Velocidade é uma paixão do homem e isto é refletido no mundo dos jogos, onde desde o Atari somos agraciados com o gênero corrida. No começo eram os carros comuns, mas estes se limitavam a nossa chata realidade. Então veio o clássico F-Zero e nos mostrou que naves correm pra kct e são bem mais legais.
Alguns anos depois um tal de George Lucas resolveu contar as origens de sua principal série, também conhecida como Star Wars, e no primeiro filme meteu uma sequência de corrida de pod racers, que nada mais são que pequenas naves que também correm pra kct. Independente da qualidade do filme, esta parte foi tão empolgante que o pessoal da SEGA fez o que sempre souberam fazer de melhor...
Nada mais, nada menos do que um fliperama baseado na sequência de corrida do filme, com direito a um cockpit idêntico ao que Anakin Skywalker ocupa no filme, meu sonho de consumo. Joguei esse treco uma vez na vida e foi de longe uma das melhores experiências que já tive com jogos, divertido ao extremo, ainda mais com um monte de amigos malucos do lado me ajudando a apertar o "pequeno" botão de turbo praticamente aos socos, rzs.
Como tudo que é bom tende a se propagar e gerar lucro, a Lucas Arts levou o jogo aos consoles de mesa, e assim diversas plataformas ganharam o excelente Star Wars - Episode I: Racer. Não é exatamente o mesmo jogo do fliperama e nem tem o dedo da SEGA, mas garanto que é tão divertido quanto. A primeira vez que joguei foi no Dreamcast e nem sei o motivo de não ter escrito sobre ele por aqui na época, deve ter sido falta de tempo ou então preguiça mesmo. Hoje o meu Dreamcast tá cego, mas o Nintendo 64 tá firme e forte aqui em casa com uma versão tão boa quanto.
Racer não sai do padrão de outros jogos de corrida, o objetivo é disputar os campeonatos e chegar em primeiro. As vitórias geram dinheiro (ou algo do tipo) que podem ser utilizados para melhorar o seu pod racer, seja comprando peças novas ou usadas do ferro velho. Quem espera muitos modos de jogo vai ficar decepcionado, é tudo bem feijão com arroz, com os modos Tournament, Free Play e Time Attack. Porém não se enganem, todos os circuitos e campeonatos são bem feitos, com várias pistas que nos fazem querer arrancar os cabelos, sempre baseadas no universo da série.
Quando se entra no jogo, a primeira impressão é que ele é bem feio e mal feito. A parte de menus de um modo geral chega a ser bem tosca, mas na hora das corridas a coisa melhora bastante. Não são os gráficos mais bonitos e trabalhados do mundo mas cumprem bem o seu papel, até por conta da velocidade exagerada do jogo que não vai te permitir a regalia de apreciar outra coisa que não seja o traçado da pista.
Diferente do fliperama que realmente simulava os controles de um pod racer, nesta versão o esquema é bem tradicional, botão para acelerar, freio, câmera, analógico para a direção e etc. O que muda um pouco é um botão de reparo, que permite que os motores sejam consertados se estiverem avariados... sim, nada de sair batendo em tudo de forma impune, se abusar demais do pod ele explode, apesar de você reaparecer na pista com um novo. Tudo funciona muito bem e da a agilidade que o jogo pede, com exceção de uma coisa: o turbo. Para acioná-lo é preciso estar em uma velocidade alta, então segura-se o analógico para cima, solta e aperta o botão de acelerar, que enquanto estiver pressionado irá manter o turbo, que não acaba nunca, porém se utilizado por muito tempo superaquece os motores e aí já era pod racer e umas cinco posições na corrida pelo menos. No Nintendo 64 se o seu analógico estiver com folga fica quase impossível jogar porque o turbo não sai, experiência própria.
A trilha sonora é bem incomum para jogos de corrida, mas perfeita para algo do universo de Star Wars, com várias músicas épicas e empolgantes. Os efeitos sonoros não são dos melhores, mas bem convincentes, com direito aos pilotos comemorando ou xingando alguma coisa, fora que também seguem bem o estilo dos filmes.
Comparando as versões do Dreamcast e do Nintendo 64 não há muitas diferenças. Obviamente a versão para o Dreamcast é bem superior tecnicamente, com gráficos bem mais detalhados e som de melhor qualidade, mas o 64 segura bem o rojão com relação ao resto, e mesmo sendo um jogo de alta velocidade em nenhum momento eu notei queda de frames, que aliás é bem constante. Talvez o maior porém mesmo seja com relação as músicas, praticamente inexistentes na versão da Nintendo, se restringindo apenas a uma música única na última volta de cada corrida, o que é uma pena.
No final das contas, Racer é um excelente jogo independente da plataforma, corridas rápidas, dificuldade na medida, trilha sonora agradável e jogabilidade bem feita. Se não me falha a memória também foi lançada uma versão para PC, mas eu nunca joguei então não posso falar se é tão boa quanto a dos consoles. Então estão marcando bobeira aê porque? Encarnem o espírito de Skywalker, coloquem o pé na estrada e vão jogar!
Pô, como assim chata realidade? huahuahuahua Já vi que vc não curte simuladores. Mas de toda forma, eu tenho que concordar que os jogos com corridas não tão realistas são bem mais divertidos mesmo. Nunca joguei este jogo, talvez por não ser lá muito fã de Star Wars. Acabo passando longe dos jogos que fazem referência. Mas, nesse caso é um grande vacilo meu, pq eu curto jogos de corrida e muito. As versões do N64 e do Dreamcast são equivalentes em jogabilidade? O resto realmente faz todo sentido, comparar as mídias é de certa forma covardia. E os consoles em si também. A pergunta foi mais em relação a valer a pena jogar no N64 ou ser melhor partir sem pensar duas vezes pro DC. Sobre a versão PC, meu note não deve rodar, não importa o quão antigo seja o jogo! hahuauha Ótimo texto! Fiquei curioso pra ver o jogo agora.
Depende, eu até grado dos jogos de F-1, mas confesso que sou uma negação neles, rzs. Sobre não ser fã de Star Wars pode jogar desencanado, o jogo obviamente é todo baseado na franquia, mas em momento nenhum deixa de ser um jogo de corrida.
Sobre as versões de DC e N64 vai da disponibilidade de consoles: como eu disse a versão do DC é superior graficamente e tem músicas durante as corridas, mas a do N64 é tão boa quanto, pelo menos lembrando de cabeça não notei nenhuma diferença gritante. No menu de configurações tem uma opção de alterar os gráficos de LO-DEFINITION para HI-DEFINITION que fica desabilitada, provavelmente com o cartucho de expansão deve melhorar um pouquinho a parte gráfica também.
Agora sério, se um dia você achar a versão arcade da SEGA em algum shopping, tira o escorpião do bolso e jogue uma partida que é muito bom, he he he.
Provavelmente não terei escorpiões no bolso, mas eu dou um jeito de jogar sim! hahuahuahua Eu nem sabia da existência de cartucho de expansão do 64. Alteração de LO-DEF para HI-DEF? Achei que essas coisas aparecessem apenas em jogos de PC, realmente fiquei surpreso com a notícia de que existe em pelo menos um jogo de console! E vou experimentar sim, mas acho que a versão de DC... eu ainda preciso ter esse console e conhecer as coisas que saíram pra ele, não joguei praticamente nada dele até hj.
Arcade da Sega? Não sabia que tinha, mas se é da Sega só pode ser coisa boa. Pelo menos os Arcades de corrida dela sempre foram...
Cara, eu jogava muito no meu primeiro N64. Era rápido,bonito e sendo fã da série nada melhor que correr alucinadamente, rsrs.
Isso me lembrou uma coisa: Acho que foi no antigo "G4 Brasil" que passava na Band em que mostraram uma matéria lá dos States em que um hospital treinava os reflexos dos cirurgiões com jogos de videogames, e um dos jogos era justamente Episode 1: Racer. Antigoooo o programa. Só não lembro se era Dreamcast ou N64.
Se era possível isso ou eles estavam só zoando não sei, mas que na época achei muito legal, ah isso eu achei...
O único defeito do arcade é ele não estar na minha sala, rzs.
Sobre esse lance de treinar reflexos eu não duvido não, esse jogo as vezes é bem cruel com relação a isso, do nada você é obrigado a fazer uma curva sem noção sem mais nem menos, he he he.
eu e meu irmão zeramos 2 vezes de cabo a rabo na época. pena que Skywalker é o unico humano jogável, senão esse game teria uma vida mais longa no N64. e também era complicado jogar ele no controle analógico do console, já quebrei dois controles com esse game. pelo menos joga-lo no emulador só tem de forçar as teclas do PC. hehehe... e não sabia que tinha uma versão arcada desse game.
Como assim não sabia da existência do cartucho de expansão? É tipo aquele cartão de memória do Sega Saturn. Cara Dreamcast é ótimo, pena que é tão difícil arrumar um em bom estado, principalmente o leitor. O meu tá parado um tempão por conta disso, to seco pra jogar Jet Set Radio denovo, rzs.
@leandro(leon belmont)alves the devil summoner
Não entendi essa parada do Skywalker ser o único humano e a relação com a vida mais longa no 64??? Eu acho que nunca joguei com outro cara, mas nem é pelo fato dele ser humano não, é que ele é o primeiro na seleção de pilotos mesmo, rzs. Sobre o analógico, o meu eu troquei faz pouco tempo então não faço esforço nenhum pra jogar, não sei se com o original faz alguma diferença, no Dreamcast também não lembro de forçar o analógico não.
Cara, é o que eu falo pra todo mundo, se achar o arcade desse jogo levanta as mãos pro céu e corre pra jogar uma partida, rzs.
Dreamcast e Game Gear são dois videogames que adoraria ter funcionando na coleção, mas ambos sempre possuem um defeito ou outro (ou TODOS) quando vc encontra a venda. E se encontra funcionando, nego cobra o preço de uma casa ou um pouco mais que isso. Dá uma tristeza lascada...
Vindo do futuro pra deixar meu agradecimento. Comprei esse jogo esses dias pra minha coleção e não sabia que ele tinha turbo. Tá explicado o porque não conseguia ir longe naquela época kkk. Se já tivesse internet naquela época pra eu descobrir, certamente teria conseguido terminar rs.
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