nights. Confesso que esperava um pouco mais, mas é um bom jogo, pena que jogar ele no controle comum seja tão sofrido, que falta faz um analógico! E para quem não sabe, existe todo um contexto psicológico em torno desse jogo, em que cada fase representa um aspecto da personalidade dos protagonistas.
ZombiU (Wii U)
Quando se fala de mecânicas, ZombiU é perfeito, além de mostrar exatamente qual foi a ideia da Nintendo quando desenvolveu o GamePad. Porém o jogo peca um pouco ao não ir muito além de uma techdemo, e tudo o que você irá fazer e ir do ponto A ao ponto B, com raros momentos diferenciados e realmente empolgantes. Apesar disso eu estava gostando do jogo, até que o final me deixou extremamente decepcionado... logo eu conto direito para vocês.
Ouça também: Vão Escutar! #002 - Sobre Nossas Andanças Videogamísticas
Jogo Do Ano: Bayonetta (Wii U)
Caramba, como eu pude ficar até hoje sem jogar Bayonetta? Fazia muito tempo mesmo que eu não empolgava tanto com um jogo, ao ponto de jogar praticamente todos os dias por não aguentar esperar o final de semana chegar. Além de ter uma protagonista extremamente cativante, é um hack ’n’ slash dos mais competentes que eu já vi. E é por isso que Bayonetta é a minha "platina pura" de 2014!
Leia também: Leve-Me Para A Lua
---
Ufa, quanta jogo para falar! E vocês, o que acharam destes jogos? Melhor, o que vocês jogaram esse ano? Não deixem de conferir também os outros participantes do meme desse ano na lista logo abaixo, incluindo os outros integrantes da família VJ!. E que 2015 seja ainda melhor, com muito mais jogos. Então aproveitem as dicas de todo mundo e depois, Vão Jogar!
E os participantes desse ano são:
Aewsome Games: Yukiteru Amano - youtube.com
Arquivos do Woo: Cyber Woo - arquivosdowoo.blogspot.com.br
Gamer Caduco: Caduco - gamercaduco.com
MarvoxBrasil: Marvox - marvoxbrasil.wordpress.com
New Old Players: Willi Weiss - newoldplayers.blogspot.com.br
QG Master: Adinan - qgmaster.blogspot.com.br
Vão Jogar!: João Roberto - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: Somari - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: SucodelarAngela - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: Tchulanguero - vaojogar.com.br
Se quiser participar é só fazer um texto ou vídeo, publicar e anexar a lista de participantes.
* Revisado em 20/11/2016 às 23:16:36
Compartilhe