Então é assim, sem maiores planejamentos e preparativos para festa que o Vão Jogar! chega ao seu décimo primeiro aniversário. Já é um bocado de tempo, o suficiente para que eu não me lembre mais de uma parte considerável do que foi feito ao longo desses onze anos. Se fosse uma pessoa, o site seria um pré-adolescente iniciando a sua jornada em uma das fases da vida mais difíceis, prazerosas e ingênuas de todas. Mas essa comparação só serve para dar uma noção de tempo, os prazeres e dissabores da vida adulta tem uma relação muito maior com o que o site é hoje.
Quem acompanha as nossas publicações sabe que o último ano não foi dos mais movimentados. Os textos apareceram esporadicamente, os vídeos só deram um aceno e foram embora, e o Vão Escutar! tirou férias por tempo indeterminado. Falando dessa forma parece até que eu vou anunciar o fim do site, mas calma, não é nada disso. Lembre-se do que eu falei no final do parágrafo anterior: vida adulta.
Como ninguém por aqui vive de falar sobre jogos, é normal que isso não seja uma prioridade na vida de cada um e esse ano calhou de até eu ter me dedicado mais a outras coisas do que ao site. Alguns focaram em suas carreiras profissionais e outros em coisas mais pessoais, que irão afetar as suas vidas mais do que um pequeno site sobre videogames, mas isso significa exatamente isso, nós só não encontramos muito tempo em meio a tantas outras coisas. Sei que muitos não gostam do assunto, mas ultimamente também não dá para ignorar o momento político pelo qual o país passa, principalmente quando ações que chegam a ameaçar a nossa integridade física, ainda que indiretamente, são executadas por nossos governantes, o que é bem desgastante.
Mas não foi somente por isso, uma parte dessa puxada no freio também veio de decisões editoriais que eu fui tomando ao longo dos últimos anos e já expus aqui algumas vezes antes. Até por uma adaptação a realidade dos integrantes, ninguém mais segue um calendário para escrever e experiências como o foco em notícias mostraram que esse não será o caminho a seguir, ainda que uma coisa ou outra ainda apareça para movimentar a página inicial.
Então se tem uma coisa que eu posso garantir neste aniversário de onze anos, é que o site está bem e provavelmente estará aqui ainda por mais muitos anos, mesmo que nessa levada mais lenta. Não é mais o boteco frenético de porta de faculdade, agora é uma reunião de amigos no fundo do quintal com cerveja e comida.
E se tudo está parecendo longe e distante, saibam que para as próximas semanas já tem conteúdo novo, incluindo as tradicionais listas sobre o que jogamos no ano passado. Da minha parte eu posso dizer que apesar da falta de tempo para escrever e produzir novos materiais, as ideias não estão nem um pouco mornas e tem muita coisa legal que eu espero conseguir trazer para vocês nos próximos meses.
Como sempre, agradeço também aos outros integrantes do site, que podem não escrever muito por aqui ultimamente, mas sempre movimentam o grupo de mensagens com conversas sobre cerveja, jogos e coisas que vocês não fazem ideia!!! Agradeço também a todos que nos visitam e leem nossos textos, em especial aqueles que comentam e compartilham nossos conteúdos, afinal, esse é o pagamento que nos motiva a manter o boteco funcionando por tantos anos.
E assim me despeço de vocês abrindo o espaço para mais um ano que, se não o mais incrível de todos para o site, um que nos de orgulho de ter ajudado a construir. Mas como nem só de falatório se vive, hora de vocês largarem um pouco esse computador ou celular para irem se divertir, Vão Jogar!!