Uma coisa é fato, anexos nunca deram muito certo no mundo dos vídeo-games. Tirando uma traquitana ou outra a maioria dessas quinquilharias lançadas só deu prejuízo e serviu para juntar poeira. Os casos mais conhecidos são os da SEGA com o SegaCD e 32X duas grandes merdas que além de praticamente não terem jogos que presta ajudaram a afundar a empresa (apesar que os seguistas juram de pé junto que os aparelhos eram revolucionários e muito bons). Mas não importa a empresa, anexos não fazem consoles venderem mais e nem melhoram os jogos. Eu vejo alguns problemas sérios neste tipo de coisa:
1) Você não pode lançar todos os seus jogos baseados em um anexo porque você não pode obrigar todo mundo que tem o vídeo-game em questão a comprar a bugiganga;
2) Lembra do texto anterior? Pois é, vídeo-game não é computador pra você ter que ficar mechendo pra melhorar os jogos, o grande lance do negócio é sentar e jogar;
3) Se a idéia original do console fosse ter aquela funcionalidade extra, esta já viria de fábrica;
4) Consoles já são caros demais pra gente ter que ficar comprando mais e mais tralhas para eles;
5) Ocupa mais espaço.
E mais uma outra série de coisas. Mas principalmente pelo item número 1 é que os anexos não dão certo, ainda mais hoje em dia, com preços tão altos. Toda geração eu acho que essa história acabou e quando eu assusto, olha os anexos novamente. A mais nova sensação do momento é o Projeto Natal para o X-Box 360 e sua promessa de colocar o Wii no bolso. Vamos pegar ele de exemplo comparando com o Wii que é o único console baseado em movimentos no mercado:
a) Não acreditem naqueles vídeos. Até os vídeos do Wii mostravam muito mais do que o console era, esses do Projeto Natal então são um absurdo;
b) O motivo um dos problemas que citei acima vai impedir qualquer grande expansão;
c) O Wii é baseado em movimentos mas você ainda tem um controle na mão, no Projeto Natal não. Isso é comprovadamente essencial em uma jogatina;
d) O sucesso do Wii não se basea apenas no seu controle e sim em todo um conceito e estratégia de mercado em torno dele. O Projeto Natal é uma forma da Microsoft pegar carona no sucesso da concorrente e ganhar dinheiro.
Pois é, difícil algo desse tipo ir pra frente, não é? Não vou dizer que o PN será um grande fracasso, creio que quando ele seja lançado até faça algum sucesso, mas ele nunca será o vídeo-game, será somente mais um acessório útil em uma meia dúzia de jogos. Numa próxima leva de consoles talvez a Microsoft faça algo realmente inovador, mas essa geração já é da Nintendo (nesse quesito).
Viu que treco complicado? Complicado da empresa que faz, complicado pro mercado, complicado pra nós consumidores e jogadores. Eu sempre achei que quando um anexo é lançado pensando-se em um ou outro jogo específico e que o mesmo venha junto com o jogo a coisa até anda, mas essa história de SegaCD, 32X, zip drive, sensor de movimentos, hd-dvd drive, Playstation, 64DD e outros não passa de desesperos das empresas.
Então tirem o pé da minha janta e parem de continuar a burocratizar a minha diversão.
* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:15
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