Antes de mais nada: eu não considero Sonic Adventure ruim ou coisa parecida, na verdade ele é um bom jogo. O que vou descrever é como algo envolto em tanta expectativa, pessoal inclusive, que no final das contas não foi tudo aquilo que se esperava.
Bom, há muitos anos atrás, quando o Dreamcast era o videogame top de linha e o mais alto que eu podia sonhar era com jogos novos para o meu SNES, eu vi em alguma revista da época algumas matérias sobre SA. Lembro que haviam algumas críticas negativas, mas aquilo me chamou muita atenção. Poxa, eu joguei muito Sonic no videogame dos outros quando mais novo e o treco era legal pacas, imagina então em um console fudido igual o Dreamcast e com gráficos 3D? Mas como vida de pobre é foda, fiquei na vontade por muito tempo.
Quando estava para comprar um Dreamcast este foi um dos jogos que motivou a levá-lo. Logo após a compra arrumei ele rapidamente para enfim poder jogar aquele título pelo qual me interessei anos atrás.
Como de costume, verifiquei se o jogo possuía apresentação: tinha. Bem trabalhada com uma excelente trilha sonora. Entrei no jogo e logo percebi que além de Sonic haviam mais cinco personagens para habilitar: Tails, eterno companheiro de Sonic, Knuckles, que eu sempre achei mais legal que Sonic, Amy, que eu nunca havia visto, mas pelo menos parecia ser da mesma família do ouriço, Big (?) e E-102, que era bem estranho, mas pelo menos dava melhor impressão do que o desconhecido anterior. O jogo começa com Sonic na cidade (?) e logo de cara tive que enfrentar o tal do Chaos em sua forma mais simples. Até aqui achei tudo muito bom: som maneiro, jogabilidade simples e satisfatória, apesar que ali eu já sabia que aquele lance do Sonic somente correr não ia dar muito certo, gráficos a altura do console. O único porém era a falta de sincronia entre a voz e o movimento de boca dos personagens: simplesmente horrível! Após mais enrolação do jogo finalmente eu chego a primeira "Action Stage" do jogo (aquela da praia). Cara, era justamente aquilo que eu esperava do jogo: Sonic correndo em alta velocidade, passando por uns obstáculos em um lindo ambiente tridimensional. Mas como alegria de pobre dura pouco, conforme fui avançando no jogo vi que nada era aquele mar de rosas. Vou dividir minhas opiniões seguintes sobre o jogo em alguns tópicos.
Gráficos: Embora mesmo para um primeiro jogo, um melhor potencial do Dreamcast podia ter sido mostrado. Mas mesmo assim os gráficos do jogo são excelentes, só pecando no defeito de "clipping" (não sei se o jeito certo de escrever é este, mas é aquele efeito das coisas se construindo conforme você vai se aproximando).
Som: Eis aqui o ponto mais alto do jogo. A trilha sonora é simplesmente impecável, com musicas temas (cantadas) para cada personagem baseadas no estilo de cada um. Mas como eu sou muito crítico, mesmo que a intenção tenha sido o de criar um certo clima de nostalgia, poderiam ter feito o som dos pulos menos tosco. Mas isso é um mínimo detalhe.
Jogabilidade: Sabe aquela primeira impressão de jogabilidade simples e satisfatória? Ela foi caindo por água a baixo conforme eu fui jogando. Havia momentos de extrema frustração, quando algum personagem agarrava inexplicavelmente em algum ponto da fase, ou então a briga que era para cair em cima da plataforma que eu queria (era incrível, eu pulava e parecia que não ia alcançar a plataforma, então no meio do caminho o Sonic "decolava" e eu acaba passando da plataforma). Claro que tudo isso era dificultado mais ainda pelas câmeras do jogo. Ah sim a maldita...
Câmera: Eu nunca vi uma câmera de jogo tão ruim. Além da na maioria das vezes ela fornecer o pior ângulo para a ocasião, muitas vezes ela simplesmente ocultava seu personagem. Isso mesmo que você leu: você não via aonde estava, e não adiantava usar os gatilhos para tentar resolver o problema que não dava, você tinha que sair do pedaço sem ver.
Fases: As fases do jogo são bem construídas, em alguns casos enormes e com desafio na medida certa. A minha reclamação fica por conta de algumas fases de Sonic (principalmente Lost World) que ficaram muito por conta de exploração. Isso deveria ter ficado por conta de Knuckes já que ele ficou com a maçante e entediante tarefa de exploração. As fases de Sonic deveriam ser mais como a primeira (sou péssimos em guardar nomes e estou com preguiça de usar o Google) ou como a Speed Highway. Mesmo assim fases como a do Cassino ficaram bem boladas.
Personagens: Do Sonic não tem muito o que falar né. Tails ganhou um papel realmente de coadjuvante onde cada fase é na verdade uma corrida contra Sonic, mas pelo menos no final ele muda um pouquinho e resolve bater um racha com Eggman na Speed Highway (que aliás ficou excelente). Knuckles foi mesmerizado, e apesar de seus movimentos básicos estarem presentes, a sua missão de achar os pedaços da Master Emerald fez com que jogar com ele fosse algo repetitivo e sem graça, realmente um desperdício. Amy é menos ruim do que se pensa o que não a torna uma boa personagem, mas ela poderia ter um objetivo mais variado do que simplesmente ficar fugindo. Big é um saco diga-se de passagem, ninguém merece ficar pescando aquele sapo. E por fim temos E-102 que é até legalzinho de jogar e poderia ter sido melhor aproveitado.
História: Aqui um assunto que gera muita controvérsia. De um lado temos aqueles que dizem que é besteira tentar colocar uma história mais elaborada em um jogo do Sonic e de outro aqueles que mostram o quanto o jogo é bem feito e o personagem evoluiu. Pra ser sincero eu também achei besteira colocar uma história no jogo, é igual filme pornô, até tem uma história, mas o que interessa mesmo é a ação. Mas o pior não é a tentativa e sim a execução. O treco é forçado mente abaixo, o enredo principal aparece mesmo no fim do jogo como que do nada praticamente pra no final das contas apenas tentar ser mais elaborado.
Bom, a esta altura quem nunca jogou o jogo já deve ter desistido após eu falar tanto ponto negativo. Mas apesar de tudo Sonic Adventure foi um bom carro-chefe para o Dreamcast e vale a pena ser jogado. Enfatizei os pontos negativos apenas para mostrar que não é "aquele" jogo que os fanáticos seguistas aclamam tanto. Enfim, ele apenas poderia ter sido melhor. Vamos ver, depois vou arrumar o Sonic Adventure 2 e ver se a coisa melhorou ou piorou. Aguardem.
* Revisado em 23/03/2016 às 01:26:30
Compartilhe