logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Butecada da Vez

Butecada Da Vez - Nº 19: Descanse Em Paz Iwata!

O que esperar do futuro da Nintendo?

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 31/07/2015 às 08:18:27   tagarelices 6

O que esperar do futuro da Nintendo?


No último dia onze, o mundo dos videogames recebeu a triste notícia que o então atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata veio a falecer. Por mais que muitos contestassem suas decisões na dianteira da companhia, era inegável o quanto ele era uma pessoa carismática e querida na indústria, e quão dedicado ele foi profissionalmente. Vai fazer falta o "Zaca".

Mas se a Nintendo já estava passando por um momento delicado, agora as coisas ficaram mais incertas ainda. Com as baixas vendas do Wii U e todo rebuliço causado pelo anúncio do Nintendo NX, vai ser preciso ter pulso firme para segurar as rédeas da empresa e colocar tudo nos trilhos novamente, atualmente sob a batuta provisória de Genyo Takeda (criador de Punch-Out!!) e o lendário Shigeru Miyamoto.

E é agora que a consultoria empresarial do Vão Jogar! vai entrar em ação: afinal, do que a Nintendo precisa para reverter o seu quadro atual, principalmente no que diz respeito a consoles de mesa nesse momento tão delicado? Será que é melhor se render e seguir a concorrência, apostando puramente em um hardware padrão ou podemos nos surpreender com um novo "Wii"? Com a palavra, os butequeiros mais bem sucedidos da internet.

Kratos Vudu
Kratos Vudu

Consultor empresarial? Ih, tô muito longe disso! Haha!!

Bom, a Nintendo esteve muito mais presente na minha vida durante a infância, quando eu passava horas e horas na locadora jogando SNES, este que até então era o console que dominava na época. Pelo menos essa era a minha realidade em meados dos anos 90. Depois veio também o Nintendo 64, mas não o aproveitei tanto assim. Somente em 2014 eu adquiri um Wii e essa é a minha breve história com a Big N.

Já disse aqui outras vezes que eu nunca fui interessado em assuntos que dizem respeito às empresas e pessoas do universo dos videogames, nem mesmo fico “antenado” no mercado seja qual for a empresa. Eu me envolvo apenas com os jogos e não me apego a "quem" faz. Sim, eu não conhecia Satoru Iwata até saber de sua morte e não me envergonho nem um pouco disso, mas eu conheço jogos da Nintendo e a sua visão sobre ser uma empresa diferente diante as concorrentes. Se tudo isso se deve ao Sr. Iwata (ou seus antecessores) o mínimo que devo fazer é agradecer por seus esforços, sua competência e sua maneira de imaginar os videogames.

Torço muito pra quem ocupar o lugar do Sr. Iwata consiga manter a empresa erguida como está até hoje, mudando o que for necessário, claro, mas mantendo sempre a sua essência e a forma “Nintendo de ser”, afinal os videogames precisam de uma Nintendo. Prefiro esperar o futuro virar presente pra então sim observar a situação.

Obrigado Sr. Iwata e boa sorte Nintendo.

sucodelarAngela
SucodelarAngela

Como o Kratos Vudu bem disse, eu sou o tipo de pessoa que se informa e se importa muito mais com o jogo em si do que com quem faz ou deixa de fazer o jogo. O nome Satoru Iwata, claro, é familiar pra mim, mas a pessoa Satoru Iwata não. Sei que era presidente da Big N, que era um cara famoso e tals, mas só.

No que diz respeito à Nintendo em si, espero que consiga dar a volta por cima e decidir sabiamente sobre a substituição de Iwata na empresa. Sei que ela tem passado por fases difíceis ultimamente, anda meio mal das pernas e a morte de seu presidente só veio a deixar tudo pior... mas a Nintendo é um dos maiores nomes da história dos games e tudo que mais queremos é que ela volte com energias e convicções renovadas.

Boa sorte, Big N.

Somari
Somari

Descanse em paz, Iwata.

Então, vamos fazer uma análise do mercado da Nintendo no momento: o Wii U não está fazendo o sucesso que gostariam; o 3DS vem vendendo bem, mas não é o suficiente pra eles; o NX está cada vez mais inevitável de se esconder.

Não vamos nos esquecer que a Nintendo também está preparando o terreno para a entrada no mercado mobile e talvez no ramo de saúde e qualidade de vida (alguém lembra disso, né?).

Miyamoto é o nome menos provável, pois apesar de ser uma lenda do mercado e tudo mais, ele não é o tipo certo para assumir uma cadeira de CEO de uma empresa, como o próprio já disse há anos. Há quem diga até que o Sakurai (Smash Bros) ou Itoi (EarthBound) podem pegar o cargo, em um sonho talvez bem alto.

Mas voltando ao pé no chão, é provável que Takeda seja mesmo o nome certo pra coisa. Embora ele tenha um perfil menos brincalhão que o falecido presidente, já tem mais intimidade com cargo corporativo e talvez seja o cara certo pra comandar a casa. Vale lembrar que Takeda foi um dos principais nomes do Wii, um dos maiores sucessos da empresa.

O futuro ainda é incerto para a Big N, mas seja como for, espero que consigam dar a volta por cima e, principalmente, derrubem paradigmas e consigam um local de destaque no mercado, seja no de consoles, seja nos vindouros celulares.

Boa sorte, Ninty!

Tchulanguero
Tchulanguero

Eu confesso que a notícia da morte do Iwata, que era um cara que eu admirava bastante pela sua postura e história, me pegou de surpresa. Diferente do pessoal, eu acompanho notícias sobre o mercado de jogos diariamente, e embora soubesse de suas cirurgias e tratamentos, é sempre triste receber esse tipo de notícia. Porém, os pioneiros dessa indústria tão jovem já não são mais tão novos, faz parte do ciclo da vida, acostumem-se.

Mas apesar do impacto do acontecimento e tirando toda a parte pessoal, não creio que isso irá afetar a Nintendo de maneira catastrófica. A filosofia de Iwata já é algo bem difundido dentro da empresa, e a pessoa mais cotada para assumir o seu lugar, que é o Takeda, tem um perfil parecido com o dele, também tendo iniciado sua carreira como programador dentro da empresa e ascendendo até a diretoria. Fora que, por se tratar de uma empresa familiar e tradicional japonesa, de uma região mais tradicional ainda, não esperem por mudanças tão repentinas, podem ter certeza que os planejamentos deixados por Iwata ainda serão seguidos por um bom tempo, da mesma maneira que aconteceu com ele mesmo ao assumir o posto no lugar de Yamauchi.

Agora, meus pitacos sobre a situação da Nintendo? Acreditem, não são muitos. No momento, acho que o mais crítico é eles aprenderem a lidar melhor com as informações que são passadas ao público. A jogada de antecipar a existência do NX ao anunciar a entrada no mercado mobile foi acertada, por mostrar que a empresa não vai abandonar o mercado "tradicional", mas os rumores tem tomado proporções tão grandes, que eu já não sei se deixar para falar tudo no ano que vem será tão benéfico assim. É preciso fazer um controle de danos.

No mais, não acho que eles tenham grandes problemas. As pessoas vivem chorando que querem uma Nintendo com um hardware de ponta, e blá, blá, blá, mas eu prefiro ela mais como uma empresa de nicho do que só mais outra fazendo a mesma coisa. Porém ela precisa se assumir dessa forma e direcionar melhor seus esforços, senão vai ser difícil alcançar grandes resultados.

Claro que tem muita coisa na cultura da empresa que precisa mudar também, os estúdios internos não sabem lidar muito bem ainda com recursos online, o pessoal mais antigo precisa dar espaço para os mais novos, a distribuição de jogos tem que se globalizar mais, mas são coisas que mesmo lentamente tem mudado lá dentro. O problema é que o mundo atual não espera muito, mas isso é assunto para outra conversa.

E como dono de um Wii U eu digo, por mais que o console tenha deixado a desejar em temos de mercado, eu não poderia estar mais satisfeito com a sua biblioteca. Ainda tem muitos jogos que eu sequer joguei e com certeza ainda vou demorar muito para jogar, fora os títulos já confirmados. Faz falta os grandes lançamentos de terceiros? Claro que faz, eu não sou nenhum fanático tapado, e é por isso mesmo que eu já falei que ano que vem vou comprar um PS4. Quem quer tudo em um console só é adolescente chorão, e eu já passei dessa fase.

No mais, adeus Iwata, pode deixar que jogarei EarthBound em sua homenagem!

---

Satoru Iwata - 1959 - 2015

outras tags: 3DS e Wii U

Compartilhe

Pin it


Leia também...



6 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    31/07/2015 às 17:24:03   localizacao Recife-Pe
    Que o Iwata tenha o seu descanso. que a sua centelha se junte aos heróis de outrora

    ps: sendo um pouco critíco agora, nos tempos atuais que a Nintendo está atrás da concorrência, meio mundo culpava o sujeito pela maneira retrografa de comandar a empresa e quando o morre, só os haters em homenagens e lágrimas.

    é um pouco estranho esse carinho momentaneo pelo Iwata, só falando mesmo.

    agora Miyamoto e o Regis terão muito trabalho pela frente, toda força a empresa Nintendo.

    Responda!
  • avatar de sergio trajano
    sergio trajano
    31/07/2015 às 21:21:59   localizacao Recife-PE
    Gente, parabéns ao site por ter prestado essa homenagem ao CEO da Nintendo, Satoru Iwata.

    Eu não sei qual será o futuro da Nintendo, mas sei que todos os belíssimos jogos que ela produziu até hoje restarão por toda a eternidade, um legado fantástico e indelével.

    Obrigado, Nintendo, e boa sorte!!!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    06/08/2015 às 09:47:25   localizacao SP
    Eu até comentei com vcs em outro canal, cheguei a escrever um post pra colocar no Gamer Caduco e acabei desencanando de postar, por N razões que não vem ao caso.
    Mas resumindo, muito triste a perda do Iwata. Primeiro por ser mais uma pessoa que admiro partindo, o cara era um figurão e sempre mostrou gostar do que fazia, sem falar nas habilidades de programador que confesso que conhecia parcialmente, e com as todas notícias que surgiram e contaram mais da história dele, me fizeram admirar ainda mais o cara. Ele foi mais importante que muita gente que se acha popstar no mundo dos games. Muito mais.
    Outra coisa que me entristece é o lado humano da coisa: primeiro a derrota pra maldita doença que eu odeio com toda a minha força, segundo porque ele se foi cedo... 55 anos, muito novo! Não sei como ele era pessoalmente, mas sempre me pareceu alguém bacana. Não entendo como pessoas boas deixam a vida tão cedo, nunca vou entender isso.
    Quanto a situação da Nintendo, nem estou preocupado. A coisa vai andar da mesma forma no começo da nova gestão, com todo tradicionalismo deles vai demorar pra que mudanças radicais aconteçam. Provavelmente eles possuem planejamento pra um bom tempo ainda, então sem pânico. Sem saída do mercado de consoles, sem falência, sem a SEGA comprando ela, sem o maior hardware da história, sem nada disso que os "agentes do caos" e "videntes" da Internet já estão planejando desde 1997 mais ou menos...
    É isso.

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    16/08/2015 às 19:23:53
    triste!!!!! infelizmente vivemos em um mundo injusto...triste

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    14/09/2015 às 13:16:31   localizacao São Luís - MA
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/09/2015 às 12:40:36   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Sim, mas ele mesmo já falou que será um presidente de transição, a princípio por apenas um ano, até por conta da idade dele. Vamos ver aonde isso vai dar...

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé