Na época em que isso aqui ainda se chamava "Todos Merecem Sonhar", eu escrevi um monte de merda com o nome "Dreamcast VS PlayStation 2". Naquela época a galera tagarelou bastante, virando o maior (e único) sucesso do site. Depois dei uma faxina em tudo e passei a monitorar (espio mesmo) melhor o que vocês liam, e adivinhem quais os escritos mais lidos? Exatamente, por incrível que pareça até o Google manda vocês virem pro Vão Jogar!
Diante desse interesse todo e dando uma relida no que eu mesmo escrevi, em um momento de esquizofrenia eu comecei a discordar de alguns pontos, então revolvi escrever este pequeno patch para vocês juntarem com os escritos anteriores. Vai ser uma resposta para mim mesmo e para todos aqueles que tagarelaram, então vamos lá.
Dreamcast VS PlayStation 2 (Primeira Parte)
- A primeira besteira que falei foi sobre o Nintendinho e o Master System, na verdade eu não me expressei muito bem, quando eu falei da superioridade do NES na verdade eu quis dizer mesmo que ele foi mais bem sucedido, e ignorem a minha provocação, aquilo foi só pra causar mesmo.
- Ainda continuo achando o Sega CD e o 32X duas grandes merdas, mesmo que tenham recebido um ou outro jogo bom, mas tem uma coisa que eu fiquei pensando nos últimos dias, que mesmo sendo jogadas erradas da Sega o mercado dava mais atenção pra invenções e inovações. Hoje só temos a Nintendo fazendo isso, mas mesmo assim sempre muito criticada.
- O lançamento do Dreamcast e a estratégia da Sega de querer entupir o mercado antes da chegada do PlayStation 2 foi algo desesperado e suicida. Hoje se sabe que muita gente lá dentro queria ter parado no Mega Drive mesmo e que não havia chance de superar a rival. Algo que eu reconsiderei totalmente também é a importância dada ao console, que eu continuo achando excelente, mas que não chamo mais de inovador e tão pouco revolucionário. É verdade que foi o primeiro console a implementar com sucesso os jogos online nos consoles, mas eu vejo isso hoje mais como uma evolução natural do que uma inovação. Mesmo o VMU que pra mim foi a coisa mais bacana e realmente criativa do console não emplacou e só agora estamos vendo algo nessa linha surgindo no mercado com o Wii U.
- Pensando bem, a culpa do Dreamcast ter ido pro saco é da Sega sim, afinal, tirando os seguistas, quem mais estava afim de apostar em um console vindo de uma empresa que só vinha fazendo cagada? O PlayStation 2 era um investimento bem mais seguro.
Dreamcast VS PlayStation 2 (Segunda Parte)
- Hoje eu não diria que Shenmue seria impossível no PS2, vide que também falaram de Resident Evil 4 algo parecido e no final das contas tá lá do mesmo jeito, claro que inferior a versão do Cubo, mas ainda sim é o mesmo jogo.
Dreamcast VS PlayStation 2 (Terceira Parte)
- Na época eu só tava com o Dreamcast então estava mais habituado ao controle dele, mas hoje com o Cubo eu vejo que o controle dele é meio pesadinho sim, ainda mais com o VMU + Jump Pack.
- O lance da Nintendo ter projetado o controle do PlayStation é algo que eu sempre escutei, mas que no final das contas acho que na verdade é uma interpretação errada, o que provavelmente aconteceu foi que a Sony deve ter aproveitado alguma coisa do projeto original com a Nintendo, fora que isto só vale pro controle original do PSX, aquele sem analógicos. Se alguém souber mais detalhes sobre essa história fala aí nos comentários.
Dreamcast VS PlayStation 2 (Quarta Parte)
- O PS2 ficou na ativa por muito mais tempo que o planejado então a biblioteca dele ficou imensamente maior que a do DC, e fora o fato que poucos jogos se mantiveram exclusivos no console da Sega, então não acaba sendo uma vantagem muito grande hoje um Dreamcast, vale mais pelo console mesmo ou então se você gosta muito dos poucos exclusivos (eu gosto).
- Na época eu falei só de Metal Gear no PS2, mas eu incluiria ICO, Shadow of The Colossus e God of War na lista.
Dreamcast VS PlayStation 2 (Última Parte)
- Na verdade o VMU não foi lá tão bem aproveitado assim, na prática poucos jogos souberam explorar bem a segunda tela no controle, o que tirou um bocado do brilho da invenção.
Três anos depois...
Eu confesso que quando escrevi a série Dreamcast VS PlayStation 2 eu estava bem empolgado com o DC e dá pra perceber bastante isso nos escritos, hoje eu vejo que foi um bom console, mas bem longe de ser revolucionário, assim como o próprio PlayStation 2 foi, a questão do sucesso foi mais da situação de cada empresa, então não importava o que a Sega tivesse feito, o final seria muito parecido com o que aconteceu. No final das contas a minha conclusão ainda continua a mesma, os dois consoles são excelentes, e o melhor vai ir da opinião e gosto de cada um, principalmente pelos jogos. O importante é que cada um pegue o seu vídeo-game, coloque aquele jogo favorito e vão jogar!
* Revisado em 05/12/2016 às 19:20:57