O Evento
Eu deveria começar falando sobre o conteúdo do que passou lá, mas acho importante começar falando sobre o evento em si porque, sério, ele merece muito destaque. E não, isso não foi da boa maneira (o streaming, viu galera?).
Para os que não estavam lá em San Diego, ou seja, acompanhando pela internet, provavelmente deve ter reparado num quase imperceptível e ligeiro atraso de uma hora do horário previsto. O streaming começou com 10 minutos e até algo realmente aparecer, ficou tocando uma playlist de soundtracks do Sonic. Eu poderia dizer que isso é bom, visto que as OST normalmente são maravilhosas, mas eu estava louco pra ver qualquer coisa.
Finalmente, já lá pra umas 11 e tantas da noite (no horário BR), a tela mudou e a dupla de DJs Hyper Potions apareceu tocando remixes de todas as músicas dos Chao Garden de Sonic Adventure DX e Sonic Adventure 2 Battle.
Tava indo tudo lindo, a música bem legal e tal e até o Sonic estava feliz dançando no palco. Mas parece que a equipe técnica não estava lá tão preparada assim.
Não sei se eles estavam usando um Mega Drive 4 da Tectoy com o chip de áudio zoado ou se estavam fazendo a transmissão via Dreamcast usando o modem dial-up, mas a apresentação via internet se deu basicamente da seguinte forma: o áudio zoava. O áudio voltava, a apresentação ficava offline. A apresentação voltava, o áudio zoava de novo. E dava pra ouvir claramente a galera mexendo nos fios, tentando arrumar tudo na velocidade sônica, até que conseguiram deixar o som funcionando, mas com um zumbido infernal, igual quando ligo meu Mega Drive usando a fonte do meu Dynavision. Sim, foi uma merda.
O problema é que isso persistiu por quase até metade do evento, tendo horas em que o microfone parava completamente em momentos como numa apresentação no palco, por exemplo. Não bastando os áudios bugados, houveram vários momentos de cortes bizarros de câmera por mal funcionamento da anterior que estava filmando algo. Isso ficou bem claro no momento em que os dubladores estavam no palco falando e, do nada, a imagem pula pro backstage. Lógico, logo voltou ao normal, mas mesmo assim...
Mas nada disso tirou o brilho do que o evento foi de verdade: uma festa! A noite prometia bastante coisa, incluindo dois “grandes anúncios”.
Hyper Potions
Como eu disse ali em cima, o show abriu com o grupo Hyper Potions. Dois DJs altamente influenciados por jogos e que tem em seu basicamente remixes de músicas de diversos games, como Pokémon, Splatoon e League of Legends, além do próprio Sonic.
Grande anúncio 1: Sonic Mania
Após o show e uma breve apresentação de Aaron Webber, foram chamados ao palco Takashi Iizuka, atual produtor da série e Christian Whitehead, o cara que fez as remasterizações de Sonic CD e Sonic 1 e 2 relançados há um tempinho pra consoles e celulares.
Depois de um papinho rápido, o trailer começa a rolar no telão com uma breve retrospectiva da saga do azulão e depois um “de volta para onde tudo começou”. Surgia ali Sonic Mania, algo que arrancou gritos de todos os que estavam presentes na festa.
O jogo parece mais uma continuação de Sonic CD do que de Sonic 4, que tinha essa função, e ao menos esteticamente cumpre bem esse papel. O jogo conta com novas animações do personagem e até mesmo algumas que antes foram descartadas, como o pulinho da vitória do beta de Sonic 1. E quem esteve presente na festa pode sentir um pouquinho como será o novo jogo. Uma demo disponível com duas fases estava lá. A primeira, Green Hill Zone é, bem, a Green Hill Zone. Uma versão expandida da clássica primeira fase do original de Mega Drive, mas com chefe diferente e provavelmente com mais acts. A segunda, Studiopolis, é um estágio lotado de referências à coisas da SEGA, como Streets of Rage, Daytona, Game Gear, Sea Channel, enfim, muita referência mesmo. Ah! E destaque pra música nesse aqui.
Sonic Mania será lançado para PS4, Xbox One e PC no começo de 2017.
Show da noite: Crush 40
Sem nem dar tempo pra galera se recuperar da euforia da apresentação do novo jogo, Jun Senoue, guitarrista e principal compositor da Sonic Team, sobe ao palco tocando diversos hits de Sonic Adventure e Sonic Adventure 2, como Emerald Coast e Pyramid Cave. E estava indo tudo bem, até que Johnny Gioeli aparece também e a histeria tomou conta.
Open Your Heart, Sonic Heroes, His World, I Am All of Me, Knight of the Wind e, claro, Live and Learn foram algumas das músicas da série que foram tocadas no palco, além de 2 Nights 2 Remember e One of Those Days, músicas da banda que não fazem parte de nenhum jogo. E ainda houve bis com What I’m Made Of, outro tema de Sonic Heroes. Ah! Eu já disse que a soundtrack é ótima?
Após o show, houveram algumas outras apresentações, como um perguntas e respostas com a equipe da Sonic Team, a apresentação do Sonic clássico e da Green Hill no Sonic Dash de Android e iOS, apresentação de mais produtos da parceria Sonic e Hello Kitty, um concurso de cosplay e uma apresentação dos dubladores da série, um Honda Civic tematizado, além da apresentação do trailer da segunda temporada do desenho de Sonic Boom e do trailer mostrado na E3 de Fire and Ice.
Sonic em Lego Dimensions
Os produtores da Traveller’s Tales entraram no palco ao som de Green Groove Zone, de Sonic 3D Blast, trazendo um bonequinho do Sonic que irá compor o próximo pack de personagens de Lego Dimensions. Além dele, teremos personagens como Doctor Who, Finn e Jake (Adventure Time), os Ghostbusters... enfim, vários personagens novos que irão se interagir e visitar o mundo um do outro, como disse o produtor no palco “Sonic poderá viajar na TARDIS, dentre várias outras coisas”.
O pacote especial do Sonic também contará com uma miniatura do Tornado, o icônico avião vermelho pilotado por Tails, além do carro de Sonic All Star Racing Transformed e será lançado no fim do ano.
Grande anúncio 2: Sonic 2017
Depois de um rápido trailer mostrando a trajetória do Sonic e de Aaron Webber dando tchau, Takashi Iizuka volta ao palco dizendo que ainda não haviam acabado e que Sonic Mania não era o projeto que a Sonic Team estava trabalhando. Sim, chegou o grand finale.
O segundo trailer mostrou algo que causou tanta ou mais euforia nos fãs que no trailer do jogo anterior. A cidade em chamas, destruição pra todo o lado, e o Sonic (agora moderno) indo pra cima de Eggman com tudo, quando, de repente, ele é ajudado por outro borrão azul. Sim, o Sonic gordinho está de volta numa aventura em time com sua contraparte mais velha.
O trailer deu a entender que se trata de algo como um Sonic Generations 2 e está sendo chamado assim por enquanto até o anuncio oficial do nome, que não foi revelado, apesar de a SEGA o chamar de “Sonic 2017” (talvez para apagar da memória outro jogo de 11 anos atrás?).
O jogo será lançado para PS4, Xbox One, PC e NX, fazendo desse o primeiro jogo de thid party e o segundo oficialmente anunciado para o vindouro console.
Por fim, uns créditos no melhor estilo Sonic 3 & Knuckles com o nome de toda a staff do evento encerrou com chave de ouro a noite de nostalgia e festa do azulão.
Aparentemente a SEGA está mesmo disposta a recuperar a relevância do personagem, que só veio caindo desde anos, e mesmo com ótimos jogos como Sonic Colors, Generations e Lost World (Wii U e PC), pode ver outras coisas como Sonic Boom e Lost World (3DS) jogar ainda mais a má reputação que grudou e não largou desde láááá atrás. Mas vale lembrar que Sonic é jovem, com apenas 25 aninhos e pode sim dar a volta por cima. SEGA, você fez um ótimo trabalho essa noite rapaz! Ah, mas da próxima vez, vê se dá um jeito na tua equipe técnica e/ou equipamentos, ok?
* Revisado em 09/06/2018 às 20:58:16