Mais uma vez provando que o formato digital, aliado a uma produção descontraída e carismática, é bem melhor que executivos engravatados em cima de um palco, esse ano com Iwata, Reggie e Miyamoto representados por marionetes, a transmissão começou bem. Logo de cara, fomos agraciados finalmente com Star Fox U, ou melhor, Star Fox Zero, que a despeito do nome, não se trata de um reboot ou prequela. A grande novidade está no uso do GamePad como uma segunda câmera, sendo que a TV irá mostrar a tradicional visão em terceira pessoa, enquanto o controle fica com uma visão em primeira, além das várias transformações para as AirWings, inclusive o tanque bípede do não nascido, Star Fox 2. Ao contrário do que a maioria ficou reclamando, eu achei os gráficos bonitos, embora realmente já tenhamos visto coisas melhores no Wii U, mas o que realmente me incomodou foi o quão vazio os cenários parecem estar. O jogo foi prometido para dezembro desse ano e está sendo desenvolvido pela Platinum Games, a mesma de Wonderful 101 e Bayonetta, como já apontavam alguns rumores.
Depois tivemos o anúncio de uma parceria com a Activision no jogo Skylanders SuperCharges. A versão para Wii U, contará com dois bonecos exclusivos, um do Bowser e outro de Donkey Kong, que também funcionarão como Amiibos, bastando ativar uma pequena chave na base do boneco. O jogo sai no dia 20 de setembro.
E se já estávamos avisados que Zelda U não daria as caras no evento, a Nintendo trouxe um novo jogo da série, desta vez para 3DS, intitulado The Legend Of Zelda: TriForce Heroes, que lembra bastante os clássicos Four Swords, com a diferença que aqui serão três personagens, e a chance de você encontrar amigos com um 3DS em comparação com amigos com um GameBoy Advance e cabo Game Link é infinitamente maior. O visual é idêntico ao Link Between Worlds e também serão possíveis partidas online e até mesmo com o computador completando a equipe, onde o objetivo é a cooperação dos personagens para resolver os mais diversos puzzles. Também há uma grande variedade de personalizações para os personagens, até mesmo uma roupa de Zelda... hum, não vai prestar. Saí ainda esse ano. Em seguida, também tivemos novamente o trailer da versão de 3DS de Hyrule Warriors, intitulado Hyrule Warriors Legends, e que já havia sido anunciado por esses dias. O jogo parece estar muito bem feito, apesar do portátil ter um hardware bem inferior ao Wii U, mas é notável que a quantidade de inimigos na tela é bem menor. Nada foi falado de ser exclusivo para o New 3DS. Previsão para o ano que vem.
Mas foi depois disso que as coisas começaram a desandar, ou melhor, na minha opinião, desandaram de vez. Deem uma olhada primeiro:
Pois é, um novo jogo da série Metroid Prime, porém para 3DS, com um visual mais cartunesco e baseado em missões cooperativas. Sinceramente, eu acho que como um spin-off, Metroid Prime: Federation Forces funciona perfeitamente. É só a Nintendo utilizando o nome de uma de suas franquias para criar mais um jogo divertido. E provavelmente a maioria veria desta forma também, se não fosse por um detalhe: esse foi o único Metroid anunciado nesta E3. Então todos que estavam esperando um Metroid U, ficaram completamente desapontados, e vai por mim, esse é um dos grandes motivos da conferência de mediana ter passado para péssima na cabeça de muita gente.
Mas fazer o que não é mesmo? Paciência. Então foi hora de vermos mais um pouco de Fire Emblem Fates, novo jogo da série para 3DS já anunciado antes, e previsto para o ano que vem. Depois, um pouco de Fire Emblem x Shin Megami Tensei para Wii U, ou Genei Ibun Roku #FE, como é no original em japonês. Nada de novo foi mostrado em relação a última vez que o jogo deu as caras, mas ficou claro que se você não curte animes e muito menos as músicas melosas que os acompanham, é melhor ficar longe deste título, também previsto para o ano que vem.
Finalmente depois de muito esperar, Xenoblade Chronicles X deu as caras, ganhando uma data de lançamento no ocidente, para o longínquo, 4 de dezembro, deixando claro que será uma das apostas da Nintendo para o Natal. No meu caso eu achei até bom, assim dá para comprar com a grana do 13º.
Atacando em dose dupla, mais um jogo da série Animal Crossing para o 3DS. Em Animal Crossing: Happy Home Designer, você vai poder libertar o seu lado decorador nesse universo de animais falantes, em um estilo semelhante a The Sims, com lançamento marcado para o dia 25 de setembro. Já em Animal Crossing: Amiibo Festival para Wii U, você poderá usar os seus Amiibos de Animal Crossing para brincar em um jogo de tabuleiro muito parecido com Mario Party. A dúvida que ficou no ar e gerou muita discussão, é se os Amiibos serão obrigatórios. Prometido para esse ano ainda.
Mais um pouco de Yoshi’s Wolly World, com lançamento marcado para o dia 16 de outubro, seguido de Yo-kai Watch, uma série já famosa para 3DS e que lembra muito Pokémon, além de gerar muito lucro para a Nintendo e Level 5.
Inesperadamente, tivemos um crossover para 3DS no mínimo inusitado: o mundo de Mario & Luigi se encontra com o de Paper Mario em Mario & Luigi: Paper Jam. O jogo tem diversas mecânicas em conjunto que parecem serem bem divertidas e criativas, além das características dos personagens, como o fato do Mario de papel ser bem fininho, serem aproveitadas mecanicamente dentro do jogo. Mais um para o ano que vem.
E sem ninguém ter pedido, eis que me aparece Mario Tennis: Ultra Smash no Wii U, que pelo que entendi é basicamente o mesmo Mario Tennis de sempre, só que agora com cogumelos de crescimento, que permitem porradas muito mais fortes nas bolas (hum, isso dói), dificultando a recepção do adversário. Para esse ano ainda.
Para fechar a transmissão, mais um bocado de Super Mario Maker, aquele jogo onde poderemos bancar o desenvolvedores de jogos mirins e criar as nossas próprias fases do Mario
E apesar de sabe-se porque diabos ter ficado de fora da transmissão, também tivemos confirmação de Fatal Frame: Maiden Of Black Water no ocidente, para este ano ainda.
Então no final das contas foi isso, se por um lado a Nintendo foi mais pé no chão e focou em títulos mais perto de serem lançados, por outros ficou muito aquém das expectativas. Não foi uma conferência ruim como muitos estão pintando, mas depois das bombas da Sony de ontem e ausência de grandes novidades, fica realmente difícil de se empolgar. Nada foi falado sobre o NX, fora o reforço de,que informações a respeito só virão no ano que vem, mas essa escassez de grandes títulos para o Wii U acabou deixando uma pulga atrás da orelha dos jogadores. É esperar para ver.
* Revisado em 19/11/2016 às 00:49:06