Depois da porreta era 16-bits, a Nintendo colocou a Sony no trono dos vídeo-games devido a uma série de cagadas, tipo a insistência em utilizar cartuchos para o Nintendo 64 e a sua política com os outros estúdios. E esqueçam o lance do PlayStation para SNES aquilo ia ser só mais uma porcaria de add-on que só ia fuder com tudo, assim como foram add-ons que fuderam com a Sega. O negócio é que o PlayStation era um console horrível, mas que oferecia boas condições para os estúdios em vista dos concorrentes.
Na geração seguinte vimos o GameCube como um console bem "feijão com arroz" para os padrões da empresa, sem arriscar muito, afinal eles não podiam dar uma de Sega e se afundar mais ainda, então foi só mais tarde com novos é que ela conseguiu recuperar seu antigo posto, a dupla DS e Wii além de ser sucesso absoluto, remodelou o mercado de jogos inteiro, expandindo o público-alvo e causando confusão total na mente de pseudo-jornalistas especializados e adolescentes retardados, cunhando termos idiotas como "hardcore gamer" e "casual gamer". A coisa foi a tal nível que as rivais Sony e Microsoft se viram obrigadas a seguir os mesmos passos em busca deste novo mercado. Claro que nem tudo foi perfeito, e um velho problema persistiu que foi a falta de apoio dos estúdios.
Então quando o já habitual tempo do ciclo de consoles Nintendo estava para acabar, eis que recebemos as notícias dos novos consoles: 3DS e Wii U.
3DS
O 3DS veio com a promessa de ser tudo o que o DS foi, porém com dois adicionais importantes, um hardware bem mais potente, que foi uma reclamação de muita gente (na maioria das vezes sem necessidade, diga-se de passagem), principalmente diante do concorrente PSP, e a implementação da tecnologia do momento, o efeito 3D, com o diferencial de não necessitar de óculos especiais. Apesar de achar bacana e tudo mais eu sempre fiquei com o pé atrás com esse lance do 3D, já que eu não conseguia ver uma boa aplicação disso na jogabilidade, até porque obviamente é um recurso que não pode ser obrigatório. Isso ficou ainda mais evidente para mim quando depois de assistir a um filme 3D no cinema eu cheguei a conclusão que é uma perfumaria bacana, mas ainda sim uma perfumaria, e a Nintendo estava focando demais em cima dela. Antes do lançamento também houveram várias declarações sobre o efeito não ser recomendado a crianças e que não poderiam haver movimentos bruscos durante a jogatina para uma boa experiência. O botão de regulagem do efeito sempre era mencionado, colocando em nossas cabeças uma outra questão: se o principal atrativo do portátil é dispensável, então o que há de interessante nele? Ué meus caros, porque compramos um vídeo-game? Por causa dos jogos, no final das contas é o único motivo que importa, porém quando o dito cujo finalmente foi lançado o que aconteceu? Pois é, infelizmente o 3DS veio praticamente sem jogos de peso, inclusive da própria Nintendo, apesar de todos os anúncios e promessas de jogos futuros. A coisa chegou a tal ponto que rapidamente tiveram que dar um corte no preço, e apesar de ter feito vender bastante o portátil ainda não foi suficiente para firmar o dito cujo no mercado, até porque muita gente tá esperando pelo PS Vita que se cumprir o que está prometendo vai dar muito pesadelo para a Nintendo, além de ter deixado muito jogador que comprou o treco no lançamento puto, mesmo com o programa de embaixadores.
E como se não bastasse tudo isso, eles me lançam a bomba: um add-on que acrescenta um segundo slide-pad no portátil. Olha, eu até entendo que as empresas gostem dessas porcarias, deve dar algum retorno financeiro já que nunca desistiram dessas idéias, mas quando a própria empresa que fez o console lança um treco que adiciona uma funcionalidade que obviamente deveria fazer parte do projeto original você pergunta: má que porra é essa Nintendo? Sério gente, se fez errado esquece e se vira com o que tem, mas não fica inventando tralha pra acumular poeira não, fora que deixa o portátil enorme e ainda por cima usa pilhas... pilhas. Beleza, não querer deixar a porquera cara é uma coisa, mas também não rola de voltar pra década de 90 né? Do jeito que as coisas estão, é bom a Nintendo lançar muuuito jogo bom pro 3DS se não a surra pro PS Vita vai ser grande... e é jogo novo, remake o tempo todo não dá né.
Wii U
O Wii U até agora é uma incógnita. Apesar da idéia do controle ser muito bacana (apesar da reclamação de vários manés internet a fora) esse lance de não poder usar vários de uma única vez é muito incômodo, teria que aceitar pelo menos dois. Dizem também que o desenvolvimento está enfrentando vários problemas, principalmente na conexão entre console - controle, mas isso eu acho até normal, projeto de qualquer coisa é sempre uma merda mesmo. Alguns dizem que o maior problema está sendo por conta da política da Nintendo em manter o preço do console baixo utilizando peças mais baratas, mas que as vezes deixam a desejar tecnicamente, que é uma coisa que não tem como dizer se é verdade mesmo, mas que pode estar acontecendo realmente. Outros também argumentam que as produtoras estariam recebendo kits e kits de desenvolvimento, o que estaria dificultando a produção dos jogos, mas ae eu já vejo como neura mesmo, afinal kits de desenvolvimento inicial sempre é uma coisa de louco, e isso vale para todas as empresas.
Então?
Bom, é fato que a Nintendo (re)construiu uma ótima imagem com a dobradinha Wii e DS e apesar de ser exagerado a gente falar que ela destruiu isto nos últimos meses, é certo dizer que ela deixou todos com a pulga atrás da orelha. Essa pressa toda em lançar os seus novos consoles parece até coisa da Sega com a diferença que ela saiu como líder de vendas da geração e não tem motivos nenhum para correr com as coisas, ainda mais que Sony e Microsoft já anunciaram que não vão lançar novos consoles por agora, pois Move e Kinect são bem recentes. Pro 3DS agora a única solução é entupir a galera de bons jogos e esquecer que o treco foi feito nas coxas, então sem essa de mais add-ons, que já tá botando tanta pilha na cabeça da galera que tem gente esperando sair o 3DSi pra comprar. O caso do Wii U é mais tranqüilo porque ele ainda não foi lançado, e como não há necessidade de pressa o ideal é que fosse lançado somente quando jogos e console estivessem ok. Agora é torcer pros caras se darem conta das cabeçadas
* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:18
Compartilhe