Análise de Mario Kart Wii - Receita rápida de diversão: personagens carismáticos, karts, motos, sensores de movimento, bata tudo no liquidificador, coloque no Wii. Acrescente álcool e pode se servir a vontade.
Receita rápida de diversão: personagens carismáticos, karts, motos, sensores de movimento, bata tudo no liquidificador, coloque no Wii. Acrescente álcool e pode se servir a vontade.
Alguns amam, muitos odeiam, mas uma coisa é fato: a Nintendo tem uma lista seleta de jogos que sempre são lançados em seus consoles, sejam eles de mesa ou portáteis, e Mario Kart é uma destas certezas, pelo menos desde de 1992. Então não foi nenhuma surpresa quando ele foi lançado para o então mais novo console da empresa, o Nintendo Wii no ano de 2008. Para manter a tradição de sempre trazer um diferencial, as adições desta vez ficaram por conta da jogabilidade diferenciada com os sensores de movimento e a inclusão de motos: sim, parece estranho a princípio, mas funciona muito bem.
Fala sério, até que eu engano bem na hora de escrever, parece aqueles textos jornalísticos sobre jogos, não é mesmo? Mas esquece isso, senta na mesa, pega o seu caneco e vamos jogar um pouco de conversa fora... não, não, tá louco? Tem que brindar primeiro! Conhece o ditado né, beber sem brindar...
Logo de cara eu já digo: não, Mario Kart Wii não é melhor que Mario Kart: Double Dash!, que provavelmente será o motivo (Double Dash) de eu ficar careca no dia que meu cabelo parar de crescer três vezes mais do que ele cai. Mas não pensem que por conta dessa observação eu estou dizendo que o jogo é ruim, muito pelo contrário, se você ainda não tem a sua cópia faça um favor a si mesmo e ao seu Wii, que aliás não aguenta mais ouvir esse seu papinho furado de que está pegando poeira por falta de jogo. Também não pensem que por conta do título babaca que deram ao Wii de console casual, que o jogo é fácil, aliás ele é tão difícil e sacana quanto Double Dash, mas como nossas cabeleiras não aguentam tantos jogos insanos seguidos, eles resolveram dar uma equilibrada nas coisas.
Primeiro deram uma mexida muito bem vinda no número de corredores, que de oito subiu para doze. Agora você deve estar pensando "mas porque diabos isso ajudou no equilíbrio do jogo?" e eu te digo: nada. Porém agora a disparidade entre os pilotos diminuiu, então quando você vai parar em último, você realmente tem uma chance de chegar em primeiro... infelizmente a sentença contrária também é verdadeira e qualquer bobeada quando se está liderando pode ser o caminho para o fundo do poço, e nada melhor para ajudar nisso que os famigerados itens. Se em Double Dash a apelação ficava por conta dos especiais de cada personagem, aqui tudo voltou a ser comum para todos os pilotos, mas além dos tradicionais cascos, bananas e etc., alguns novos foram adicionados e acreditem, eles conseguem ser mais apelões ainda. Para manter a tradição, sim, o casco azul continua sendo o maior carrasco do jogo e é bem complicado de conseguir escapar dele, aliás, se um vier na sua direção o máximo que você pode fazer e sair de perto dos buracos e rampas.
O esquema de dois pilotos por kart foi abandonado, o que é uma pena, e voltamos ao tradicional um para um, mas para não deixar nós jogadores tristes colocaram umas motos... isso mesmo, motos em um jogo de karts, o que eu digo ser bizarro e divertido na mesma proporção. As motocas são mais velozes e derrapam bem melhor, só que os karts são verdadeiros tanques de guerra, e vai por mim, o computador sabe muito bem usar esta vantagem. Então qual o melhor? Aí vai do seu estilo, como eu gosto de fazer curvas exageradamente fechadas as motos são minha opção quase sempre, mas quem tá afim de mais segurança e esmagar os adversários, vai de kart que você se dá bem também. Outra coisa que colocaram e que você pode se preparar para usar muito, são as "piruetas", que funcionam assim: quando você dá um pulo usando uma rampa, ou algo do tipo, você aciona um comando, o personagem faz um malabarismo qualquer e quando cai no chão ganha um pequeno turbo. Quer mais? Experimenta ficar na cola de quem estiver na sua frente e veja que legal (não, se você tomou um casco ou banana na cara é porque deu errado).
E se é um jogo do Wii, o grande barato é chacoalhar o wiimote, certo? Bom, também. Mario Kart Wii é bem versátil em termos de controle, seguindo a premissa de que se um controle liga no Wii, então o jogo aceita. Controle de GameCube e Classic Controller vão iguais, você joga usando analógicos e botões, nenhum mistério para os veteranos, mas tira metade da graça do jogo. No modo "volante", você joga com o wiimote na horizontal realmente como se estivesse segurando um volante... aliás, o jogo vem literalmente com um volante justamente pra isso, que nada mais é que um grande pedaço de plástico com um buraco no meio para encaixar o wiimote. Como a Nintendo adora umas verdinhas, deu um nome bacana para esse pedaço de plástico ficar mais caro: Wii Wheel. Jogar assim é bem imersivo e divertido, mas eu não me adaptei muito bem, porém recomendo fortemente utilizar este modo quando estiverem alcoolizados, não que vá melhorar o desempenho de vocês, mas quase dá pra sentir o vento no rosto, he he he. Por fim o meu método preferido, wiimote + nunchuk, que eu achei o mais confortável e o único que eu consigo fazer aquelas curvas insanas a 90º de frente para a parede. Vale lembrar também que qualquer utilização do wiimote permite acionar comandos especiais tipo as piruetas simplesmente chacoalhando o controle, que é uma coisa boba que eu não consigo deixar de achar muito divertido.
Mas e as pistas? Bom, para parar com aquela miséria dos jogos anteriores, agora são oito campeonatos com quatro pistas cada, o que nos dá um total de 32. Mas eu confesso que dei uma broxada quando vi que metade destas pistas são recicladas de jogos anteriores da franquia e o que é pior, tem pistas do Double Dash e Mario Kart DS lá, o que deixa o déjà vu muito grande. Mas fora isso é tudo muito bem feito e até as pistas antigas receberam um tratamento todo especial, além de ficar evidente que os traçados do Super Nintendo eram muito mais sem noção e difíceis, tirando a Rainbow Road, que continua aquele inferno multicolorido de sempre, para minha felicidade.
Os barulhos do jogo tem os seus bons e maus momentos, quais vocês querem primeiro? O bom é que a qualidade está excelente e como o wiimote tem um alto falante, o desespero que dá quando ele começa a apitar porque tem um casco vermelho na sua cola é algo único e... desesperador mesmo. A parte ruim é que as músicas são meio genéricas, até o Mario Kart Advance tem umas faixas bacanas que grudam na cabeça e nesse eu achei tudo naquele esquema: cumpre o papel, mas poderia ser melhor.
Agora o visual do jogo, hum... que coisa mais... mais... GameCube! É sério, eu fiz um comparativo com os dois consoles ligados na mesma pista e a única diferença é que o Wii tem um pouquinho mais de detalhe. E isso é tão, tão, tão... insignificante. Não faz diferença nenhuma no jogo, é verdade que os gráficos são bem simples, mas na hora do quebra pau é tanta curva, item, barulho e o caralho a quatro para se preocupar, que a última coisa que eu consigo fazer é contar o número de pixels da textura da roda dianteira da minha moto.
Para juntar toda essa mistureba de coisas que falei até agora, nada melhor que um monte de modos de jogo, não é mesmo? Tudo que estamos acostumados está ali, com pequenas ou grande modificações. A maior delas provavelmente é a impossibilidade de conquistar troféus em modo cooperativo... isso mesmo, quer abrir todos os campeonatos, destravar veículos e personagens novos? Vai ter que fazer sozinho! Mas calma, não se desespere, apesar deste problema, os outros modos de jogo tem tantas opções e configurações, que você consegue montar seu próprio campeonato e jogar com até quatro pessoas. Aliás, na hora que o Wii vai para a suruba ao administrar quatro jogadores dá para escutar até o ranger das engrenagens do console e a taxa de quadros cai absurdamente, não fosse o completo clima de descontração ao jogar com os amigos eu juro que desligava o videogame na hora.
E seguindo nos modos de jogo, Mario Kart Wii mostra que não está desatualizado e traz o seu incrível modo online, que pensando bem não é tão incrível assim, quer dizer, eu acho maravilhoso como ele consegue administrar de forma excelente os lags causados pela minha internet porca, mas os modos disponíveis são muito limitados e conversar com os amigos fica restrito a uma série de frases predeterminadas que nunca deixam você falar coisas como "Ei, marca aí que vou ali tirar uma água do joelho" ou "Bateu um rango agora, peraí que vou fazer uma boquinha galera", mas tudo bem, nada que um computador ou celular com um messenger qualquer não resolva. Aliás, eu já falei sobre essa modernidade chamada internet no Wii por aqui antes.
Então vamos ver, depois deste testamento esqueci de falar de alguma coisa? Já falei que você pode usar o seu Mii para jogar? Então, pode usar o seu Mii para jogar. Falei que se você apagar o seu Mii o seu save vai para o espaço? Então, apagou o Mii, apagou o save. Falei que não dá pra fazer backup do save para um cartão SD? Pois é, nada de levar o seu save para a casa de um amigo. Falei que o jogo é bem a moda antiga e para habilitar campeonatos, pilotos, karts, motos e tudo mais, tem que ser no braço, tirando os melhores rankings em todos os campeonatos? Pois é, por favor Nintendo, mantenha as coisas assim, de habilitar coisas via DLC já basta a Capcom.
Depois de tudo isso estão esperando o que? Vão Jogar!! E aliás, se for jogar as sextas de madrugada, pode chamar eu, o João e o Caduco que estamos lá quase sempre, pelo menos sempre que ocorre algum alinhamento interplanetário, he he he, abraço!
Mario Kart Wii é um jogo muito legal para o Wii, que não vai ser nenhuma novidade para quem já jogou qualquer coisa da série, sendo ótimo para diversão entre amigos. Ele tem alguns poréns, como a reciclagem de pistas antigas de jogos recentes da série e um modo online meio capenga, mas ainda sim um bom título. Avaliado noWii (entenda o nosso sistema de notas)
Uma coisa que você esqueceu de mencionar, acredito que até porque você não saiba, é que esse lance de pistas recicladas vem da versão DS. É um dos jogos que mais jogo no portátil online quanto tenho tempo.
Olha, vc quase me convenceu de que seria o texto mais jornalístico de todos os tempos, mas ainda bem que parou por aí. Post descontraído FTW! Só não peguei uma cerveja pra acompanhar o restante do post por estar numa ressaca da braba! kkkkkk Sério que tem quem diga que o MKWii é fácil? OK, mande a pessoa conquistar a nota máxima na Special Cup 150cc e um beijo! Eu até hj me descabelo nessa copa... não que seja difícil eu ficar descabelado, mas enfim, vc entendeu. Sobre o casco azul, tem outra coisa que vc pode fazer também: diminuir o ritmo e ficar perto de alguns adversários, aí todo mundo leva junto, o que é bem divertido! huahuahuahau Ah, só joguei o Double Dash uma vez na vida e nem lembro dele, eu lembro que ficava apertando o botão de troca de personagens o tempo todo só pra incomodar todo mundo com "BABY LUIGI / BABY MARIO / BABY LUIGI / BABY MARIO / BABY ...". Pô, vc achou ruim ter pistas recicladas? Eu adorei isso quando vi a primeira vez, rejogar pistas do Mario Kart do GBA (que eu era absurdamente viciado na época que saiu) foi algo muito bacana pra mim. O Mario Kart 7 do 3DS repete esta fórmula, inclusive com pistas do Wii. E eu adorei isso! hehehe Putz, sério que não dá pra colocar o save num SD? Aí lascou! Eu tava contando com isso, talvez eu precise disso num futuro bem próximo. E eu ainda não vi o video. Enfim, se alguém for de ler comentários, "vão jogar!" Mario Kart Wii online sexta de madrugada que ganhar de mim é mais fácil que roubar o Wiimote de criança!!!! hehehehe Abraço
Cara, muito legal este texto, descontraído, parece um conversa mesmo. se eu bebesse estaria com uma cerveja na mão hehe...
Esse jogo nunca sai do meu Wii, sempre na expectativa de jogar online, mas a coisa tah meio ruim nos últimos dias...
Excelente texto, e em uma coisa eu tenho que concordar contigo: Mario Kart double Dash!! é bem melhor, mas ainda assim Mario Kart Wii é um baita jogo.
Quanto ao nome que deram ao jogo, bem a Nintendo nunca foi muito inspirada nisso, não é? Super Mario 64, Mario Kart 64, Super Mario Advance... É o jeito dela de fazer a gente associar o jogo ao sistema (eu acho).
Hwa hwa hwa, seu pé-de-cana! E nem fala cara, tirar três estrelas nos campeonatos deste jogo é um inferno.
Ah, eu faço isso também, quanto mais gente eu conseguir levar comigo melhor, rzs.
Poh, joga Double Dash que tu vai gostar, a mecânica dele é única, o único ruim dele é que é muito apelão, já passei muita raiva nele.
Ah cara, eu tinha acabado de jogar Double Dash, eu tenho o Super Circuit, então foi muito repetitivo para mim.
Eu também fiquei puto com esse treco do SD. Pior que Tatsunoko Vs Capcom também não permite, a opção fica bloqueada. Agora, talvez se o console for desbloqueado pode ser que tenha uma forma.
E faça o favor de ver o vídeo que me deu um trabalho da porra, gastei o fim de semana todo gravando, editando e subindo, rzs.
E nem vem com esse papinho, na última vez que eu joguei com você e o João ficou empatado, he he he.
@João Roberto
Ah, tenho que voltar a velha forma e escrever mais desta forma, rzs.
Tu tem que dar um jeito nessa sua internet ae, o Caduco é muito fujão, hwa hwa hwa.
Nos States, Mario Kart Advance saiu com o nome de Mario Kart: Super Circuit, deu uma variada pelo menos, he he he.
Esse é um daqueles jogos certeiro para jogar de turma, pra mostrar o Wii pro outros e para se distrair... Só não gosto da parte de não ter campeonato em multiplayer, o que é ridículo; mas é um grande game.
Depois do apelo, resolvi ver o video. Vi ontem a noite antes de dormir pelo celular, por isso só tô comentando hj. Ficou legal o lance de duas câmeras, uma focada em vc e outra na tela. Uma coisa que eu não sei fazer é colocar o casco verde atrás do veículo, como diablos faz isso? E a Rainbow Road vc ganhou no finalzinho, hein? auhuahuahua... essa pista é uma maldição, eu a odeio com todas as forças, não consigo jogar só com o Wiimote nela e não ficar entre os últimos!
Desculpa a demora na resposta ae, mas o meu estado zumbi tá foda. Como assim? Para segurar qualquer item na traseira é só apertar o botão de atirar e segurar ué.
E nem vem, essa Rainbow Road do Wii é a melhor que joguei até hoje, he he he.
Putz, eu realmente não sabia dessa de segurar o item, sério. Anos jogando Mario Kart Wii e eu não sabia disso! hahaha E se tem em outros jogos da franquia, piorou, pq aí são muitos outros anos a acompanhando. Enfim... a gente sempre tem algo novo pra aprender, não importa a experiência que tem no assunto! kkkkkk Não que eu seja lá muito experiente...
Hwa hwa hwa, acho que até no Super Mario Kart dava pra fazer isto com alguns itens, ae no Mario Kart 64 virou padrão. Agora no Mario Kart: Double Dash não tem isso porque a jogabilidade dele é diferente, he he he.