Atenção! Aqui tem spoiler, cambada!
Ah, Dia dos Namorados, uma data tão
A ESCOLHA MAIS ÓBVIA: MARIO E PEACH
Como falar sobre o dia dos namorados e não falar dessa dupla, que não é sertaneja, mas faz o maior sucesso? Desde os primórdios, antes que Mario fosse Mario e tivesse uma franquia própria, o encanador barrigudinho já arriscava sua vida das maneiras mais variadas para salvar sua princesa. Cada jogo do italiano se baseia no resgate à sua donzela, sempre sequestrada por Bowser e seus minions, ao ponto de gerar desconfiança (quem nunca imaginou que ela teria um caso com o lagartão?), mas seu amado Mario nunca mediu esforços e nunca desistiu de salvá-la, mesmo depois de saber que Peach estava sempre em outro castelo (e mesmo recebendo só um beijinho na bochecha).
AMAR É UMA AVENTURA: DRAKE E ELENA
O romance dessa dupla é como final de novela: no começo do primeiro Uncharted, você já sabe que eles vão ficar juntos. Mais do que isso, eles TÊM que ficar juntos! Elena é uma mulher de personalidade forte, decidida e dedicada, e que não leva desaforo para casa, nem mesmo quando Drake a enganou e abandonou para evitar que sua história fosse divulgada em um documentário, o que era o foco inicial da jornalista no início da saga. Mas o que inicia como uma busca pela matéria perfeita, acaba evoluindo em um amor dos mais sinceros dos games, regado a muita aventura, piadas e sarcasmo por parte de ambos, além de muitas cenas doces que vão fazer qualquer gamer soltar um ooowwwnnn apaixonado. Não tem como não torcer pelo final feliz dos dois!
MAS FINAIS FELIZES NÃO SÃO PARA TODOS: ISAAC E NICOLE
Infelizmente, nem só de casais felizes o amor é feito. Amar não significa não sofrer. Na verdade, são duas coisas bem próximas uma da outra, e isso se demonstra bem no amor de Nicole Brennan e Isaac Clarke, em Dead Space. Encorajada pelo seu próprio namorado, Nicole aceita ser Oficial Médica Sênior da USG Ishimura, uma estação mineradora, mesmo com dúvidas sobre seu sucesso nessa empreitada. Acontece que a Ishimura é o palco de muito terror e carnificina quando uma espécie alienígena se apossa de seus tripulantes. Já dá para imaginar como Isaac deve ter se sentido com tudo isso, e no intuito de encontrar sua amada, ele se voluntaria para ir na missão de resgate dos sobreviventes da USG Ishimura. No entanto, ele descobre que Nicole já está morta e isso, junto a todo o caos ao seu redor, deixa Isaac extremamente perturbado, à beira da loucura, forçado a travar uma batalha psicológica para superar a perda de seu grande amor. Falando em loucura...
A SUA LOUCURA PARECE COM A MINHA: HARLEY E JOKER
Quem disse que o amor, necessariamente, tem que ser recíproco? A história está cheia de amores impossíveis, geralmente nutridos apenas de um lado da relação, os amores platônicos. Creio que o amor que Harley sente pelo Coringa possa se encaixar nessa definição. Convenhamos, desde o princípio, Mister J se aproveita das vantagens de ter Harley como parceira incondicional em suas loucuras, algo claramente mostrado em Arkham Origins quando ele se aproveita da fragilidade emocional da Dra. Harleen Quinzel para conseguir sua fuga do Asylum. Há pouquíssimas demonstrações de afeto que venham do Coringa, na verdade, se partirmos para os quadrinhos, poderemos encontrar bem mais demonstrações de violência e escárnio por parte do palhaço, mas no fundo, no fundo, talvez ele goste dela e deve ser nisso que ela se apega. Não é perfeito no nosso ponto de vista, mas para eles dois, a coisa funciona. Pelo menos, não é uma...
FRIENDZONE: LEON E ADA
É uma verdade universal: Leon ama Ada e a recíproca é verdadeira. Mas desde os primórdios, a dama de vermelho tira proveito de suas paixões para cumprir seus objetivos como espiã, como acontecia no primeiro Resident Evil com seu namorado John. Calma, não estou dizendo que ela não amava John, só estou dizendo que ela sempre vê o lado lucrativo da coisa. Com Leon não é diferente: desde Resident Evil 2, Ada se aproveita do miolo mole apaixonado do Leon para conseguir amostras dos vírus e informações sobre a Umbrella, mas ele nunca consegue sair da friendzone, mesmo com toda a química que rola entre eles. Tenha fé, Leon, nós estamos torcendo por você!
SUPERANDO AS ADVERSIDADES: AERON E ELENA
O amor dessas duas figuras é tão forte que Pandora’s Tower se baseia exatamente nisso: no amor e nos sacrifícios que Aeron faz para salvar a vida de Elena, que fora amaldiçoada no Harvest Festival. Para salvar sua amada, Aeron deve se aventurar em treze torres, matando criaturas e coletando o que precisa para evitar que Elena se transforme em um monstro. O mais legal de tudo é que eles dois não começam o jogo como um casal. Na verdade, apesar de já ser um pouco evidente que ambos se gostam muito, o sentimento vai fluindo à medida que você segue o jogo, sempre se aventurando nas torres e voltando para a casa de Elena, onde ela aguarda ansiosamente pelo seu retorno. Mas não é só porque você está levando a salvação para ela, não. Apesar dessa situação toda, Elena demonstra muita preocupação com sua jornada, pode fazer comidinhas que recuperarão o seu HP e, se você chegar tarde em casa, ela até mesmo sairá da cama dela só para saber se você está bem e inteiro. É o amor sendo construído passo-a-passo e...
SE IMPORTANDO COM O PRÓXIMO: LOCKE E CELES
Em Final Fantasy VI, podemos vivenciar com os personagens as mais diversas formas de amor, como o amor fraternal de Edgar e Sabin, e o amor maternal de Terra pelas crianças de Mobliz. Mas claro que o foco do jogo fica para a paixão e o amor que afloram entre Locke e Celes, permitindo que ele finalmente abraçasse o futuro e superasse a perda de Rachel. Assim, Locke aos poucos vai aprendendo com a convivência de Celes que ele pode, sim, quebrar o seu elo com o passado e dar valor às pessoas com quem convive e quem aprende a amar em sua jornada, demonstrando que...
ATÉ OS CORAÇÕES MAIS FRIOS AMAM: SNAKE E EVA
Um dos casais mais badasses dos games, Naked Snake encontra EVA pela primeira vez em 1964, durante os eventos de MGS3: Snake Eater e, durante as missões, ambos acabam entrando no maior climão, culminando em uma noitada de oh yes apaixonado, quando na verdade ela deveria ter matado o cara. Depois disso, EVA resolve fugir com parte da Philosopher’s Legacy e outras informações confidenciais, deixando Naked Snake acordando sozinho no dia seguinte #chora. Mas a história dos dois não acaba por aí. Em 1968, EVA desaparece em Hanoi, mas é resgatada por seu amado (já com a alcunha de Big Boss) em 1971, quando se reconciliam. Daí em diante, você já conhece a história: EVA se torna mamãe dos clonezinhos Solid e Liquid Naked, que viveram não tão felizes para sempre!
---
Como diria um certo poeta, "Amar não é dar e receber, é participar." Não interessa se os casais que destacamos tiveram seu final feliz ou não, o que importa é que se permitiram amar e serem amados. Essa é nossa homenagem a todos os gamers nesse Dia dos Namorados. Apenas escolham um jogo qualquer e Vão Jogar! com quem vocês amam, porque o que importa é estar com quem te faz feliz, independente do jogo ser bom ou não!
O Vão Jogar! gostaria de agradecer os amigos Thiago "T-ROK" Pulcineli, Rafael "Kratos Vudu" Alencar, Diogo "Cyber Woo" Batista, Luiz "Heaven Hitman" Barcelos, Eduardo "Setzer" Filhote e Liliane "Lica" Santana pelas opiniões compartilhadas para que pudéssemos fazer essa seleção.
* Revisado em 14/12/2016 às 21:33:35
Compartilhe