logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! Papo Livre

Eu Amo Trilhas Sonoras

E no amor, tudo pode estar escuro, mas não pode faltar música.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 07/04/2015 às 18:27:02   tagarelices 12

E no amor, tudo pode estar escuro, mas não pode faltar música.


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
Eu sou uma daquelas pessoas que trocam facilmente gráficos em alta resolução por trilhas sonoras incríveis. Dado o momento que o mercado vem passando, onde resoluções são colocadas a frente da jogabilidade, pode até parecer uma crítica, mas a real é que eu sempre tive esse pensamento. Talvez esse seja um tipo de percepção que todos tem em maior ou menor grau, mas que acompanha a pessoa desde sempre. Embora minha memória seja horrível, não consigo pensar em outro jogo como marco para essa minha descoberta pessoal do que Super Metroid.

Super Metroid

Todo mundo sabe que eu amo Super Metroid, colocando-o a frente de clássicos como Chrono Trigger ou Final Fantasy VI. Claro que eu poderia recorrer a um zilhão de parâmetros técnicos para justificar isso, e provavelmente a maioria deles estariam certos, porque Super Metroid é de fato um dos melhores jogos já feitos, mas a real é que o que define isso é pura e simplesmente gosto. E uma das coisas que me faz mais gostar desse jogo é a sua trilha sonora.

Se você nunca jogou Super Metroid e pegar para escutar agora suas músicas, provavelmente nem vai acha-las lá grandes coisas, vão ser sempre músicas de ambientação que dificilmente você vá animar escutar no seu dia a dia. Eu mesmo raramente a escuto. Mas quando você está ali jogando, no controle de uma mulher sozinha em um planeta extremamente hostil, aquela trilha sonora tranquila, de momentos quase silenciosos, faz com que você se sinta exatamente como Samus deve estar se sentindo: solitária. Não importa se são sprites bidimensionais nada realistas, existem horas em que você vai se sentir muito apreensivo, praticamente com medo.

Eu acho incrível jogos que conseguem fazer isso.

E como amante de trilhas sonoras, é claro que é comum eu escutá-las no meu cotidiano. Pode parecer um fanatismo exacerbado, mas é uma forma que eu encontrei de experienciar um jogo além da jogabilidade e em momentos em que eu não tenho como jogar, como no trabalho por exemplo. Escutar "Opened Way" me trás praticamente os mesmos sentimentos que tenho ao utilizar um DualShok 2 para escalar um colosso, e não é por menos que eu sempre a recomendo como música motivacional para esses pequenos gigantes que temos que ir matando ao longo do dia.

Shadow Of The Colossus

Por essa ligação de experiências, também não é incomum eu recorrer a uma trilha sonora quando estou com vontade de jogar um jogo, mas não o tenho e nem acho para comprar. Muitas vezes são músicas que nem fazem o meu estilo e que eu não ouviria normalmente, mas que remetem a determinado título de tal forma, que essa "saudade" consegue ser suprida em parte. Por exemplo, eu adoro o jogo REZ (Dreamcast / PS2 / PS3), mas não o tenho e nem curto música eletrônica, porém várias vezes escuto suas músicas, principalmente a da "Area 5", só para relembrar aquelas fases psicodélicas. Recentemente também peguei para escutar a trilha de Bust A Move (Bust A Groove desse lado do mundo), um jogo de dança e ritmo do PSOne, só porque fiquei com vontade de jogá-lo mas não o encontro para comprar. Foi legal notar o quanto certas músicas realmente são bem feitas, além de perceber detalhes que na época me passaram completamente desapercebidos, como as guitarras sem distorção na fase do personagem Heat, ou o berimbau sendo tocado de fundo nas viagens intergaláticas de Capoeira.

Bust A Move

Não é por menos que eu, assim como várias outras pessoas com certeza, fico extremamente empolgado quando fico sabendo que alguma orquestra resolveu tocar grandes clássicos dos jogos. Por exemplo, mesmo não gostando de Final Fantasy, não vou negar que bateu aquela vontade de escutar as músicas tocadas recentemente pela Orquestra Sinfônica de Londres, no álbum Final Symphony. E nem preciso dizer o quanto eu gostaria de ir a uma apresentação da Symphony Of The Goddesses, só para escutar ao vivo aquelas músicas sensacionais que vem no disco musical que acompanha Skyward Sword. Também já passei horas escutando o trabalho magnífico do pessoal do Zelda Reorchestred, principalmente as versões de músicas dos jogos mais antigos da série.

Apresentação da Symphony Of The Goddesses

É uma pena, que embora muitas pessoas digam apreciar boas trilhas sonoras, poucas realmente se importem com isso. Eu troco facilmente toda a tecnologia gráfica e de realidade virtual, por sistemas absurdos de som implementados em jogos, que me façam sentir ainda mais dentro daqueles ambientes em que gastamos tantas horas de nossos dias. E que músicos sejam tão valorizados pelos jogadores, tanto quanto programadores e modeladores de personagens são, e assim possam criar mais e mais composições quem abarquem as nossas vidas além dos joysticks.

outras tags: Chrono Trigger, Shadow of the Colossus, Super Metroid, Final Fantasy (Série) e The Legend of Zelda (Série)

Compartilhe

Pin it


Leia também



12 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de Felipe B. Barbosa
    Felipe B. Barbosa
    07/04/2015 às 19:11:04   localizacao Nova Odessa, SP
    Que demais! Lendo seu post, eu tentei lembrar algumas trilhas que gosto e só de pensar nelas, já deu vontade de ligar o console e jogar. Tirando as que você mencionou, lembrei das trilhas da série Donkey Kong Country (do segundo principalmente) no Super Nintendo, Metal Gear Solid, Resident Evil, Castlevania e Tomb Raider no PlayStation, The Last of Us no PS3... enfim, várias! Mas gostei da ideia, acho que irei fazer um Top 10 das minhas favoritas lá no Videogames com Cerveja! hahaha

    Bom, também amo trilhas sonoras, mas tenho uma confissão a fazer, se perguntar para mim quem é o compositor, não faço a menor ideia! hehe.. Não faço muita questão em saber! (shame on me)

    Ah, e por falar em orquestra, recentemente eu descobri meio que por um acaso uma orquestra brasileira que é especializada em trilhas, a Orquestra Multiplayer (orquestra-multiplayer.tumblr.com/ ) ..Eu ainda não conheci a fundo, mas me pareceu ser muito boa!

    Abraço.

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    08/04/2015 às 04:09:00   localizacao Recife-Pe
    por mim, se eu fosse um jornalista de games e tivesse de começar a analisar um lançamento, a trilha sonora seria um dos pontos importantes. pois é meio caminho para o jogo ser bom (ou legal ao menos.)

    para mim, as trilhas de DKC2 e Shadow of Colossus são magistrais. é do tipo que a pessoa põe qualquer musica para tocar e vai ser um excelente musica

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/04/2015 às 21:12:52   localizacao Vespasiano - MG
    @Felipe B. Barbosa

    É que a ideia nem era citar trilhas, mas eu também poderia fazer uma lista imensa aqui, rzs. Quando fizer o seu top 10 avisa a gente ;)

    Ah, eu também não sou completamente ligado em nomes e tal não. Alguns eu conheço, mas a maioria eu não sei também, rzs.

    Depois dou uma olhada nessa orquestra aê.

    @leandro (leon belmont) the devil summoner

    É, tem muito jogo que vale a pena só pela trilha sonora, rzs.

    ---

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de Ulisses Seventy Eight
    Ulisses Seventy Eight
    10/04/2015 às 13:37:32   localizacao São Paulo
    e ai thcula.

    trilhas de games é o que primeiro vejo num game sabe.

    tenho muitas ost de games em meu humilde pc.

    as que mais gosto:

    Super Adventure Island Snes feita por Yuzo Koshiro

    Streets of Rage 1 e 2 do YK2 tb

    Shadow Of The Colussus do Kow Othani

    Final Fantasy VI - Nobuo Uematsu

    To The Moon - Kan R. Gao

    Sei que tem tantas, as do Metroid são lindas também.

    Tenho Muita Coisa

    Recomendo atualmente a Trilha do jogo Kamen Rider Agito do PS1 muito boa. e do 70’s Robot Anime Geppy X onde todas as trilhas são cantadas por cantores de anime conhecidos do Japão.

    abraço tchula até

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    12/04/2015 às 11:58:54   localizacao São Paulo - SP
    Fala "bicicletinha de pobre"!

    Alguns que me conhecem sabem que eu tenho uma caralhada de músicas no meu celu, música pra virtualmente tudo, e boa parte dessas músicas é de videogame.
    Só esse fato já me qualifica como maluco.

    Sobre trilhas sonoras, o que eu poderia citar aqui?...

    Primeiro falo de compositores: um que me vem à cabeça, é Yuzo Koshiro.
    O cara fez música pra vários games que muito player old-school tem no coração, que nem Shinobi, Streets of Rage... O Sonic 1 de Master System, as músicas de lá são dele (essa vocês não sabiam).
    Eu peguei um remix que o cidadão fez, do tema do Balrog do Street Fighter.

    Já que falei em Street Fighter, tem uma outra: Yoko Shimomura. É só lembrar das músicas do Street Fighter 2, e do Final Fight.

    Kenji Yamamoto. Eu sei, esse faz trilhas pra animes, mas se você for ver os melhores games de Dragon Ball Z, as músicas foram feitas pelo Kenji Yamamoto.

    Conhecem um outro, chamado Daisuke Ishiwatari?
    Um doido que pira em Queen, e que fez as trilhas das séries Guilty Gear e BlazBlue. CADA MUSICA FODÁSTICA!! Acharam pouco?

    E que tal Johnny Gioelli e Jun Senoue? A dupla Crush 40.
    Associem esse duo a Sonic e vejam no que dá.

    Eu mesmo pincei em alguns casos, uma música aqui, outra ali, de alguns jogos, também já peguei várias de um mesmo jogo (e não foi um ou dois jogos não!), mas cheguei até a pegar as trilhas sonoras de jogos inteiros.

    Vocês não entenderam errado! EU PEGUEI TRILHAS SONORAS INTEIROS DE ALGUNS JOGOS!

    - Alex Kidd in Miracle World
    - Phantasy Star 1 (ah, Phantasy Star 1...)
    - Sonic CD (as músicas japonesas, americanas, e até as do passado)
    - Phantasy Star 4
    - Super Street Fighter 2 Turbo
    - Sonic 3
    - Sonic & Knuckles

    E ainda pretendo pegar as músicas do The King of Fighters 98 de arcade.

    Talvez por isso eu ainda não reorganizei as minhas playlists, é muita música. É como se eu tivesse minha própria estação, sem intervalos, sem jabá, e sem essa farofa de "parada de sucessos".

    Eu sou ou não sou um maluco?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    13/04/2015 às 12:39:06   localizacao Vespasiano - MG
    @Ulisses Seventy Eight

    Opa, iaê sumido!

    Shadow Of The Colossus sempre na listinha de trilhas sonoras de todo mundo né? Rzs.

    @Paulo Aquino

    Sim, você é maluco... mas pelo menos tem bom gosto musical, he he he.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    16/04/2015 às 13:50:42   localizacao São Luís - MA
    Trilhas sonoras de games são (quase) sempre épicas, até mesmo por sua concepção ser totalmente voltada ao sentimento que o dev gostaria de despertar no jogador, seja alegria, tristeza, desespero, medo ou até passar aquela sensação de bravura que, às vezes, é tudo que você precisa pra conseguir passar de um determinado ponto no jogo.

    Como você bem falou, Opened Way traz de volta toda a sensação que nós tínhamos ao escalar e enfrentar o colosso. Mesmo arrepiados com aquela coisa gigante, não tinha como não querer vencer com essa música tocando ao fundo.

    É tão verdade, que saiu uma pesquisa um dia desses que diz que trilha sonora de games podem deixar seu dia de trabalho mais produtivo, segue o link: goo.gl/LuuScl

    E pra quem curte essas OSTs orquestradas, o Video Games Live postou recentemente seu novo álbum Level 4 no Spotify:

    Excelente tópico, Tchula. o/

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/04/2015 às 18:30:16   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Olha, tem dia que eu vou te falar que só consigo trabalhar na base de trilha sonora, hwa hwa hwa.

    Eu escutei o Level 4 hoje, tem algumas músicas que estão de chorar, de tão lindas.

    Valeu larAngela :D

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    16/04/2015 às 23:39:04
    super metroid tá no meu top 10 jogos snes da vida.... também tenho a OST do jogo,,,curto muito as músicas do super metroid.... já vi muitos jogos ruins e que a música ambiente do jogo salva no quesito: jogar por causa da música...e as vezes o contrário!!!! lembro da época em que jogava Phantasmagoria do pc,,,a música ambiente é sinistro,,,de dar medo mesmo,,,bons tempos!!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    21/04/2015 às 19:03:26   localizacao Vespasiano - MG
    @helisonbsb

    Não sei se conhece, mas existe uma remasterização não oficial da trilha de Super Metroid que é muito boa, a Super Metroid Remastered: An Atmospheric Experience, depois dê uma procurada ;)

    Responda!
  • avatar de Lucas Cantino
    Lucas Cantino
    01/07/2015 às 18:47:14   localizacao Santos SP
    "pode parecer um fanatismo exacerbado"

    me parece bom gosto apenas ;)



    "Muitas vezes são músicas que nem fazem o meu estilo e que eu não ouviria normalmente"

    nao sou fã de Hard Rock ,mas é perfeito em muitos jogos

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/07/2015 às 18:31:37   localizacao Vespasiano - MG
    @Lucas Cantino

    Hwa hwa hwa, valeu :)

    Eu sou do mesmo jeito com música eletrônica, tipo a trilha sonora de REZ, que é perfeira para aquele jogo.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base