logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! Papo Livre

Mulheres & Vídeo Games

Clichezão da porra escrever alguma coisa sobre mulheres para postar no dia internacional da mulher, mas se a ocasião é para celebrar aquelas que tem o poder de criar e destruir (um dia você entende) então é válido, certo?

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 08/03/2012 às 10:42:55   tagarelices 9

Clichezão da porra escrever alguma coisa sobre mulheres para postar no dia internacional da mulher, mas se a ocasião é para celebrar aquelas que tem o poder de criar e destruir (um dia você entende) então é válido, certo?


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
Apesar de nos dias de hoje o cenário ter mudado bastante, ainda é comum o esteriótipo do jogador de vídeo game ser masculino, e isto ainda é reforçado quando você começa a contar nos dedos quantas mulheres que você conhece são jogadoras regulares. A idéia de que o universo de jogadores é inteiramente masculino ganha mais força quando nos deparamos com um putilhão de jogos compostos por "gostosas super poderosas" numa clara estratégia de conquistar a grande fatia deste público, composto em sua maioria por adolescentes. Essa supremacia da testosterona é um fato, mas não é uma verdade absoluta.

catherine

Pelo menos aqui no Brasil, é muito comum que desde crianças sejamos educados de forma a homens e mulheres terem "funções" bem distintas, refletindo diretamente em nossas brincadeiras: enquanto os meninos jogavam bola, as meninas ficavam com suas bonecas. Mas sabemos que criança não é algo que se consegue regrar muito, e claro que em vários momentos todos se misturavam em alguma brincadeira, incluindo nos jogos eletrônicos. Se você puxar na memória, vai se lembrar que meninas jogando não era algo tão incomum, e fica fácil conceber que muitas delas cresceram e hoje são mulheres que gostam de jogos. Isto é um fato tão absoluto quanto o que diz que a maioria dos jogadores são homens.

jogadora

O grande ponto nesta história é: porque então temos muito mais homens jogadores do que mulheres?

Os fatores para isto são muitos, e vão desde questões sócio-culturais até o bom, velho e criticado gosto. Vejam bem, se determinados jogos dificilmente conseguem agradar a todos os jogadores, é bem óbvio que muitas mulheres não jogam por não terem atrativos suficientes para isto. É muito comum se escutar a expressão "jogo para mulherzinha" quando olhamos para aquele título feito totalmente nas coxas, com apelo puramente comercial, normalmente baseado em algum filme, seriado ou sei lá mais o que esteja em destaque no momento. Então eu me pergunto, embora tenham gostos diferentes, as mulheres não procuram títulos tão interessantes quanto os que os homens tem direcionados para eles?

É claro que eu quero que continuem a fazer jogos que mostrem peitos e bundas virtuais, não por nenhum machismo paranóico procurado por femistas que não tem o que fazer, mas sim porque mesmo aquilo sendo algo virtual eu sou homem e acho extremamente mais agradável a imagem de uma "gostosa" na tela do que um marmanjo musculoso e barbado qualquer. E como a maioria é que manda, claro que jogos assim vão continar a serem lançados aos montes, alguns excelentes, outros nem tanto. Mas repararam que a grande parte dos jogos que tem em mente o público feminino não passam de recriações da velha cultura de que menina brinca de boneca? É jogo de cozinhar, passar roupa, cuidar da casa... sério que tem que ser assim mesmo? Não rola de fazer algo tão bom quanto é feito para o outro público? Seria este o verdadeiro motivo das mulheres de um modo geral não se interessarem por jogos, com poucos títulos realmente bons voltados para elas? Eu até postei um tempo atrás um vídeo que satiriza muito bem este tema.

cooking mama
Fala sério, um jogo de cozinhar?

Minha esposa não curte muito vídeo game, embora seja mais por falta de paciência, e sinceramente eu não sei se gostaria de dividir o console com ela em tempo integral (algum casal de jogadores me confirma como é esta experiência, rzs), mas eu gostaria de um cenário aonde as jogadoras mesmo sendo uma minoria tivessem a inteligência menos insultada e pudessem largar o esteriótipo de que jogam somente DDR e Colheita Feliz. Jogos bons direcionados para elas, mas que serviriam como porta de entrada para o mundo dos jogos em geral. Não estou falando que deve haver um separatismo entre jogos para homem e jogos para mulher, e sim que quando o público alvo for este a qualidade seja tão levada em consideração quanto deveria ser em qualquer outro jogo, até porque no final o importante é todos se divertirem com o que gostam, independente para qual público aquilo foi idealizado.

barbie horse adventures
Argh! Jogo da Barbie é sacanagem...

Então meninas, o que vocês acham? Concordam? E quais os jogos que vocês mais gostam? E neste dia internacional da mulher o conselho especial do Tchulanguero vai inteiramente para vocês: garotas, vão jogar!

* Revisado em 25/06/2015 às 23:32:15

Compartilhe

Pin it


Leia também



9 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    09/03/2012 às 23:21:38   localizacao SP
    Tudo bem que eu não sou menina e vc pediu a opinião delas, mas digo que é muito verdade o que vc falou! Grande parte dos jogos (especialmente os das últimas 3 gerações) são cheios de coisas voltadas para o sexo masculino. Peitos e bundas virtuais, histórias e até mesmo o linguajar de muitos deles. Ou jogabilidade cheia de botões que acaba assustando qualquer um que não se envolve com gamers regularmente (não necessariamente mulheres).
    Sobre curtir dividir o console com a "patroa", cara, vai por mim, é legal! Minha namorada é gamer, não tão fanática quanto eu, mas a vi destrinchar os dois Super Mario Galaxy no Wii. OK, moramos em casas separadas e cada um tem um videogame em casa pra jogar, mas ambos não se importam de assistir o outro jogando. E o melhor de tudo: nós adoramos jogos multiplayer cooperativo. Zeramos New Super Mario Bros Wii com todas as Star Coins na maior fúria e no último final de semana jogamos 6 horas quase sem parar de Rayman Origins, praticamente metade do jogo em uma tarde/noite. Só fizemos um intervalo de uns 20/30 minutos pra comer algo. E eu vivo procurando outras alternativas pra jogar com ela, é uma experiência muito boa.
    Eu acho que faltam mais jogos "unissex", tais como todos os jogos do Mario, Sonic, até mesmo esse Rayman Origins e outros muitos que podem ser apreciados pelas meninas com a jogabilidade, personagens e histórias menos apelativas. Engraçado, pode ser uma grande besteira o que eu vou dizer, mas acho que é um pouco por causa da decadência dos jogos japoneses. A impressão que passa é que as desenvolvedoras nipônicas são menos sexistas que as americanas.
    Vão jogar, mulherada! O universo gamer precisa do carisma que só vcs possuem! :)

    Responda!
  • avatar de Leandro(Leon Belmont) Alves the Devil Summoner
    Leandro(Leon Belmont) Alves the Devil Summoner
    10/03/2012 às 15:37:20   localizacao Recife-PE
    mas creio essa conversa de meninas jogarem games vai se agravando com o tempo, pois eu mesmo entro todo dia num site de games e comandada por garotas. o nome do site é Girls of War, e eu as descobri numa revista eletrônica da Game Senior. onde elas falam dos ultimos lançamentos de jogos, pena que raramente fala de games antigos. e elas já discutiram sobre esse assunto do post. quatro vezes...

    www.girlsofwar.com.br/2011/sobre-mulheres-e-games-parte-1/

    www.girlsofwar.com.br/2011/sobre-mulheres-e-games-%E2%80%93-parte-2/

    www.girlsofwar.com.br/2011/sobre-mulheres-e-games-parte-3/#comments

    www.girlsofwar.com.br/2011/sobre-mulheres-e-games-podcast/#comments

    e elas já ganharam muitos prêmios quase todos os anos. e cada uma delas jogam muitos jogos de homem. como Silent Hill, Resident Evil, Elder Scrolls V: Skyrim, God of War, Fallout, Mass Effect e outros. e tem muitas meninas que comentam lá que jogaram tal jogo, e muitos deles não são infantis ou Casuais como Mario ou Angry Birds, por exemplo.

    acho que com o passar dos tempo, as meninas vão sendo reconhecidas no nosso mundinho. aqui na lan house aqui perto, vejo várias jogando Combat Arms e Aion. e vejam, até nas revistas especializadas sobre games, tem cada vez mais mulheres fazendo matérias de jogos.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    10/03/2012 às 22:03:10   localizacao Apucarana-Pr
    Cara, gostei do texto.
    E concordo com o que você disse sobre puxar na memória alguma garota jogando, mas a única que joga MESMO só a minha esposa. E ela não gosta desses jogos "de menina" das Barbies e Cooking Mama. Ela só gosta de RPG, eu perdi a conta de quantos eu já a vi zerar, mas sabe o que é engraçado? Ela só joga os RPG´s do Super Nintendo e Ps1. Já tentei fazê-la jogar os do PS2, até Shinning para Saturn eu já consegui, mas ela gosta daqueles.
    Quanto aos outros gêneros, bem, ela jogava muito Mario, mas no Wii ela só jogo New Super MArio Bros Wii. Quando ela viu o Super Paper Mario ela disse: "Parece jogo de criança!" Vai entender.
    Agora, sobre dividir console, bem... No meu caso, quando eu tinha apenas 1 console (seja SNes ou PS1) não era muito legal, não, já que RPG não dá pra fazer o esquema "uma vida de cada". Tudo melhorou quando compramos nosso PC, ai ela passou a jogar os RPG´s para PC.

    Não vou reclamar, afinal ela pode ler isso aqui, mas acho bacana a mulherada entrar no "nosso mundo", afinal vídeo game não é entretenimento, assim como a música ou cinema? E também existe uma infinidade de títulos e Gêneros para todos os gostos.
    E que continue assim...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    11/03/2012 às 01:01:27   localizacao Vespasiano - MG
    Kambada, foi mal pela demora na resposta, mas é que o Tchulanguero trabalha no regime de 24 x 7 então tá foda arrumar tempo, mas vamos lá:

    @Gamer Caduco

    Que isso cara, o espaço das tagarelices está sempre aberto para todo mundo, só foi um convite especial desta vez, he he he. Sobre o assunto, todo jogo tem o seu público alvo e é claro que a maioria sempre será privilegiada, eu só acho sacanagem que quando o público alvo é feminino geralmente são jogos toscos. Mas eu por exemplo sou da opnião que jogo bom pode ser aproveitado independente se você faz parte do público alvo ou não, desde que te divirta. Jogos multiplayer cooperativos são sempre ótimos, mas como minha esposa não é lá muito fã de jogos e nossos horários para este tipo de coisa não batem muito, quando jogamos juntos fica mais em jogos que permitem partidas mais rápidas mesmo. O que tem feito mais sucesso aqui em casa é o Mario Kart Wii que ela adorou, principalmente por conta do volante. Agora esse lance que você falou sobre os japoneses eu sinceramente não sei o que dizer a respeito, é algo que tenho que pensar um pouco para formar uma opinião. E cara, coloca a Dona Caduca ae pra dar a opnião dela, rzs.

    @Leandro(Leon Belmont) Alves the Devil Summoner

    Claro que eu conheço o Girls Of War a muito tempo, embora eu confesse que não seja um site que eu acompanhe muito, não por ser de meninas, mas pela falta de tempo mesmo, no meu cotidiano maluco eu acompanho pouquíssimos sites e blogs. De qualquer forma valeu pela recomendação dos textos, vou deixar anotado aqui e ler depois. Sobre hoje ter mais mulheres, na verdade a impressão que eu tenho é que na verdade elas apenas estão se mostrando mais como jogadoras, o preconceito está menor.

    @João Roberto

    Cara, o Cooking Mama eu até entendo alguém gostar, mas os da Barbie acho que só aquelas crianças bem pequenas mesmo e olhe lá, rzs. Você falando eu lembrei de um fato, de uma época que eu assustei com a minha mulher jogando Chrono Trigger direto, justo ela que não tem muita paciência com jogos, só parou de jogar quando o Crono morreu, ela ficou meio triste com a história do jogo, he he he. Essa sua experiência sobre dividir o console é justamente o ponto ao qual eu me referi, tem jogos que foram feitos para jogar sozinho, e eu gosto deles, rzs. E velho, não se esconde da mulher não, trás ela para cá também para dar a opnião dela.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    11/03/2012 às 09:18:38   localizacao Apucarana-Pr
    HAHA! Boa essa de esconder, mas a minha esposa já se acha melhor do que eu, então se ela der a opinião dela KAPOFF pra mim!! Brincadeira, devo admitir que em jogos de raciocínio ela é melhor do que eu, já que eu estou na fase "Only Racing Games, Brow!"

    E só pra constar, os primeiros jogos que minha esposa terminou foram Breath of Fire 4 do PS1 e Chrono Trigger.

    T+

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    12/03/2012 às 22:11:22   localizacao SP
    Verdade, jogos voltados para o público feminino são muito toscos mesmo, parece até que fazem de qualquer jeito só pra dizer que existem jogos voltados para as jogadoras. Engraçado que tem jogos que não foram feitos para as mulheres e acabaram se tornando sucesso entre elas, por exemplo os "Sim" da vida (Sim City, Sim Farm, The Sims, etc). Não são muitos os homens que se empolgam com esse tipo de jogo.
    Eu falei com a "Dona Caduca" (gostei do apelido! kkk) e passei o link do post. De agora em diante tá com ela arranjar um tempo, ler e comentar aqui! :)

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    13/03/2012 às 12:28:29   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Que isso cara, essas coisas a gente não admite em público não, rzs

    @Gamer Caduco

    Querendo ou não, homens e mulheres de um modo geral tem gostos diferentes, então é absolutamente normal determinados tipos de jogos agradarem mais elas, só não dá pra aturar treco mal feito mesmo.

    E fico aguardando a "Dona Caduca", afinal um escrito para mulheres que só tem tagarelices de marmanjos não rola né? Hwa hwa hwa... viu, até aqui elas são minoria.

    Responda!
  • avatar de Ly
    Ly
    12/04/2012 às 16:27:17
    Olá rapazes.
    Meu primeiro contato com jogos eletrônicos foi com o Atari. Meu pai comprou para meu irmão, mas sempre dava briga entre nós porque eu também gostava muito de jogar.
    Hoje tenho um play 3, moro com meu noivo e a viciada em games sou eu...rsrs
    Gosto de jogos como Tomb Raider, Resident Evil (até o Nemesis era o meu jogo favorito), GOW, Metal Gear,AC entre outros. Recentemente adquiri o COD MW3 e pela primeira vez fui tentar jogar online na PSN....estava testando meu fone e eis que um rapaz foi muito mal educado, falando palavras de baixo calão. Poxa..os garotos precisam incentivar as mulheres a participar e não afastá-las..rsrsrs
    Já joguei junto com meu noivo, o nome do jogo é Metal Slug..era muito divertido. Não precisa ser sempre e nem todos os jogos, mas é bom ter uma atividade que os dois possam compartilhar.
    Um abraço!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    12/04/2012 às 18:03:56   localizacao Vespasiano - MG
    @Ly

    Bem vinda ao Vão Jogar! Bom, como todo bom filho de bahiano eu falo um bocado de palavrão, mas por favor não sinta-se assustada, pelo contrário, sinta-se em casa.

    Ah, você é uma que não deixou o encanto pelos jogos morrer como acontece infelizmente com muitas mulheres. É bacana você curtir também todos estes jogos tidos como masculinos, isto prova que apesar do direcionamento, as mulheres gostam sim de aventuras, tiroteios e etc, e por isso mesmo merecem coisa muito melhor do que jogo de cozinhar ou da Barbie.

    Agora uma coisa né, morar com o noivo é casamento já oras, rzs.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base