A idéia é criar uma “lista” de jogos com os citados e ficar aí de sugestão para que outras pessoas possam conhecê-los e/ou ficarem com vontade de curtir um novo título ainda não conhecido.
Ah, vale lembrar que, entre os games jogados no primeiro semestre, não precisam necessariamente ser algum desse ano... xD
Formô, fechô? Butecada da Vez Nº 2 começando com o pitaco de...
SucodelarAngela
O ano de 2013, pelo menos pra mim, tem sido excelente em relação a jogos, até mesmo por ter comprado meu PS3 há pouco tempo, então meu
Dead Space me trouxe de volta o gostinho bom do Survival Horror, há tempos perdido em galáxias distantes (mas Isaac Clarke foi lá resgatar). Pra quem não conhece (sério isso?), o jogo mostra Isaac a caminho da nave USG Ishimura, que havia perdido contato com a humanidade misteriosamente. Lá, os personagens descobrem que a nave foi invadida por alienígenas que infectam os humanos, causando alucinações, loucura e morte (geralmente por suicídio) dos infectados. Os necromorphs, como são chamados, se desenvolvem nos corpos das pessoas, ou até em partes delas! Tem muito sangue, sustos, sussurros, ação, suspense, escuridão e conspiração! E tudo muito bem equilibrado! O protagonista é mudo e, durante o gameplay, não vemos o rosto dele, então o jogo dá aquela gostosa sensação de que é você ali o tempo todo. Como ele tem personalidade nula (mas de uma forma boa), você atribui ao personagem a SUA personalidade. Apesar de já ter ouvido comentários de que o jogo era bom, ainda me surpreendi com a excelência de Dead Space. Zerei o segundo também, mas como o primeiro não há igual!
Agora, em relação aos jogos que ainda estão por vir, o primeiro da minha lista (como boa Çaçina que sou) é Assassin’s Creed IV: Black Flag, que conseguiu tomar o posto de Beyond: Two Souls depois da divulgação daquele lindo gameplay. Confesso que o terceiro jogo foi sofrível, o personagem é fraco, incoerente e imaturo, e uma das poucas coisas que realmente dá gosto no jogo são as batalhas navais e o multiplayer. Porém, ACIV: Black Flag tem se mostrado muito promissor com a mudança de engine, que possibilita novidades à jogabilidade como o novo modo de tiro (sem necessidade de fixação de mira), a possibilidade de nados submersos e o upgrade nas batalhas navais, além da própria melhoria gráfica do jogo e do gigante mundo aberto. O personagem também me anima: Edward é treinado na doutrina da Irmandade porém, como bom pirata que é, utiliza as habilidades e conhecimentos de modo egoísta para conseguir fama e fortuna. Claro que já é previsível que ele irá entrar na Irmandade como assassino propriamente dito, mas meu único medo é a forma em que isso será abordado. Sinto falta do clima de conspiração que havia com Altaïr e Ezio.
Quanto a Beyond: Two Souls, o hype ainda anda por aqui, mas tenho tido receio em relação ao enredo do jogo que parece ser cada vez mais confuso. Então, vamos aguardar!
Tchulanguero
Vixi, eu sempre faço confusão nessas horas, porque nunca lembro o que joguei direito, mas vamos lá.
Por muito tempo, Super Metroid foi para mim o melhor jogo já feito. Depois eu joguei Metroid Prime e meu coração deu aquela balançada, mas o saudosismo falou mais alto e o clássico do SNES seguiu firme e forte. Mas esse ano não teve jeito, depois de finalizar Metroid Prime 2: Echoes eu posso dizer bem alto: "PUTAQUEPARIU, QUE JOGO FODA! MELHOR COISA QUE JÁ JOGUEI NA VIDA!". São poucos jogos que me fazem ficar travado no sofá com os dentes cerrados, e MP2 faz isso do começo ao fim, sensacional. Depois eu parti para algo mais tranqüilo e joguei um dos últimos grandes lançamentos do Wii, Pandora’s Tower. Não foi o melhor jogo que joguei na vida, mas que treco caprichado. A jogabilidade é simples, mas usa muito bem o Wiimote, a história e personagens são extremamente cativantes, fora a trilha sonora, que apesar de pequena é espetacular, a música da batalha final então é de chorar sangue. Não conhecia a Ganbarion, mas ficarei de olho nos próximos jogos dela.
Os lançamentos que eu mais aguardo são todos para 2014, mas desse ano eu vou
Somari
Bem, vejamos... por incrível que pareça, esse comecinho de ano eu não cheguei a jogar muita coisa nova. Entretanto, do pouco que joguei, um jogo me marcou muito: Injustice: Gods Among Us. Eu particularmente não sou fã de jogos de luta, mas esse tem uma história incrível, além de uma jogabilidade simples e que me cativou muito.
Também vale mencionar Tomb Raider, que joguei pouco, mas joguei feliz, muito feliz mesmo. Eu já era um fã da série desde o primeiro que joguei no Sega Saturn e continuo sendo após esse maravilhoso reboot. De resto, acho que não tenho muitos outros jogos desse primeiro semestre que eu tenha jogado e gostado tanto assim.
Agora, se formos falar dos jogos que estão vindo nesse segundo semestre, então eu tenho uma senhora lista para descrever aqui, sendo os dois mais importantes Sonic Lost World e Pokémon X/Y (Y, para ser mais específico). Sem contar também Castle of Illusion, Strider, Zelda Wind Waker HD, Duck Tales, Gran Turismo 6… isso sem contar também o PS4 e o Xbox One, que estou empolgado por ambos!
Enfim, só o tempo vai dizer como vai ser o resto do ano, isso, claro se não houver nenhum atraso ou algo assim.
João Roberto
O que eu joguei no primeiro semestre? Hum, nem está tão difícil assim de lembrar, já que não ando tendo muito tempo para jogar, mas dá para falar um pouco sobre eles.
Como adquiri recentemente um PS3, tudo está centrado nele, justamente por ser novidade para mim. O primeiro destaque vai para as disputas online de Battlefield 3 que dominaram minhas madrugadas de sábado para domingo. Pena que eu sou muito ruim em jogos FPS. Agora, o melhor jogo que eu tive o prazer de jogar no primeiro semestre foi, sem dúvida, Batman - Arkham Asylum. Eu nunca vi um Batman tão bom. O game pega tudo o que há de melhor nas histórias em quadrinhos e isso me fez esquecer qualquer decepção anterior quando se trata de algum jogo baseado em personagens de HQs. O jogo é tão bom que eu comecei de novo, só para poder aproveitar melhor a história, como se eu estivesse lendo novamente uma HQ.
Algum jogo a ser lançado? Eu não tinha pensado nisso até ver o trailer do Castle of Illusion. De repente, após jogar Epic Mickey e outros jogos "recauchutadamente de luxo" (leia Super Street Fighter II Turbo HD, Earthworm Jim HD, New Super Mario Bros Wii... ), fiquei com muita vontade de jogar o novo Castle of Illusion. Outro jogo que eu "quero ver qual é" é o Bayonetta 2, mas para isso eu ainda tenho que comprar um Wii U...
T-ROK
Esse ano foi especial para mim pois durante o primeiro semestre tive tempo de sobra para jogar e zerar diversos jogos, sem abandoná-los pela metade. Para se ter uma idéia, nesses últimos seis meses joguei mais do que o ano passado todo!
Mas, pra variar, eu serei totalmente previsível nessa butecada... por quê T-ROK, por quê?!? Porque os dois jogos que me marcaram nesse primeiro semestre são de dois mascotes bem conhecidos pela galera e quem me conhece sabe o quanto sou fã dessas figurinhas... xP
Pra começar, vou falar de Sonic Generations (PC, PS3, 360 e 3DS). O jogo, tanto na sua versão HD quanto na portátil, nos presenteia com um universo de novidades mescladas com nostalgia do começo ao fim, que realmente consegue mexer com o gamer, seja ele fã do ouriço azul desde seus primeiros jogos ou “marinheiros de primeira viagem”. Também a dosagem exata entre as fases 3D e 2D tornaram o título bem construído e gostoso de se jogar, sem deixar o jogador cansado ou até mesmo irritado... sim Sonic Heroes, estou falando de você! Conhecido por ser um dos novos bons títulos do mascote da Sega depois de muitos jogos
O outro jogo que realmente marcou esse meu primeiro semestre gamer foi New Super Mario Bros. U (Wii U). Com a grande responsabilidade de popularizar o novo console da Nintendo e também se reinventar perante os diversos “New” já lançados até então, talvez esse título não tenha recebido a atenção merecida, já que as boas vendas iniciais do Wii U não continuaram e o excessivo uso da série “New Super Mario” em tão pouco tempo possa tê-lo prejudicado. Mas considero NSMBU um grande clássico, comparável aos grandes Super Mario World (SNES) e Super Mario Bros. 3 (NES). Recomendo a todos que não deixem passar este título pois, na minha opinião, é o mais divertido e completo de toda a série “New”. Tenho certeza que, assim que as vendas do Wii U começarem a melhorar, esse título continuará vendendo por um longo tempo, até porque ele foi o grande responsável pelo bom início de vendas do console.
Em relação aos jogos ainda a serem lançados este ano, como já disse ali em cima, serei novamente previsível ao citar Sonic Lost World (Wii U) e Super Mario 3D World (Wii U). Mas por quê, T-ROK... por quê?!? Sobre Lost World é porque parece que a Sega vai continuar a fase de bons títulos para o seu mascote (e nós fãs agradecemos) e 3D World promete trazer um novo jogo do bigodudo mais querido do mundo gamer, misturando elementos do antigo Super Mario Bros. 2 (NES) com novas belas fases Full HD em 3D / 2.5D e novidades... é ou não é pra ficar empolgado? xD
E vocês, caros leitores do VJ!... quais jogos vocês jogaram e quais jogos vocês estão ansiosos para serem lançados nesse segundo semestre de 2013???
* Revisado em 16/08/2013 às 12:58:08