Não é nenhum segredo que eu gosto da Nintendo, principalmente como desenvolvedora de jogos. Se você se sentir mais confortável, pode me chamar de nintendista, eu não ligo. E apesar de eu acompanhar o mundo dos jogos eletrônicos de um modo geral, tem horas que eu quero saber mais informações sobre os jogos que eu gosto, e de tabela, jogos da Nintendo, e então começa o meu problema, tanto com alguns sites, quanto com o pessoal que comenta neles.
Para uma galera, a Nintendo é a guardiã do reino do céu. Tudo que ela faz é perfeito, todos os seus projetos são revolucionários e os jogos não possuem nenhum defeito. É muito fácil conseguir novidades e informações sobre a empresa com esse pessoal, até porque normalmente eles são dedicados exclusivamente a ela, mas é difícil saber aonde termina a notícia e começa a fantasia. Eles se preocupam tanto em defender o que gostam, que qualquer defeito ganha uma explicação fantástica do porque ser assim, para que tudo volte a sua perfeição. Sério, me avisem como eu me cadastro nesse programa de patrocínio em defesa da Big N, que eu estou precisando de uns trocados a mais! Por mais que eu goste da Nintendo e ache os seus produtos ótimos, e isso inclui o infame Wii U, eu consigo apontar facilmente um monte de defeitos em vários deles, inclusive em franquias consagradas como Zelda e Metroid. E quando eu falo Metroid, nem estou me referindo a Other M hein, rzs. Um dia conto mais sobre isso para vocês .
Do outro lado, existe o grupo dos odiadores da Nintendo, aqueles que não importa o quão bem ela faça algo, sempre irão criticar negativamente e consideram a empresa o câncer da indústria, responsável pela "criação" dos terríveis "jogadores casuais". Esses eu vejo muito em grandes sites de notícias, que aliados ao péssimo nível do jornalismo de jogos, cheio de informações incompletas, mal interpretadas e tendenciosas, gastam o seu precioso tempo falando mal da empresa. Então, falta alguém avisar para esse povo, que quando você gosta de uma empresa "X" você não precisa automaticamente odiar as outras. Sabiam, inclusive, que vocês podem gostar de mais de uma ao mesmo tempo? E mais, sabiam que vocês podem gostar de todas? Ou de nenhuma? E que você não precisa ser um babaca quando dá a sua opinião? Pois é, tem gente que gosta de complicar. Apesar desse tipo disparar contra todas outras, dentre eles surgem um outro gênero, que na minha opinião são os mais estranhos de todos: os enrustidos.
O enrustido é aquele que não gosta da Nintendo, não a ponto de odiar, apenas não gosta, mas que por algum motivo aleatório, normalmente nostalgia, sempre critica a empresa e diz que não compra mais os produtos dela porque ela já não é mais a mesma, que só prestou até a época do Super Nintendo ou Nintendo 64. Em primeiro lugar, percebam a confusão: reclamar de uma empresa que tem como um dos maiores defeitos a dificuldade em se livrar de velhos hábitos, dizendo que ela mudou demais. Mas pensem comigo, a principal perda da Nintendo nesses últimos anos foi o seu apoio incondicional dos estúdios de terceiros. Fora isso, salvo uma franquia ou outra, todos os seus medalhões estão firmes e fortes até hoje, e mesmo não sendo perfeitos, sempre rendem ótimos jogos... ok, tem o Other M, mas eu já disse que depois conversamos sobre isso. O que essas pessoas gostavam na verdade era a variedade de jogos que elas tinham disponível dos mais diversos estúdios, e para eles, somente os jogos da Nintendo não sustentam uma plataforma. Então para esse pessoal, vou dar uma super dica que irá revolucionar a vida de vocês... levantem do sofá um pouco, estufem o peito e gritem bem alto: "EU NÃO GOSTO DA NINTENDO!". Isso, já está um pouco mais aliviado? Você acabou de perceber, que por mais que a empresa tenha sido importante para o mercado e que tenha feito parte da sua infância, você não tem obrigação nenhuma de gostar dela. Se o que a concorrência oferece é mais atraente para você, vai fundo campeão, ninguém irá lhe julgar por isso. Não precisa ficar repetindo que se o Wii U fosse mais barato, não tivesse o GamePad, e que se ele tivesse mais isso ou aquilo você compraria, porque eu sei que você não compraria do mesmo jeito e não tem nada de errado nisso.
Qualquer pessoa com um pouco mais de vivência sabe que amor e ódio são dois sentimentos muito próximos, coisa de apenas um jogo ruim de distância. Eu sei também que não é muito correto falar de uma relação tão sentimental assim com empresas, afinal são apenas grandes corporações querendo fazer dinheiro em cima do nosso entretenimento, mas na prática todos nós sabemos que não é tão simples assim, não é mesmo? O que eu tenho a dizer é isso, se você adora a Nintendo acima de tudo (e não é um acionista), goste menos, afinal fanatismo é coisa de gente idiota. Se você não gosta, não fique inventando desculpas, pode dizer isso em público sem medo... pode até falar aí embaixo nas tagarelices, eu deixo. E se você odeia a empresa, não acha que é um tanto quanto irônico perder tanto tempo com ela assim? Não é tão mais fácil curtir o que você gosta e esquecer o resto?
Eu utilizei a Nintendo aqui como exemplo porque é algo que eu vejo bastante e de forma bem caricata até, mas essa necessidade das pessoas idolatrarem determinadas empresas é algo que não é legal para ninguém. Quem aqui nunca ouviu o famoso termo "viúvas da SEGA", que são aquelas pessoas que até hoje ficam discutindo o quanto a empresa era genial e foi engolida pela concorrência desleal? Ou a mais moderna briga entre caixistas e sonystas, com todo o seu conhecimento sobre cada componente do seu console, em uma eterna briga para ver quem tem o e-penis maior... ok, eu sei que eu usei essa piada no escrito da semana passada, mas o exemplo é bom vai, rzs. Se vocês gostam de um jogo e videogame, não percam tempo discutindo se ele é melhor que o outro... peguem o disco, coloquem no console e Vãi Jogar!
* Revisado em 24/03/2017 às 20:21:06
Compartilhe