Mas valeu a pena. O pouco que joguei foram experiências maravilhosas. Descobri joguinhos pra celular, tomei posse de um Wii e consegui trocar a bateria do meu amado 3DS. Então, sem mais delongas meus amigos, vamos ao meme de fim de ano, o que joguei em 2015!
Sonic the Hedghehog 2 (Mega Drive, Android, iOS, PC e mais um montão de coisa)
Esse aqui é batata. Acho que já disse que todo ano vai aparecer por aqui, né? Sonic é aquele jogo que, quando não me vem nada na cabeça eu pego e jogo, afinal o tenho no tablet, celular, PC, PSP, Mega Drive, Wii... Enfim, acho que só não tenho ele na minha calculadora ainda porque não o instalei... ainda.
Leia também: 20 Anos De Sonic
Sonic 4 Episode 2 (Android, iOS, PC, PS3, Xbox 360)
Ainda falando de Sonic, esse eu já havia jogado antes, mas essa foi a primeira vez que peguei pra jogar sério. Ao contrário do que todo mundo diz, é um ótimo jogo - e olha que eu joguei a versão de Android, hein! Imagina como é jogar isso usando aquelas porcarias de controles virtuais na touchscreen.
Sonic and the Black Knight (Wii)
Esse é novidade (pra mim). Agora que eu to com um Wii, a tendência é, claro, jogar tudo o que eu deixei passar na geração passada. Sonic and the Black Knight é um deles.
Eu estava louco pra jogar esse jogo, que não é lá tão bem falado por aí, mas que eu curti bastante. Os gráficos são lindos e a jogabilidade é bem zoadinha, mas isso vai se consertando conforme você dá “retry” nas fases.
A soundtrack, aliás, é magnífica.
Sonic Adventure 2 (Dreamcast, GameCube, PC, PS3, Xbox 360)
Aiiiiinda falando de Sonic...
Sonic Adventure 2 não foi necessariamente “jogado”. Meu save já está em 99% (falta só liberar aquela fase secreta, mas pegar todos os rank A é terrível).
Basicamente só passei o tempo cuidando dos Chao, aqueles bichinhos azuizinhos que são tipo uns tamagochi. É bem legal esse mini game e se você aprender e gostar, vai acabar torrando muito do seu tempo nele também.
Super Mario 3D Land (3DS)
Eu fiquei sem meu amado 3DS desde o final do ano passado, quando teve um problema na bateria. Mês passado eu finalmente consegui trocar (acredite, foi horrível achar uma pra vender), resolvi olhar o que estava pendente na minha lista de jogos do 3DS. Mario 3D Land era um deles.
Apesar de eu já ter terminado o jogo, não havia feito 100%. E essa foi a minha meta.
Passar todas as fases no menor tempo possível, pegar todas as estrelas, terminar o Special... Ufa, faltava coisa pra caramba.
Atualmente ainda não terminei totalmente. Falta terminar pelo menos uns 4 mundos com o Luigi, mas rapidinho passa.
Y’s Seven (PSP)
Aquele típico caso de pegar um RPG sequencial num número alto. Y’s Seven é o sétimo jogo da série (duh) e conta a história de Adol e Dogi em uma aventura pelos arredores de Altago.
O jogo possui uma ótima jogabilidade. É uma mistura de hack n’ slash com RPG e umas pitadas de Zelda no meio. Você controla uma party de até três personagens, cada qual com sua habilidade e armas específicas (espada, luta corporal, magia, arco e flecha...). As músicas são boas e bem grudentas, e os gráficos são bem bonitos.
Superbrothers: Sword & Sworcery EP (Android, iOS, PC)
Esse jogo... Aaah, esse jogo. Eu sempre vou falar bem desse jogo.
S&S EP é um jogo esquisito de se explicar, e eu prometo que farei uma review assim que puder, então aguardem!
No mais, apenas saibam que esse point and click tem uma das melhores soundtracks que ouvi esse ano e que o jogo é maravilhoso. Um dos melhores jogos de 2015 pra mim, sem dúvidas.
Aliás, eu comecei jogando no celular, mas logo mudei para o PC por ter uma tela maior e tal.
Leia também: Jogatina Mobile Para Quem Não Tem Tempo
The Journey Back (Android, iOS)
Outro jogo fantástico para Android e iOS.
Um jogo que mistura suspense, puzzle e um pouco de labirinto, te faz queimar bem os miolos. The Journey Back conta a história de um cara que acorda em um acidente de carro e percebe que sua irmã está desaparecida. Você não tem ideia de onde você está e a única coisa que precisa é seguir adiante, mesmo sem saber onde fica isso. Ao logo do jogo, você tem algumas visões.
Uma outra forma de explicar esse jogo: é como se fosse aquela parte onde você precisa procurar itens para abrir coisas no Resident Evil, só que sem os zumbis.
Vale muito a pena jogar isso.
Chu Chu Rocket! (Android, iOS, Dreamcast, GBA)
Chu Chu Rocket! é outro puzzlezinho bacana pra se passar o tempo. Basicamente se trata em você levar os ratinhos para o foguete sem deixar os gatos na tela te pegar ou entrar nas naves. Simples e muito, muito divertido!
Pokémon Shuffle (Android, iOS, 3DS)
Maaais um puzzle. Já notaram que esse é um dos meus gêneros favoritos, né?
Pokémon Shuffle é um candy crush versão monstrinhos de bolso. Comecei jogando no Android mas logo passei pro 3DS. Quem gosta de puzzle, gosta de candy crush e gosta de Pokémon, fica aí a dica. Aliás, ele é de graça tanto no celular quanto no 3DS (só é uma bosta aqueles malditos coraçõezinhos, mas isso dá pra acostumar).
Ragnarok Online (PC)
Sim, eu jogo MMO, mesmo que não passe muito tempo neles. No mês de julho, mais ou menos, uns amigos se reuniram para jogar e eu resolvi entrar na brincadeira. O resultado: um Hunter lvl 70 e mais alguns itens bacanas que poderiam ser vendidos por um valor bem razoável. A minha conta está lá, guardadinha. Quem sabe eu volte a jogar logo.
Ah! Eu amo as músicas desse jogo.
Shovel Knight (Multiplataforma)
Shovel Knight era um jogo que eu só ouvia falar bem, mas nunca cheguei a jogar. Até que eu finalmente joguei e agora posso falar bem.
O mundo andava precisando de mais joguinhos assim. O estilo 8 bit, a jogabilidade rápida e precisa e as músicas bem feitas fazem do conjunto uma obra magnífica. O Tchula que o diga . Espero conseguir a versão física de 3DS logo (atualmente jogo no PC).
Freedom Planet (Steam, Wii U)
Não é por acaso que Freedom Planet é bem parecido com Sonic: o jogo nasceu de um fangame do ouriço. Ou melhor, nasceu do que era pra ser um fangame.
Stephan DiDuro, criador do jogo, estava preparando mais um dos muitos fangames do Sonic que surgem por ano para a feira SAGE, onde produtores amadores apresentam seus jogos baseado no universo do personagem azul da SEGA. De repente, o rapaz desistiu de fazer o que seria apenas mais um dos vários jogos que surgem ano após ano do mesmo personagem e, com a experiência adquirida, arriscou algo novo. O resultado: Freedom Planet, um dos meus jogos favoritos em 2015.
Tudo o que caracteriza Sonic está lá: a velocidade, a jogabilidade, os gráficos 2D coloridos e bem detalhados. É como se Freedom Planet fosse um spin-off que foi planejado para o Sega Saturn.
O jogo é obrigatório pros fãs do ouriço.
EarthBound (SNES, Wii U)
EarthBound sem dúvidas é uma das séries mais aclamadas da Nintendo, mesmo tendo apenas três jogos e já tendo passado mais de dez anos desde seu último lançamento.
O gênero é RPG de turno. Os gráficos são belos, coloridos e ambientados em um cenário isométrico muito bem desenhado. As músicas são memoráveis e a jogabilidade é simples como qualquer outro JRPG. Mas o ponto principal é a história. Desde o começo você já se apega aos personagens, torce, ri e sofre com eles...
A história é relativamente simples: você é a criança destinada a salvar o mundo de uma entidade cósmica que pretende destruir o mundo. Para isso, você deve viajar por vários lugares, conhecer pessoas, se unir a amigos e crescer, tanto nas habilidades de batalha, quanto como pessoa em si. Acompanhar suas evoluções ao longo da jornada é algo muito gratificante e terminar o jogo é bem emocionante. Eu senti como realmente estivesse dizendo tchau a uma amigo.
A versão de SNES hoje é praticamente impossível de se ter, seja pela raridade do cartucho, seja pelo preço: na faixa de 200 dólares (ou uns 800 reais em conversão direta, sem contar impostos de importação). Se você tiver um Wii U então é uma ótima pedida!
Ah! Vale lembrar que agora temos disponível EarthBound Beginnings, o primeiro jogo da série que só saiu no Famicom (no Japão) e em breve teremos Mother 3, o último jogo da série que também só saiu para GBA no Japão.
---
Enfim, essa é a minha humilde listinha de jogos de 2015. Outros jogos que joguei e não citei aqui foram porque não passei tempo suficiente para considerar que “joguei”. Sabe, aquela coisa de você jogar só uma ou duas fases ou menos de duas horas e não pegar para jogar mais. Não por serem ruins ou coisa do tipo (ah, ok... alguns sim), mas por não ter tempo ou por dar prioridade a outros jogos na fila.
Desses jogos, as menções honrosas são: Sky Soldier Rodea (Wii), Nights Journey of Dreams (Wii), Never Alone (Multiplataforma), Whispering Willows (Multiplataforma), Doom 3 (Multiplataforma), Jett Rocket (Wii), Pikmin (Wii), Muramasa: The Demon Blade (Wii, Wii U, PS Vita), Mario Galaxy (Wii) e Zelda Tri Force Heroes (3DS).
Esses eu jogarei com mais calma em 2016!
Espero que tenham gostado da minha humilde listinha. No meu ponto de vista foi bem pouquinha coisa para uma ano inteiro, mas é o que deu. E que venha 2016, com mais tempo disponível e com uma biblioteca ainda maior!
E uma dica: escolham um dos jogos dessa lista aí, peguem e Vão Jogar! Eu desafio vocês a terminar o maior número de jogos dessa lista antes de 2016
---
O que você jogou em 2015
Assim como acontece tradicionalmente todo ano, o Vão Jogar! participa do meme "O Que Você Jogou", onde diversos sites, blogs, canais de YouTube e tudo mais, se juntam para dizer o que jogaram durante o ano. Então não deixem de conferir os outros integrantes e participem vocês também!
Vão Jogar!
João Roberto
Somari
sucodelarAngela
Tchulanguero
Demais Participantes
Breno Barbosa - Blog Desocupado - des-ocupado.blogspot.com.br
Cyber Woo - Arquivos do Woo - www.arquivosdowoo.blogspot.com.br
Eduardo Farnezi - Gamerniaco - gamerniaco.wordpress.com
Felipe B. Barbosa - Videogames com Cerveja - videogamescomcerveja.blogspot.com
Fúria - Round ONE Games - round1.com.br
Gamer Caduco - Gamer Caduco - gamercaduco.com
Gebirge - Canal Gebirge BR - youtube.com/gebirgebr
Hugo Varani - ChampzCast - champzcast.wordpress.com
Kyo - New Old Players - newoldplayers.blogspot.com
Marcos Vieira Machado - QG Master - qgmaster.blogspot.com.br
Marvox - Blog MarvoxBrasil - marvoxbrasil.wordpress.com
Mestre Ryu - Santuário do Mestre Ryu - www.santuariodomestreryu.com.br
thr2e - zeroplay4fun - youtube.com/zeroplay4fun
Usopp - Canal Jornada Gamer - alvanista.com/jornadagamer
Willi Weiss - Point Games Brasil - www.pointgamesbra.blogspot.com
* Revisado em 20/11/2016 às 23:30:16
Compartilhe