Calma! Nenhuma guerra PC vs Console será iniciada, relaxem.
PCs nem sempre estiveram à frente dos consoles, acredite. E por mais que hoje isso seja um fato, a verdade absoluta é que a melhor plataforma é a sua, ou seja, é aquela que você mais gosta. Nunca esqueça isso!
Nos primórdios da era binária, os computadores eram equipamentos de uso restrito e sem nenhum foco para entretenimento, o contrário dos consoles que eram mais acessíveis ao público e com um único propósito: divertir! Mas ao longo dos anos e com o avanço da tecnologia isso foi mudando muito e rápido! Dentre vários motivos, um dos principais pra que isso tenha ocorrido é que o PC, diferente do console, é um troço extremamente flexível e pode, por exemplo, sofrer alterações de hardware a qualquer instante sem o menor esforço. Por outro lado essa flexibilidade trás um enorme desafio para os desenvolvedores. Enquanto um console sendo um equipamento fechado com hardware e software próprio permite que os desenvolvedores foquem numa arquitetura bem específica, os PCs com sua inúmera variedade de peças, configurações e sistemas operacionais criam “ambientes” distintos, fazendo com que hajam muito mais “buracos pra tapar”, ou seja, os desenvolvedores piram!
Ok, mas você como jogador não precisa se preocupar com isso, ou pelo menos não deveria. O que eu quero dizer é que o importante é você se sentir bem jogando, independente de ser num console ou PC. O que vale mesmo é a sua experiência.
Confesso que gosto muito de jogar no PC, inclusive grande parte da minha história com jogos foi no computador. Eu gosto de pensar que cada plataforma tem o “seu” jogo ou tipo de jogo. Um exemplo: Joguei alguns jogos de estratégia no PC como os da série Command & Conquer que possuem alguns títulos multiplataforma e a minha experiência nos consoles foi muito ruim. Jogos de estratégia em geral necessitam de controles bem amplos e dinâmicos, algo mais complicado de se conseguir em joysticks, o que pode tornar o gameplay mais travado. O mesmo serve para jogos FPS, onde a utilização de teclado e mouse torna a experiência muito mais fluída. Mas vale lembrar que apesar dessas diferenças tudo não passa de costume e como já falei, depende de como você se sente melhor jogando.
Ah, os jogos exclusivos. Talvez isso seja o fator determinante para a escolha de uma plataforma, não sei, digam vocês! O fato é que os consoles, independente de empresa A ou B, sabem muito bem como “fazer” jogos exclusivos (consoles não fazem jogos ). Hoje minha plataforma principal é um console (PS3) e adoro todos os exclusivos que já joguei nele, são incríveis!
Claro que não podemos esquecer de uma coisa muito importante: Os custos! Dentre todas as diferenças entre PCs e consoles, a questão financeira deve ser sempre levada em consideração, em se tratando de Brasil. No passado era mais fácil conseguir um console ao invés de um computador e também não existia a Steam, mas hoje isso mudou. Consoles hoje são investimentos relativamente mais caros e PCs se tornaram equipamentos muito mais populares e acessíveis. Tudo bem, se você pensa em possuir um PC top de linha pra jogos com certeza irá gastar muito dinheiro, posso até me arriscar a dizer que seria o equivalente a 3 vezes o valor de um console da geração atual! Mas lembre-se sempre do que eu disse várias vezes: escolha aquilo que te dá a melhor experiência e melhor diversão!
A verdade é que PCs e consoles não são inimigos, muito pelo contrário. Ambos têm a enorme capacidade de proporcionar ótimas experiências e cabe a você escolher qual delas te diverte mais! Seja usando ASDW e clicando freneticamente ou estourando o analógico do seu controle, escolham um bom jogo da sua melhor plataforma e Vão Jogar!