Eu não sou um cara tão velho a ponto de ter jogado um Odissey em sua época, mas lembro muito bem de ter jogado muito Atari... aliás eu nunca botei a mão em um Odissey, mas enfim. Aqueles jogos extremamente quadrados, sem história e com pouquissímos quadros de animações me entretiam muito quando ia na casa de colegas e amigos, pra felicidade de nossos pais que não precisavam ficar vigiando a gente o tempo todo com medo de começarmos um incêndio, literalmente falando. Hoje eu confesso que é raro eu animar a ligar meu TV Game e encarar por muito tempo aqueles jogos, muitas vezes mais movido pela nostalgia do que pela vontade de jogar, mas a admiração por aqueles pixels simples e divertidos ainda permanece. Eu cresci vendo estes mesmos pixels evoluirem e se tornarem cada vez mais detalhados com o tempo, mas ainda mantendo o bom e velho objetivo de me divertir, seja nos fliperamas de buteco ou nos consoles alheios. Fui ficando velho e pude acompanhar de perto o salto tecnológico que aconteceu em nossos consoles, com toneladas de polígonos e litros de animações, cgs e tudo mais que coubesse em um CD, mas houve outra coisa que testemunhei também: o surgimento de uma nova geração de jogadores.
Esta nova geração entra no mundo dos jogos em um momento completamente diferente, desconhecendo grande parte do que nos torna os jogadores que somos hoje, consumidores vorazes de tecnologia que consideram o ontem algo velho. Como se não bastasse tantas mudanças, o mundo também é outro e isso influência diretamente no comportamento deles como um todo. Eu poderia ficar linhas aqui escrevendo sobre isto, mas o que eu quero falar para vocês é sobre algo que é extremamente valorizado por esta geração: os jogos adultos.
Qualquer um que já tenha passado pela adolescência sabe que em maior ou menor grau o grande objetivo dessa faixa etária e se aproximar o máximo possível do que é um adulto. Claro que na inocência da idade o que se busca na verdade é a cópia de algumas coisas que adultos fazem, normalmente ligadas a diversão, afinal que adolescente que gostaria de ter uma vida de boletos, trabalho e encheções em geral? E é exatamente ae que entram os jogos adultos para eles, é uma forma de dizer que não são mais crianças e que o vídeo-game não é mais um brinquedo, só que mais uma vez entra a ingenuidade adolescente.
Basicamente a definição que se tem hoje para um jogo adulto é que eles contenha os elementos sexo, violência e a "ausência de fofura", e com isso temos por exemplo sucessos como GTA, principalmente depois de San Andreas que permitia que você pegasse as "tias" e levasse pra dentro do carro para dar aquele trato. Mas agora peguem esse exemplo e pensem comigo: o que tem de adulto nisso? Eu lembro que a primeira vez que vi aquilo eu senti uma puta vergonha alheia, de tão ridículo que achei. Mas como culpar um pessoa que está vivendo uma guerra de hormônios, aonde qualquer coisa é motivo para uma ida ao banheiro?
Se me permitem, vou explicar melhor meu raciocínio com um exemplo fora dos jogos. Quem aqui nunca baixou um filme pornô, viu uma revista do nipe da Sexy ou PlayBoy ou qualquer outra coisa do gênero? E isto não foi muito mais freqüente na adolescência? O fato que é os famosos "conteúdos adultos" só recebem este nome porque legalmente só podem ser acessados por adultos, caso contrário poderiam ser rebatizados mais corretamente de "conteúdos adolescentes". Adultos estão muito mais preocupados em fazer sexo de verdade do que com revistas e vídeos, que normalmente não passam de entrenimento.
Com os jogos acontece o mesmo, coisas destinadas mais para o público adolescente são taxados de adultos apenas por questões de classificação de faixa etária. Há um reforço dessa idéia por conta de alguns jogadores mais velhos que possuem este mesmo pensamento, que pode ser por conta de uma "adolescência permanente" mesmo ou porque realmente consideram aquilo como sendo adulto. O problema destes dois grupos é que eles tendem a ser completamente precounceituosos, e qualquer coisa que saia do seu "universo adulto" é taxado de infantil e idiota.
Tem uma coisa que muitos jogadores não sabem diferenciar é que existe uma diferença entre temática infantil e jogo infantil. Enquanto a primeira apenas se utiliza de elementos que remetem a infância, a segunda diz respeito ao público-alvo. Mesmo assim, isto não deve ser um impecilho para qualquer jogador, afinal se ele se diverte com um jogo completamente infantil, o objetivo está sendo cumprido, lembrando que essas classificações são sempre para idades abaixo da identificação.
Jogadores mais velhos tendem a ser menos preconceituosos com este tipo de coisa porque cresceram jogando coisas simples que não ofereciam nada além da diversão, logo o que define um bom jogo para ele é o entretenimento, ao contrário dos mais novos. Jogos como Super Mario Bros. 3 por exemplo seriam facilmente rejeitados automaticamente pelos mais novos, afinal é um jogo com "bichinhos", sem qualquer violência e com gráficos "ruins", já jogadores mais velhos além de encontrarem nele o equilíbrio perfeito entre diversão e dificuldade, conseguem observar toda a genialidade por trás do conceito do jogo.
Mas então, o que seria um jogo adulto?
Jogos adultos seriam aqueles com tramas mais elaboradas, que necessitem de um conhecimento maior até mesmo de questões da vida. Sexo e violência são coisas simples e de fácil entendimento, mas que são apenas conseqüências de várias outras coisas. Eu não estou dizendo que os jogos adultos devam ser como a vida real, mas tratar as coisas superficialmente chega a ser um insulto a inteligência quando uma temática adulta é proposta. Vamos pegar um jogo recente que eu considero adulto: Fallout 3. Nele você tem um nível de violência bem exagerado, mas que ao invés de ser apelativo vai mais para o caricato: esta é a parte divertida. Porém o jogador mais observador vai notar que a trama se trata de uma previsão pessimista do futuro de nossa sociedade, e como diante de determinadas situações o ser humano é um ser completamente desprezível, egoísta e paranóico, além de ver como o jogo de poder é muito mais definido por ações táticas do que através de força bruta. Muitos jogos atuais conseguem trazer este misto de diversão e tramas que nos fazem pensar, enquanto muitos outros nos trazem apenas a diversão de estourar miolos. Isto não faz um jogo ser melhor que o outro, são apenas propostas diferentes para o mesmo objetivo, porém quando você tenta empurrar um conceito de qualquer maneira isto torna o jogo ruim, um jogo que coloque sexo ou violência apenas para chamar a atenção nunca será um bom jogo e tão pouco adulto.
A conclusão que chego com tudo isso é que esses jogadores preconceituosos saem perdendo muito com esta atitude, pois deixam de aproveitar bons jogos com isto. Mas o pior de tudo é que por representarem uma boa parte do público, eles acabam moldando o mercado que está cada vez mais "cuspindo" jogos ao invés de produzi-los, saturando cada vez mais com estes pretensos jogos adultos, e ae surge aquela história de que os jogos antigamente eram melhores e blá, blá, blá. Isto também causa a idolatração exagerada de determinados jogos, como é o caso de God Of War que é bem divertido, mas muito longe de ser considerado adulto, afinal não é uma cena de sexo aqui, um membro arrancado ali que faz isso. Felizmente existem muitos bons produtores por ae que sabem fazer bons jogos e sempre nos brindam com tramas excelentes e divertidas, independente da temática adulta ou infantil.
Então é isso ae galera, vamos nos livrar destes preconceitos idiotas e aproveitar o que de melhor existe no mundo dos jogos: a única lei é se divertir!
* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:19
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