Somari
A Nintendo tá repetindo a novela. Afinal, isso já aconteceu com o DSi antes. A versão melhorada da primeira geração de console de duas telas teve aproximadamente três jogos lançados exclusivos para ele (em cópia física, ok?). Reclamaram disso? Sim, reclamaram. E acredito que a Nintendo tenha aprendido a lição. Entretanto os jogos lançados para ele são aqueles jogos que não fazem diferença para os jogadores em geral, sendo mais para mostrar o que o DSi podia fazer (no caso, ambos os jogos utilizavam a câmera em seu gameplay). A grande sacada do DSi, porém, foi sua loja virtual. E acho que o New 3DS poderia fazer o mesmo.
Sendo o caso, com processador melhorado e mais funcionalidades, o New 3DS poderia ter uma seção no eShop somente para ele que aí sim seria melhor para o público em geral. Afinal, jogos lançados em mídia física para um modelo específico do 3DS o tornaria um novo console, e com apenas quatro anos no mercado faz com que o portátil da Nintendo esteja muito novinho para ser trocado, visto também a quantidade de jogos que já se tem lançado e pela quantidade de coisa que está para vir, é muita imprudência a Nintendo fazer isso. Ou seja, não se preocupem, pois o New 3DS não vai tomar o lugar de ninguém.
O mesmo vale para o Wii U: mesmo que esteja vendendo abaixo do esperado, a Nintendo não vai fazer uma atualização agora para os donos antigos se ferrarem.
Versões novas de consoles com melhorias não é novidade e isso desde sempre. Seja pela estética ou por funcionalidades, elas já existem há anos e as pessoas compram (ou não) por conveniência. O Famicom AV, Sega CDX, PC Engine Duo, Neo Geo CDZ, e o PSP Go são exemplos disso. Consoles com hardware melhorados, mais funcionalidades ou maior praticidade, mas que não bifurca o mercado para jogos lançados antes e depois do lançamento do novo aparelho. No novo Nintendo, o nome pode até ter um "New", mas ainda será um 3DS.
Em tempo: Nintendo, inaugure uma nova área no eShop exclusivo para New 3DS (e para o Wii U também) com jogos do GameCube, tá!? Vou ficar feliz em poder jogar F-Zero GX, Mario Sunshine e Metroid Prime num portátil.
SucodelarAngela
Olha, esse tema se encaixaria muito bem como uma continuação da Butecada Da Vez - Nº 10: A Preguiça Da Indústria - pra quê quebrar a cabeça pensando em um console realmente diferente, se podemos pegar esse que já existe e fazer umas firulas? Eu não sou a melhor pessoa pra falar da Nintendo, mas como o Somari bem disse ali em cima, ela está se repetindo, fazendo o que já fez com o DSi. E aí eu me pergunto uma coisa: O 3DS é relativamente uma criança ainda, foi lançado só em 2011, será que havia realmente a necessidade de lançar um "novo" portátil? Vamos por partes: botões coloridos old style não são emergência, isso poderia ter esperado algo mais notável da Big N, não? Alguém realmente compraria uma outra versão de seu 3DS por causa disso? I don’t think so...; O Segundo Analógico é compreensível, a Nintendo certamente recebeu várias súplicas por essa adição aos seus consoles, assim como a Sony com seu PSP. Mas ainda assim, foram 6 anos de diferença entre esses dois, sendo o PSP muito bem aproveitado em seu tempo e com melhorias bem mais significativas entre ele e seu sucessor, o Vita; 3D melhorado? Também não acho que se torna um grande chamariz pro novo 3DS, mas melhor processamento sempre é bem vindo.
O que realmente pega mal pra Big N é que ela resolveu lançar exclusivos para seu novo console. Pior ainda por se tratar de Xenoblade Chronicles, já começou com o pé errado? Um port dele para o "antigo" 3DS seria algo tão incompatível para ser descartado? Com certeza, não. É apenas jogada de marketing para alavancar as vendas do novo portátil, algo como a Microsoft pegando [riso histérico]exclusividade temporária de Rise of the Tomb Raider[/riso histérico] pra melhorar as vendas do XOne. Mais uma vez, tome o PSP como exemplo: por mais que houvessem várias versões do portátil da Sony (séries 1000, 2000 e 3000), os jogos eram compatíveis com todos eles, não havia restrição.
Então, qual é a sua Nintendo? Você realmente precisa disso? Acho que não, hein...
Professor João Roberto
E lá vamos nós...
Puxa, Nintendo, odeio quando falam mal de você, mas às vezes não há o que fazer...
Vejamos a seguinte situação: Você está louco para comprar certo portátil em 3 dimensões, mas a grana está curta, principalmente se você levar em consideração os jogos que deseja comprar. Aí vem a empresa que fabrica tal portátil e anuncia um novo modelo do mesmo, com algumas melhorias técnicas. O que você pensa? "Opa! Agora o modelo anterior terá um preço bacana, já que a procura por ele será menor". Ledo engano, jovem aprendiz Padawan, já que o "novo" portátil terá certas especificações que tornarão impossível jogar certos títulos vindouros. Xenoblade? Esqueça, o modelo antigo não rodará... Se ferrou, meu filho!
Sério, já vimos algo assim acontecer, claro que não por atualização de modelo, e sim, por conta das capacidades técnicas de certos jogos, que seriam impossíveis de serem jogados caso o aparelho não tivesse um "upgrade". Me refiro ao Nintendo 64, cujo aparelho não sofreu atualização alguma, mas certos jogos não rodavam sem o Expansion Pak. Será que o "novo" 3DS é tão superior assim ao modelo atual que não há como solucionar esse problema? Posso chamar de problema?
O segundo analógico é fácil de entender, afinal, até um analógico foi vendido separadamente. Botões coloridos? Sério que isso é para mostrar a "novidade" do aparelho? Toda hora sai um modelo de cor diferente. Aliás, a Nintendo é a mais perfeita caça níquel neste quesito, uma vez que todos os seus portáteis são vendidos nas mais diversas cores, sejam modelos simples, sejam edições especiais, como o Game Boy Color com tema Pokémon. Falando nisso, eu gosto muito dos modelos transparentes. Queria um Wii assim...
Na boa, eu acho que daqui a um ano ninguém mais vai falar nisso...
Em tempo, se o modelo anterior não rodará alguns jogos, o que dizer do 2DS?
Tchulanguero
Olha, o que a Nintendo não sacaneia os consumidores em conteúdo de jogos, ela sacaneia em hardware. Jogos exclusivos para Game Boy Color, jogos de Game Boy Color com áreas acessadas somente através de um Game Boy Advance, expansões obrigatórias para determinados jogos... tudo isso faz parte da história da empresa. Então quando o anúncio do New 3DS foi feito, eu só consegui pensar que isso é uma "sacanagem previsível". Ela já havia feito exatamente o mesmo com o DSi, a diferença é que antes foi com alguns jogos de menor expressão e agora estão fazendo com um altamente aclamado pelos fãs. Para quem não curte um JRPG que te exige inúmeras horas de jogatina, nada demais, mas com certeza tem muita gente chorando pelos cantos por não poder jogar Xenoblade sem ter que trocar de aparelho. Se isso vai virar padrão nos jogos daqui para frente? Eu sinceramente acho que não. Xenoblade não está rodando muito bem nesse port, mas creio que foi mais uma coisa de "portar rápido", tenho certeza que o jogo poderia ser bem adaptado para a versão antiga sem maiores problemas. E nós sabemos bem, quando a Nintendo quer, ela tira leite de pedra dos seus consoles. Sobre isso alcançar o Wii U, acho mais difícil ainda, uma vez que boa parte dos títulos de grande expressão já estão em desenvolvimento para ele e por mais que o pessoal chore a respeito, o hardware do U não parece ser um gargalo no desenvolvimento dos jogos vindos de Kyoto. O que provavelmente irá acontecer é o anúncio de um modelo sem retrocompatibilidade com o Wii e um HD bem maior do que os atuais 32 Gb, de modo a manter o mesmo preço. Infelizmente a nova versão do portátil provavelmente irá vender horrores, e é por isso que a Nintendo, geração após geração, continua com essas políticas de lançar atualizações desse nível, porque vende.
---
E vocês, o que acham disso? Vão comprar o New 3DS? Ou vão jogar o 3DS na parede em protesto? Se forem jogar na parede, não façam isso... me mandem! Mas aproveitem de qualquer forma e deem a sua opinião! Se quiserem sugerir novos temas para as butecadas, mandem um e-mail para butecada@vaojogar.com.br com as suas sugestões
Compartilhe