Somari
A verdade é uma só: eu mandei atrasar até passar a crise financeira no país e eu preciso estar empregado e com dinheiro até lá. Tá, não. Mas bem que eu queria.
Deixando um pouco meu egoísmo de lado, eu sinceramente não sei o que dizer sobre. Os motivos para atrasar são tantos que eu não sei classificar como bom ou ruim. De qualquer forma, eu só posso esperar que a qualidade aumente ainda mais desde a última vez que vimos algo sobre o jogo.
Atraso em jogos não é algo necessariamente ruim, afinal, é um trabalho monstruoso a ser feito e algo pode ter passado de lado. Esse momento geralmente é dado para ser feito polimentos e correções ou até mesmo adições no jogo. Nesse caso, a espera é compensada no final com um jogo de ótima qualidade. Não é a toa que a maioria dos jogos da série Zelda sejam bem aclamados, proporcionalmente a isso, eles quase nunca saem na data prevista.
Já quando o contrário ocorre, ou seja, quando temos jogos grandes com lançamento às pressas e sem esses atrasos técnicos, somos agraciados com jogos como Assassin’s Creed Unity e Sonic Boom - esse segundo, inclusive, teve seu lançamento ADIANTADO.
Já outros, como GTA V de PC ou Watch_Dogs de Wii U, que são ports de jogos já prontos de outras plataformas, não vejo um motivo específico para um atraso tão grande assim. Diferente de Rayman Legends, que a princípio estava planejado somente para Wii U e no meio do caminho perdeu a exclusividade e sua versão original sofreu um atraso enorme, os outros jogos citados ali em cima já estavam prontos e ports já estavam sendo feitos para as outras plataformas. Então, por que será que somente uma das plataformas sofreu tanto? No caso de GTA V ainda não é um prejuízo tão grande, já que muita gente quer jogar e é um jogo -gasp- bom (não acho, mas enfim). Já Watch_Dogs sofreu desde o lançamento e deveria ter sido cancelado para Wii U, sabe, para evitar de culparem a Nintendo por lançar um jogo que ninguém quer numa plataforma onde ninguém gosta desse tipo de jogo.
Enfim, não julguem tão mal os atrasos assim. Eles podem nos evitar de coisas como aquele maldito Sonic de PS3/Xbox 360 e coisas bizarras como jogos que precisam de muitos GBs de patch logo no lançamento.
Ah! E eu prefiro não falar sobre The Last Guardian...
sucodelarAngela
Bem, no meu caso, há três pontos importantes a serem ditos sobre o assunto. Vamos lá:
No caso dos lançamentos que deveriam sair este ano, mas só sairão em 2016, eu não tenho muito o que sofrer. A grande maioria dos jogos que estão aí para ser lançados são para a new-gen, e eu não tenho nenhum console da nova geração, nem pretendo ter ainda esse ano. Não tenho interesse no Xbox One, nem no Wii U (apesar de que, se eu só pudesse escolher entre eles dois, não pegaria o One nem a pau) e, desde que o PS4 foi anunciado, eu criei a meta de aproveitar para comprar jogos mais antigos de PS3 que, sem sombra de dúvidas, estão ficando cada vez mais baratos. Ou seja, ainda tenho muito o que aproveitar! Nesse meio tempo, comprei Dead Space 2 e 3 para completar a coleção, Deus Ex: Human Revolution (jogaço, por sinal), Fallout 3, a trilogia Dragon Age, o primeiro Borderlands e muitos outros, por preços bem camaradas. Pra quê new-gen agora? Deixa que sejam lançados em 2016 mesmo!
Em segundo lugar, acho que as pessoas exageram muito em suas reações em relação a esses atrasos. Tudo bem, você estava super ansioso para aquele Zelda ou Uncharted que sairiam esse ano, mas há um lado bom: os caras continuarão trabalhando no jogo e o deixando mais polido e com menos bugs. Bom, pelo menos é isso que eles nos dizem. É melhor que o jogo venha com atraso, mas com qualidade, do que passarmos por aquilo que muitos passaram com Assassin’s Creed: Unity, por exemplo.
Maaassss... hoje mesmo (02/04) saiu uma notícia de que Quantum Break, exclusivo do Caixa X-Um, poderá ser adiado para 2016 porque, supostamente, o console já tem lançamentos demais para 2015. Putamierda, aí sim eu dou razão para quem se irrita com atrasos. Nesse caso, não é por questões técnicas, como controle de qualidade. É um atraso por pura frescura (claro, se for verdade)!
Tchulanguero
Esse ano está complicado hein? Mas sobre essa questão dos atrasos, há de se olhar a coisa sob duas perspectivas.
Uma coisa que é fato: jogos atrasam desde sempre! Isso não é novidade da geração atual, e se vocês derem uma revisitada na história dessa tão novata indústria, vão ver que essa prática de lançar jogo o tempo todo é que é novidade. Não que a pressão antes fosse menor ou não houvessem prazos, mas a informação hoje gera muito mais expectativa. Claro que os motivos são variados, algumas vezes é falta de grana, desavenças dentro da equipe de desenvolvimento, estratégia de mercado... e algumas vezes, realmente é para dar um polimento maior nos jogos. Sim, essa é a desculpa padrão do momento, mas nem sempre é verdade.
Mas esse ano, há um extra que faz com que isso se torne tão incômodo. Principalmente quando falamos de PS4 e XOne, que até agora tem sobrevivido de parcos títulos novos, indies e muitos remakes, a falta de lançamentos de peso para esse ano faz com que todas as grandes promessas fiquem para o terceiro ano dos consoles. Isso só deixa claro algo que eu já tinha chegado a conclusão a muito tempo: o lance da mudança de arquitetura foi pura e simplesmente pressão das desenvolvedoras para facilitar os ports, e só! O desenvolvimento continua caro e demorado como sempre, e esses atrasos todos são só a ficha do pessoal caindo.
Já no lado da Nintendo, que para o bem e para o mal, vive em seu próprio mundo, a situação seria cômica, se não fosse trágica. Vou pegar como exemplo óbvio Zelda mesmo, que é um jogo que eu espero bastante e que gerou um burburinho maior pela internet com seu recente adiamento. Primeiro, Zelda nunca lança na data... sério! Sempre há um atraso, seja por motivos criativos ou comerciais, então por mais que nós estivéssemos empolgados com o lançamento para o fim do ano, a real é que isso era ilusão. Mas quem viu a declaração do Aonuma, falando que eles começaram a ter tantas ideias que não queriam lançar o jogo incompleto, vai perceber que a verdade é, os estúdios da Nintendo estão descobrindo agora o que são jogos em HD, ambientes gigantescos, essas coisas. É hilário e muito, mas muito zoado.
---
E vocês, injuriados com algum atraso? Ou aliviados por não terem que se desfazer de todas as economias de uma só vez? Não deixem de tagarelar a sua opinião! E claro, sugiram novos temas para as butecadas, mandem um e-mail para butecada@vaojogar.com.br com as suas ideias. Até mais e abraço!