No mundo dos jogos, numerações muito altas são sempre motivos de dúvida. Há jogos que quando se arrastam por tempo demais, acabam caindo no esquecimento, se tornando apenas mais um entre tantos outros. Por outro lado, há títulos que ao conseguirem chegar a grandes números de edições, demonstram o quanto de sucesso alcançaram. Bom, guardadas as devidas proporções, acho que se o Vão Jogar! fosse um jogo, poderíamos enquadrá-lo no segundo caso.
Lá se vão oito anos desde a criação do site, e embora eu ache que não tenha ninguém por aqui que o acompanhe desde o princípio (ou tem?), muitos de vocês já frequentam o nosso buteco a muitos anos, lendo os nossos escritos, escutando nosso podcast, assistindo nossos vídeos e deixando suas tagarelices por aí. A todos vocês nós dizemos: muito obrigado!
Pode parecer bobagem esse negócio de todo ano ficar escrevendo texto para comemorar o aniversário do site, mas na época em que eu comecei, existiam muitos blogs de jogos, boa parte deles verdadeiramente bons e até mesmo relativamente famosos, sendo que alguns me inspiraram ao longo do tempo. No entanto, a maioria deles hoje em dia nem existe mais, por melhor que fosse o conteúdo, seja por desânimo ou questões pessoais dos criadores, então manter um site por todo esse tempo, ainda mais de forma ativa, é uma grande vitória.
Claro que as coisas não são fáceis, tem dias que tudo conspira contra, você estipula várias metas e não consegue cumprir, acaba se estressando (e eu particularmente me estresso muito com qualquer coisa), bate aquela vontade de jogar tudo para o alto e gastar todo o seu tempo livre simplesmente enfiando a bunda no sofá e jogando o dia inteiro, mas cada tagarelice, butecada, compartilhada, curtida, inscrição, ou qualquer outra interação, faz nós termos vontade de seguir em frente.
Tudo bem, continuamos sendo um pequeno site independente sem nenhum retorno financeiro e com números modestos, onde todos tem que sacrificar boa parte do tempo livre para criar um conteúdo de qualidade, mas olhando para trás, para os mais de 300 textos já publicados, é impossível não se orgulhar de termos chegado aonde estamos. Não é por menos que eu hoje digo que meu emprego é gerenciar esse buteco, sem qualquer medo de ser desmerecido por isso.
Eu tenho evitado fazer qualquer promessa por aqui, porque várias delas se mostraram bem mais difíceis de se realizar do que pareciam, mas uma coisa eu mantenho, que é a nossa dedicação em continuar falando de nossa paixão pelos jogos, pura e simplesmente. Mas não se preocupem, continuaremos os nossos esforços para trazermos mais conteúdos diferenciados para vocês, sejam através de textos, podcasts e vídeos.
Por fim, agradeço mais uma vez a equipe que compõe o site, a Família Vão Jogar!, que se esforça junto comigo para tocar esse barco, mesmo não recebendo nada por isso e tendo que aguentar o comportamento complicado do patrão. Então, obrigado também Angela, Hugo, João Roberto e Rafael Alencar.
Então, oficialmente iniciamos 2016, rumo a mais um ano regado a jogos, bebidas, barulho e amor. Mais um ano em que esperamos vocês nos acompanharem, só para depois serem expulsos com nós gritando: Vão Jogar!