logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo Livre

Destinatário Ausente

A triste história de quem depende dos Correios para ter jogos. 

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 20/05/2016 às 15:46:34   tagarelices 29

A triste história de quem depende dos Correios para ter jogos. 


Venho, através destas mal traçadas linhas, xingar muito contar minha triste saga com os Correios, nosso único e "qualitativo" serviço de correspondências. No entanto, vou voltar um pouquinho na história para contar, primeiro, sobre a minha realidade aqui na minha cidade.
 
São Luís, Atenas Apenas Brasileira
 
Para início de conversa, São Luís (com S, e não com Z, por favor) é a capital do nosso estado, mas engana-se quem acha que aqui somos melhores supridos que em outras cidades do Maranhão. Imperatriz fica no outro extremo do estado e tem sido mais próspera do que nós aqui na ilha. Infelizmente, nossas ruas são de péssima qualidade, a malha viária é precária, não temos mais espaço para crescer e nosso plano diretor é extremamente defasado, visto que foi elaborado em 1992 e, hoje, não contempla praticamente metade da cidade, porque não imaginaram esse "crescimento" todo no decorrer dos anos. 

Além disso, a maioria das grandes e médias empresas locais não tem interesse em aprender novas tecnologias e metodologias. Sei disso porque, no meu ambiente de trabalho, lido com empresas prestadoras de serviço de caráter nacional que já nos falaram várias vezes que muitos dos cursos, tecnologias e novidades que tem feito sucesso no resto do Brasil simplesmente vem para cá e não vão para frente. Ninguém quer saber de evoluir e prestar melhores serviços. E assim, as grandes nacionais simplesmente deixam de enviar recursos para São Luís por saberem que é perda de tempo (e dinheiro). 

Para agravar a situação daqui, moramos em uma ilha com um único acesso, o que nos caracteriza como "fim de linha" (já imaginei várias vezes que, num caso de apocalipse zumbi, todos nós ficaríamos presos no engarrafamento da saída de São Luís e morreríamos). Não de modo pejorativo, mas literalmente o fim, pois tudo que vem para cá por rota terrestre acaba sendo entregue aqui por último, porque uma vez em São Luís, você não segue mais para lugar nenhum a não ser o seu caminho de volta. 

Mapa de São Luís
Esse gargalo aí é nossa única rota de acesso, a BR-135. Nem queiram saber as condições em que ela se encontra...

Bom, porque estou falando essa série de "encrencas" sobre minha cidade. Porque isso reflete não só no tipo de serviços que nos são oferecidos, mas também no preço de mercadorias, pois o frete e a logística para chegar até aqui acabam sendo mais onerosas para as empresas, fábricas e fornecedoras. E videogames e jogos estão no meio dessas mercadorias.
 
Comprar games em São Luís: teste para cardíaco
 
Como eu disse, tudo por aqui é um bocado mais caro do que em outros lugares. Mas vou me ater aos jogos. Primeiro de tudo, temos pouquíssimas lojas especializadas. De caráter nacional, temos a UZ Games e a V12 Games. Temos uma terceira loja em um dos shoppings daqui, mas eu nem sequer lembro o nome dela. De resto, podemos encontrar alguns games à venda em lojas de informática e nas boas e velhas Americanas e similares. E, surpreendentemente, as Americanas possuem um estoque de games mais variado do que as "especializadas". O pecado é que o interesse dessas lojas em atender bem e se manter informadas passaram bem longe daqui. Para terem uma ideia, das várias lojas que consultei para saber se teriam Uncharted 4 no dia do lançamento, apenas uma sabia quando o jogo ia ser lançado. Nenhuma delas tinha previsão de preço de venda. 

Os preços também não são nada convidativos. Jogos básicos, como os de futebol (PES e FIFA) são encontrados pela internet por preços até mesmo vergonhosos, enquanto que aqui você os encontra por até 199 dilmas temers. The Witcher 3, que eu encontrei na internet por 107 temers (com frete incluso), está à venda aqui por módicos 299 reais. E até jogos mais "antigos" dessa geração atual, como TLoU Remastered está à venda por 160 paus, quando na internet posso comprar por 60 reais a menos. Simplesmente não compensa. Para piorar, algumas lojas de informática estão fazendo "queima de estoque" de games porque o público não está mais comprando. Mas, claro, com esses preços (o TLoU aí em cima era "queima de estoque")... 

Eu ia dizer agora que "nossa melhor opção" é comprar games pela internet, mas na verdade essa é nossa única opção. Sabendo filtrar as boas lojas (ou vendedores no ML) e procurando por menores fretes, conseguimos comprar na internet por preços até 60% menores do que nas lojas físicas daqui. Se for PES/FIFA, até 80% mais baratos. O site do Compare Games, por exemplo, possui ferramentas de alerta de preços que eu utilizo bastante e que quebram um bom galho, além de ser mais atualizado do que o Buscapé. Mas é aqui que chegamos no maior agravante da compra online de produtos...
 
Os Correios *risada maligna ao fundo* 

Quem nunca teve problemas com os Correios, que atire a primeira pedra. Os atrasos constantes nas entregas, o famoso migué do "Destinatário Ausente" para justificar a não ida do carteiro até seu endereço, perdas e avarias são problemas com maior recorrência a cada dia que passa. No Reclame Aqui, uma das maiores fontes de referência para o consumidor, os Correios ocupam a 8ª posição nos rankings das piores empresas dos últimos 30 dias. No ranking dos últimos 12 meses, eles ocupam a 13ª posição. E se você for ver os detalhes, vai ver que eles nem sequer se dão ao trabalho de responder as reclamações dos consumidores (no Reclame Aqui, as reclamações vão diretamente à Ouvidoria das empresas), o que só nos confirma a falta de compromisso que a empresa tem com seus usuários.

Ranking das Piores Empresas - Reclame Aqui
Ranking das piores empresas no Reclame Aqui.
Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/ranking/

Em Março deste ano, resolvi me dar um PS4 de presente. Comprei um seminovo de um amigo em São Paulo que rapidamente postou o pacote pelos Correios (no dia 05/03). Como o frete via Sedex sairia muito caro, resolvemos postar via PAC. O prazo informado tanto no site dos Correios quanto na agência era de 6 dias úteis. O mesmo foi confirmado para mim por uma atendente da empresa através do telefone de atendimento 3003 0100. No mesmo dia da postagem do PS4, ele também postou para mim, em embalagem separada, um Dualshock 4 e o Killzone Shadowfall, com mesmo prazo de entrega. Fiquei super feliz e deveria receber as encomendas no máximo um dia depois do meu aniversário. Deveria! A entrega do Dualshock com o jogo só ocorreu no dia 30/03. E nada do PS4 chegar a essa altura do campeonato. Tive muita dor de cabeça com os Correios, liguei várias vezes para a central de atendimento, para o centro de distribuição daqui, além de abrir reclamações oficiais pelo site da empresa, inclusive solicitando reembolso do frete pelo atraso na entrega, nada resolveu. Quando eu já havia dado o PS4 como perdido, eles finalmente realizaram a entrega, no dia 07 de Abril, mais de um mês depois da postagem.

Status de rastreamento do meu PS4
Status de rastreamento do meu PS4. Demorou muito, mas pelo menos não recebi um tijolo dentro da caixa...

Um amigo, que não quis se identificar, mas conhecido pelo codinome Vudu, passou por situação semelhante logo depois de mim. Ele comprou um PS4 novo na Walmart no dia 08 de Abril e esperava receber até o dia 03 de Maio, de acordo com o prazo indicado pela loja. Qual não foi a surpresa dele ao saber que a loja havia encaminhado o console dele via Correios e, ainda por cima, havia mudado o prazo de entrega para o dia 10 de Maio, sem avisá-lo sobre tal mudança. Nem preciso dizer que ele se tremia todinho de ódio, visto que é costumeiro que essas lojas de renome façam a entrega via transportadora.

A entrega atrasou, obviamente, e para deixar nosso amigo ainda mais frustrado, o rastreamento da encomenda retornou "Objeto não localizado no fluxo postal". Após muita dor de cabeça, finalmente a loja solicitou que ele esperasse até o dia 13/05 e, finalmente, por solicitação do meu amigo, a loja entregou um outro PS4 via transportadora. O pacote enviado via Correios passa bem e já está a caminho dos pais da loja novamente. Esse mesmo cara outrora quase perdeu a compra de uma casa própria porque dependia de um documento de comprovação de quitação de dívida que estava para ser entregue pelos Correios e que, claro, também chegou com atraso. 

Rastreamento de PS4 do Vudu
Dá para sentir a dor de cabeça dele só de ver
o resultado do rastreamento do pacote.
 
E por mais que a encomenda até chegue ao destino dentro do prazo, temos o recorrente problema do "Destinatário Ausente" que, como dito anteriormente, é utilizado da forma mais cara de pau possível para justificar o não aparecimento do entregador na sua casa. Comigo já aconteceu várias vezes: você vê que sua encomenda saiu para entrega e fica ansioso para receber seu jogo. Passa o dia inteiro prestando atenção, mas o carteiro nem sequer aparece na sua rua. No fim do dia, aparece a mensagem escrotíssima de que o destinatário estava ausente, enquanto você pensa "mas eu estive em casa o tempo inteiro"!

Na minha rua é bem fácil de notar quando os Correios passam ou não, ela não tem saída e minha casa fica em uma posição que me permite ver toda a extensão da rua da minha sala. Se os Correios aparecem pelo menos nos vizinhos, eu vejo. Eu sei. E todas as vezes em que eu recebi a mensagem do "Destinatário Ausente", ou eu estava em casa aguardando, ou tinha deixado alguém de plantão para receber. Então, não me venha com desculpas esfarrapadas, Correios!

Mas o que tudo indica é que parece que eles andam notando que o "Destinatário Ausente" já foi percebido pelos usuários como desculpa e estão usando uma nova: o status do "Logradouro com numeração irregular". Na minha última encomenda a receber por parte dos Correios (Uncharted 4), resolvi pagar Sedex e recebi o prazo de 2 dias úteis. Com exatos 2 dias úteis, meu jogo chegou em minha cidade, mas simplesmente não saiu para entrega. A entrega foi programada para o dia seguinte, ou seja, já com atraso. No aguardo do meu jogo, recebi este status de que o endereço estava errado e fiz de tudo para pedir retenção da encomenda para eu mesma ir buscar no centro de distribuição, mas não consegui. No dia seguinte, "milagrosamente", meu jogo chegou nas primeiras horas da manhã sem problemas (inclusive, o endereço estava completamente correto).

Status de rastreamento do meu Uncharted 4
Status de rastreamento do meu Uncharted 4, mostrando
o famigerado "logradouro com numeração irregular".

Essa mesma situação foi sofrida pelo menos duas vezes com um amigo da empresa onde trabalho: o entregador não aparece, coloca o status como se o endereço estivesse errado ou incompleto, e no dia seguinte a encomenda chega normalmente, com o endereço escrito corretamente. Como se não bastasse o atraso na chegada do produto até a minha cidade, ainda temos que lidar com a irresponsabilidade dos funcionários da entrega.

De Março de 2015 para cá, percebi que minhas encomendas tem demorado muito mais tempo para chegar do que o habitual, com exceção das encomendas via Sedex (que ainda assim, chegam com atraso). Isso só me foi possível graças ao Muambator, que me ajuda a gerenciar os rastreamentos das minhas encomendas e ainda mantém registro delas forevermente, ao contrário do sistema dos Correios, que exclui o código de sua encomenda depois de algum tempo.

Gráfico com a demora das minhas encomendas
Com os registros do Muambator, fiz esse gráfico mostrando o quanto minhas encomendas demoraram a chegar. O gráfico abrange desde Dez/2013 até minha última compra, em Maio/2016. O aumento na demora é absurdo!

Infelizmente, para muitos, a situação é semelhante à minha, o que torna a compra de jogos cada vez mais complicada. As mídias digitais nem sempre compensam, seja pelo tamanho do download, seja pelo próprio preço que, na maioria das vezes, se equipara ao da própria versão física. As lojas físicas vendem os jogos a preços assustadores e nos sentimos obrigados a comprar pela internet por ser financeiramente mais viável (mas nem sempre), ainda assim, tendo que ficar divididos entre preços de frete absurdos para entrega mais rápidas, ou fretes mais baratos, que cabem no nosso bolso, mas que nos deixam irritados pelos atrasos e receosos pela chance de perda da encomenda. E mais infeliz ainda é saber que os Correios são a única opção que a maioria de nós tem para conseguir receber algo, pois não há concorrência. Então, sigam comprando seus jogos mais baratos pela internet Vão Rezar pra Chegar Jogar!

Compartilhe

Pin it


Leia também...



29 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Ulisses 8Bit
    Ulisses 8Bit
    20/05/2016 às 21:23:25   localizacao Curitiba - PR
    Em um modelo perfeito. A presidência mandaria uma "canetada" para o DNIT e o mesmo faria toda a restauração da BR 135 resolvendo o problema de uma vez. Continuando neste modelo (perfeito e muito próximo da expectativa de uma Pollyanna) os Correios seriam uma empresa séria e totalmente comprometida em entregar no menor prazo possível suas encomendas.
    Duas bombas Angela. Governo e Correios.

    Não quero desanimar você mas não vejo como isso pode mudar a curto prazo. Já era para ter acontecido melhoras aí no seu Estado faz tempo.

    No que tange aos Correios uma concorrência "made in Brazil" não seria a solução. Veja que as mais criticadas no Reclame Aqui, são empresas que estão dentro de uma "concorrência". Como a VIVO e pasmem! Até as Casas Bahia, que em tese está em um varejo muito mais pulverizado de concorrentes que as empresas de telefonia.

    Claro que uma empresa privada é bem mais sensível a reclamações de seus clientes do que uma estatal, que não possui clientes, possui afiliados à força. É por isso que sobre os Correios não vejo uma mudança significativa a menos que haja alguma manifestação muito forte por parte dos maranhenses.

    Sobre a BR 135 sou mais pessimista ainda Angela. Olha só.
    O que é necessário para que as rodovias por aí fiquem boas?

    1-Um trabalho do DNIT.

    2-Dinheiro e autorização de recursos do Governo Federal.

    3-E colaboração total do governador do estado.

    Acontece que tudo isso já deveria ter sido feito. E digo isso por 2 razões:

    1- O Maranhão foi o Estado que mais votou em Dilma para reeleição. 78,6% dos votos válidos. Com todo este apoio da população, o governo federal deveria ter um mínimo de simpatia com as causas do povo que mais votou em Dilma.

    2- O governador do seu Estado é do PC do B, um aliado histórico do partido da presidente, o que em tese, facilitaria e muito uma articulação para desembolsar uma verba para o DNIT trabalhar.

    Quer dizer, se um povo que colocou todas as fichas e apoio no "atual governo" ( digo atual porque o governo eleito por eleições ainda é o de Dilma, então, tecnicamente do ponto de vista eletivo, estamos num governo Dilma) e também elegeu um aliado fortíssimo do PT como governador Flávio Dino, e ambos não resolvem seu problema, então podemos concluir que em partes, suas frustrações expostas no seu texto é culpa da maioria do povo do Maranhão que elegeu um grupo de poder que esqueceu do seu próprio eleitorado.

    O título do seu post deveria ser "Governo Ausente".

    Ironicamente só agora no governo Temer, um governo provisório e feito às pressas por motivos que não vem ao caso, é que as coisas parecem começar a andar e o seu governador Flávio Dino resolveu falar com o novo ministro dos transportes Maurício Quintella lá em Brasília para tentar resolver o problema.

    Não é estranho que depois de tanto tempo de enrolação só agora o governador consegue falar abertamente com um ministro e começa a fazer as coisas andarem?

    Não sei quais são suas opiniões Angela, mas ao meu ver se o povo do Maranhão eleger novamente um petista para presidência nas próximas eleições de 2018 ( eu falo percentualmente é claro) o povo maranhense perderá toda a moral para reclamar de qualquer coisa, até da previsão do tempo.


    www.oimparcial.com.br/_conteudo/2016/04/ultimas_noticias/urbano/189398-dnit-entrega-plano-de-recuperacao-e-duplicacao-da-br-135.html

    www.ma.gov.br/em-reuniao-com-governador-flavio-dino-dnit-garante-recuperacao-da-br-135/

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      23/05/2016 às 12:50:50   localizacao São Luís - MA
      Nossa, Ulisses, eu tenho que concordar muito com você. Felizmente, eu não fui das muitas pessoas que votaram em PT, PC do B. Infelizmente, por alguns, todos pagam.

      O Maranhão é um estado muito rico, principalmente em matéria prima bruta que é mandada pra outros estados, mas a riqueza proveniente disso se concentra na mão de poucos. E a população carente, que realmente necessita de uma atenção especial, é facilmente comprada nas eleições. A maioria vota em PT e aliados por causa das infinitas bolsas que tem por aí pra distribuir dinheiro (a gente sabe que é pouco, mas infelizmente, uma grande parcela das pessoas do interior acha que é suficiente). Uma outra parcela vota em determinados partidos porque o candidato fulano-de-tal prometeu me dar isso, fazer aquilo, reformar meus dentes, me dar um quilo de arroz... é triste, mas é o que se vê.

      Apesar de não ter votado no atual governador do estado, estou feliz com a gestão dele. As obras de duplicação da BR-135 iniciaram, mas infelizmente ainda não foram concluídas e pararam no meio do caminho. Por outro lado, dentro de São Luís (que é onde eu vejo acontecer e posso comentar), ele tem feito bastante coisa, principalmente no quesito ambiental, pois nossos rios e nossas praias tem recebido esgoto in natura em proporções catastróficas. Muito já foi melhorado, mas ainda temos muito o que correr pra alcançar um status melhorzinho.

      Infelizmente, pra você ver o nível de "pensamento crítico" da nossa população, tem muito concursado/funcionário público que estava acostumado a trabalhar 2-3 horas no dia e só pra cumprir tabela e agora tem reclamado e odiado o Flávio Dino por ele estar exigindo o cumprimento da carga horária. Já ouvi isso pessoalmente de várias pessoas, o que só reafirma a fama de preguiçoso que nós, maranhenses, temos. E corre-se o risco de perder um governador que trabalha para colocar novamente uma "Roseana Sarney" da vida, só porque as pessoas querem voltar a trabalhar a hora que quiser e ter festa na cidade o tempo todo (a única coisa que a Roseana sabia fazer era promover festa).

      Mas voltando ao foco do texto, os Correios, é uma tristeza que tudo que tenha sido falado aqui seja a verdade: não temos como fazer nada e, creio eu, mesmo que nós fizéssemos esse tipo de manifestação, nada iria melhorar. Dependemos única e exclusivamente dele, pois nem todo mundo tem condições de utilizar outros tipos de envio de mercadorias, como transportadoras. Os valores exigidos são caros e inviáveis para a maioria de nós.

      Tenho um amigo cujo tio trabalha nos Correios daqui, e ele diz que a maioria dos funcionários são pessoas com a mentalidade "arcaica" e que odeiam o que fazem. Estão lá apenas pela segurança de um trabalho estável, e só. E que infelizmente, eles não se importam se sua entrega é para hoje ou se é urgente. Como ele mesmo me falou: "se a escala deles diz que eles tem que entregar encomendas num bairro X, e pra chegar lá, eles tem que passar pelo bairro vizinho (que é onde você mora), eles não estão nem aí se a entrega está atrasada ou se você pediu sedex. Eles só vão entregar sua encomenda no bairro Y no dia seguinte ou quando eles tiverem que ir lá sem falta, mesmo que ele tenha que passar na porta de sua casa." É a falta de comprometimento com o usuário aliado ao desprazer de não trabalhar no que gosta.

      E quem sofre somos nós.
    • avatar de Ulisses 8Bit
      Ulisses 8Bit
      23/05/2016 às 19:53:55   localizacao Curitiba - PR
      Pois é Angela, essa compra de votos, é um mal, uma corrupção moral de uma parcela das pessoas. E isso é válido para todos os partidos.

      Veja bem, eu nem entrei no mérito se partido X ou Y é bom ou melhor que outro, a questão é que se o PT teve apoio e não deu retorno, então houve uma clara "traíção" dos votos. Mas dentro do contexto que foçê fala de compra de votos. Então isso é algo que de certa forma nem faz sentido discutir.
      Quem recebeu o seu agrado votou e ficou feliz, isto é, vendeu seu voto e tanto faz a coletividade.

      O lance dos funcionários públicos é lamentável, antes a gente reclamava que eles não trabalhavam direito, agora é pior, eles nem se quer trabalham kkkkkkkkk Isso até lembra um famoso MEME da repórter que indagou uma mulher que batia o ponto e ia embora... o famoso "Senhora!, Senhora!, Senhora! A Senhora é funcionária da assembleia?" :)

      A Roseana Sarney me lembrou a Marta Suplicy que fez muito pior, liberou 2 milhões de reais via Lei Rouanet, para que um estilista nacional fosse a Paris mostrar sua coleção!

      Angela, eu sei como você se sente, pelo menos em partes, acredite, muitos problemas aí do Maranhão podem ser vistos em todo o Brasil.
    • avatar de Ulisses 8Bit
      Ulisses 8Bit
      23/05/2016 às 19:59:32   localizacao Curitiba - PR
      EDIT:
      Eu juro que quando escrevi "foçê", deveria ser "você".
      Acho que eu estava pensando no Lula quando saiu essa. :)
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      24/05/2016 às 12:43:04   localizacao São Luís - MA
      "Foçê", huahuahua, sem problemas, eu morei perto de uma menina que falava assim!

      Realmente, não há muito o que dizer quando o assunto é compra de votos, acontece em todo lugar. E, às vezes, a gente mesmo se trolla quando o assunto é voto: trabalho em uma construtora cujo foco é o PMCMV e muitos funcionários daqui só votaram em Dilma, por exemplo, por causa disso, pra "garantir" o pão de cada dia... Eu vejo a coisa de forma diferente, mas tudo bem, não "vendi" meu voto por causa disso, não fui contra as minhas convicções e me orgulho disso.

      Ah, cara, um dos melhores memes ever esse da "Senhora", até hoje brinco disso com certas pessoas, haha!

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    22/05/2016 às 17:40:17
    !!!!!!! me desculpem,,,mas acho que já escrevei São Luis com Z,,,,,tive que pesquisar no Google e ver que realmente é uma quase ilha,,,,é dificil ver matérias sobre São Luís na cidade onde moro, nos jornais....infelizmente a tv só fala de políticos corruptos que nunca vão ou serão presos,,,é a mesma coisa todos os dias,,,,melhor é jogar video game mesmo...interessante o seu texto singelo em relação a São Luís... parece ser um lugar bonito,,, Acredito que todo governo local só deixar mostrar as partes bonitas da cidade para mídia nacional,,,e assim extrangeiro e nós inclusive achamos que tá tudo bem,,,,mas vejo que o problema é o mesmo em varias partes do Brasil....valeu

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      23/05/2016 às 13:10:44   localizacao São Luís - MA
      E aê, Helison!

      Na verdade, nós realmente somos uma ilha, não tem "quase". É que no mapa não se percebe, mas pra sair de São Luís, você tem que atravessar uma ponte no Km-05 da BR-135. Às vezes, quando o povo se emputece, faz manifestação fechando essa ponte. Ninguém entra, ninguém sai. Dá uma olhada: goo.gl/ojVAXT

      São Luís tinha tudo para ser muito bonita. No entanto, o aumento na criminalidade é absurdo a cada dia que passa. Esse fim de semana tivemos mais de 10 ônibus incendiados pelos membros da gangue mais perigosa daqui: o Bonde dos 40. Tudo a mando dos "chefões" que estão na Penitenciária de Pedrinhas. As ruas estão esburacadas MESMO, nosso Centro Histórico está abandonado e cheio de marginais e as praias estão todas impróprias para banho...

      Olha isso:
      url imagem: luiscardoso.com.br/wp-content/uploads/2015/08/mancha.jpg

      url imagem: pbs.twimg.com/media/CgGQ0GNWwAARs8o.jpg
    • avatar de helisonbsb
      helisonbsb
      23/05/2016 às 21:13:09
      kabuloso!!!!! a realidade brasileira!!!!
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      24/05/2016 às 12:44:49   localizacao São Luís - MA
      Punk!

    Responda!
  • avatar de Ulisses Seventy Eight
    Ulisses Seventy Eight
    23/05/2016 às 08:52:07   localizacao São Paulo
    Éh complicado.

    Aqui eu sempre tenho que ir buscar nos correios pois eu moro em área de risco, ou seja, muitos e freqüentes assaltos.

    Espero que um dia melhore (sou positivo).

    Pelo menos você recebeu.

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      23/05/2016 às 13:12:52   localizacao São Luís - MA
      Fala, 78!

      A minha vontade era sempre ir buscar lá nos Correios, mas da última vez que tentei falar com alguém, ninguém atendia. Eles desligam o telefone ou então deixam chamar até cair, mas não atendem. É muito raro eu conseguir falar, fora que na maioria das vezes, eles sempre dizem que não podem fazer nada, que eu tenho que aguardar.


      A melhor coisa que vc faz é realmente ir buscar na agência. =T

    Responda!
  • avatar de Joanan de Oliveira Batista
    Joanan de Oliveira Batista
    23/05/2016 às 16:39:04   localizacao Limeira - SP
    A mais pura verdade! Já fui ao Procon pra ver o que poderia ser feito e o funcionário me informou que o Correio é uma autarquia federal, assim como o Procon, ou seja, um não tem poder de fiscalização e autuação sobre o outro. Só quem pode investigar o Correio é ele próprio ou a polícia (em caso de roubos ou extravios não reembolsados quando com seguro).
    Aí você abre reclamação no Correio, tanto faz por telefone, presencialmente ou no site, e elas simplesmente desaparecem. Somem. Viram fumaça num dia com vento forte.
    Ultimamente tenho comprado só pelo Mercado Livre e utilizado o Mercado Envios, porque quando não entregam ou some, a responsabilidade é do site, que sempre faz seguro em todos os envios. Já recebi alguns reembolsos de coisas que sumiram - uma, inclusive, deu como entregue, e eu não recebi. Abri reclamação e o MP me devolveu o dinheiro.
    Ou então quando é empresa, lojas de games conhecidas, fico mais tranquilo, pois são mais responsáveis.

    Me tira uma dúvida: Aí no MA tem aquela sobretaxa ridícula que estavam cobrando pra entregar no norte e em alguns estados do nordeste?

    • avatar de Ulisses 8Bit
      Ulisses 8Bit
      23/05/2016 às 20:04:15   localizacao Curitiba - PR
      "Só quem pode investigar o Correio é ele próprio"

      Isso responde muito sobre como funcionam as coisas no Brasil.


       
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      24/05/2016 às 12:50:07   localizacao São Luís - MA
      Fala, Joanan, tudo bem?

      Caraca, sério que o nível de p0taria desse povo é tão grande que ninguém pode sequer investigar? Putz, estamos realmente em maus lençóis...

      Em algumas lojas dá pra escapar dos Correios, seja pelo fato de a entrega ser por transportadora ou como o ML atua pelo Mercado Envios, mas no caso das encomendas particulares, é só sentar e torcer mesmo.

      E eu não sei que sobretaxa é essa, nunca pagamos isso aqui. É legal essa cobrança? Sabe dizer pra que tipo de situação ela se aplica? O.o
    • avatar de Joanan de Oliveira Batista
      Joanan de Oliveira Batista
      24/05/2016 às 13:01:42   localizacao Limeira - SP
      Tudo bem! ^^
      Sério. Teve a CPI dos Correios, uns anos atrás, por causa de desvio de dinheiro e contratos fraudulentos, não sei se você tá lembrada... Mas não deu em nada e o serviço não melhorou.

      O ML usa o Mercado Envios porque o site tá tão grande que eles conseguiram fazer um contrato exclusivo com o Correio, pro pessoal usar o envio mais barato e com seguro. Só que atualmente o preço tá igual o dos correios, mas, pelo menos, a responsabilidade é toda do site.

      É uma sobretaxa que alguns estados cobram por produtos entrarem lá pelo Correio. Igual as taxas de quando o negócio é importado. Só que aí o Correio também tem uma taxa própria. Ou seja, o consumidor vai pagando, pagando, pagando... Tem hora que simplesmente desiste e contrabandeia.
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      24/05/2016 às 13:35:10   localizacao São Luís - MA
      Claro que não deu em nada, né? Era de se esperar...

      Eu fiquei sabendo que esse Mercado Envios também só pode ser utilizado em agências específicas. Quando comprei meu PS4, um amigo meu disse que eu teria a opção de a gente fechar a compra pelo ML pra usar o Mercado Envios, mas a agência em que ele poderia utilizar o serviço era um pouco distante da casa dele... Devia ter feito dessa forma, talvez eu tivesse recebido antes.

      E que sacanagem essa taxa, pqp!

    Responda!
  • avatar de Creeper
    Creeper
    23/05/2016 às 20:40:56
    Não se preocupe, o resto do país não está muito diferente.

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      24/05/2016 às 12:51:09   localizacao São Luís - MA
      O pior de tudo é que é a mais pura verdade... :(

    Responda!
  • avatar de Joanan de Oliveira Batista
    Joanan de Oliveira Batista
    24/05/2016 às 09:27:46   localizacao Limeira - SP
    Creeper, pois é. E quem paga o mico, e um micão bem caro e feio, somos nós.

    E tem outro detalhe: A lei protege essa palhaçada. Os Correios detém o monopólio das entregas de cartas, telegramas e encomendas simples, que são as cartas registradas os pacs e o sedex. Você até pode contratar uma transportadora, mas provavelmente vai sair mais caro caso você não tenha um contrato. E, caso sua encomenda ultrapasse os 30kg, o Correio simplesmente não entrega, você é OBRIGADO a contratar uma transportadora ou alguém que faça frete. ´

    O mico é nosso! =/

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      24/05/2016 às 12:52:41   localizacao São Luís - MA
      Taí outro fato que eu desconhecia: que eles não entregam acima de 30kg. Cara, o mais complicado de tudo (além de ser obrigado a usar um serviço falho desses) é que tem gente que, simplesmente, não tem condição de usar transportadora.
    • avatar de Joanan de Oliveira Batista
      Joanan de Oliveira Batista
      24/05/2016 às 12:57:22   localizacao Limeira - SP
      Eles não entregam se passar dos 30kg. Pelo menos ano passado nem pagando a mais outros tipos de frete. Tinha que ir atrás de uma variglog da vida =/ Caso contrário não tem como enviar. É uma palhaçada. Aí você vê aquele vídeo dos caras jogando os PACs dentro do caminhão, vê o pessoal recebendo coisas quebradas, rasgadas, amassadas e o escambau, e dá uma vontade enorme de jogar o cara dali e bater nele até ele pedir perdão por todos os pecados que cometeu na vida. Ou melhor, de bater nos Correios, mas não dá.
    • avatar de Joanan de Oliveira Batista
      Joanan de Oliveira Batista
      24/05/2016 às 13:03:26   localizacao Limeira - SP

      Só vejam e e digam suas sensações...
    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      24/05/2016 às 13:37:58   localizacao São Luís - MA
      Cara, eu já tinha visto esse vídeo, sinto um ódio eterno disso. Uma vez comprei um jogo (Dead Space 3) e ele veio pelos Correios. Chegou com a capa praticamente estraçalhada, por sorte, a única parte que ficou intacta foi a parte onde o disco encaixa no case. Como estava com atraso, a loja entrou em contato para saber se o produto tinha chegado, e eu informei que sim, mas que o case chegou quebrado (mas nem cobrei, nem nada, só informei mesmo). Eles mandaram um case novo pra mim <3

    Responda!
  • avatar de Joanan de Oliveira Batista
    Joanan de Oliveira Batista
    24/05/2016 às 15:47:22   localizacao Limeira - SP
    Olha só! Pior que isso acontece direto! Já recebi jogos quebrados, envelopes violados e coisas do tipo... dá uma sensação de violação, de que as outras pessoas realmente não se importam com as coisas dos outros... um relaxo só.
    No meu caso o vendedor devolveu o dinheiro, felizmente. E no seu eles enviaram um case novinho - que espero que tenha chegado intacto hahaha
    As historias com o Correio parecem contos de terror, credo!

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      25/05/2016 às 08:36:23   localizacao São Luís - MA
      Ah, a capinha chegou intacta, só demorou outra vida pra chegar, mas pelo menos isso. Ainda bem que não tive problemas com o disco também.

      Acho que vou escrever um roteiro pra um novo filme de terror baseado nos Correios. O nome desse escrito devia ser Baseado em Fatos Reais - Parte 3

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    27/05/2016 às 11:15:53   localizacao Apucarana - PR
    Oi, Angela. Tudo bem?
    Espero que agora sim...

    Esse é um lado que eu desconhecia, ainda mais pelo fato de eu morar na região sul (sul de verdade) e aqui temos pouquíssimas informações da sua região e, quando temos, é só violência e afins. (A verdade é que há preconceito que ninguém admite com as regiões norte e nordeste), mas justamente por ser capital, sempre imaginei que fosse diferente do interior, principalmente falando de infra-estrutura, mas, infelizmente, este é o nosso Brasil. O negócio é viver com isso e seguir em frente...

    Você já havia comentado sobre a dificuldade com os correios, mas é muito pior do que eu imaginava. Puxa vida...

    O que agrava a situação é que, tratando dos jogos que comprou, é o descaso com que lidam com isso. Ou não lidam. Isso é para revoltar qualquer um.

    Muito triste isso. Não falo apenas do caso que relatou, mas podemos ampliar essa situação a todos os segmentos e o retrato é caótico.

    Desculpa, não quero levar a conversa para outro lado, nem dizer que aqui é o paraíso, de maneira alguma, mas moro perto de grandes centros da minha região e relativamente perto de Curitiba e até mesmo São Paulo não é tão distante (Já recebi produtos vindos de São Paulo e BH em 5 dias e atrasos de Curitiba de 1 mês!). O que me irrita (entristecer é pouco) é saber que os problemas podem ser ainda maiores do que ficamos sabendo...

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      30/05/2016 às 12:51:42   localizacao São Luís - MA
      Eu acho que só uma minoria não admite o preconceito com o Nordeste, porque o que eu vejo de relato preconceituoso pela internet, não tá no gibi... Mas isso é outra história.

      Apesar de sermos capital, geograficamente somos meio isolados, e isso não ajuda. Eu sei que em vários locais do país a situação é a mesma, mas eu só posso falar do que eu conheço.

      E sobre seu comentário de onde você vive e como os Correios se comportam, em nenhum momento pareceu que você morava em um paraíso. Na verdade, pela sua proximidade com os grandes centros, esses atrasos absurdos nem deveriam acontecer. É uma pena mesmo...

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    28/05/2016 às 00:15:30   localizacao SP
    Rapaz, ou melhor... Moça, que situação!
    Aqui em SP os serviços prestados por esta instituição demoníaca que não deve ser nomeada são péssimos, mas não chega a tanto! Já passei pela situação do "Destinatário Ausente" aqui. Essa do logradouro incorreto é mais patética ainda.
    Ainda tem aqueles casos de nego jogando caixas de qualquer jeito, pacotes que simplesmente desaparecem, funcionários que são assaltados nas entregas e sei lá mais quais casos absurdos que ocorrem.
    Demorou pra privatizarem essa inhaca, ou surgir algo pra competir. Enquanto não existir uma alternativa que faça concorrência direta, vai continuar essa palhaçada, os caras vão continuar do jeito que querem e a gente não vai poder fazer nada. Muito provavelmente deve rolar uma máfia por trás disso que impede que empresas privadas façam este tipo de concorrência. Como saber uma coisa dessas?
    Complicado...

    • avatar de sucodelarAngela
      sucodelarAngela
      30/05/2016 às 12:56:30   localizacao São Luís - MA
      É, né, eu acho que se a gente ficar falando demais o nome desta instituição capetal, o serviço pode piorar... Vai que o nome é amaldiçoado, como o de Voldemort.

      O caso do "destinatário ausente" é constante aqui, e independe do bairro em que você mora. Essa do logradouro incorreto tem acontecido com um pouco mais de frequência nos últimos meses, sempre com pessoas próximas de mim.

      Eu também acho que, enquanto não houver concorrência, não haverá melhoria. Os próprios funcionários de lá cometem delitos com as mercadorias (soube de fontes internas) e não se importam em cumprir prazos, visto que aparentemente trabalham só "porque é o jeito".

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé