Enfim o Vão Jogar! completa a sua primeira década de existência. Nesses dez anos muita coisa aconteceu, muita coisa mudou. Vimos novos consoles, novos jogos, mudanças na indústria, além do surgimento, ascensão e queda de diversos outros blogs. São poucos os que chegam nesta marca, e não é por menos: não é nada fácil.
Já passamos pela fase dos textos que mimetizavam as antigas e toscas revistas de videogame, pelo sonho de ter dinheiro e fama escrevendo sobre jogos, pela ideia de ter um veículo de grande alcance, até a chegar à maturidade de entender que para seguir em frente e ter alguma relevância, além de sorte, é necessário encarar o trabalho aqui de maneira séria. De entender que jogos não existem em uma bolha, que eles se conectam com tudo o que acontece no mundo ao nosso redor, e que isso deve ser refletido no conteúdo que produzimos. Claro que essa não é a única possibilidade de encarar as coisas, nem que ela é necessariamente mais correta que outras, mas foi a escolhida para o site.
Mas como não existe fórmula mágica para tudo isso, nós tentamos e experimentamos para chegar onde queremos. Nós últimos anos você deve ter visto muitas dessas tentativas, ideias que surgiram, algumas que não deram certo, outras que não saíram da gaveta, algumas que saíram para serem remodeladas e aquelas que já fazem parte do que é o site hoje.
Manter tudo de forma independente, como um hobby, mas encarado com todo o profissionalismo necessário, também não é fácil. Além de ter que aprender na porrada o que é fazer um bom jornalismo de videogames e contornar a falta de dinheiro para jogos novos e de equipamento para conteúdos mais elaborados, encaramos diversas questões pessoais que entram na nossa frente, como estudos, relacionamentos, problemas de saúde, transtornos mentais e os nossos trabalhos principais, aqueles que pagam as nossas contas no fim do mês.
Mais uma vez, é muito difícil! Já perdi as contas de quantas vezes rolou aquela vontade de acabar com tudo, mas isso já faz parte de nós, não dá para se livrar, e no final das contas nós gostamos. Porém é necessário reconhecer nossos limites, entender a diferença entre o que queremos e o que é possível fazer. O reflexo de tudo isso já pôde ser sentido nos últimos meses, com um volume bem menor de publicações, uma vez que correr atrás de tudo o que acontece nesse meio é desgastante demais para uma equipe como a nossa, a qual eu aliás sempre estou agradecido. É melhor focar em um conteúdo mais autoral, seguindo nosso próprio ritmo, naquele esquema clássico de priorizar a qualidade ao invés da quantidade.
Não vou mentir, eu pessoalmente queria bem mais, que o nosso alcance fosse maior, que tivéssemos a capacidade de produzir mais conteúdo, de ter colocado um monte de ideias em prática no dia de hoje como parte das comemorações, mas não rolou, paciência. De qualquer forma, hoje é apenas o primeiro dia do décimo ano do Vão Jogar!, durante o restante dele nós iremos nos esforçar para continuar trazendo mais conteúdo e muitas coisas novas que estão planejadas. Talvez elas cheguem em breve, talvez elas demorem, mas nós temos o nosso foco para continuar seguindo em frente por mais muitos anos.
Então continuem acompanhando o nosso humilde buteco, seja lendo nossos textos, deixando as suas tagarelices, falando das coisas que gostam ou não por aqui, vendo nossos eventuais vídeos e podcasts, divulgando o nosso conteúdo para os amigos, mas acima de tudo, sempre seguindo a nossa ordem máxima, que é: Vão Jogar!!