Somari
Nova filosofia de algumas empresas hoje em dia: "Ficou ruim? Foda-se. Vamos lançar um patch e tá tranquilo". Eu não sei se o problema é o prazo, se a plataforma não comporta o que foi programado ou se simplesmente fazem à moda cacete pra ganhar dinheiro rápido em cima da galera que tá hypada.
AC Unity, por exemplo. Por que esse jogo não foi lançado pelo menos dois meses mais tarde, tendo passado por um período de testes durante esse tempo? Sei lá, talvez uma equipe de umas 20 pessoas com uma cópia "final" do jogo, caçando bugs e tudo mais antes de o jogo ser lançado e evitar que coisas assim aconteçam, ou no máximo já lançarem um patch no dia do lançamento pra corrigir isso.
"Mas ah Somari... é complicado fazer um jogo desse porte sem ter erros e blablabla". Sim, concordo. Mas a partir do momento em que você se propõe a colocar um produto no mercado, divulgando uma imagem tal e entregando algo abaixo disso, e pior, cobrando caro (caríssimo, no Brasil), você tem a obrigação de entregar aquilo que você mostrou. Ou você pagaria 150, 170 reais num jogo que não tá completo?
AC Unity nem é tão problemático perto de outro caso que, ao meu ver, foi o pior até agora. Drive Club foi lançado, mas praticamente ninguém consegui jogar. E mesmo após vários ajustes nos servidores, o jogo continuou instável. É foda você comprar algo para jogar online e não poder fazer isso, né não?
Essa filosofia de "Tá ruim? Logo a gente lança patch" já deu no saco. A maioria das empresas que fazem isso não ligam para o consumidor, apenas para o dinheiro. Eles botam pré-venda, fazem cutcene em CG, tudo para poder chupar a grana da galera antes da hora. É triste essas coisas :l
Sem falar das empresas que mostram um jogo maravilhosamente lindo e funcional em coisas como E3 e, na hora que você vai jogar é algo totalmente diferente daquilo. Conhecem Sonic the Hedgehog para PS3 e Xbox 360?
"É por isso que elas estão nos considerando testers, e não clientes". E sabe o que é pior? Nossos nomes não aparecem nos créditos (e nem recebemos um tostão por esse trabalho).
(PS.: eu meti o dedo em todos esses projetos )
SucodelarAngela
Primeiro, a culpa de tudo isso é do Somari...
Depois, a gente tem que culpar, em boa parte, nós mesmos - os jogadores. É por nosso hype desgraçado por algum jogo que as desenvolvedoras correm pra entregar algo, sem se preocupar se já está nos conformes ou não. E é por nos conformarmos com tanta facilidade que elas fazem isso, porque sabem que depois podem lançar um patch de correção e, então, vamos vangloriá-las com isso, como se estivessem nos fazendo um favor, quando na verdade, não é mais que a obrigação delas.
Quantas pessoas não continuam comprando seus Assassin’s Creed Unity da vida, mesmo depois de todos os problemas apresentados? Quantas pessoas continuaram comprando Destiny, mesmo vendo que o jogo não funciona se não estiver online, além de termos conexões de internet fracas e/ou instáveis ou que os servidores do jogo eram extremamente lotados no começo de tudo? Conheço gente que perdeu mais de duas horas de campanha e teve que refazer tudo porque o servidor caiu no meio da parada... Mas mesmo assim, os caras estão colocando esses jogos num pedestal. É por isso que as devs estão pouco se lixando em fazer, de verdade, algo que já venha bom de fábrica, sem precisar de patches. É por isso que elas estão nos considerando testers, e não clientes.
Claro, existem bugs que não irritam, mas nos divertem. Vou continuar com Assassin’s Creed, mas dessa vez com o Black Flag, com seu famoso bug do navio. Gente, que bug magnífico e poético!
Bugs como esse não me incomodam. O que me incomoda é ser impedida de jogar por causa de algo desse tipo, como quando estava jogando Assassin’s Creed Liberation e minha Aveline ficou nadando no seco... infelizmente, ela não parou de nadar no seco até ficar presa em um pedaço do cenário e eu não conseguir fazer mais nada. Tive que reiniciar o jogo. Isso, sim, me incomoda.
E eu vou colocar essa Lara Croft aqui só pra disputar com o Arno Dorian do Somari
Tchulanguero
Sim, existe algo que atualmente anda muito em evidência e que normalmente me irrita profundamente: a taxa de quadros. Mas calma, não é que eu crucifique um jogo que sai a 30 qps e fale que ele seja ruim por isso, muito longe. Tudo bem, eu consigo perceber nitidamente quando está tudo lindo rodando a 60 qps, porém ser for a 30, de boa, mas por favor, que seja constante! Detesto quando estou lá jogando, aquela pancadaria brava rolando e do nada tudo fica lento, quadros de animação são perdidos e... ah, como isso me irrita! Quando é em uma situação de "estresse de hardware" eu até levo na boa, mas detesto quando é algo recorrente, como acontece em muitos jogos do Wii. Sério, acho um desperdício quando fazem aquele gráfico fodão, mas cagam na taxa de quadros, isso rolou muito em The Last Story, por exemplo. Por outro lado, em Xenoblade você até tem os personagens meio feiinhos, mas com aqueles cenários gigantes lindos e sem quedas. Coloquem a resolução em 640x480 mas deixem a porcaria do jogo fluído!
Outra coisa que embora muita gente ache graça (tipo a larAngela), mas eu não curto, são esses bugs que quebram demais a imersão. Tudo bem um objeto ou outro atravessando a parede de leve, mas rosto faltando, inimigo tendo ataque epilético, armas voando com o vento... sério gente, não rola. Pior que isso, só aqueles bugs bizarros, tipo os que rolam em Skyward Sword e ZombiU, que ferram com o seu save e não te deixam continuar a história.
Professor João Roberto
Sabe quando você está jogando aquele game de corrida e de repente a pista some deixando seu bólido flutuando em uma confluência de cores que mais parecem ter saído de um sonho psicodélico? Eu já vivenciei isso várias vezes, sempre creditando o erro às mídias piratas por alguma falha gritante, mas depois de jogar o game original (Need for Speed Underground, só pra constar), vi que o erro está lá. Por que acontece? Ha! Preciso dizer?
Já se tornaram comuns essas desculpas de "depois a gente conserta". Alguém acompanhou a novela que foi a produção dos games FIFA 15 e PES 2015? Tanto EA quanto Konami não conseguiram chegar a um acordo para ter os jogadores do Campeonato Brasileiro de maneira oficial, o que fez a EA desistir de ter os clubes tupiniquins no disco, enquanto a Konami foi em frente e colocou os times lá, mesmo que com nomes fictícios, como "Kadá" no lugar de "Kaká". E antes mesmo de o jogo ir para as prateleiras já anunciaram que, quando tiverem o direito sobre a Liga Brasileira, lançarão um patch para resolver o problema. Ok, nenhum jogador vai sair voando ou ser enterrado na grama como os bugs dos FIFAs anteriores, mas se você não pode lançar um game completo, por que lança? E por que o povo compra?
Lembro da época em que games como The Legend of Zelda: Ocarine of Time eram adiados e adiados e depois adiados mais um pouco, e depois que o jogador (que reclamava muito) pensava que finalmente colocaria as mãos no cartucho, o joga era adiado de novo, mas quando o game era lançado, tudo estava "redondinho", funcionando nos conformes. Era a qualidade acima de tudo. E hoje? Bem, se anunciam um jogo para dia "tal", ele tem que sair, mesmo capado. Se ele não funciona direito, bem, daqui a pouco consertam, mas isso acontece por nossa causa, afinal, compramos jogos por preços estupradoramente caros e ainda baixamos "a preços módicos" novos mapas, novas skins ou mesmo personagens novos que, antigamente estariam lá, escondidinhos em algum canto do disco apenas esperando que a gente terminasse a campanha principal ou descobrisse algum código. E se nós aceitamos jogos com conteúdos "de menos", nós podemos aceitar um defeito aqui ou acolá, ou mesmo um remendo...
...
E quais os bugs e problemas que mais te irritam nos jogos? Acham que está tudo tranquilo e nada que um patch não resolva? Ou acham uma afronta, que jogo bom tem que vir redondinho desde a fábrica? Não deixem de tagarelar a sua opinião! E claro, sugiram novos temas para as butecadas, mandem um e-mail para butecada@vaojogar.com.br com as suas ideias. Até mais e abraço para todos!
Compartilhe