logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Vão Jogar!

10 anos de Vão Jogar!

Sobreviventes de outras eras, firmes e fortes para as próximas.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 08/01/2018 às 07:15:46   tagarelices 6

Sobreviventes de outras eras, firmes e fortes para as próximas.


Enfim o Vão Jogar! completa a sua primeira década de existência. Nesses dez anos muita coisa aconteceu, muita coisa mudou. Vimos novos consoles, novos jogos, mudanças na indústria, além do surgimento, ascensão e queda de diversos outros blogs. São poucos os que chegam nesta marca, e não é por menos: não é nada fácil.

Nintendo DSi
Em 2008, quando o site surgiu, foi lançado o Nintendo DSi, a versão melhorada do DS. A (sétima) geração tinha como concorrentes o Wii, PlayStation 3 e Xbox 360.

Já passamos pela fase dos textos que mimetizavam as antigas e toscas revistas de videogame, pelo sonho de ter dinheiro e fama escrevendo sobre jogos, pela ideia de ter um veículo de grande alcance, até a chegar à maturidade de entender que para seguir em frente e ter alguma relevância, além de sorte, é necessário encarar o trabalho aqui de maneira séria. De entender que jogos não existem em uma bolha, que eles se conectam com tudo o que acontece no mundo ao nosso redor, e que isso deve ser refletido no conteúdo que produzimos. Claro que essa não é a única possibilidade de encarar as coisas, nem que ela é necessariamente mais correta que outras, mas foi a escolhida para o site.
​​
Mas como não existe fórmula mágica para tudo isso, nós tentamos e experimentamos para chegar onde queremos. Nós últimos anos você deve ter visto muitas dessas tentativas, ideias que surgiram, algumas que não deram certo, outras que não saíram da gaveta, algumas que saíram para serem remodeladas e aquelas que já fazem parte do que é o site hoje.

Manter tudo de forma independente, como um hobby, mas encarado com todo o profissionalismo necessário, também não é fácil. Além de ter que aprender na porrada o que é fazer um bom jornalismo de videogames e contornar a falta de dinheiro para jogos novos e de equipamento para conteúdos mais elaborados, encaramos diversas questões pessoais que entram na nossa frente, como estudos, relacionamentos, problemas de saúde, transtornos mentais e os nossos trabalhos principais, aqueles que pagam as nossas contas no fim do mês.

Nolan Bushnell
Hoje o site além do conteúdo autoral, também faz a cobertura de alguns eventos como a Brasil Game Show e Campus Party, onde temos acesso a figuras como Nolan Bushnell (foto). Mas ainda existem as dificuldades em conciliar trabalho, tempo, dinheiro e até mesmo conhecimento para este tipo de ação.

Mais uma vez, é muito difícil! Já perdi as contas de quantas vezes rolou aquela vontade de acabar com tudo, mas isso já faz parte de nós, não dá para se livrar, e no final das contas nós gostamos. Porém é necessário reconhecer nossos limites, entender a diferença entre o que queremos e o que é possível fazer. O reflexo de tudo isso já pôde ser sentido nos últimos meses, com um volume bem menor de publicações, uma vez que correr atrás de tudo o que acontece nesse meio é desgastante demais para uma equipe como a nossa, a qual eu aliás sempre estou agradecido. É melhor focar em um conteúdo mais autoral, seguindo nosso próprio ritmo, naquele esquema clássico de priorizar a qualidade ao invés da quantidade.

Não vou mentir, eu pessoalmente queria bem mais, que o nosso alcance fosse maior, que tivéssemos a capacidade de produzir mais conteúdo, de ter colocado um monte de ideias em prática no dia de hoje como parte das comemorações, mas não rolou, paciência. De qualquer forma, hoje é apenas o primeiro dia do décimo ano do Vão Jogar!, durante o restante dele nós iremos nos esforçar para continuar trazendo mais conteúdo e muitas coisas novas que estão planejadas. Talvez elas cheguem em breve, talvez elas demorem, mas nós temos o nosso foco para continuar seguindo em frente por mais muitos anos.

Então continuem acompanhando o nosso humilde buteco, seja lendo nossos textos, deixando as suas tagarelices, falando das coisas que gostam ou não por aqui, vendo nossos eventuais vídeos e podcasts, divulgando o nosso conteúdo para os amigos, mas acima de tudo, sempre seguindo a nossa ordem máxima, que é: Vão Jogar!!

Brinde de cerveja
Muitos podem pensar que a associação que fazemos com botecos é simplesmente um reflexo do fato dos integrantes gostarem muito de cerveja, mas a verdade é que quando dizemos isso não estamos necessariamente nos referindo a bebida em si, e sim ao clima de descontração e camaradagem [...]

Compartilhe

Pin it


Leia também...



6 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Marvox
    Marvox
    08/01/2018 às 09:26:28   localizacao São Paulo/SP
    Iaê brow, kolé!

    Eu lembro bastante do site em 2011, acho que foi quando comecei a entrar para xeretar. Ainda rolavam resquícios de uma época fim de Fórum e a galera se comunicava bem mais que hoje. Lembro dos textos da madrugada e o jeitão "Tchulanga" de escrever.

    Mano, responsas sempre vão existir, quanto mais velho então nem se fala, e tem mesmo que se atualizar e estar disposto a aprender mais, e num país onde existe aquela cultura obsoleta de que, quem tem blog é o mesmo que "tá fazendo nada, né", por chegar aos 10 anos, o Vão Jogar! já é vencedor.

    Continuem fazendo o que fazem, que eu continuo a xeretar kkk. Grande abraço!!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      08/01/2018 às 21:58:26   localizacao Vespasiano - MG
      Hwa hwa hwa, Marvox já chegando provando que é das antigas com altas referências :P

      Pois é, não preciso nem reforçar para você o quanto o rolê de blog é complicado, mas nós ainda vamos continuar com certeza por mais muito tempo para você xeretar, rzs.

      Abraço!

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    09/01/2018 às 02:59:54   localizacao Apucarana - PR
    Caramba... o tempo passa. Lembro que comecei a acompanhar o site lendo os textos Dreamcast x Playstation... os melhores até hoje para mim. Ri muito do que já foi escrito, aprendi também algumas coisas e avaliei algumas ideias que eu tinha (O hardware do gamecube, por exemplo, que eu imaginava ser inferior aos outros por que eu "li por aí" e nunca fui atrás da informação correta).

    Não posso esquecer que deixei minha parcela de ajuda durante um tempo. Obrigado por isso.

    Parabéns pelos 10 anos!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      09/01/2018 às 21:49:02   localizacao Vespasiano - MG
      Muitas coisas rolaram de lá para cá né? Valeu pelos anos como leitor e colaborador do site. Abraço Professor!

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    13/01/2018 às 12:23:48   localizacao São Luís - MA
    Fico feliz de estar fazendo parte de, o quê, 1/3 dessa existência? Apesar das dificuldades, estou aqui ainda e pretendo ficar, as publicações diminuíram em quantidade, mas a qualidade só tem sido melhor.
    Feliz aniversário ao Vão Jogar! e que venham mais algumas décadas por aí, porque não?


    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2018
topo rodapé