logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! Papo LivreComportamento

Parabéns, Gamers!!!

Senta aí e entenda a ironia da coisa...

autor sucodelarAngela Caldas   datahora 20/09/2013 às 12:22:22   tagarelices 12

Senta aí e entenda a ironia da coisa...


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
E aê, galera bonita que acompanha nosso VJ!! Antes de mais nada, peço desculpas pela sumiço nas postagens, pois andei por tempos obscuros nos últimos dias. Mas estou de volta, então senta aí, e curte a leitura!

Quando você pensa nos problemas que a indústria de jogos pode sofrer, qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Verba insuficiente? Tecnologia limitada? Profissionais inexperientes? Bom, tudo isso tem uma boa parcela de culpa, porém, tem algo que pode ser muito mais ameaçador à esse mercado e seus profissionais: nós, jogadores.

Mês passado vi uma notícia sobre a principal roteirista de Dragon Age (BioWare), Jennifer Hepler, após receber diversas ameaças de morte por parte dos jogadores. O que me fez pensar: WTF?

Não bastasse a atitude vergonhosa de tais jogadores, os motivos para tal também são dos mais fúteis: suposições. Jennifer já sofria agressões dos fãs desde a época de Dragon Age 2, em que trabalhou como roteirista sênior. Na época do lançamento do jogo, um membro dos fóruns da BioWare encontrou uma entrevista dela de seis anos atrás (!) em que Hepler dizia não gostar muito das partes de ação dos jogos. Isso foi evidência o bastante para que assumissem que ela era a responsável pelas mudanças no combate do jogo. Hepler teve que fechar sua conta no Twitter.

Jennifer Hepler
Jennifer Hepler: xatiada, e com razão.

Algo parecido aconteceu também com David Vonderhaar, diretor de design da Treyarch, responsável por Call of Duty: Black Ops II. No final de Julho deste ano, ele anunciou no Twitter um pequeno patch pra equilibrar o gameplay, o que acabou diminuindo em algumas frações de segundo o Fire-Rate de algumas armas. Imagina só a rage que surgiu por causa disso! O resultado foram ameaças físicas, a sua pessoa, a sua família, entre ameaças de morte e pedidos para que ele se suicidasse.

Ameaça de morte a Vonderhaar
Ameaça a Robert Bowling, da Robotoki: "Hoje vou comprar um rifle, matar você e sua família e vender seu corpo para um estuprador que também seja necrófilo."

Todo mundo aqui também deve se lembrar do quanto foi tenso quando a Ninja Theory revelou seu reboot de Devil May Cry. As mudanças de personalidade e aparência dos personagens, bem como do próprio jogo, não foram bem recebidas pelos fãs mais, digamos, fervorosos, o que levou Tameem Antoniades, chefe de design da Ninja Theory, a receber diversas ameaças de morte. Boa parte delas porque os fãs alegavam que a mudança da aparência de Dante foi uma escolha proposital para que Antoniades colocasse a si mesmo como protagonista. Felizmente (ou não), ele até pareceu encarar a situação com um certo bom humor (mas acho que lá não passava uma agulha):

“Alex Garland (roteirista) me alertou sobre isso, porque ele experimentou uma coisa semelhante com 28 Days Later, onde as pessoas ficaram desapontadas, pois não apresentava zumbis realmente.” – disse Antoniades à OXM durante uma preview. “E agora, com seu próximo filme do Judge Dredd. Então, eu estava meio preparado para isso, embora eu tenho que dizer que abriu bastante meus olhos ao ver algumas das formas criativas em que as pessoas escolheram desabafar seu ódio. Não esperávamos ameaças de morte em forma de gibis ou músicas de Death Metal anti-DMC.”

Antoniades vs. Dante
"Ser cheio de si significa: ’rebootar’ uma franquia só para se incluir como novo protagonista."

Apesar dos três casos acima serem bem recentes, não é de hoje que os devs tem sofrido com essas ameaças. Podemos citar aqui o caso de Fred Wester, da Paradox Interactive, que sofreu ameaças porque Hearts of Iron 3 tinha bugs. Ou Markus "Notch" Persson, criador de Minecraft, que foi ameaçado porque fechou seu site que dava o jogo de graça. Tem ainda Adam Orth, diretor de criação da Microsoft que largou o cargo depois de receber ameaças de morte por ter tuitado sobre as funções always-online dos consoles #SddsXboxOne

A situação é tão complicada e crescente que a Associação internacional de Desenvolvedores de Jogos têm trazido o tema em discussão com mais seriedade. Segundo Kate Edwards, presidente da associação, esse tipo de atitude por parte dos jogadores pode desestimular novos talentos, e a indústria toda sofreria com as consequências:

Kate Edwards
“Isso adiciona camadas de desencorajamento, especialmente para pessoas que estão apenas começando, ou começando uma carreira num estúdio ou começando um esforço independente e eles estão sendo esmagados logo na entrada, antes mesmo deles terem terminado algo. Não acho que atualmente esteja causando impacto nas grandes industrias, mas acho que estamos chegando num ponto de que poderia.”


O termo mais correto pra essa situação absurda se chama cyberbullying, e em 2005 foi fundada a Cyberbullying Research Center, um centro de informações acerca da má utilização e abusos da tecnologia que tem sido estudados desde 2002. Segundo Sameer Hinduja, um dos co-diretores do centro, quando as pessoas estão online elas se sentem mais distantes de sua consciência, de convenções sociais e morais e até mesmo das leis. E essa "liberdade" que a Internet dá, faz com que pareça que o mundo estivesse apertando um botão de reset para algumas pessoas, em termos de como se deve tratar uns aos outros.

Sammer Hinduja
Sameer Hinduja: "É quase como se estivéssemos voltando para nossas tendências primitivas onde não se conhecia as regras do decoro social, e assim por diante".

Gamers, tenhamos consciência. Tudo que cause desconforto nas equipes de produção só vai surtir efeitos negativos contra nós mesmos. Temos bons profissionais desistindo de suas carreiras, boas equipes se desmembrando por conta de atitudes infantis e impensadas como essas.

Ameaças de morte e outras formas de violência virtual contra os devs só vão trazer más impressões para nós, jogadores, não para eles. Somos nós que passamos vergonha, somos nós que sofreremos julgamentos errados e/ou precipitados por parte da sociedade. Somos nós que perdemos.

Se você não curtiu a cara do mocinho do jogo, se o enredo não te agrada, se a música é ruim, NÃO JOGUE A PORRA DO JOGO!, simples assim. Saiba que suas vontades não são as únicas, que nem sempre o que VOCÊ quer é o melhor pro jogo, e principalmente, saiba dar feedbacks de verdade, com opiniões formadas e justificativas, não com violência. Só assim você vai poder ser ouvido, ser respeitado e levado em consideração pelos caras que estão fazendo o jogo pra você.

Agora, peguem um jogo que vocês realmente curtam e Vão Jogar!
E sem mimimi, por favor.

Fontes: Kotaku, Põe pra 2!, Eden Pop, Polygon

* Revisado em 21/11/2015 às 15:00:14

outras tags: Call of Duty (Série), Devil May Cry (Série) e Dragon Age (Série)

Compartilhe

Pin it


Leia também



12 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de kratosvudu
    kratosvudu
    20/09/2013 às 13:16:31
    1. Enquanto eu lia o texto já sabia qual a única palavra q eu poderia utilizar para resumir tudo isso: INTERNET. (quando li a parte do centro de estudos sobre o tal cyberbullying só confirmei).
    Coloque 2 "haters" para brigar, cada um em uma sala separada e utilizando um PC conectado à internet. É uma guerra nuclear. Coloque os mesmos indivíduos cara a cara. Não sai um "piu".
    2. Meu ponto de vista é representado no seu último parágrafo, inclusive no texto sobre RE5 q tu leu sabe exatamente do q tô falando. Véio, não joga o jogo, véio. Achou uma "b*sta"? Ok, apresente argumentos válidos. É simples. Mas...

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    20/09/2013 às 13:28:55
    @Vuda

    Não tive como não lembrar da tua análise de RE5. As pessoas se ofendem com bobagem e se ofendem com as opiniões alheias, é triste.

    Existem formas tão saudáveis de conversar sobre um jogo, seja entre amigos, até entre desconhecidos, jogadores, e isso deveria ser respeitado.

    O mesmo é válido para os devs. O mínimo que devemos pra esses caras é respeito, por ajudarem a tornar possível o que a gente tanto curte: os games.

    Responda!
  • avatar de kratosvudu
    kratosvudu
    20/09/2013 às 13:32:36
    Num é @suco?! Tipo, é mais "comum" vermos jogadores se atacando entre si e já é algo deprimente.

    Eu vejo algo completamente fora da razão quando esse tipo de coisa é pra atingir os desenvolvedores. #nosense

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    20/09/2013 às 22:38:53   localizacao SP
    "Senta aí e entenda a ironia da coisa...
    seguido de
    E aê, galera bonita que acompanha nosso VJ!!"
    ... foi meio triste! Chamou a gente de feio na caruda! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    OK, eu sempre tenho que começar com uma palhaçada, quase sempre sem graça... mas, se eu não fizer isso, vcs Vão Achar! que é fake o comentário.
    Enfim, que ótimo tópico que vc abordou, Çaçina! Sério mesmo, ótimo! Uma das coisas que mais me revolta no entretenimento (em geral mesmo, inclusive videogames) é justamente esses rages desnecessários que a gente tem que aguentar na Internet. Eu tenho uns 3 textos pré-escritos pra publicar no meu blog mixuruca que retratam alguns "sub-assuntos" relacionados, mas não cheguei a pensar no ponto dos gamers que fazem esse tipo de estupidez. Então já te parabenizo pelo tópico escolhido logo de cara.
    Eu não conhecia todos estes casos e/ou não sabia de tantos detalhes sobre eles. Pedir pra se suicidar? Falar que vai matar e dar o corpo pra necrófilo? Se vejo uma frase dessas sendo dita por um brasileiro que se diz contra futebol pq existe violência de torcidas, eu mando tomar naquele lugar na hora. Pior é que já vi casos similares, mas deixa isso pra lá. Não que eu goste de futebol ou esteja defendendo alguma coisa, foi só uma comparação mesmo.
    É uma coisa que me revolta isso tudo. Acho engraçado que tem muita gente que fica desesperada por um novo jogo de uma franquia e, quando ela sai, tudo que ele faz é reclamar. Se tá igual aos outros jogos da franquia a pessoa diz que não inovou, se os desenvolvedores resolvem incluir algo a mais dizem que o jogo não tem nada a ver com a franquia. Cazzo, dá pra essas pessoas se decidirem? Tem muita gente aí também que só opina, me desculpe o termo, com a pica dos outros. Sério. O cara vê que um monte de gente tá reclamando disso ou aquilo e vai "no embalo", nem se preocupa em jogar o jogo ou então joga já com opinião formada e daí só aumenta o rage, nem tenta ver o que o jogo tem a apresentar. Quem eu vi que sofreu muito com isso foi o tal do DMC que vc mesma citou. Conheço gente que achou o jogo fantástico. E ele é realmente muito bom como jogo. Se deixaram o protagonista diferente ou coisa assim pouco me importou, nunca liguei pra série, mas quando joguei a versão demo dele achei bem bacana. Muito melhor jogar as coisas livre de preconceitos, algo que não acontece com muita gente. Por sorte são raras as pessoas que eu conheço que são assim. O que me entristece é que a indústria tem sofrido muito com isso e quem perde somos "nozes", como vc bem sabe e disse bem quando falou dos efeitos negativos contra nós mesmos.
    Depois esses mesmos babacas que usam mensagens violentas contra desenvolvedoras/produtoras/etc aparecem reclamando de quem fala que jogos tornam as pessoas violentas. É patético. Mais uma vez, não que tornem, mas que raio de exemplo essas pessoas tão dando?
    O seu último parágrafo foi épico, na boa. É o que eu penso também, o que SEMPRE pensei: "nem sempre o que VOCÊ quer é o melhor pro jogo".
    ARGH! Chega, eu preciso parar! Desculpa o rage aqui, eu tô com fome lendo e comentando! huahuahuahuahuahua... daí vc menciona estes "pseudo-intelectuais" (na cabeça deles somente que eles são) ignorantes, eu fico p***! huahuahuahua
    Mais uma vez, excelente tópico... e excelente texto! Quero ver algum babaca vindo aqui falar asneira, aí eu é que vou fazer cyberbulling com ele! kkkkkkkkkkk... não, não vou, não me rebaixo a este nível. ;)
    Agora chega! Fui!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    22/09/2013 às 13:29:13   localizacao Vespasiano - MG
    Sobre as ameaças, claro que a maioria nunca vai pra frente, não passam de bravatas adolescentes, mas é foda para os desenvolvedores, como saber o que é sério ou não?

    Outra coisa que virou babaquice é o pessoal confundir feedback com exigência, que são coisas completamente diferentes. Jogador pode reclamar do que não gostou? Pode! Os desenvolvedores são obrigados a acatar? Não! Se você não gostou da mudança e comprou o jogo, problema é seu.

    No mais, eu só gostaria de chegar na cara do Sakamoto e perguntar: porque? Hwa hwa hwa

    Ótimo escrito, abraço!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    22/09/2013 às 23:43:43   localizacao SP
    Opa, em tempo... viram este artigo?
    meiobit.com/267653/apos-mudancas-fas-dragons-of-atlantis-resolvem-boicotar-jogo/

    Existem pessoas que raciocinam ao invés de fazer asneira. Boicote ao jogo é uma boa solução pra quem não gostou.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    23/09/2013 às 10:56:45
    @Gamer Caduco

    Não coloca coisa na cabeça dos leitores, rapaz! São todos lindos, lindos!! haha
    O que seria da gente sem tuas piadas toscas???

    Voltando ao assunto, acabei de ver o artigo que vc disponibilizou e confesso que gostei da iniciativa. É uma forma pacífica de demonstrar todo o desgosto com o jogo, e é um método bem efetivo, visto que vai afetar diretamente o bolso das desenvolvedoras, ou seja, a parte que mais dói.

    Brigada por aparecer mais uma vez!

    @Tchula

    Aí é que reside o X da questão: como é que os caras vão saber se as ameaças são sérias ou não? Tem doido pra tudo. Por isso que alguns realmente chegam a desistir e tal...

    Já a tua revolta com o Sakamoto, eu ri, huahuahuahua

    Responda!
  • avatar de tuliofm
    tuliofm
    25/09/2013 às 13:46:49   localizacao Uberlândia - MG
    Pois é, como o kratosvudu bem disse, a Internet dá para as pessoas um bônus de coragem ao mesmo tempo que penaliza a inteligência. Esse problema não se concentra em um nicho isolado, basta dar uma passada em qualquer fórum de discussões, rede social ou canal do Youtube para se deparar com a mais vasta gama comentários idiotas, sem sentido, descontextualizados e com a maior concentração de erros ortográficos por pixel quadrado.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    25/09/2013 às 15:28:25
    @TulioFm

    Como vc bem disse, não é um nicho isolado e também não apenas no mundo "gamer".
    Isso tudo é visto em diversos lugares pelos mais variados motivos... E haja erro ortográfico!!!

    Responda!
  • avatar de Zybes
    Zybes
    10/10/2013 às 14:34:27
    O problema é quando as pessoas saírem da imaginação para a ação... Problema este que, com certeza, não está muito longe da realidade.

    Acho que esta matéria da sucodelaranja veio bem a calhar com um post que li on Alva onde se debatia que os jogos viraram uma fuga da realidade. Veja que é tão sério esse problema da fuga que, ao mexerem na realidade alternativa da pessoa ela fica furiosa, chegando a ameaçar a vida da pessoa que mudou seu objeto de fuga. Não sou psicologo mas o stress do ser humano está chegando a um ponto em que os danos causados serão dificílimos de reparar.

    Imagina agora o Marcelo Rezende lendo estas notícias sobre o comportamento dos gamers...

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    10/10/2013 às 14:56:52
    @Zybes

    Eu me inspirei exatamente em um post da Alva sobre o caso Hepler. Já tinha ouvido falar nesse tipo de situação, mas achava que era algo bem mais isolado. Ao ter conhecimento do caso dela, me interessei em ler mais sobre o assunto e percebi que é bem mais comum que pensamos.
    A internet acaba por facilitar demais certas coisas, e muita gente ignora esses comportamentos pois acham que é o "normal" dos internautas de hoje, rótulos como "haters" e "mimimizentos" são cada vez mais comuns, e por terem muita brincadeira associada a eles, acabam disfarçando muita atitude violenta de verdade.

    E nem me fala no Marcelo Rezende, auhauhuahuahuahuhau

    Obrigada pela participação! ♥

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    02/04/2014 às 00:37:54   localizacao São Paulo - SP
    Infelizmente o que não tem de "machão de rede social" por aí, não tá escrito.

    @Gamer Caduco

    Eu...
    ...me nego a jogar GTA e qualquer que seja o game feito pela Rockstar.
    Por outro lado, o que que eu ganhava perseguindo fã de GTA?
    De vez em quando acontece de eu zoar o troço de "GayTA", mas...

    Só um exemplo particular.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base